Natal em Montreal

Natal em Montreal, no Canadá: vantagens e desvantagens

Após termos passado festas de final de ano em diferentes países do mundo, incluindo Américas, Europa e Ásia, finalmente chegou a vez de passarmos o Natal em Montreal, onde, pela primeira vez, tivemos aquele Natal com neve caindo, bem como vemos nos filmes.

Embora já houvéssemos passado essa data no hemisfério norte, antes dessa viagem a Montreal nunca tínhamos visto neve cair exatamente nos dias 24 e 25 de dezembro, algo que era um sonho antigo e que finalmente se concretizou!

Neve caindo em Montreal

Como é o Natal em Montreal?

O Natal como nós conhecemos é aquela festa cristã, também comemorada por não cristãos, quando as famílias se reúnem e trocam presentes. Por ser feriado em boa parte do mundo ocidental, muitas pessoas aproveitam para tirar uns dias de folgas durante essa época e, em muitos lugares, o comércio funciona a todo vapor até a sua véspera, fechando no dia 25 de dezembro. Em Montreal nã0 é diferente!

Assim como no Brasil, no Canadá muitas lojas estão decoradas com árvore de Natal, Papai Noel e outras figuras relacionadas ao tema, mas a diferença é que lá existem as feirinhas, ou mercados de Natal, conhecidas como Christmas Markets. Nessas feirinhas, encontramos comidas típicas e artigos de decoração natalinos; uma boa opção para quem procura por algo diferente para decorar a casa para essa época.

O mercado de Natal em Montreal chama-se Le Grand Marché de Noël e acontece todos os anos no mês de dezembro (até o dia 24) na Rue Sainte-Catharine, uma das principais vias da cidade.

Le Grand Marché de Noël: o mercado de Natal em Montreal

Casinha no Le Grand Marché de Noël

Barraquinha com comidinha típica do Natal

Endereço do Le Grand Marché de Noël: 175, Rue Sainte-Catherine Ouest, H2X 1Z8, Montreal.

💡Para quem gosta de decoração de Natal, na Rue Notre-Dame Ouest há uma loja LINDA de artigos natalinos, que está aberta durante todo o ano chamada Noël Eternel. Foi a loja do gênero mais bonita que já visitamos!

Prepare-se para o frio muito abaixo de zero

Se você sempre teve aquela imagem do Natal como nos filmes, com neve e frio, pode considerar o Canadá como uma boa opção de destino para essa época do ano e finalmente poder vivenciar essa experiência tão diferente do nosso Natal tropical.

Particularmente, o Natal em Montreal teve um gostinho diferente de todos os outros, justamente por causa da paisagem coberta de neve, antes representada por espumas artificiais naquele calorão do Brasil, mas que agora fez parte da minha realidade!

Não sei se há garantia de neve caindo na cidade nos dias 24 e 25 de dezembro todos os anos, mas o frio abaixo de zero parece ser uma realidade constante.

Não foi em Montreal onde pegamos as temperaturas mais baixas de nossas vidas, mas lembro bem que os termômetros marcavam na casa dos -15ºC. E olhe que o inverno havia começado naquela semana! Por isso, é bom preparar as roupas e acessórios mais quentinhos para conseguir passar uma boa parte do tempo ao ar livre curtindo o frio e, quem sabe, andar muito na neve.

Inverno em Montreal

Não se engane com o céu azul: dias assim costumam ser os mais frios!

Para se sentir fazendo parte dos filmes de Hollywood, aproveite para se aventurar na pista de patinação no gelo, Old Port Natrel skating rink, localizada no Vieux-Port de Montréal – alugue patins e deixe o medo de lado!

Sim, o frio é intenso, principalmente para quem mora no Brasil, mas não deixe que a temperatura seja um empecilho para a sua viagem a Montreal, pois a cidade possui o maior complexo subterrâneo do mundo, com mais de 30km de lojas, shopping, hotéis, escritórios, bancos, estações de metrô, escritórios e muito mais. E o melhor é que o complexo subterrâneo é super acessível, com centenas de pontos externos de acesso espalhados pela cidade.

Atrações fechadas durante o feriado

Como nem tudo são flores, o único inconveniente de passar a semana do Natal, não só em Montreal como em outras cidades do Canadá e do mundo ocidental, é justamente o tão adorado feriado.

Se por um lado ficamos felizes de conseguirmos aquela folguinha para viajar nessa época, temos que lembrar que muitas pessoas desses países também compartilham do mesmo sentimento. E isso quer dizer que as atrações ou estão fechadas ou com horários limitados.

Estivemos em Montreal justamente entre os dias 23 a 26 de dezembro e não conseguimos visitar alguns locais por conta do feriado. No dia 24/12, por exemplo, algumas atrações fecham mais cedo e no dia 25/12 está tudo fechado.

Aproveite para ir às compras

O dia 26/12 é conhecido como Boxing Day e muitos canadenses aproveitam as promoções das lojas e vão às compras. Embora as lojas estejam abertas, algumas atrações turísticas permanecem fechadas. Por isso, considere colocar um dia a mais na programação antes do dia 24 ou depois do dia 26 de dezembro.

Se você deseja aproveitar para fazer umas comprinhas durante a sua estadia no Canadá é importante que saiba que o valor final do produto não é aquele que está na etiqueta, pois as taxas e impostos são pagos à parte.

Isso significa que, sobre aquele valor que você está vendo na etiqueta, incidirá uma taxa que varia de 5% a 15%, a depender da província que você estiver visitando, sendo que na província de Quebec, onde estão localizadas cidades como Montreal e Quebec City, os  impostos estão entre os mais altos do país.

Quais as vantagens de passar o Natal em Montreal?

Se por um lado você não tem muito o que visitar além das igrejas, lojas e parques nos dias 24, 25 e 26 de dezembro, por outro, essa é a grande oportunidade de ver o Natal como nos imaginários das infâncias de muitas pessoas: com neve e frio!

Ver aquela paisagem toda branquinha de neve tem o seu charme e o poder de nos encantar de tal forma que a gente fica tão bobo que até parece que voltamos ao jardim de infância. Quem nunca quis brincar na neve que atire a primeira pedra!

Além de apreciar o cenário tão distante da realidade de quem vive no Brasil (em todos os sentidos), durante essa época não vimos atrações lotadas nem grandes filas nas suas entradas, embora essa seja um período considerado de alta estação.

Veja abaixo as vantagens de passar o Natal em Montreal:

  • Vivenciar um Natal com neve;
  • Apreciar a linda decoração da cidade com todas suas luzes;
  • Visitar a feirinha de Natal;
  • Experimentar um cardápio típico dessa época do ano;
  • Assistir aos concertos de Natal ao ar livre…
  • … e à queima de fogos no Old Port todos os sábados de dezembro;
  • Poder fazer compras aproveitando os descontos;
  • Viver o Natal como nos filmes!

O Natal em Montreal deixou saudades: de uma cidade bonita e organizada; de um clima que, ao mesmo tempo que congela, traz doces momentos de dias felizes; de querer comer algo bem quente para se aquecer; das ruas lindamente iluminadas; das fachadas das lojas cuidadosamente decoradas; do clima animado do Le Grande Marché de Noël; e de ver neve, MUITA neve!

Montreal coberta de Neve

 

Leia também:

*Agradecemos ao Destination Canada pelo suporte dado durante a nossa estadia no Canadá! 

Organize sua viagem com a gente:

 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor seguro para as suas necessidades – utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: PROJETO1015 ao final da contratação.

Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em até 140 países! Você recebe o seu chip da Easysim4u em casa e viaja conectado.

Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em mais de 20 países – evite filas e ganhe descontos!

Faça uma cotação de moeda estrangeira, encontre as melhores taxas de câmbio e compre euro, dólar, libra e outras moedas estrangeiras aqui.

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente

6 Comentários

  1. Que maravilha de cidade, quero muito conhecer o Canadá em breve e mais ainda Montreal, deve ser uma época linda o Natal em uma cidade que neva tanto.

Trackbacks for this post

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados * *

Translate »