O que ver em Ottawa, a capital do Canadá

Ottawa, capital do Canadá, é a quarta maior cidade do país em população, a segunda maior na província de Ontário e é uma excelente opção para quem vai conhecer o leste do Canadá, combinando em uma mesma viagem com outras cidades, como Toronto, Montreal e Quebec.

Chegamos a Ottawa de trem, após alguns dias visitando Montreal e Quebec. Era início do inverno canadense e a neve fazia parte da paisagem a todo momento.

Para pessoas como nós, que vivem em um país tropical, ver uma cidade toda branca por causa do gelo é algo mágico, que encanta gente de qualquer idade.

Nossos amigos toparam enfrentar o frio de Ottawa com a gente!

Aqui neste post você encontrará as nossas dicas de o que ver em Ottawa, com as principais atrações da cidade, em um roteiro que pode ser adaptado para 1 ou 2 dias e que pode ser todo feito a pé.

Veja no mapa abaixo todos os pontos que visitamos, que estão marcados de laranja:

Os dois dias que passamos na capital não foram suficientes para vermos tudo que queríamos, principalmente por causa da forte neve que caiu naqueles dias.

Ficamos com um gostinho de quero mais e gostaríamos de voltar em uma outra estação para vermos uma Ottawa diferente.

O que ver em Ottawa?

#Parliament Hill 

Comece o passeio fazendo uma visita guiada ao edifício onde está situado o Parlamento do Canadá, que é a sede do Poder Legislativo e do Governo Canadense.

Nesta visita, que é apenas em inglês ou francês, conhecemos o interior do edifício, aprendemos detalhes sobre a sua belíssima arquitetura neogótica, passamos pelo Senado, pela Câmara dos Comuns e pela biblioteca, que foi o que mais nos impressionou. No final, subimos na Torre da Paz, de onde tivemos uma vista panorâmica de Ottawa.

Dentro do Parlamento do Canadá

A Câmara dos Comuns

Biblioteca do Parlamento do Canadá

A belíssima biblioteca do Parlamento do Canadá

Torre da Paz do Parlamento do Canadá

Vista panorâmica da Torre da Paz

Foi nessa visita guiada pelo bloco central do edifício que ficamos sabendo que o Canadá é uma monarquia e que a rainha do país é nada mais nada menos que Elizabeth II,  a rainha da Inglaterra.

É um passeio que realmente vale a pena, mas, para que você consiga aproveitar a visita, é necessário que saiba inglês ou francês.

É importante que você saiba que:

✔️As visitas guiadas pelo Centre Block são gratuitas e ocorrem durante todo o ano;

✔️É necessário que você pegue o seu ingresso em um edifício localizado na frente do Parlamento (90 Wellington Street);

✔️Quando estivemos lá, havia uma fila grande para pegar os ingressos, que são limitados;

✔️É recomendado que programe esse passeio para o período da manhã, quando é mais provável que encontre ingressos disponíveis;

✔️Não é possível entrar no edifício do parlamento com bolsas e mochilas grandes, mas há um guarda-volumes gratuito no local onde se pega o ingresso;

Acesse o site oficial da atração para saber mais detalhes sobre o local.

#National War Memorial

Para aqueles que gostam de história, vale a pena passar pelo Memorial da Guerra Nacional, conhecido como “The Response”, um monumento de granito em forma de arco com esculturas em bronze, originalmente construído em homenagem àqueles que morreram durante a Primeira Guerra Mundial, entre 1914 e 1918, mas que depois passou a ser dedicado também a todos que serviram ao exército canadense em tempos de guerra.

National War Memorial Canada

Todos os anos, no dia 11 novembro, é celebrada a cerimônia do Remembrance Day, em homenagem aos membros das forças armadas que morreram em combates na Primeira Guerra Mundial.

O monumento está localizado na Confederation Square, uma praça situada próxima ao Parlamento – do outro lado da rua.

Bem próximo ao monumento, você verá o Château Laurier, um hotel castelo super bonito e antigo, considerado um dos locais históricos do Canadá – National Historic Sites of Canada.

#Canal Rideau

Com mais de 200km de extensão, o Canal Rideau é um dos grandes atrativos de Ottawa, seja durante o verão, quando se torna navegável, ou no inverno, quando suas águas se congelam e torna-se a maior pista de patinação no gelo do mundo!

Canal Rideau em Ottawa

Estivemos na cidade nos últimos dias do mês de dezembro e o canal ainda não estava aberto para a temporada de patinação no gelo.

Acredito que quem viaja à cidade nos meses de janeiro e fevereiro consiga aproveitar a oportunidade de patinar na maior pista do mundo.

#National Gallery of Canada

Uma boa pedida para aquelas pessoas que gostam de arte é fazer uma visita à Galeria Nacional do Canadá, uma das principais galerias de arte do país.

Embora tenha como foco a arte canadense, há amostras de peças de artistas americanos e europeus.

Mesmo quem não tem planos de entrar na galeria, provavelmente parará na frente dela para ver Maman, uma escultura imensa no formato de uma aranha, feita de bronze e aço inoxidável. É impossível passar por lá e não notar aquela enorme escultura.

Maman Ottawa

Acesse o site oficial da Galeria Nacional do Canadá e fique por dentro de todas as informações sobre dias e horários de visitação e dos valores.

#Notre-Dame Cathedral Basilica

A poucos metros da galeria, está a Catedral Basílica de Notre Dame, a igreja mais antiga da cidade. Sua construção foi iniciada em 1841 e terminada em 1846, tendo sido ampliada posteriormente, adquirindo status de uma catedral.

Por fora, ela pode parecer apenas mais uma igreja, mas, por dentro, é de deixar qualquer um de queixo caído!

Notre Dame Cathedral Basilica Ottawa

O altar estonteante da catedral 

Considerada um dos monumentos históricos do Canadá, a igreja tem um interior deslumbrante, com um altar belíssimo, que faz valer a visita. Se você adora visitar igrejas, pode colocar essa no seu roteiro e não se arrependerá!

Se a sua viagem for durante o inverno, tenho certeza de que irá querer entrar na igreja para se aquecer 😉

Acesse o site oficial para mais informações sobre horários de abertura e missas.

#ByWard Market

Construído em 1826, o ByWard Market é um dos mercados públicos mais antigos do Canadá e também nome de um antigo bairro da capital canadense.

No mercado, você encontrará frutas das estação, diferentes tipos de comidas, doces, bebidas, artesanatos, dentre outros. É um ótimo lugar para conhecer produtos tipicamente canadenses, como a variedade de coisas que encontramos feitas de maple leaf, aquela folha típica do Canadá: doces, balas, bebidas, caldas, velas e muito mais.

ByWard Market

A frente do mercado municipal

O que chama a atenção no local não é apenas a construção do mercado em si, mas a variedade de lojas e restaurantes ao seu redor. Soube que no verão o bairro fervilha!

Como a nossa viagem foi durante o inverno e nevava bastante, nos limitamos a visitar o mercado público por dentro e demos uma rápida passeada pelas lojas ao redor.

#Canada War Museum

Um museu interessantíssimo e imperdível para os amantes de história é o Museu da Guerra Canadense, com seu enorme acervo bélico que conta a história desde a disputa do território canadense entre ingleses e franceses, passando por armamentos e tanques utilizados na Segunda Guerra Mundial, na Guerra Fria e até mesmo nas operações de paz das quais o Canadá participou.

Museu de Guerra Canadense

O museu é enorme e recomendo que separe pelo menos 1 hora e meia para percorrê-lo. Além de roupas e armas utilizados pelos militares, o público tem contato com tanques, canhões e aviões.

O que achei super interessante é que tivemos a oportunidade de passar por experiências sensoriais, como vestir um capacete similar aos que os membros do exército usaram em guerras e, assim, pudemos ter uma noção do peso que aquele objeto representa. Outro momento interessante foi quando entramos em uma sala que imitava uma trincheira. Só assim para se ter uma pequena ideia do que os militares passavam em época de guerras.

#Outros museus em Ottawa

Não visitamos todos os museus que gostaríamos por causa do curto período que passamos na cidade aliado aos horários mais limitados das atrações por causa do inverno.

Veja outros museus da cidade:

✔️Canadian Museum of History

✔️Canadian Museum of Nature

✔️Canada Aviation and Space Museum

✔️Canada Agriculture Museum

✔️Royal Canadian Mint

O que achamos de Ottawa

Ottawa é uma cidade interessante e de uma arquitetura muito bonita. Por ser a capital do país, carrega toda uma bagagem histórica, que enriquece bastante a viagem ao Canadá.

É importante que você saiba que, durante o inverno, os horários das atrações são bem mais limitados do que no verão e, consequentemente, serão necessários mais dias na cidade se você quiser entrar em todos os locais com calma.

Se tiver tempo e quiser aproveitar o que Ottawa tem a oferecer, programe pelo menos 2 dias para fazer seu roteiro turístico pelos locais mais visitados. Caso a sua ida à cidade seja corrida, não deixe de fazer a visita guiada ao parlamento. De todos os passeios que fizemos, esse foi aquele que não pode ficar de fora.

Nos dois dias que passamos em Ottawa, não conseguimos ver tudo o que queríamos, mas podemos dizer que passamos pelas principais atrações turísticas da cidade. O museu que realmente tínhamos vontade de conhecer e que ficou fora do roteiro foi o Canadian Museum of History. Pelo menos temos um motivo para voltar!

Outras dicas do Canadá:

*Agradecemos ao Destination Canada pelo suporte dado durante a nossa estadia no Canadá! 

Organize sua viagem com a gente:

 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor seguro para as suas necessidades – utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: PROJETO1015 ao final da contratação.

Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em até 140 países! Você recebe o seu chip da Easysim4u em casa e viaja conectado.

Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em mais de 20 países – evite filas e ganhe descontos!

Faça uma cotação de moeda estrangeira, encontre as melhores taxas de câmbio e compre euro, dólar, libra e outras moedas estrangeiras aqui.

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente

Trackbacks for this post

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados * *

Translate »