Viajar com gatos para o Canadá

Viajar com gatos para o Canadá

Quando tomamos a decisão de nos mudar para o Canadá, uma das principais preocupações foi a logística para levar nossos três gatinhos. Sendo apenas dois adultos, cada um tinha direito de levar um gato na cabine, deixando o terceiro para viajar despachado.

Considerando que já  tínhamos transportado nossos gatinhos dentro do Brasil nos porões de voos da GOL e da Latam, optamos por seguir o mesmo procedimento na longa viagem entre São Paulo e Toronto, permitindo-nos concentrar nos nossos dois filhos pequenos durante o voo, o que, por si só, costuma ser bastante trabalhoso.

Entretanto, nem tudo transcorreu conforme planejado, e mais adiante irei relatar a dor de cabeça que enfrentamos durante o embarque. Antes disso, tentarei resumir aqui todos os procedimentos necessários que possibilitaram a viagem dos nossos gatos do Brasil para o Canadá.

O que é necessário para viajar com gatos para o Canadá?

Reserva do animal na companhia aérea

Assim que as nossas passagens foram compradas, ligamos imediatamente para a Air Canada para fazermos a reserva dos nossos gatinhos no mesmo voo. As companhias aéreas têm limite de animais permitidos nos voos e, no caso da Air Canada, existe ainda uma limitação no número de animais permitidos de acordo com o tipo de aeronave.

Além disso, a Air Canada não transporta animais no porão durante o verão, quando o calor é muito intenso, nem durante o congelado inverno canadense. Nos casos de impedimentos por questões climáticas, os animais só podem viajar dentro da cabine.

O procedimento para reservar os nossos gatos no voo da Air Canada foi um pouco demorado e confuso. Através do telefone, explicamos que estávamos levando três gatos e tivemos que passar as informações sobre raça, peso, idade e tamanhos das caixas de transporte.

Poucos dias antes do voo, telefonamos novamente para confirmar a reserva dos gatos e estava tudo ok.

Clique aqui para ler (texto em inglês) as regras da Air Canada para transporte de animais em seus voos. 

Vacina obrigatória para viajar com gatos para o Canadá

Para viajar com gatos para o Canadá, é necessário ter apenas a vacina antirrábica em dia, ou seja, aplicada há menos de 1 ano. A exceção aplica-se a animais menores de 3 meses, onde é dispensada a vacina.

Quando for levar o animal para vacinar, o ideal é que na carteirinha de vacinação do peludo tenha todos os dados possíveis anotados, como nome, raça e cor, além do nome e endereço completos do dono do animal que vai transportá-lo.

Certificado Veterinário Internacional (CVI)

O CVI, também chamado de CZI (Certificado Zoossanitário Internacional), é documento indispensável para viajar com gatos para o Canadá e deverá ser emitido pelos Auditores Fiscais Federais Agropecuários das unidades de Vigilância Agropecuária Internacional (VIGIAGRO) do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Para emitir esse certificado, é necessário apresentar o atestado de saúde assinado pelo médico veterinário de sua confiança. Esse atestado tem que ser o modelo AS-1 (clique aqui para imprimir) devendo ser emitido no prazo máximo de 10 dias antes da viagem.

Com esse atestado de saúde animal e carteira de vacinação em dia, fizemos todo o processo do CVI eletronicamente no gov.br (clique aqui para acessar o site) e sem custo algum.

O CVI/CZI deverá ser emitido até 72 horas da viagem e deve ser levado até uma das unidades do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para chancela do fiscal agropecuário.

Certificado Veterinário Internacional

Basta logar no gov.br e pesquisar por CVI para iniciar o processo

O procedimento para emitir o CVI eletronicamente é rápido, desde que todos os documentos estejam preenchidos corretamente. Um detalhe importante é em relação à chancela em uma das unidades da MAPA, pois esses locais realizam o serviço em dias úteis e em horário comercial, sem possibilidade de agendamento. A chancela nada mais é do que uma conferência do CVI, do atestado sanitário e da carteirinha de vacinação do animal, onde o fiscal carimbará e assinará o documento.

No nosso caso, preenchemos os CVIs online (um CVI para cada animal), imprimimos os documentos e levamos para chancela na unidade da MAPA localizada no Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos um dia antes da nossa viagem.

Aqui nesse link você acessa o Manual do Cidadão – CVI eletrônico.

Documentação completa para viajar com gatos para o Canadá

Diferentemente de outros países, não é necessário que o animal tenha chip, que seja feito tratamento parasitário ou passe por quarentena antes de entrar no Canadá.

Para poder embarcar com gatos do Brasil para o Canadá, o transportador do animal deverá ter os seguintes documentos:

  • Carteira de vacinação antirrábica em dia (aplicada há menos de 1 ano)
  • Atestado Sanitário (emitido pelo médico veterinário no prazo máximo de 10 dias antes da viagem)
  • CVI/CZI eletrônico (emitido até 72 horas antes do embarque)
  • Chancela do CVI em uma unidade do MAPA

Gastos para transportar os gatos para o Canadá pela Air Canada

Além dos gastos com vacina, consulta no veterinário e da emissão do atestado sanitário (este costuma ser cobrado pelo médico veterinário na própria consulta), a parte mais pesada é o valor que pagamos na companhia aérea.

Os valores de transporte de animais pelas companhias aéreas variam de acordo com o trecho e também onde o animal será transportado, se na cabine ou no porão.

Para transporte do gato na cabine, a Air Canada cobra $100 CAD/USD por animal e para transporte no porão, o valor varia entre $270 e $318.60 CAD/USD. Consulte sempre o site oficial da Air Canada para regras de transporte de animais de valores atualizados.

O perrengue da nossa viagem

Lá no início dessa postagem, eu comentei que havíamos feito a reserva dos nossos animais para irem embarcados no porão do nosso voo. Duas semanas semanas antes da nossa viagem, a Air Canada decidiu proibir o transporte de animais no compartimento de carga de suas aeronaves.

Essa nova regra seria aplicada para novas reservas, o que, inicialmente, não deveria nos afetar por se tratar de uma reserva antiga. No entanto, ficamos sabendo de casos onde passageiros não conseguiram transportar seus animais no porão naquela semana, o que nos preocupou muito.

Em pouquíssimo tempo criamos um plano B, no qual nossos animais seriam transportados por uma agência especializadas em transportes de animais caso a Air Canada se recusasse a transportá-los no dia da nossa viagem.

Entramos em contato com a empresa Seu Pet a Bordo e explicamos todo o ocorrido. Quem tratou de todo o processo comigo foi Daniel, uma pessoa super prestativa. Ele me ajudou em todo o processo de emissão do CVI e me passou uma procuração para reconhecermos firma e deixar pronta caso eles fossem transportar os nossos gatinhos.

Nesse plano B, tivemos também a ajuda dos nossos grandes amigos que estavam morando em Guarulhos e se prontificaram para ficar com os gatos na hipótese deles não embarcarem com a gente no mesmo voo.

No dia do voo, chegamos ao aeroporto com muita antecedência e fomos um dos primeiros a fazer o check-in. Na hora do embarque dos gatos, os funcionários da Air Canada disseram que só tinham as reservas de dois animais e informaram que o compartimento de cargas estava cheio. A solução que nos foi dada: transportar dois gatos na cabine com a gente e o outro no porão.

Por mais que não precisássemos mais acionar o plano B, essa situação causou um estresse enorme na hora da viagem.

O grande problema causado pela confusão da Air Canada impactou diretamente na forma com que transportaríamos os gatos. Para quem não sabe, o tipo de caixa de transporte de animais no porão não é o mesmo para o transporte em cabine. Havíamos comprados caixas novas (que foram caras) para o transporte deles no porão. Com a mudança de dois gatos para a cabine, fomos obrigados a comprar duas sacolas de transporte na cabine em uma loja no aeroporto, que também custaram caro, deixando as nossas caixas novas para trás.

Sem estarmos preparados psicologicamente, embarcamos com três malas de mão, um carrinho de bebê, duas mochilas, duas crianças e dois gatos. Consegue imaginar o perrengue? Como tudo sempre pode complicar, um dos nossos gatos ficou muito estressado e rasgou a sacola de transporte 4 horas antes do pousarmos em Toronto. Com uma ajuda da comissária, fizemos um arranjo para fechar o buraco da sacola e impedir que o gato saísse correndo pela cabine.

Pelo menos todos chegaram sãos e salvos ao Canadá!

Transporte de gatos para o Canadá

Observe a sacola de cima costurada com aqueles lacres de mala para o gato não fugir

Leia também:

Por que a mudança para o Canadá?

Como tirar a autorização eletrônica de viagem (eTA ) para o Canadá

Como é o jardim de infância no Canadá

O dia em que os bombeiros foram parar no nosso apartamento

Confusão com a numeração de calça jeans no Canadá

Gatos pelo mundo

Organize sua viagem com a gente:

 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor SEGURO para as suas necessidades  - utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: p101p ao final da contratação.

Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em mais de 165 países! Você recebe o seu chip do omeuchip em casa e viaja conectado.

Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em diversos países – evite filas!

Aqui você encontra passagens aéreas com as melhores taifas. Garanta já a sua!

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente

Ama animais, viagens e gastronomia, sempre tentando conciliar suas três paixões. Andou por mais de 60 países e está sempre programando a próxima viagem. O destino? Depende das promoções de passagens aéreas!

2 Comentários