Por que é necessário contratar um seguro viagem?

Por que é necessário contratar um seguro viagem?

Qual a importância de se contratar um seguro viagem? Quais as coberturas que um seguro viagem oferece? Será que o seguro viagem é mesmo obrigatório? Tire todas essas dúvidas aqui!

Seguro viagem é como seguro de carro, de casa, saúde, etc: você contrata o seguro torcendo para não precisar usar, mas, se precisar, tem aquela segurança em saber que não terá que desembolsar rios de dinheiro com atendimento médico, principalmente no exterior.

Contratar um seguro saúde para viagens internacionais é importante, especialmente, por dois fatores:

✔Cobertura de despesas médicas no exterior;

✔ Documento obrigatório para passar na imigração.

Qual a importância de se contratar um seguro viagem?

Seguro viagem é obrigatório na Europa

Se você não sabia, os países europeus que fazem parte do Tratado de Schengen exigem do turista brasileiro a contratação de seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros.

Pode ser até que o turista passe pela imigração e o agente não pergunte nada sobre o seguro, mas se perguntar e a pessoa não tiver, poderá ser um motivo para mandar o viajante de volta para o Brasil 🙁

Veja abaixo a relação de países que exigem o seguro viagem do turista brasileiro:

AlemanhaÁustriaBélgica | Dinamarca | Eslováquia | Eslovênia | EspanhaEstônia | Finlândia | FrançaGréciaHolandaHungria | Islândia | ItáliaLetônia | Liechtenstein | LituâniaLuxemburgo | Malta | Noruega | PolôniaPortugalRepública TchecaSuéciaSuíça

Não vou à Europa. Mesmo assim preciso contratar o seguro?

Cuba e Venezuela também exigem a contratação de seguro viagem, assim como a Austrália, para aqueles que vão fazer intercâmbio.

Uma coisa devemos ter em mente: muito mais importante do que uma simples exigência imigratória, contratar o um seguro viagem é imprescindível para a sua SAÚDE.

Muitas pessoas, quando ficam sabendo dessa exigência para a Europa, por exemplo, fazem qualquer seguro simplesmente por medo de ser barrado na imigração.

Você já parou para pensar que pode ter algum problema de saúde e precisar de atendimento médico durante a sua viagem? Ninguém está livre, por exemplo, de quebrar uma perna, ter uma intoxicação alimentar, precisar fazer uma cirurgia de apendicite de emergência ou qualquer outra urgência médica durante uma viagem.

⚠O valor de um seguro é irrisório dentro de um orçamento de viagem. Para a Europa, por exemplo, o valor do seguro pode custar menos de R$10,00 por dia.

Já passamos por dezenas de países e SEMPRE contratamos seguro viagem pensando unicamente na nossa saúde.

Vale lembrar que muitos países NÃO dispõem de saúde gratuita – SUS não é um privilégio de todos. Atendimento médico nos Estados Unidos, por exemplo, pode custar uma fortuna, pois não existe saúde pública por lá, nem mesmo para os americanos. Dessa forma, em se tratando dos EUA, o ideal é fazer um seguro com uma boa cobertura (recomendamos pelo menos U$40.000).

Minha viagem engloba mais de um continente. Preciso contratar um seguro para cada continente?

Qualquer seguro viagem que não seja para o Brasil, tem COBERTURA MUNDIAL. Isso quer dizer que não importa por quantos países ou continentes você passe durante a sua viagem, pois o seguro terá cobertura em qualquer um deles.

Se você for viajar para mais de um continente, poderá contratar seguro para quaisquer dos continentes que irá visitar ou então selecionar a opção “internacional”.

Assim, você pode viajar para quais continentes desejar dentro do período de vigência do seu seguro, pois você terá cobertura em todos eles já que o seguro é internacional, tendo cobertura em todo o mundo.

Lembrando que o único destino que não é abrangido pelo seguro internacional é o Brasil, pois no caso de viagens dentro do Brasil, há um seguro específico.

Como contratar um seguro viagem?

Você poderá contratar um seguro viagem com qualquer seguradora que seja da sua confiança. Nós usamos e recomendamos as seguradoras que trabalham com a Segurospromo, uma parceira daqui do blog.

Os valores dos seguros variam de acordo com o DESTINO da viagem, quantidade de DIAS viajando e IDADE do segurado, além da cobertura desejada.

PESQUISA

Entre no site da empresa clicando AQUI e preencha os campos:

Destino: América do Norte, América do Sul, América Central, Brasil, Europa, Oceania, Oriente Médio, Ásia, África, Internacional ou Marítimo (para quem vai viajar de navio).

Partida: o dia exato que você chega ao país de destino

Retorno: o último dia da viagem (eu costumo colocar sempre um dia depois da data que partirei)

ESCOLHA DA SEGURADORA

Aparecerão todas as opções de seguros para aquela data e destino. Você pode clicar na opção “filtrar por seguradora” para escolher ver apenas as opções de uma determinada seguradora.

Para comparar os seguros você pode clicar nas opções: “melhor custo benefício”, “menor preço”ou “maior preço”.

O importante nesse momento é que você escolha uma seguradora com uma boa cobertura médico-hospitalar e coberturas para o que você necessita (exemplo: gravidez, prática de esportes, etc).

Há também a possibilidade fazer um comparativo entre os vários planos listados. Assim, você poderá ver qual seguro se encaixa melhor no seu perfil.

Após escolher uma seguradora clique em “selecionar” e veja todas as coberturas daquele seguro que você está cotando. Nesse campo, será possível não só verificar todas as coberturas médicas, mas também coberturas em relação à mala, atraso de voo, dentre outros.

COMPRA DO SEGURO

Para fazer a compra você deverá preencher os seguintes campos:

  • Nome completo
  • Data de nascimento
  • CPF

Se estiver comprando seguro para mais de uma pessoa, basta clicar em “adicionar segurados” e colocar os dados dos outros segurados.

Forma de pagamento: cartão de crédito, podendo parcelar a compra em até 12x sem juros (a quantidade de parcelas depende do valor do seguro),  boleto com um desconto de 5% ou transferência.

❗Os leitores do Projeto 101 Países têm um desconto de 5% ao contratar o seguro através do nosso link de afiliado!

Para usar o nosso cupom de desconto, ao finalizar a compra, basta inserir PROJETO1015  no campo “cupom de desconto”.

Minha experiência usando seguro viagem no Peru

Como de costume, contratamos um seguro para as nossas férias de 15 dias no Peru. Como em todas as viagens, fiz o seguro só por precaução, mas infelizmente tive que acioná-lo.

Fui picada na mão por um mosquito quando estava conhecendo Machu Picchu e tive uma reação alérgica tão forte, que a minha mão inchou e inflamou.

No dia seguinte, acordei péssima e tive que ligar para a seguradora (as ligações são gratuitas, pois os números são 0800).  Um médico foi ao hotel, me atendeu, deu uma injeção e me medicou. Em menos de 24 horas eu estava muito melhor!

O resultado da picada do mosquito

O seguro que utilizamos foi da Travel Ace, que, na época, era um ótimo custo-benefício: uma boa franquia que custou menos de R$85,00, na época.

Se não tivéssemos contratado um seguro, teríamos pago o triplo do valor do seguro pelo atendimento (isso porque os custos no país são baixos). Agora imagine se fosse nos EUA?

Vai viajar? Que tal contratar um seguro viagem?

Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior ou até mesmo no Brasil caso seja necessário.

Muitas pessoas que viajam até mesmo dentro do país e que não têm plano de saúde de cobertura nacional optam por contratar um seguro viagem para o Brasil.

Faça agora uma cotação de seguro para a sua próxima viagem e ajude a manter o nosso blog!  Assim, poderemos continuar produzindo conteúdo gratuito para você!

Se precisar de ajuda, é só mandar uma mensagem pra gente. 😉

Leia também:

Organize sua viagem com a gente:

 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor SEGURO para as suas necessidades  - utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: PROJETO101PAISES ao final da contratação.

Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em mais de 165 países! Você recebe o seu chip do omeuchip em casa e viaja conectado.

Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em diversos países – evite filas!

✈️ Compre aqui as suas passagens aéreas e consiga as melhores tarifas e condições de pagamento!

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente

Ama animais, viagens e gastronomia, sempre tentando conciliar suas três paixões. Andou por mais de 60 países e está sempre programando a próxima viagem. O destino? Depende das promoções de passagens aéreas!

16 Comentários

  1. Gabi, uma dúvida: Viajarei com minha família para vários destinos na Europa e Marrocos. No entanto, na Seguros Promo só consigo selecionar 1 continente…teria que fazer pra Europa primeiro e mais um pra África? Não é nada prático… 🙁

    • Olá, Bia! Tudo bem?
      Tem como contratar um seguro que englobe mais de um continente. Tenho quase certeza que você contrata o Europa e terá também cobertura na África. Estou tentando entrar em contato com a seguradora para me certificar sobre essa questão.
      Agradeço pelo seu comentário e estou no aguardo para te dar uma resposta sobre essa questão e atualizar a postagem com essa informação.
      Abraços

    • Bia, tudo bem?
      Acabei de conseguir contato com a SegurosPromo e eles me informaram você gerará um seguro com o destino Europa, porque lá é obrigatório para apresentar na imigração. Porém, durante sua viagem, você poderá ir para qualquer continente (dentro do período de vigência do seu seguro) que você estará coberta, porque o seguro é internacional, então ele te cobrirá em todo mundo. Só não tem cobertura dentro do Brasil.
      Ou seja, pode contratar apenas o seguro Europa e terá cobertura na África também.
      Estou à disposição!
      Abraços

      • Eba, Gabi, muito obrigada pela resposta.
        Uma representante da SegurosPromo acabou entrando em contato comigo também.
        Agradeço muito por sua atenção!

        Abraços,
        Bia

  2. Olá, irei viajar passando por Áustria e Eslováquia que estão dentro do tratado de Shengen mas depois vou para Ucrânia e Rússia que não estão, como fazer sobre o seguro? Alguns sites colocam por continente mas não tenho certeza se cobrem esses dois últimos países. O que você indica?

    • Olá, Murillo! Tudo bem?
      A seguradora que trabalhamos aqui no blog, a SegurosPromo, separa os seguros por continente, englobando cada continente em sua totalidade. Ou seja, fazendo para a Europa, englobará todos os países do continente, independentemente de fazer parte do tratado de Schengen.
      Se você for fazer por aqui, as seguradoras que sempre uso como cliente são a Assist Card e a Travel Ace. Já tive atendimento pela Travel Ace no exterior e foi bem tranquilo.
      Abraços

  3. Ultimamente tenho feito sempre seguro de viagem. Antes achava que não era preciso (e para a Europa confesso que continuo a não fazer, mas eu sou portuguesa por isso a minha situação é um pouco diferente do vosso caso, e tenho um cartão europeu de saúde). Para o resto do mundo tenho feito e felizmente não tenho precisado de usar. Mas é daquelas coisas: vais precisar quando não tiveres… Por isso mais vale ter!

    • Realmente você não precisa do seguro para viajar pela Europa.
      Mas no restante do mundo sempre é bom ter, né? Nunca pretendemos usar, mas se for necessário é bom ter uma segurança.
      Beijos

  4. Eu não me conformo que tem gente que tem coragem de ir pra outro país a milhares de km daqui sem seguro… Como pessoas assim conseguem por a cabeça no travesseiro e dormir tranquilas? Eu ia surtar com a possibilidade de acontecer qq coisa e acabar gastando milhares de euros ou dólares ou sei lá que moeda com hospital, farmácia, etc… Isso sem contar que seguro não é caro, ou seja, é uma economia porca!!!