O Canadá é um país de proporções continentais e cheio de cidades interessantes para se conhecer. A melhor forma de se deslocar entre as cidades e aproveitar as belas paisagens canadenses é justamente através das viagens de trem pelo Canadá, que são feitas pela VIA Rail.
Controlada pelo governo canadense, a VIA Rail Canada é a empresa responsável pela maior malha ferroviária do país, operando em 8 das 10 províncias canadenses, transportando milhões de passageiros todos os anos.
Aqui você terá uma noção de como é a viagem de trem pelas cidades canadenses: os vagões, serviços, paisagens, duração da viagem, distâncias e muito mais!
Índice
Viajando de trem pelo Canadá
Decidiu viajar de trem pelo Canadá? Saiba que você fez uma ótima escolha! Agora é hora de definir o roteiro com as cidades que deseja conhecer para então poder comprar as passagens de trem.
Durante a nossa viagem, no mês de dezembro, optamos pelo seguinte roteiro:
Origem Destino Distância Duração da Viagem
Montreal Quebec City 255km 3h17min
Quebec City Ottawa 450km 5h40min
Ottawa Toronto 454km 4h37min
Ao organizar a viagem, riscamos prontamente a possibilidade de deslocamento por avião, por ser extremamente caro, além de perdermos muito tempo antes e depois do embarque.
A segunda opção seria a viagem de carro, mas não queríamos nos arriscar em dirigir na neve e também cortamos essa possibilidade.
Sobravam agora duas alternativas: ônibus ou trem. Ambas não têm custos muito diferentes, têm durações parecidas, mas o conforto falou mais alto e por isso escolhemos viajar de trem.
💡Dica: quando for comprar a sua passagem de trem, verifique no mapa onde estão localizadas as estações, pois há mais de uma em cada cidade e algumas delas não estão situadas nos centros.
Escolher a estação correta é de suma importância, pois, do contrário, poderá atrapalhar a sua viagem. Para exemplificar, se você procurar uma passagem para Quebec, encontrará três opções de estações: Gare du Palais (a estação central), Saint-Foy (a 8 km do centro) e Charny (a 18 km do centro).
Nossos amigos que estavam em Quebec com a gente não se atentaram em relação a isso e compraram a passagem mais barata, que era a saindo de Saint-Foy. Descobriram depois que o táxi do centro de Quebec a esta estação sairia caro e não compensaria. Por sorte, eles conseguiram trocar as passagens para a estação central.
Escolhemos as seguintes estações:
Montreal – Central Station
Quebec – Gare du Palais Station
Ottawa – Via Rail Station
Toronto – Union Station
Vantagens de viajar de trem pelo Canadá
#Não perder tempo em aeroportos
Pode parecer bobagem, mas o tempo que perdemos tendo que chegar com antecedência aos aeroportos, somado ao tempo despendido no desembarque, mais os deslocamentos até os aeroportos (que geralmente são distantes dos centros das cidades) e a viagem em si podem levar o mesmo tempo que todo o trajeto de trem.
O diferencial do trem é que a viagem é muito mais tranquila e confortável.
#Estações próximas aos centros das cidades
Geralmente, as estações de trem são centrais, próximas das atrações principais da cidade e dos hotéis onde os turistas costumam ficar hospedados. Dessa forma, não há a necessidade de ter que sair muito antes do horário do trem (é recomendável chegar com 30 minutos de antecedência).
Com a estação próxima ao seu hotel, mais fácil é chegar e partir, muitas vezes podendo fazer o trajeto estação/hotel andando. E mesmo que opte pelo táxi, a corrida tende a ser bem mais econômica do que a do hotel até o aeroporto.
#Viajar com conforto
Esse talvez seja o maior diferencial entre o trem e os outros meios de transporte! Enquanto em avião, carro ou ônibus os espaços são apertados, no trem sempre se tem muito mais conforto.
Nos trens da VIA Rail Canada há wifi gratuito de qualidade, tomadas para carregar os eletrônicos, descanso para os pés, mesinhas e banheiro. Com tantas facilidades, consegui trabalhar bastante durante as longas viagens de trem e senti que não perdi um minuto do meu precioso tempo 😉
Diferentemente dos outros meios de transporte, no trem sempre temos mais espaço, inclusive para andar, importante para aquelas pessoas que não podem ficar sempre na mesma posição.
#Aproveitar a paisagem
O que não faltam são paisagens bonitas para contemplar no país e melhor forma de entender como é a natureza no Canadá (além da visita aos parques) é justamente na estrada ou na ferrovia!
E se a sua viagem for durante o inverno, terá a oportunidade de ver um cenário totalmente diferente do que está acostumado no Brasil, com muita neve e rios congelados.
Como são os vagões?
Viajamos na classe business, que tem vagões MUITO espaçosos e confortáveis, com diferentes opções de poltronas: uma, duas ou até quatro juntas, para quem viaja sozinho ou em grupo.
Nas fileiras com apenas um ou dois assentos, há mesas atrás do assento da frente e nas fileiras com 4 poltronas (duas de frente para as outras duas) as mesas ficam no centro.
Em cada vagão há dois banheiros, o masculino e o feminino, e locais próprios para deixar as malas. Acima dos assentos, há compartimentos para bagagens menores.
Qual a diferença da Business?
Bem, posso afirmar que a diferença é grande e que, a depender da sua disponibilidade financeira, vale muito a pena! Para se ter uma noção de valores, fizemos uma pesquisa para ver a diferença de tarifas e encontramos uma opção de passagem onde a diferença entre a tarifa mais barata (escape) e a business era de 35 dólares canadenses.
Como se paga mais caro, o passageiro terá mais mordomias como:
Lounge Business
São as salas VIPs localizadas nas estações de trem em cada cidade. São locais perfeitos para esperar o horário da viagem, onde o passageiro pode descansar. Há sofás, mesinhas, TV, frutas, bebida quentes e frias, wifi, banheiro e um computador com impressora.
Embarque prioritário
Aqueles que fazem uso do lounge business não precisam ficar naquela agonia de ter que olhar o tempo todo nos painéis para saber se o trem chegou nem ficar em pé na fila aguardando o embarque.
Na hora do embarque, os funcionários da VIA chamam primeiro os passageiros que estão no lounge business para depois embarcar os demais.
Bagagem
A franquia de bagagem é maior e cada passageiro pode levar uma bagagem de mão de até 11,5kg + duas malas grandes de até 23kg cada.
Refeições incluídas
Nas tarifas business já estão incluídas a refeições, que por sinal são deliciosas! Os passageiros da econômica podem comprar lanches do cardápio, mas que são bem diferentes dos que servem na business.
Como viajamos sempre pela manhã, durante todas as viagens serviram alguma bebida (leite, café, chá ou suco) antes do trem partir. Algumas poucas horas depois da partida, serviram o café da manhã com 3 opções: frutas frescas com iogurte e granola, omelete com linguiça e frutas ou torta de batata com linguiça e legumes e frutas.
Fizemos ao todo 3 viagens de trem, sendo possível experimentar as 3 opções de café da manhã. Todas estavam ótimas, mas a que mais gostei foi do prato de frutas frescas, deliciosamente doces!
Em um dos trechos – Quebec a Ottawa – além do café da manhã, foi servido um almoço, também com 3 opções: salmão com aspargo, verduras e manga, massa com verduras e peru com arroz e verduras, todos acompanhados de uma salada de cuscuz marroquino, um pão e uma sobremesa (bolo de chocolate). Dentre as bebidas havia refrigerante, sucos e vinhos.
Sem sombra de dúvidas que a viagem de trem pelo Canadá é a melhor opção para quem está fazendo turismo no país, permitindo um deslocamento seguro entre as cidades, com muita comodidade, ótimo atendimento e aproveitamento do tempo entre as viagens.
Veja todas as nossas dicas e comece a planejar a sua viagem
Dicas para planejar a viagem ao Canadá:
- Roteiro de 14 dias pelo Canadá: Montreal, Quebec, Ottawa, Toronto & Niagara Falls
- Viaje para o Canadá e Estados Unidos com um chip de internet ilimitada
- O que você precisa saber antes de visitar o Canadá
- Como tirar a autorização eletrônica de viagem (eTA ) para o Canadá
- Contrate seu seguro viagem para o Canadá e os Estados Unidos
- Seguro Viagem do Cartão de Crédito x Seguro Viagem da Seguradora
- Passo a passo para tirar o visto canadense
- Como é voar pela Air Canada
Dicas de turismo nas cidades canadenses:
MONTREAL:
- O que ver em Montreal
- Hotel de luxo em Montreal
- Dica de hotel com preço bom em Montreal
- Natal em Montreal: vantagens e desvantagens
QUEBEC CITY:
OTTAWA:
TORONTO:
- O que ver em Toronto? Dicas de turismo na maior cidade do Canadá
- Veja quais as atrações incluídas no Toronto CityPASS
- Dica de hotel em Toronto
- Como ir do aeroporto de Toronto ao centro
- Onde encontrar guarda-volumes em Toronto
- Réveillon em Toronto: a última festa do ano na maior cidade do Canadá
NIAGARA FALLS:
- Como ir de Toronto a Niagara Falls e o que ver nas Cataratas no inverno
- Dica de hotel em Niagara Falls
Como viajar entre o Canadá e os Estados Unidos:
- 6 coisas que não podem faltar na sua primeira viagem a Nova York
- New York CityPASS: o passe turístico para visitar as atrações mais importantes em NYC
- Asiate: um luxuosíssimo restaurante em Nova York
- Comer em Nova York: da comida de rua à culinária sofisticada
- Dica de hotel bom e barato no coração de Manhattan
*Agradecemos ao Destination Canada e à VIA Rail Canada pelo suporte dado durante a nossa estadia no Canadá!
Organize sua viagem com a gente:
Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor SEGURO para as suas necessidades - utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: p101p ao final da contratação.
Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!
Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em mais de 165 países! Você recebe o seu chip do omeuchip em casa e viaja conectado.
Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.
Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em diversos países – evite filas!
Aqui você encontra passagens aéreas com as melhores taifas. Garanta já a sua!
Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?
Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente
Olá, Gabriela. Preciso de uma dica para escolher o assento no trem Montreal-Quebec, pois fico enjoada se viajar de costas, e pelo site está um pouco confuso.
Olá! Tudo bem? Você poderia me chamar no WhatsApp? Aqui no blog, em todas as postagens, tem um banner verde sobre consultoria e cotações. Lá você consegue o link direto para o whats.
Abraços
Oi Gabriela, achei ótima esta matéria sobre tua viagem. Pretendo viajar também na classe Business. Gostaria de saber onde vocês guardaram suas bagagens grandes. Tem algum refugo no vagão para isso?
Olá! Tudo bem?
Há um espaço no vagão próprio para as bagagens 😉
Quando pretende viajar?
Abraços
3 países são muito parecidos, Canadá, boa parte dos EUA e Austrália. O Canadá é um grande bosque de coníferas, álamos, cedros ainda perfumados e bétulas. Tudo é muito largo e espaçoso. As cidades na maioria são urbanizadas nos bosques, de baixíssima cimentação do solo dando largos espaços ao verde arborizado, gramado e livre para infiltração das águas pluviais. As casas são pragmáticas e até graciosas. Ninguém mora em prédio. A carraria nova de muitas caminhonetonas urbana e rodoviariamente se galanteiam na largueza de espaços. A dúvida que me enleva e ao mesmo tempo me torna reflexivo é que estas 3 irmandades estão na terra, numa mesma aldeia global onde se tem uma Bangladesh extremamente amontoada ao extremo. Eu andei pelas ruas de Dakha, a capital, e de lá meus pensamentos foram a mais de mil assustadíssimo com a brutal diferença na ocupação do solo por mesmos irmãos todos invariavelmente nascidos de mulher. Mas o meu coração teve uma resposta incontinenti do Pai Criador que do alto sabe de tudo e misericordioso e justo está a todos sem escapar nenhum nos conduzindo ao mais justo tribunal escatológico. Graças a Deus pelo gigante do cosmos e da história, o Senhor Jesus Cristo…:)
Gabriela, boa tarde.
Você recomenda comprar a passagem com antecedência ou deixar para comprar na estação quando estiver por lá (ex. 01 ou 02 dias antes)?
Obrigada.
Olá! Tudo bem?
Pela experiência que tive, indico comprar as passagens com antecedência. Todas as passagens que deixamos para comprar por lá estavam mais caras.
Abraços
Gabriela, tudo bem? obrigada por compartilhar as dicas no blog. Estou organziando mnha viagem pro Canada pra inicio de outubro. Me inspirei na sua viagem e decidimos fazer os trajetos de trem. Você falou sobre as cidades que visitou, mas qual foi a ordem? sai de onde , toronto? pode passar a sequencia que fez? Foi indo direto de uma pra outra e finalizou com Niagara? pq acho que começaremos de Toronto e vamos seguindo ..ao final voltamos pra Toronto pra voltar pro Brasil.
Olá! Tudo ótimo! E você?
Nosso roteiro foi da seguinte forma: Toronto, Nova York, Montreal, Quebec, Ottawa e Toronto, com ida a Niagara Falls.
Aproveito para compartilhar esse roteiro aqui com você: https://projeto101paises.com.br/roteiro-de-14-dias-no-canada/
Estou à disposição!
Abraços
Bom dia Gabriela,
Gostaria de saber em qual site vocês compraram as passagens de trem. Gostei porque ele mostra os preços de todas as tarifas na mesma tela. Eu entrei no site da ViaRail (http://www.viarail.ca/en) e só mostra a tarifa depois que a classe é escolhida. Então fica difícil de comparar os preços.
Adorei seu post!
Obrigada!
Bom Dia Thaís,
eu tive o mesmo problema que consegui resolver com o aplicativo de celular. Nele vc consegue ver os valores de tarifa!
Abração
Olá! Você encontra as passagens no site da via Rail. Estranho não ter mostrado os valores de todas as tarifas, pois normalmente mostra.
Conseguiu ver o valor de todas as tarifas?
Abraços
Oi Gabriela boa noite.
Com viagem programada para iniciar em Toronto dia 10 de junho, procurei informações que aqui encontrei da forma que eu queria. Muito bom o seu blog.
Fiquei com algumas poucas dúvidas para as quais peço ajuda.
Ao comprar as passagens de trem no Brasil, devo receber algum tipo de documento confirmando a compra. Terei que trocar por ticket’s antes de embarcar?
Você pode esclarecer melhor a passagem “Escape”?
A alimentação é servida para quem compra Business ou para quem compra Business Plus?
Desde já agradeço.
Weber
Olá! Tudo bem? Vamos lá!
Você receberá um email de confirmação da passagem. Se o ticket for e-ticket, não precisará efetuar a troca.
A tarifa escape é a promocional, ou seja, a mais em conta.
A alimentação é servida tanto na compra da Business quanto da Business Plus.
Estou à disposição!
Abraços
Olá! Tudo bem? Vamos lá!
Você receberá um email de confirmação da passagem. Se o ticket for eticker, não precisará efetuar a troca.
A tarifa escape é a promocional, ou seja, a mais em conta.
A alimentação é servida tanto na compra da Business quanto da Business Plus.
Estou à disposição!
Abraços
Oi Gabriela, adorei tudo!!! Pergunta: Fizeram a travessia da fronteira de carro? Se sim, queria saber como foi a imigração.
Vc saberia me dizer se com o carro alugado consigo dar uma esticada até Manhattan e devolver o carro por lá? Será que a polícia implica com carro com placa do Canadá? Obrigada
Olá! Fizemos a travessia das fronteira de ônibus. A imigração foi bem tranquila.
Não sei dizer como é entrar de carro por lá.
Abraços
Olá Gabriela, gostaria de ir ao Canadá em Janeiro/2018, gostaria de saber se os passeios funcionam normalmente no inverno? Ou ficam limitados?
Você viajou por qual cia aérea?
grata
Elaine
Olá! Tudo bem?
Percebi que durante o inverno os horários das atrações são reduzidos e que alguns passeios não funcionam, como o passeio de barco pelas Cataratas do Niágara, por exemplo.
Eu fui ao Canadá pela Air Canada e contei aqui como foi a minha experiência: https://projeto101paises.com.br/2016/12/voando-para-canada-pela-air-canada.html
Abraços
Oi Gabriela….que show seu blog….poderia me ajudar? Estarei em julho 14 até 28 e queria saber de uma sugestão de roteiro de trem de forma a, a partir de Montreal, conhecer Toronto , Quebec e Ottawa. Teria alguma ideia de preço tb??? Muito obrigado! Claudio
Olá, Claudio! Tudo bem?
Nós fizemos o seguinte roteiro: Montreal, Quebec, Ottawa e Toronto. Neste post contamos como foi a nossa viagem: https://projeto101paises.com.br/2017/05/roteiro-de-14-dias-no-canada.html
Sobre os valores, eles variam muito a depender da época da viagem e dos trechos escolhidos. Sugiro verificar no site da VIA Rail Canada.
Estou à disposição!
Abraços
Boa noite, Gabriela!
Parabéns pelo Blog…de grande valia !
Já com bilhete comprado p/ meu próximo destino de férias : Canadá 26 set a 18 oct. Hotéis já reservados .
Gostaria de realizar o deslocamento entre as cidades de ônibus ou Trem . Já possuo o viarail para Trens e o de Ônibus não localizei . Certa de que farei o retorno final Quebec para Toronto de trem , por ser a distância maior e horas antes da partida de meu voo para o Brasil. Pode me fornecer a melhor empresa e demais concorrentes se houver…. ou souber ? Antecipo meus agradecimentos,
Olá! Tudo bem?
Nós fizemos todo o deslocamento no Canadá de trem.
Sei que tem uma empresa chamada Greyhound que faz os trajetos de ônibus e tem também o MegaBus (utilizamos ele para ir de Toronto até Niagara).
Abraços
Adorei a matéria pois iremos viajar em família e visitar exatamente essas cidades. Obrigada pelas dicas.
Olá, Janaina! Nós adoramos as cidades que conhecemos no Canadá e pretendemos voltar para conhecer o outro lado do país!
Agora estou escrevendo as postagem com dicas de turismo em cada uma das cidades.
Obrigada pela mensagem 😉
gabi, gostaria de saber sobre as roupas adequadas para essa época. voce levou uma mala grande? comprou roupas de frio la? tambem vou no fim do ano para passar o ano novoe gostaria de saber sobre a experiencia de alguem sobre o clima e as roupas.
beijos
Olá, Ana! Tudo bem?
Eu levei uma mala média. Não precisei comprar roupas de frio, pois já tenho. Aproveitei apenas para comprar uma bota impermeável para a neve.
O Canadá é congelante nessa época do ano. Caso você não tenha roupas apropriadas, certamente terá que comprar assim que chegar lá.
Tenho uma postagem com dicas de roupas para o inverno. Talvez ajude: https://projeto101paises.com.br/2013/11/arrumando-as-malas-inverno.html
Abraços
Gabi, adorei as dicas. Gostaria de saber se tem como comprar as passagens no Brasil, ou se é melhor comprar la. Obrigada.
Olá, Margarete! Tudo bem?
Você pode comprar as passagens aqui no Brasil. Caso decida comprar lá, não tem problema, mas as passagens para datas muito próximas costumam ser um pouco mais caras em relação àquelas compradas com antecedência.
Abraços
Adorei conhecer mais sobre este país maravilhoso,sempre vou de avião. Gostaria de saber de Calgari, Banff tem trem e valores para Vancouver.obrigada
Olá, Ana! Tudo bem? Entrei agora no site da VIA Rail e há trens para Calgary sim. Os valores variarão muito a depender da época do ano e dos horários desejados.
Caso precise, você pode verificar todos os valores no site oficial: http://www.viarail.ca/en#
Abraços
Adorei ler a narrativa de vcs. Não conhecia o blog ainda, parabéns!!!
Adoro viajar de trem pela Europa, fiquei encantada com essa viagem pelo Canadá, com toda certeza com fazer. Abraços
Muito obrigada, Kelly!
Também adoro viajar de trem na Europa e amei os trens do Canadá 😉
Recomendo muito essa viagem de trem pelo Canadá.
Abraços
Que luxo! Amo viajar de trem aqui na Europa, mas esse trem está demais. As refeições são impressionantes, com cara bem boa =)
Esse trem é muito TOP!!! Já viajei bastante de trem na Europa, mas nunca vi nada como esse trem do Canadá. Comida com sabor de comidinha gostosa de restaurante 😉
Beijos
Sem dúvida que viajar de comboio é algo que eu amo! (Como é que em Portugal ficámos com “comboio” e vocês aí no Brasil ficaram com “trem”? Adoro estas particularidades da língua portuguesa, gosto mesmo desta riqueza de vocabulário.) É o meu meio de transporte preferido, e costuma ser a opção que vejo primeiro. Dependendo da diferença de preço, a classe Business parece valer muito a pena, sem dúvida que irei estudar essa opção quando visitar outras partes do Canadá.
Olá, Catarina! O comboio, ou trem, também é o meu meio de transporte favorito! Também fico me questionando como temos duas palavras tão diferentes para uma mesma coisa rs
Se o valor da business couber no seu bolso, vale muito a pena, principalmente nas viagens longas 😉
Beijos
Gente, que chic!!! Eu SEMPRE prefiro trem se tiver, mas nesse então, não tem nem o que pensar. Business vida <3
Esse trem é tuuuudo de bom!
Business é vida mesmo ❤
Fiquei impressionada com a qualidade da Businesss e a refeição era realmente ótima. Vocês fizeram a escolha perfeita!
Se o Canadá já é super top, imagine a business no país 😉
Refeição muito gostosa mesmo!
Business é vida, né?
Bjo
Adorei acompanhar essa viagem pelas redes sociais, agora vou ler tudo organizadinho aqui blog!
Muito obrigada pela companhia pelas redes sociais.
Se precisar de alguma outra informação que não encontre aqui, pode enviar uma mensagem.
Beijos