Viajando de trem pelo Canadá

Viajando de trem pelo Canadá – VIA Rail Canada

O Canadá é um país de proporções continentais e cheio de cidades interessantes para se conhecer. A melhor forma de se deslocar entre as cidades e aproveitar as belas paisagens canadenses é justamente através das viagens de trem pelo Canadá, que são feitas pela VIA Rail.

Controlada pelo governo canadense, a VIA Rail Canada é a empresa responsável pela maior malha ferroviária do país, operando em 8 das 10 províncias canadenses, transportando milhões de passageiros todos os anos.

Aqui você terá uma noção de como é a viagem de trem pelas cidades canadenses: os vagões, serviços, paisagens, duração da viagem, distâncias e muito mais!

Viajando de trem pelo Canadá

Decidiu viajar de trem pelo Canadá? Saiba que você fez uma ótima escolha! Agora é hora de definir o roteiro com as cidades que deseja conhecer para então poder comprar as passagens de trem.

Durante a nossa viagem, no mês de dezembro, optamos  pelo seguinte roteiro:

Origem                                Destino                                 Distância                                Duração da Viagem

Montreal                               Quebec City                            255km                                        3h17min

Quebec City                          Ottawa                                    450km                                        5h40min

Ottawa                                   Toronto                                  454km                                        4h37min

Ao organizar a viagem, riscamos prontamente a possibilidade de deslocamento por avião, por ser extremamente caro, além de perdermos muito tempo antes e depois do embarque.

A segunda opção seria a viagem de carro, mas não queríamos nos arriscar em dirigir na neve e também cortamos essa possibilidade.

Sobravam agora duas alternativas: ônibus ou trem. Ambas não têm custos muito diferentes, têm durações parecidas, mas o conforto falou mais alto e por isso escolhemos viajar de trem.

Trem VIA Rail Canada

Prontos para começar a viagem!

💡Dica: quando for comprar a sua passagem de trem, verifique no mapa onde estão localizadas as estações, pois há mais de uma em cada cidade e algumas delas não estão situadas nos centros.

Escolher a estação correta é de suma importância, pois, do contrário, poderá atrapalhar a sua viagem. Para exemplificar, se você procurar uma passagem para Quebec, encontrará três opções de estações: Gare du Palais (a estação central), Saint-Foy (a 8 km do centro) e Charny (a 18 km do centro).

Nossos amigos que estavam em Quebec com a gente não se atentaram em relação a isso e compraram a passagem mais barata, que era a saindo de Saint-Foy. Descobriram depois que o táxi do centro de Quebec a esta estação sairia caro e não compensaria. Por sorte, eles conseguiram trocar as passagens para a estação central.

Escolhemos as seguintes estações:

Montreal – Central Station

Quebec – Gare du Palais Station

Ottawa – Via Rail Station

Toronto – Union Station

Vantagens de viajar de trem pelo Canadá

#Não perder tempo em aeroportos

Pode parecer bobagem, mas o tempo que perdemos tendo que chegar com antecedência aos aeroportos, somado ao tempo despendido no desembarque, mais os deslocamentos até os aeroportos (que geralmente são distantes dos centros das cidades) e a viagem em si podem levar o mesmo tempo que todo o trajeto de trem.

O diferencial do trem é que a viagem é muito mais tranquila e confortável.

#Estações próximas aos centros das cidades

Geralmente, as estações de trem são centrais, próximas das atrações principais da cidade e dos hotéis onde os turistas costumam ficar hospedados. Dessa forma, não há a necessidade de ter que sair muito antes do horário do trem (é recomendável chegar com 30 minutos de antecedência).

Gare du Palais – a estação central de Quebec

Com a estação próxima ao seu hotel, mais fácil é chegar e partir, muitas vezes podendo fazer o trajeto estação/hotel andando. E mesmo que opte pelo táxi, a corrida tende a ser bem mais econômica do que a do hotel até o aeroporto.

#Viajar com conforto

Esse talvez seja o maior diferencial entre o trem e os outros meios de transporte! Enquanto em avião, carro ou ônibus os espaços são apertados, no trem sempre se tem muito mais conforto.

Nos trens da VIA Rail Canada há wifi gratuito de qualidade, tomadas para carregar os eletrônicos, descanso para os pés, mesinhas e banheiro. Com tantas facilidades, consegui trabalhar bastante durante as longas viagens de trem e senti que não perdi um minuto do meu precioso tempo 😉

Interior da business class da VIA Rail Canada

Diferentemente dos outros meios de transporte, no trem sempre temos mais espaço, inclusive para andar, importante para aquelas pessoas que não podem ficar sempre na mesma posição.

#Aproveitar a paisagem

O que não faltam são paisagens bonitas para contemplar no país e melhor forma de entender como é a natureza no Canadá (além da visita aos parques) é justamente na estrada ou na ferrovia!

E se a sua viagem for durante o inverno, terá a oportunidade de ver um cenário totalmente diferente do que está acostumado no Brasil, com muita neve e rios congelados.

O rio parcialmente congelado

Como são os vagões?

Viajamos na classe business, que tem vagões MUITO espaçosos e confortáveis, com diferentes opções de poltronas: uma, duas ou até quatro juntas, para quem viaja sozinho ou em grupo.

Nas fileiras com apenas um ou dois assentos, há mesas atrás do assento da frente e nas fileiras com 4 poltronas (duas de frente para as outras duas) as mesas ficam no centro.

Uma poltrona de um lado e duas do outro

4 assentos – ideal para quem viaja em grupo

Em cada vagão há dois banheiros, o masculino e o feminino, e locais próprios para deixar as malas. Acima dos assentos, há compartimentos para bagagens menores.

Qual a diferença da Business?

Bem, posso afirmar que a diferença é grande e que, a depender da sua disponibilidade financeira, vale muito a pena! Para se ter uma noção de valores, fizemos uma pesquisa para ver a diferença de tarifas e encontramos uma opção de passagem onde a diferença entre a tarifa mais barata (escape) e a business era de 35 dólares canadenses.

Diferenças de valores entre as classes – observe as tarifas do trem 37

Como se paga mais caro, o passageiro terá mais mordomias como:

Lounge Business

São as salas VIPs localizadas nas estações de trem em cada cidade. São locais perfeitos para esperar o horário da viagem, onde o passageiro pode descansar. Há sofás, mesinhas, TV, frutas, bebida quentes e frias, wifi, banheiro e um computador com impressora.

Mais comodidade com o lounge business

Embarque prioritário

Aqueles que fazem uso do lounge business não precisam ficar naquela agonia de ter que olhar o tempo todo nos painéis para saber se o trem chegou nem ficar em pé na fila aguardando o embarque.

Na hora do embarque, os funcionários da VIA chamam primeiro os passageiros que estão no lounge business para depois embarcar os demais.

Bagagem

A franquia de bagagem é maior e cada passageiro pode levar uma bagagem de mão de até 11,5kg + duas malas grandes de até 23kg cada.

Refeições incluídas

Nas tarifas business já estão incluídas a refeições, que por sinal são deliciosas! Os passageiros da econômica podem comprar lanches do cardápio, mas que são bem diferentes dos que servem na business.

Como viajamos sempre pela manhã, durante todas as viagens serviram alguma bebida (leite, café, chá ou suco) antes do trem partir. Algumas poucas horas depois da partida, serviram o café da manhã com 3 opções: frutas frescas com iogurte e granola, omelete com linguiça e frutas ou torta de batata com linguiça e legumes e frutas.

Fizemos ao todo 3 viagens de trem, sendo possível experimentar as 3 opções de café da manhã. Todas estavam ótimas, mas a que mais gostei foi do prato de frutas frescas, deliciosamente doces!

Em um dos trechos – Quebec a Ottawa – além do café da manhã, foi servido um almoço, também com 3 opções: salmão com aspargo, verduras e manga, massa com verduras e peru com arroz e verduras, todos acompanhados de uma salada de cuscuz marroquino, um pão e uma sobremesa (bolo de chocolate). Dentre as bebidas havia refrigerante, sucos e vinhos.

Refeições deliciosas!

Sem sombra de dúvidas que a viagem de trem pelo Canadá é a melhor opção para quem está fazendo turismo no país, permitindo um deslocamento seguro entre as cidades, com muita comodidade, ótimo atendimento e aproveitamento do tempo entre as viagens.

Servidos?

*Agradecemos ao Destination Canada e à VIA Rail Canada pelo suporte dado durante a nossa estadia no Canadá! 

Leia nossos posts sobre o Canadá:

Organize sua viagem com a gente:

🏢 Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

🏥 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor seguro para as suas necessidades.

📱Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em até 140 países! Você recebe o seu chip da Easysim4u em casa e viaja conectado.

🚘 Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

💵 Faça uma cotação de moeda estrangeira, encontre as melhores taxas de câmbio e compre euro, dólar, libra e outras moedas estrangeiras aqui.

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente 😉

33 Comentários

  1. Janaina Bissani

    Adorei a matéria pois iremos viajar em família e visitar exatamente essas cidades. Obrigada pelas dicas.

    • Olá, Janaina! Nós adoramos as cidades que conhecemos no Canadá e pretendemos voltar para conhecer o outro lado do país!
      Agora estou escrevendo as postagem com dicas de turismo em cada uma das cidades.
      Obrigada pela mensagem 😉

  2. Margarete

    Gabi, adorei as dicas. Gostaria de saber se tem como comprar as passagens no Brasil, ou se é melhor comprar la. Obrigada.

    • Olá, Margarete! Tudo bem?
      Você pode comprar as passagens aqui no Brasil. Caso decida comprar lá, não tem problema, mas as passagens para datas muito próximas costumam ser um pouco mais caras em relação àquelas compradas com antecedência.
      Abraços

  3. Ana Maria bortolazzo

    Adorei conhecer mais sobre este país maravilhoso,sempre vou de avião. Gostaria de saber de Calgari, Banff tem trem e valores para Vancouver.obrigada

  4. Kelly Katherine

    Adorei ler a narrativa de vcs. Não conhecia o blog ainda, parabéns!!!
    Adoro viajar de trem pela Europa, fiquei encantada com essa viagem pelo Canadá, com toda certeza com fazer. Abraços

  5. Que luxo! Amo viajar de trem aqui na Europa, mas esse trem está demais. As refeições são impressionantes, com cara bem boa =)

  6. Sem dúvida que viajar de comboio é algo que eu amo! (Como é que em Portugal ficámos com “comboio” e vocês aí no Brasil ficaram com “trem”? Adoro estas particularidades da língua portuguesa, gosto mesmo desta riqueza de vocabulário.) É o meu meio de transporte preferido, e costuma ser a opção que vejo primeiro. Dependendo da diferença de preço, a classe Business parece valer muito a pena, sem dúvida que irei estudar essa opção quando visitar outras partes do Canadá.

    • Olá, Catarina! O comboio, ou trem, também é o meu meio de transporte favorito! Também fico me questionando como temos duas palavras tão diferentes para uma mesma coisa rs
      Se o valor da business couber no seu bolso, vale muito a pena, principalmente nas viagens longas 😉
      Beijos

  7. Gente, que chic!!! Eu SEMPRE prefiro trem se tiver, mas nesse então, não tem nem o que pensar. Business vida <3

  8. Fiquei impressionada com a qualidade da Businesss e a refeição era realmente ótima. Vocês fizeram a escolha perfeita!

  9. Adorei acompanhar essa viagem pelas redes sociais, agora vou ler tudo organizadinho aqui blog!

Trackbacks for this post

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados * *

Translate »