Turismo em Joanesburgo: o que você precisa saber

Turismo em Joanesburgo: o que você precisa saber

Fazer turismo em Joanesburgo não é uma tarefa difícil, porém é muito importante ter algumas informações prévias sobre a cidade antes da viagem, afinal, embora turística, Joburg  é conhecida por ser uma cidade perigosa.

A África do Sul é um país interessantíssimo, com belas paisagens e muitos locais interessantes. Joanesburgo, a maior cidade do país, é uma grande metrópole com muitas opções de entretenimento e hospedagens para todos os bolsos.

Antes de trazer aqui mais informações sobre o turismo em Joanesburgo, seguem algumas dicas práticas para quem vai visitar a África do Sul.

Dicas úteis sobre a África do Sul

Capital

A África do Sul é um país com três capitais diferentes:

  • Pretória: capital executiva
  • Cidade do Cabo: capital legislativa
  • Bloemfontein: capital judiciária

Idioma

A África do Sul é um país que tem 11 idiomas oficiais e o inglês é um deles.

Em um momento da nossa viagem pelo país tivemos a oportunidade de ouvir xhosa, um dos idiomas oficiais da África do Sul, falado por milhões de pessoas e que era língua mãe de Nelson Mandela.

Veja o vídeo abaixo com a nossa guia do tour que fizemos em uma favela em Cape Town falando algumas palavras em xhosa:

Moeda

A moeda da África do Sul é o rand (ZAR) e são utilizadas as seguintes moedas e cédulas:

  • Moedas: 5c, 10c, 20c, 50c, R1, R2 e R5
  • Cédulas: R10, R20, R50, R100 e R200

Clima

A África do Sul é um país relativamente seco, com uma precipitação média anual abaixo de 500 mm.

As temperaturas no país tendem a ser mais baixas do que em outros países em latitudes semelhantes, principalmente por conta da maior elevação acima do nível do mar.

Joanesburgo, por exemplo, fica a 1694m e mantém as temperaturas médias no verão abaixo de 30°C. No inverno, as temperaturas são relativamente baixas.

Veja abaixo e média de temperatura em Joanesburgo:

Verão

    • Máx: 26
    • Mín: 15

Inverno

    • Máx: 17
    • Mín: 4

Fuso horário

UTC +2  (5 horas a mais que no Brasil)

Turismo em Joanesburgo: o que você precisa saber

Como se locomover em Joanesburgo

Aeroporto ao centro da cidade

Para os deslocamentos entre o aeroporto e o centro da cidade nós utilizamos o Uber, que funcionou muito bem. Estávamos viajando com um grupo de amigos e sempre pedíamos a opção do Uber maior (van) já que éramos 6 adultos e uma criança de colo.

Há também um trem que conecta o aeroporto a Sandton, uma das regiões mais recomendadas para os turistas ficarem hospedados. Nós não chegamos a utilizar esse trem, mas vimos relatos de que funciona bem.

Deslocamento dentro de Joanesburgo

No primeiro dia em Joanesburgo nós utilizamos o Uber para irmos até o Soweto, o Museu do Apartheid e depois ao Nelson Mandela Square.

Já no segundo dia decidimos utilizar sightseeing bus, aquele ônibus turístico com o sistema hop-on/hop-off em que podemos descer nas atrações turísticas, passear e pegar o próximo ônibus.

ônibus de turismo em Joanesburgo

O ônibus que pegamos para fazer turismo em Joanesburgo com tranquilidade

Entramos no ônibus no ponto inicial recomendado (Rosebank) e fomos conhecer os locais que não havíamos visitado no primeiro dia.

O sightseeing bus tem duas rotas e o passageiro pode se programar da forma que mais for conveniente.

Sem dúvida que fazer turismo em Joanesburgo usando o ônibus turístico foi prático e seguro. Recomendamos!

Aluguel de carro

Alugamos um carro para irmos de Joanesburgo até o Kruger Park e depois cruzamos a fronteira da Suazilândia, retornando alguns dias depois a Joanesburgo para devolver o carro no aeroporto.

Foi muito fácil  e relativamente barato alugar carro em Joanesburgo, mas não recomendaria que utilizasse o carro alugado para ficar rodando dentro da cidade, principalmente por questões de segurança.

++Aqui você pode fazer uma cotação de aluguel de carro para viajar pela África do Sul

Quantos dias ficar em Joanesburgo

Chegamos à Africa do Sul por Joanesburgo, fomos de avião até Cape Town, retornamos de avião a Joburg e seguimos de carro alugado até o Kruger Park.

Passamos 3 dias e meio em Joanesburgo, sendo 2 dias completos fazendo turismo e o restante para os deslocamentos para outras cidades.

A nossa passagem por Joanesburgo foi corrida e recomendo que, se possível, separe pelo menos 3 dias para a cidade. No entanto, conseguimos visitar os locais que pretendíamos em apenas 2 dias.

É seguro fazer turismo em Joanesburgo?

Joanesburgo já esteve no ranking das cidades mais perigosas do mundo e a sua violência é conhecida mundialmente.

Por causa dessa má-fama, redobramos os cuidados quando estivemos lá e não tivemos nenhuma intercorrência. Porém, conheço pessoas que foram assaltas em Joanesburgo e sabemos que o turista é uma presa fácil em qualquer lugar, principalmente em um local com índices altos de violência urbana.

Uma situação nos chamou muito a atenção enquanto estávamos passeando no ônibus turístico. Em Joanesburgo o ônibus para nos pontos determinados na rota, com exceção do Carlton Center, um edifício central em uma zona barra pesada da cidade.

Antes de chegar ao ponto, o motorista perguntou se alguém iria descer ali. Quando dissemos que o local estava nos nossos planos, o guia informou que desceria com a gente e nos acompanharia durante todo o passeio, inclusive até a chegada do próximo ônibus.

Rua no centro de Joanesburgo

Aproveitamos a oportunidade e conversamos com ele um pouco sobre a segurança em Joanesburgo e ele confirmou que a cidade era muito violenta e que não recomendaria, em hipótese alguma, que os turistas transitassem naquela área sozinhos.

⚠️Dica: evite andar de mochila e esconda bem câmeras fotográficas e celulares. Mantenha seu dinheiro muito bem guardado, de preferência em porta-dólar, e não ande por locais da cidade sem antes perguntar no hotel se é recomendado.

Onde se hospedar em Joanesburgo

Por causa dos problemas de segurança em Joanesburgo, não é recomendado que o turista se hospede em qualquer área da cidade.

Na época da nossa viagem nós pesquisamos muito e lemos que os locais mais seguros para ficar hospedado em Joanesburgo são Sandton e Rosebank.

Nós escolhemos ficar em Sandton e valeu a pena pagar um pouco mais caro para ficar nessa localidade.

++Veja aqui uma lista de locais para se hospedar em Sandton

++Clique aqui para ver uma lista de hospedagens em Rosebank

++Veja as opções de Airbnb em Joanesburgo

Onde comer em Joanesburgo

Joanesburgo não deixa nada a desejar a outras grandes metrópoles do mundo quando o assunto é gastronomia. Há uma infinidade de restaurantes, bares e cafés pela cidade e tivemos a oportunidade de fazer refeições bem variadas.

Aqui vão alguns lugares onde comemos em Joanesburgo:

Ocean Basket

Ocean Basket é uma rede sul-africana de restaurante especializada em frutos com mar com um cardápio muito bom e valores acessíveis. Recomendo!

Sakhumzi Restaurant

É um famoso buffet de comida típica sul-africana localizado no Soweto. O restaurante é muito movimentado e artistas ficam se apresentando com danças e músicas típicas.

É um lugar bem para turista, mas achamos caro e a comida não foi muito do nosso agrado. De qualquer forma, valeu a experiência de conhecer a culinária local.

Comida típica Sakhumzi Restaurant

Almoço típico que tivemos a oportunidade de experimentar no Soweto

Nelson Mandela Square

Localizado em Sandton, Nelson Mandela Square é um grande centro comercial com escritórios, muitas lojas, cafés, bares e restaurantes, sendo considerado um dos maiores complexos de varejo de todo o continente africano.

É possível fazer as refeições em um dos restaurantes da enorme praça onde está localizada a estátua de Nelson Mandela (daí o nome do local) ou na praça de alimentação do shopping.

Rosebank

É um subúrbio comercial e residencial com shopping centers de luxo, bares cafés e restaurantes. O Rosebank Mall é uma excelente opção de local seguro e com uma variedade enorme de locais para comer.

Em uma das áreas de alimentação do shopping nós encontramos uma área que parecia aqueles espaços para “food truck”, com diversas opções de comidas que variavam de comida mexicana, hamburgueria, massas, saladas e padaria. Muito bom!

Melrose Arch

Assim como Nelson Mandela Square e Rosebank, Melrose Arch é outro bolsão de segurança, onde podemos caminhar com tranquilidade.

Por lá há hotéis, shopping, lojas, bares, cafés e muitos restaurantes legais. Encontrei até uma casa com doces finos que lembrava muito as patisseries parisienses.

Comemos o clássico hambúrguer com batata frita em Melrose 

Chip e internet em Joanesburgo

Para quem precisa se deslocar na cidade usando o Uber, é essencial ter um chip de internet para usar o app.

Na África do Sul nós usamos o chip de internet ilimitada da Easysim4u, durante todos os dias da nossa viagem e ficamos 24 horas conectados.

Foi uma super mão na roda!

++Faça uma cotação de chip de internet ilimitada para usar no exterior

Viajar para Joanesburgo com bebê

Viajamos para a África do Sul com o nosso filho pequeno, na época com 11 meses, e não tivemos nenhuma dificuldade em encontrar produtos essenciais para bebês como fraldas, lenços umedecidos, repelentes, papinhas, dentre outros itens.

Nas áreas mais ricas, como Sandton, Rosebank e Melrose, há uma excelente infraestrutura em todos os sentidos, inclusive para caminhar com carrinhos de bebê e encontrar banheiros com trocadores.

Essa não é a realidade em outros locais, onde é necessário improvisar se precisar trocar a fralda do bebê. Nesses casos, sugiro carregar os pequenos utilizando um canguru (ou sling).

Joanesburgo com bebê

Quando estamos viajando com crianças, todo cuidado é redobrado. Inclusive, sempre viajamos com seguro viagem com uma boa cobertura médico-hospitalar para toda a família.

Felizmente a nossa viagem à África do Sul foi tranquila e não tivemos a necessidade de acionar o seguro viagem.

++Faça aqui uma cotação de seguro viagem para a África do Sul 

Turismo em Joanesburgo: o que achamos da cidade

Joanesburgo é uma cidade gigante e com muitos locais interessantes para se visitar.

Por conta da sua fama de violenta, redobramos muito os cuidados por lá e nunca andávamos deixando à mostra os objetos de valor.

Nas áreas mais ricas a gente sentiu uma tranquilidade maior, mas há muitos locais turísticos onde não dá para vacilar e por isso é muito importante estar sempre atento.

Turismo em Joanesburgo Soweto

Durante um tour guiado que fizemos pelo Soweto 

Sem dúvida que é uma cidade imperdível para se visitar durante uma visita à África do Sul, principalmente para quem gosta de história, que vai ter a oportunidade de ver com os próprios olhos a segregação racial no país, que deixa marcas fortes até hoje.

Leia também:
Organize sua viagem com a gente:

 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor seguro para as suas necessidades – utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: PROJETO1015 ao final da contratação.

Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em mais de 165 países! Você recebe o seu chip do Easysim4u em casa e viaja conectado.

Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em diversos países – evite filas!

✈️ Compre aqui as suas passagens aéreas e consiga as melhores tarifas e condições de pagamento!

Faça uma cotação de moeda estrangeira, encontre as melhores taxas de câmbio e compre euro, dólar, libra e outras moedas estrangeiras aqui.

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente

Ama animais, viagens e gastronomia, sempre tentando conciliar suas três paixões. Andou por mais de 60 países e está sempre programando a próxima viagem. O destino? Depende das promoções de passagens aéreas!

Deixe um comentário