
Veja aqui o que visitar em 9 dias na África do Sul, um país com paisagens incríveis e muita história!
Localizada no sul do continente africano, a África do Sul é um país repleto de história e belezas naturais, que merece uma visita bem programada para que o turista possa aproveitar ao máximo o que cada local tem a oferecer.
Passamos alguns dias visitando o país, com direito a uma esticadinha até a Suazilândia, e vamos compartilhar com você um roteiro para quem tem pouco tempo para visitar a África do Sul, mas gostaria de ver os locais principais.
A nossa viagem foi realizada durante a época do carnaval (final de fevereiro e início de março) e pegamos calor nas cidades visitadas.
Roteiro de 9 dias na África do Sul
Joanesburgo – 2 dias
A nossa viagem começou e terminou por Joanesburgo, já que conseguimos passagens aéreas promocionais pela TAAG (empresa aérea angolana) e os valores mais baixos eram justamente para se chegar ao país por Joanesburgo, a maior cidade da África do Sul.

Hector Pieterson Memorial, no Soweto
Locomoção em Joanesburgo
Nós nos locomovemos na cidade de uber e de sightseeing bus, aqueles ônibus turísticos em que podemos descer nas atrações turísticas que quisermos, passearmos e pegar o ônibus seguinte.
Há também o trem que conecta o aeroporto a Sandton, a zona mais recomendada para turistas.
Segurança em Joanesburgo
Joanesburgo é uma cidade violenta, inclusive para o turista, que é uma presa fácil para os assaltantes. Moramos no Brasil, um país super perigoso, mas não devemos nos descuidar quando viajamos, principalmente para a África do Sul.
Lemos diversas recomendações de onde se hospedar e os cuidados que deveríamos tomar enquanto estivéssemos passeando em Joanesburgo e, felizmente, a viagem foi tranquila.
A dica é: evite dar pinta que você é turista (se puder, não ande de mochila), cuidado com câmeras fotográficas e celulares, mantenha seu dinheiro muito bem guardado, de preferência em porta-dólar e não saia andando por locais da cidade sem antes pesquisar se é recomendado.
Turismo em Joanesburgo
Conhecemos as seguintes atrações na cidade:
- Nelson Mandela Square
- Soweto
- Apartheid Museum
- Constitution Hill
- Carlton Center
- Melrose Arch
- Rosebank
Hospedagem em Joanesburgo
Após MUITAS pesquisas, chegamos à conclusão que o bairro ideal para se hospedar na cidade é Sandton, por ser a região mais segura para os turistas. Vale a pena pagar um pouco mais caro para ficar hospedado nessa localidade.
++ Veja aqui uma lista de locais para se hospedar em Sandton ++
++ Veja aqui outros locais para se hospedar em Joanesburgo ++
Cape Town – 5 dias
A segunda cidade que visitamos é a bela Cape Town (Cidade do Cabo), um lugar com uma beleza natural incrível e um clima super agradável.
A cidade é belíssima e tem uma geografia que é comparada a cidades como o Rio de Janeiro. Já ouvi gente afirmando até que Cape Town é a cidade mais bonita que conheceram.

A vista do alto da Table Mountain
Uma coisa é certa: Cape Town tem muitos locais interessantes e em 5 dias não é possível conhecer tudo que a cidade tem a oferecer.
Locomoção em Cape Town
Assim como em Joanesburgo, decidimos nos locomover de uber por Cape Town. Era a opção mais segura e econômica para nós, que estávamos viajando com um grupo de amigos.
Aproveitamos também para usar o sightseeing bus em 2 dos 5 dias em que passamos lá.
Como várias atrações são muito distantes uma das outras, uma opção é alugar carro para percorrer a cidade.
Segurança em Cape Town
Desde o primeiro momento em que pisamos na Cidade do Cabo, deu para sentir que o clima de insegurança era menor que em Joanesburgo, mas, mesmo assim, as pessoas sempre recomendavam que evitássemos andar no centro e em ruas não movimentadas durante a noite e nos finais de semana.
Diferentemente de Joanesburgo, em Cape Town é possível caminhar um pouco mais à vontade, mesmo assim, todo cuidado é pouco. Recomendo que tome os mesmos cuidados que tomaria se estivesse visitando grandes capitais brasileiras.
Turismo em Cape Town
São tantas as atrações para se visitar, que a lista seria imensa! Vamos listar aqui as atrações que conseguimos visitar nesses 5 dias:
- Table Mountain
- Simon’s Town
- Hout Bay
- World of Birds
- Champan’s Peak
- Camps Bay
- V&A Waterfront
- Two Oceans Aquarium
- Robben Island
- St George’s Cathedral
- South African Museum
- Imizamu Yethu
Além desses passeios, metade de um dia foi reservado para o mergulho com tubarão branco.
A Cidade do Cabo é repleta de atrativos turísticos e não conseguimos conhecer muitos outros lugares justamente pela falta de tempo.
Hospedagem em Cape Town
Não faltam opções de hospedagens em Cape Town e, diferentemente de Joanesburgo, é possível ficar em hotéis no centro. Nós ficamos hospedados em um hotel central e foi super tranquilo!
++ Veja aqui uma lista de hotéis em Cape Town e escolha a melhor opção para seu bolso! ++
Kruger Park – 2 dias
Como a nossa chegada e partida no país foram por Joanesburgo, fomos primeiro conhecer a Cidade do Cabo (de avião) e depois voltamos a Joanesburgo para alugar um carro e seguir viagem até o tão sonhado Kruger Park.

Ficamos muito perto de vários animais, inclusive dos elefantes!
Como chegar ao Kruger Park
Há 3 aeroportos próximos ao Kruger Park, mas os voos para esses locais são extremamente caros. Por isso, como já dissemos, optamos por alugar um carro em Joanesburgo e de lá ir até o Kruger Park em uma viagem que levou um pouco mais de 4 horas.
As estradas por onde passamos eram muito boas e foi tranquilo fazer essa viagem de carro, mesmo na mão inglesa!
++ Faça aqui uma cotação de aluguel de carro ++
É necessário se hospedar dentro do Kruger?
Uma das nossas maiores dúvidas era sobre a necessidade de se hospedar dentro do Kruger, pois lemos em vários locais que os horários mais fáceis de ver os animais são de manhã bem cedo e durante a noite. Como há horários de abertura e fechamento dos portões do parque, quem não se hospeda lá dentro não pode fazer safari de madrugada e nem de noite.
Há hotéis caríssimos lá dentro e alojamentos do próprio parque (que são mais baratos). Nós até fizemos uma reserva em um dos alojamentos, mas o próprio parque a cancelou e criou uma nova reserva que não tínhamos solicitado (com datas completamente diferentes) e a cobrança no cartão de crédito já havia sido feita. Após muita troca de email explicando a confusão que eles fizeram, conseguimos o reembolso do valor e decidimos então ficar hospedados fora do parque.
Ficamos hospedados em um guest house bem baratinho em Malelane, uma das portas que fica ao sul do Kruger.
Self-drive safari
Fizemos dois dias inteirinhos de safari na modalidade conhecida como self-drive safari, ou seja, safari por conta própria e de carro alugado.
Sem dúvida que foi a melhor escolha que poderíamos ter feito, pois nós que ficávamos à procura dos animais e foi super divertido. E claro que fazer safari por conta própria é muito mais econômico!
9 dias na África do Sul são suficientes?
A África do Sul é imensa e com paisagens das mais variadas. Mesmo que você passe um mês inteiro no país não conseguirá ver tudo o que ele tem a oferecer.
Em 9 dias na África do Sul é possível conhecer as duas cidades mais famosas do país, Joanesburgo e Cape Town, e ainda fazer um safári no Kruger Park.
Sem dúvida que é um país para se voltar muitas vezes e assim poder explorar cada cantinho com calma. Os nove dias que passamos na África do Sul foram suficientes para conhecermos um pouquinho do país e ficarmos com um gostinho de quero mais!
Leia também:
- Dicas de turismo em Joanesburgo
- Como é fazer o safari por conta própria no Kruger Park
- Viaje para a África do Sul com um chip de internet ilimitada
- Contrate seu seguro viagem para a África do Sul
- Roteiro de 2 dias na Suazilândia
Organize sua viagem com a gente:
Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor seguro para as suas necessidades – utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: PROJETO1015 ao final da contratação.
Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!
Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em mais de 165 países! Você recebe o seu chip do omeuchip em casa e viaja conectado.
Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.
Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em diversos países – evite filas!
✈️ Compre aqui as suas passagens aéreas e consiga as melhores tarifas e condições de pagamento!
Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?
Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente
tem como ir sem alugar carro? Ai qual a melhor forma de ir para O kueguer?
vc recomenda só 2 dias no Krueguer mesmo, ou melhor 3?
Atenciosamente
Olá,
Quanto vocês gastaram ao todo com passagem hospedagem passeio alimentação deslocamento etc nessa viagem?
Obriagda!
Olá! Tudo bem?
Fizemos essa viagem com mais 2 casais de amigos e os custos foram repartidos. Gastamos na faixa de 1800 reais por passagem do Brasil para a África do Sul, levamos 1000 dólares para gastar lá e dividimos hospedagem/aluguel de carro/gasolina.
Abraços
Oi, muito legal o roteiro!
Você poderia dizer qual a média de preço para duas pessoas fazendo exatamente esse roteiro?
Obrigada!
Olá! Tudo bem? O valor varia muito a depender da hospedagem. Nosso gasto diário, sem hospedagem, ficava na média de R$100 para cada pessoa.
Abraços
Muito bom
Quero sobre Rússia, Bielorússia e Líbano
Já estamos com passagens compradas para um desses destinos! Pode aguardar 😉
abraços