Como ir à Suazilândia partindo da África do Sul

Como ir à Suazilândia partindo da África do Sul

Vai até a África do Sul e gostaria de conhecer mais um outro país? Veja aqui dicas úteis de como ir à Suazilândia partindo de alguma cidade do país sul-africano.

A África do Sul é um país repleto de lugares interessantes para se visitar, paisagens belíssimas e cidades muito ricas historicamente – é um local que, por si só, já é um prato cheio para o turismo! É um grande ponto de chegada no continente africano e de onde é possível ir facilmente para países vizinhos: Botsuana, Zimbábue, Moçambique, Suazilândia, Lesoto e Namíbia.

Por isso, muitas pessoas que visitam a África do Sul acabam visitando também esses outros países, pois não há acesso a eles através de voos que partem diretamente do Brasil e, estando na África do Sul, fica muito fácil se deslocar até os países vizinhos.

Como ir à Suazilândia saindo da África do Sul

Como fazer o trajeto entre os dois países

A forma mais simples de ir à Suazilândia, e mais econômica também, é partindo da África do Sul, país que, juntamente com Moçambique, formam as únicas fronteiras desse pequeno país, considerado a última monarquia absoluta existente de todo o continente.

Partindo da África do Sul, é possível ir à Suazilândia das seguintes formas:

  • Avião: há voos diretos entre Joanesburgo e Manzini (cidade a 30km da capital suázi), mas as passagens são caras
  • Minivan: é a forma mais econômica de viajar entre Joanesburgo e Mbabane, capital da Suazilândia
  • Carro: ir à Suazilândia de carro alugado é uma maneira prática e pouco custosa de viajar entre esses dois países

Descobrimos que existe uma cidade chamada Amsterdam no continente africano!

Como é alugar carro para ir à Suazilândia

Pré-requisitos para alugar carro na África do Sul:

    • Ser maior de 25 anos
    • CNH válida
    • Cartão de crédito com limite suficiente para a locadora poder efetuar o bloqueio de garantia

Nós também levamos a PID (Permissão Internacional para Dirigir), mas não pediram esse documento em momento algum.

Antes da viagem nós fizemos várias cotações de aluguel de veículos e encontramos os menores valores no site do RentCars, nosso parceiro aqui no blog, que trabalha com diversas locadoras ao redor do mundo. Efetuamos o pagamento da reserva ainda no Brasil, com possibilidade até de parcelamento do valor sem juros.

As estradas dos dois países são na mão inglesa e facilita bastante alugar um carro com câmbio automático. Nós alugamos um Hyundai H1, com câmbio automático, ar condicionado e com capacidade para 8 pessoas.

O carro que alugamos para fazer o safari e para ir à Suazilândia

A locadora só aceitou o cartão de crédito com o nome do titular da reserva para fazer o bloqueio de garantia no momento da retirada do carro. Ou seja, não é possível fazer a reserva em nome de um pessoa e entregar o cartão de outro passageiro para o bloqueio da garantia (esse bloqueio é obrigatório).

⚠️Atenção: no momento da locação do veículo é necessário informar que irá cruzar a fronteira da África do Sul e especificar qual o país que o locador vai com o carro.

Ao dar essa informação, será pago um valor adicional pela permissão de cruzamento de fronteira e no contrato de locação do veículo constará que aquele automóvel tem a permissão de levar o carro para o país especificado.

Contrato de locação do veículo: a seta vermelha sinaliza a permissão de transitar com o carro na Suazilândia

No final da locação foi entregue um recibo com os gastos extras, como pedágios e a taxa de cruzamento de fronteira. Esses valores foram descontados do cartão de crédito dado como garantia.

++ Faça aqui uma cotação de aluguel de carro na África do Sul ++

Estrada entre a África do Sul e a Suazilândia

O nosso roteiro de carro alugado entre a África do Sul e a Suazilândia envolveu as seguintes localidades: Joanesburgo, Kruger Park (Malelane Gate), Mbabane (capital da Suazilândia) e retorno a Joanesburgo.

Tempo de viagem entre as cidades:

    • Joanesburgo – Kruger Park : 4 horas
    • Kruger Park – Mbabane: 2 horas
    • Mbabane – Joanesburgo: 4 horas

Do local onde estávamos fazendo o safari no Kruger, pegamos a estrada R570 em direção a Jeppes Reef, a fronteira com a Suazilândia.

Após a imigração na Suazilândia, seguimos pela estrada MR1 até Mbabane.

As estradas na África do Sul são excelentes e as da Suazilândia um pouco precárias, mas nada que dificulte o trânsito entre os dois países.

Imigração na Suazilândia

Os postos de imigração nas fronteiras entre os dois países operam em horários variados:

  • Bulembu/Josefsdal: 8h às 16h
  • Gege/Bothashoop: 8h às 16h
  • Lavumisa/Golela: 7h às 22h
  • Lundzi/Waverley: 8h às 16h
  • Mahamba: 7h às 22h
  • Mananga/Bordergate: 8h às 18h
  • Matsamo/Jeppes Reef: 8h às 20h
  • Ngwenya/Oshoek: 7h às 24h
  • Salitje/Onverwacht: 8h às 18h
  • Sandlane/Nerston: 8h às 18h
  • Sicunusa/Houdkop: 8h às 18h

A única fronteira que está aberta 24 horas é Mhlumeni, na fronteira entre a Suazilândia e Moçambique. Nós passamos pela fronteira Jeppes Reef/Matsamo, na qual o posto encontra-se aberto entre 8h e 20h.

Imigração na fronteira Jeppes Reef/Matsamo

Para passar na fronteira entre a África do Sul e a Suazilândia é necessário ter em mãos o passaporte válido.

Para quem está com  viajando com carro alugado, é indispensável apresentar a numeração contida na chave do carro para poderem fazer o procedimento de liberação do veículo para entrar no país. Nesse caso, há uma taxa de 50 rands (referente à entrada do carro no país) a ser paga em espécie na imigração da Suazilândia.

Pagamento da taxa de rodagem e a autorização de entrada do carro na Suazilândia

Após o controle de passaportes o fiscal da alfândega faz uma vistoria no carro para verificar se os passageiros estão entrando no país com algum produto proibido ou se há algo que deva ser declarado.

É proibido entrar na Suazilândia com espécies ameaçadas (ou partes delas) e drogas perigosas (narcóticos). Armas, munições e animais vivos são suscetíveis a controles de importação e devem ser declarados. Existem também restrições à importação de carnes, laticínios, vegetais, frutas e plantas. 

Dicas para quem vai incluir a Suazilândia no roteiro

A Suazilândia é um país muito pequeno e com poucos atrativos turísticos, principalmente quando consideramos a sua vizinha África do Sul, um país imenso e cheio de lugares interessantes para se visitar.

As distâncias entre os dois países são curtas se tivermos como referência a partida de Joanesburgo ou de algum ponto do Kruger Park, ambos locais muito visitados pelos turistas que vão à África do Sul.

Ao considerar incluir a Suazilândia na sua viagem, tenha em mente que você poderá gastar de 1 a 2 dias de viagem com os deslocamentos.

Sugiro que separe pelo menos 2 dias para explorar a capital da Suazilândia, mas caso deseje fazer trilhas ou safáris, será necessário reservar mais tempo.

Uma grande facilidade para quem vai conhecer o país é que o inglês é um dos idiomas oficiais, assim como na África do Sul, sendo possível utilizar a mesma moeda (rand sul-africano) nos dois países.

Leia também:

Roteiro de 2 dias na Suazilândia 

O que você precisa saber antes de ir à Suazilândia

Roteiro de 9 dias na África do Sul

Como é fazer safari no Kruger Park de carro alugado

Dicas úteis sobre turismo em Joanesburgo

Organize sua viagem com a gente:

 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor seguro para as suas necessidades – utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: PROJETO1015 ao final da contratação.

Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em mais de 165 países! Você recebe o seu chip do Easysim4u em casa e viaja conectado.

Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em diversos países – evite filas!

✈️ Compre aqui as suas passagens aéreas e consiga as melhores tarifas e condições de pagamento!

Faça uma cotação de moeda estrangeira, encontre as melhores taxas de câmbio e compre euro, dólar, libra e outras moedas estrangeiras aqui.

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente

Ama animais, viagens e gastronomia, sempre tentando conciliar suas três paixões. Andou por mais de 60 países e está sempre programando a próxima viagem. O destino? Depende das promoções de passagens aéreas!

Deixe um comentário