Canadá

Canadá: o que você precisa saber antes de visitar o país

O Canadá foi a maior surpresa que tive no último ano: país altamente desenvolvido, onde povos de diferentes partes do mundo convivem aparentemente em harmonia e com uma população extremamente simpática e acolhedora.

Diferentemente dos Estados Unidos e de alguns países da Europa, o Canadá, inexplicavelmente, não está entre os destinos mais populares entre os brasileiros que viajam a turismo. Quem nunca esteve no país não sabe o que está perdendo!

Mas antes de começar a programar o seu roteiro pelo Canadá, veja aqui algumas dicas úteis sobre o país que lhe ajudarão a entender melhor essa pátria de tantas culturas.

Onde está localizado o Canadá?

Esse gigante de proporções continentais é o segundo maior país do mundo (em área total), localizado ao norte do Estados Unidos e banhado por três oceanos: o Atlântico, o Pacífico e o Ártico.

Composto de 10 províncias e 3 territórios, esse enorme país faz, com os Estados Unidos, a fronteira terrestre mais larga do mundo.

Veja no mapa a sua exata localização:

Uma breve história do Canadá

Ocupado por povos indígenas há milhares de anos, o Canadá hoje delineado guarda resquícios da sua colonização europeia iniciada no início do século XVI, quando britânicos e franceses se estabeleceram na região. Só que as colônias britânicas e francesas da América do Norte criavam um clima de animosidade entre Inglaterra e França e, por causa de tantas brigas entre os dois países, foi assinado o Tratado de Paris, que concedia à Inglaterra algumas porções do território francês.

Quinze anos depois, foi aprovado o Ato de Quebec pela a Grã-Betanha, que reconhecia oficialmente os direitos dos franceses e garantia a liberdade religiosa e linguística.

Enquanto pairava uma harmonia aparente, ocorreu a independência dos Estados Unidos, causando a fuga de colonos ingleses para o Canadá. Com basicamente ingleses e franceses disputando territórios canadenses, foram criados o Alto e o Baixo Canadá (que hoje são, respectivamente, as províncias de Ontário e Quebec), cada um com seu governo independente.

Entretanto, o clima de rivalidade ainda continuava, levando os ingleses a reunir as duas colônias, formando a Província do Canadá. Embora tivesse uma maior autonomia, o Canadá ainda era parte do Império Britânico.

Com o crescimento das colônias britânicas norte-americanas (formadas pelos refugiados da independência dos EUA) e os Estados Unidos cada vez mais forte após o fim da Guerra Civil, para evitar a possibilidade de anexação do Canadá aos EUA, os políticos decidiram unir as colônias inglesas. E assim foram assinados diversos Atos da América do Norte Britânica entre 1867 e 1975, sendo que o primeiro, assinado no dia 1º de julho de 1867, criou o domínio do Canadá.  Por isso que, em 2017, o Canadá completa 150 anos!

Mas foi apenas em 1982 que o Canadá se tornou completamente independente do Reino Unido, podendo, a partir desse momento, alterar a sua Constituição.

Só que tem uma coisa que talvez você não saiba: o Canadá é uma monarquia. E sabe quem é a rainha do país?? A rainha da Inglaterra, Elizabeth II, é também rainha do Canadá!

É preciso visto para visitar o Canadá?

Depende! Se você tiver um visto americano válido ou tiver tido um visto canadense nos últimos 10 anos, poderá pedir o uma autorização eletrônica de viagem – eTA.

Aqueles que não forem elegíveis para o eTA, deverão passar pelo procedimento burocrático para tirar o visto. E isso requer paciência, pois pode demorar até um mês para que todo o procedimento seja finalizado.

Solicite o seu visto agora mesmo com a S.O.S. Canadá, uma parceira do blog!

Quer saber como tirar o seu visto canadense? Nós fizemos um passo a passo explicando direitinho tudo que é necessário para obter o visto online para o Canadá.

Qual é o idioma oficial do Canadá?

Se você leu a rápida historinha que contei acima, já deve imaginar que, no Canadá, oficialmente não se fala um, mas dois idiomas: o inglês e o francês.

Cada província tem o seu idioma predominante: em Ontário as pessoas falam inglês e em Quebec, francês. Mas é claro que nos órgãos públicos as duas línguas são faladas, assim como nas companhias aéreas e linhas férreas canadenses.

Segue a lista das cidades que conhecemos no país e idiomas predominantes:

Toronto: inglês;

Montreal: francês, mas muitas pessoas falam inglês e também encontramos muitas informações em inglês;

Quebec City: o idioma predominante é francês e vimos poucas informações em inglês fora de museus (na parte turística da cidade, a maioria das pessoas fala inglês);

Ottawa: inglês, mas foi a única cidade que vimos os dois idiomas em harmonia; talvez pelo fato de ser a capital do país.

O mais interessante é que, embora existam apenas dois idiomas oficiais no país, as comunidades “estrangeiras” que formam a sua identidade cultural é composta de indivíduos de diversas partes do mundo e que carregam consigo suas culturas, crenças e principalmente seus idiomas. E é por isso que você ouvirá pessoas falando mandarim, árabe, hindu e até mesmo português! Mas isso será assunto para outro tópico…

Qual a moeda do país?

A moeda do Canadá é o dólar canadense (CAD), que tem um valor mais baixo que o dólar americano. Mas não se engane e ache que fazer turismo no Canadá é mais barato do que fazer turismo nos EUA!

O custo de vida no Canadá é alto e, consequentemente, o turismo acaba sendo custoso.

Não é nada absurdamente caro, mas é sempre bom advertir os viajantes menos experientes que o fato de uma moeda valer menos não quer dizer necessariamente que as coisas naquele determinado país são mais baratas.

As cédulas utilizadas são: CA$5, CA$10, CA$20, CA$50 e CA$100.

As moedas utilizadas são: 0,05 cents, 0,10 cents, 0,25 cents, 1 dólar e 2 dólares.

Obs: a moeda de 1 centavo não é mais utilizada.

Para saber o valor do dólar canadense em relação ao Real, use esse link para fazer a conversão.

Taxas: o valor final do produto não é o da etiqueta!

Diferentemente do Brasil, onde os impostos já estão embutidos nos valores dos produtos, no Canadá as taxas/impostos são pagos à parte.

Isso quer dizer que sobre aquele valor que você está vendo na etiqueta incidirá uma taxa, que varia de 5% a 15%, a depender da província que você estiver visitando.

Pode até parecer pouca coisa quando o valor do produto é baixo, mas imagine se você decidir comprar eletrônicos?

Continua sendo bem mais barato do que comprar o mesmo produto no Brasil, mas é bom ter em mente o valor  do tributo a ser adicionado.

Para exemplificar, veja o valor que pagamos pelo iPhone 7 plus que compramos em Toronto:

Valor do produto: $1.049,00

Valor dos tributos (GST/HST): $136,37

Valor total: $1.185,37

Essa dica vale também para quem vai levar encomendas para amigos e parentes. Se alguém te pedir para trazer alguma coisa, calcule o valor total com o tributo!

Canadá é sempre frio?

Grande parte da população brasileira tem a imagem do Canadá aliada a frio intenso e muita neve. E claro que não estão errados, pois uma parte do país está localizada no Círculo Polar Ártico e consequentemente as temperaturas estarão muito abaixo de zero durante o inverno.

Visitamos o Canadá justamente no início do inverno (segunda quinzena de dezembro até início de janeiro) e pegamos os termômetros beirando -20 graus Celsius. E olhe que o frio mais brabo costuma chegar em fevereiro!

Mas isso não quer dizer que também não faça calor por lá!

Amigos nossos que moraram no país nos contaram que nos meses de julho e agosto (verão) as temperaturas estão nas alturas, chegando a fazer 40 graus! Lógico que o clima dependerá também da região do país que você pretende visitar.

É seguro viajar para o Canadá?

Com um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) altamente elevado, o país é um dos mais seguros do mundo.

A criminalidade existe, como em qualquer outro lugar do mundo, mas as chances de um turista brasileiro ser vítima de crimes no Canadá é baixíssima.

Como “seguro morreu de velho”, todo cuidado é pouco, principalmente em relação a furtos. Por isso, nunca deixe objetos de valores a toa.

Como ficar conectado no Canadá?

A conexão da internet no Canadá é sensacional e a melhor forma de ficar conectado é usando o chip T-Mobile da Easysim4u, que tem uma cobertura incrível!

Passamos 20 dias usando o chip de dados ilimitados (4G LTE) e nem precisamos apelar para wifi de hotéis e restaurantes.

Outras informações

Fuso horário em relação ao Brasil: de -2 horas, na costa leste, até -6 horas na costa oeste

Código telefônico do país: +1

Tomadas: Tipo A e Tipo B

Endereços das representações diplomáticas do Brasil no Canadá:

Ottawa

450 Wilbrod Street, Ottawa, Ontario, K1N 6M8

Tel.: +1(613)237-1090

Email: [email protected]

Toronto

77 Bloor Street West, Suite 1109, Toronto, ON, M5S 1M2

Tel.: +1 (416) 922 2503

Email: [email protected]

Vancouver

2020-666 Burrard Street, Vancouver, BC V6C 2X8

Tel.: +(1) 604-696-5311

Email: [email protected]

Assista aos nossos melhores momentos da viagem pelo Canadá:

Leia também:

*Agradecemos ao Destination Canada pelo suporte dado durante a nossa estadia no Canadá! 

Organize sua viagem com a gente:

🏥 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor seguro para as suas necessidades. – utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: PROJETO1015 ao final da contratação.

🏢 Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

📱Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em até 140 países! Você recebe o seu chip da Easysim4u em casa e viaja conectado.

🚘 Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

💵 Faça uma cotação de moeda estrangeira, encontre as melhores taxas de câmbio e compre euro, dólar, libra e outras moedas estrangeiras aqui.

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente 😉

20 Comentários

  1. O Canadá se tornou livre no ano em que eu nasci! Que legal. E como assim a rainha Elizabeth II também é rainha do Canadá??? Gente! Não sabia mesmo!
    E sim, tem calor por lá! Uma amiga de Lázaro que mora em Quebec usa a piscina da casa uma vez a cada ano…rsrs.
    Adoraria morar lá!!!

  2. Esse post está muito completo. Parabéns! Quero muito ir ao Canadá, quem sabe eu consiga esse ano no 2o semestre. Mas quero ir no final do verão ou início do outono. Não aguento -20 graus. Uma vez peguei essa temperatura no leste europeu e quase morri congelada. rs

Trackbacks for this post

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados * *

Translate »