Detector de fumaça no Canadá é coisa séria

Detector de fumaça no Canadá é coisa séria

Atenção! Se você está de mudança para o Canadá ou está pensando em alugar uma casa, apartamento, ou até mesmo ficar em um apart-hotel no país para passar as férias, tome muito cuidado com o detector de fumaça do local onde você estiver morando ou se hospedando. Todas as residências e hotéis aqui são equipadas com os detectores de fumaça e esses equipamentos costumam funcionar muito bem!

Sabe por que fiz questão de escrever esse post? Simplesmente porque nós passamos pelo dissabor de ter todos os apartamentos evacuados no nosso prédio com direito à chegada dos bombeiros aqui em casa por causa de hambúrgueres que estávamos fazendo para jantar.

Morando aqui no Canadá há apenas 44 dias eu não fazia ideia de como os detectores de fumaça aqui são tão sensíveis. Eu estava fazendo 3 hambúrgueres, as janelas do apartamento estavam abertas e, de repente, começou um barulho lá no corredor do apartamento, perto dos quartos. Era o alarme que estava começando a apitar.

No mesmo momento, desliguei o fogão e meu esposo foi correndo apertar o botão do alarme na tentativa de fazer ele parar de apitar. Não adiantou! Em pouquíssimos segundos começamos a ouvir um outro barulho, dessa vez ensurdecedor e que se alastrou por todo o prédio. Era um som que incomodava a ponto de ser impossível alguém permanecer dentro do edifício.

Detector de fumaça no Canadá

Esse monte de tubos localizados na porta do nosso apartamento acionam o alarme central do edifício

Saímos do prédio juntamente com todos os nossos vizinhos e, em pouquíssimos minutos, chegou o caminhão dos bombeiros. Juro que eu estava completamente envergonhada do lado de fora do prédio carregando a minha filha mais nova no colo, enquanto meu esposo ainda estava saindo do apartamento carregando o nosso filho mais velho. Eu estava procurando um buraco para colocar minha cabeça.

Os bombeiros olharam para mim e só fizeram um pergunta: “Cooking?” (Cozinhando?), e eu apenas balancei a cabeça respondendo que sim. Meus vizinhos aguardaram pacientemente do lado de fora perto da gente e foi aí que eu percebi que isso é uma coisa que acontece aqui no Canadá.

Os bombeiros desativaram o alarme de incêndio e entraram no meu apartamento para verificar o detector de fumaça. Eles foram muito simpáticos, pacientes e explicaram o que aconteceu. Disseram também que o detector de fumaça do nosso apartamento era velho e estava muito sensível, necessitando uma troca.

Por esse motivo, eles notificaram a empresa responsável pelo edifício e nos garantiram que nada seria cobrado da gente. Que sorte! Eu soube que quando isso ocorre, o morador paga uma multa bem salgada pela chamada dos bombeiros.

Como funciona o detector de fumaça no Canadá?

Aqui no apartamento onde moramos, há um detector de calor localizado bem do lado da cozinha. Esse aparelho está todo conectado a tubos que se espalham por outros cômodos e vão até a saída do apartamento.

Do lado de fora dos apartamentos há outros tubos que se conectam com o sistema central. Por isso que se o alarme toca dentro de um determinado apartamento e o morador não consegue desligá-lo, o sistema de alarme do edifício é acionado.

Nesse último caso, os moradores não têm outra saída a não ser aguardar os bombeiros, que são os responsáveis pelo desligamento do sistema do prédio. E como o som é extremamente alto, é impossível conseguir ficar dentro do edifício.

Detector de calor que fica ao lado da cozinha

Alarme que emite o som dentro do apartamento e que não conseguimos desligar antes do acionamento do alarme central 

Como cozinhar sem medo de acionar os bombeiros?

Quem gosta de comida de qualidade não tem outra opção a não ser fazer a própria refeição em casa, ainda mais no Canadá, onde os custos com alimentação saudável são relativamente altos.

Os hambúrgueres que eu estava fazendo no fatídico dia foram preparados em casa, com carne moída, e “fritos” uma panela teflon com quase nada de gordura (pincelei a panela com azeite de oliva só para carne não grudar). Esse contato da carne com a panela bem quente foi o suficiente para alastrar fumaça pela casa.

Então como fazer? Não cozinhar seria uma opção?

Confesso que depois dessa “visita” dos bombeiros ficamos com muito receio de fazer qualquer comida no fogão. O acionamento do alarme de incêndio em um prédio, além de causar desconforto entre os moradores, pode gerar um prejuízo financeiro considerável para o responsável pela chamada (ouvi falar que a multa pela ida dos bombeiros pode chegar a 500 dólares canadenses).

Não vou mentir que sempre que vou fazer qualquer comida eu sinto medo do alarme tocar, então, antes de começar a cozinhar nós abrimos todas as janelas possíveis do apartamento. No inverno, abrimos apenas a janela da cozinha e da sala, que são as mais próximas do fogão.

Caso a refeição seja preparada na Air Fryer ou no forno, eu fico um pouco mais tranquila, mas se for algo feito na boca do fogão, nós geralmente colocamos um ventilador virado para o sensor de aquecimento que fica do lado da cozinha. Se notamos que está saindo fumaça do preparo da comida, ficamos com um pano de prato abanando o sensor.

Em relação à fritadeira elétrica, é preciso ficar atento também com esse tipo de equipamento. Um dia fomos almoçar na casa de uma amiga, que resolveu preparar picanha na Air Fryer para o nosso almoço. De repente, não mais que de repente, ouvimos o alarme do apartamento dela tocando por causa da fumaça que estava saindo do fundo da Air Fryer. Ou seja, todo cuidado é pouco!

Sei que é estressante, que é estranho para quem vem do Brasil, no entanto muito pior é incomodar todos os vizinhos com um som absurdo que tocou por causa do seu apartamento e, pior,  ainda ter que pagar um valor muito alto por isso.

Leia também:

Como é o jardim de infância no Canadá

Por que a mudança para o Canadá?

Cuidado com a numeração de calça jeans no Canadá

Como tirar a autorização eletrônica de viagem (eTA ) para o Canadá

Organize sua viagem com a gente:

 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor SEGURO para as suas necessidades  - utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: p101p ao final da contratação.

Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em mais de 165 países! Você recebe o seu chip do omeuchip em casa e viaja conectado.

Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em diversos países – evite filas!

✈️ Compre aqui as suas passagens aéreas e consiga as melhores tarifas e condições de pagamento!

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente

Ama animais, viagens e gastronomia, sempre tentando conciliar suas três paixões. Andou por mais de 60 países e está sempre programando a próxima viagem. O destino? Depende das promoções de passagens aéreas!

Deixe um comentário