Locomover em Londres com Oyster Card

Oyster Card: a forma mais econômica de se locomover em Londres usando o transporte público

Vai a Londres e está na dúvida sobre como se locomover na cidade sem gastar fortunas? Pode acreditar que o Oyster Card é a opção mais econômica para se locomover em Londres e vamos explicar o porquê!

Assim que chegamos à capital inglesa, fizemos a grande besteira de comprarmos passes para um único trecho sem adquirir o Oyster Card. Posteriormente, quando precisamos comprar mais um bilhete de metrô, foi que percebemos que perdemos dinheiro à toa.

Para se ter uma ideia, para aquela zona onde estávamos transitando, o bilhete único de passagem custava £4.90. Caso tivéssemos adquirido o Oyster Card, o valor dessa mesma viagem cairia para £2.40. Ou seja, comprando dois bilhetes usando o Oyster Card sairia 10 centavos mais barato do que comprar um bilhete único de papel.

💡Compre aqui ingressos para shows, tours, traslados, excursões, atividades e visitas guiadas em diversas atrações em Londres. Pague em reais e sem IOF! 

O que é o Oyster Card?

O Oyster é um cartão inteligente que tem a função de armazenar os créditos para o uso do transporte público em Londres: ônibus, metrô, bonde (tram), DLR e National Rail.

Esse cartão tem o sistema conhecido como “pay as you go”, através do qual você paga de acordo com a viagem que fizer, sendo o valor carregado abatido aos poucos de cada viagem.

Como utilizar o Oyster Card para se locomover em Londres?

O Oyster Card funciona da seguinte forma:

  • Você precisa se dirigir a um dos terminais automáticos de vendas de bilhetes de transporte público (há vários nas estações de metrô) e adquirir o seu Oyster Card pelo valor de £5;
  • É necessário ainda carregar o Oyster Card com alguma quantia de sua preferência: £5, £10, £15, £20, £30…
  • Depois de carregado, basta encostar o seu cartão nos sensores que ficam na entrada dos metrôs para que as portas se abram.

À medida que a pessoa for utilizando o transporte público, o saldo do Oyster Card é deduzido.

Se você for comparar o valor para adquirir o cartão e o valor de um bilhete único, por exemplo, pode até achar que não vai economizar em nada.

Mas o grande detalhe é que usando esse cartão todas as tarifas são reduzidas e, para tornar a coisa mais atraente ainda, aquele valor que foi depositado para comprar o Oyster Card (£5) é reembolsado, caso você o devolva ao final de sua viagem, assim como algum crédito que não tenha sido utilizado!

No metrô de Londres, por exemplo, tanto para entrar quanto para sair, é necessário encostar o Oyster Card no sensor magnético para que a catraca seja liberada. É dessa forma que o sistema calculará a tarifa de acordo com a zona transitada.

Usando o Oyster Card há o chamado “price capping”, que é um limite diário a partir do qual não se cobra mais pelas viagens pelo resto do dia, ou seja, quando o custo total de todas as tarifas atinge um certo valor, o usuário do cartão não precisa mais pagar pelas viagens seguintes durante aquele dia.

⚠️O cartão só pode ser utilizado por uma pessoa a cada viagem. Mesmo que seja carregado com um valor alto, não é possível passar mais de uma pessoa pela catraca do metrô usando apenas um Oyster Card.

Como receber o depósito e eventuais créditos de volta?

Se você vai embora de Londres e não quer guardar o Oyster Card de recordação, vale a pena ir até uma das máquinas que vendem bilhetes nas estações de metrô para pegar de volta o depósito no valor de £5 e algum crédito que ainda tenha no cartão. O reembolso só é possível se você tiver crédito no valor de até £10.

Refund Oyster Card

Pegando a devolução do crédito no Oyster Card- a forma mais econômica de se locomover em Londres

Visitor Oyster Card

O Visitor Oyster Card é um cartão para visitantes que funciona exatamente como o Oyster Card comum, com a diferença de que ele é comprado online e entregue na sua residência.

O Visitor Oyster Card:

  • É aceito em todos os meios de transportes públicos de Londres;
  • Oferece a a tarifa reduzida no transporte público (os mesmos valores do Oyster Card comum);
  • Também tem o limite diário “price capping”;
  • Concede ainda descontos nos passeios de barco, restaurantes e lojas.
Travelcard – quando vale a pena adquirir?

O Travelcard é um tipo de bilhete que dá a liberdade de se locomover em Londres o quanto quiser utilizando o transporte público. Pagando um valor fixo, a pessoa pode se deslocar à vontade pelas zonas contratadas durante o período escolhido.

Os Travelcards estão disponíveis para:

  • Um dia (somente bilhete em papel);
  • 7 dias (com o Oyster);
  • Mensal (com o Oyster);
  • Anual (com o Oyster).

Se você for passar 7 dias ou mais, o valor do Travelcard será mais econômico do que o price capping do Oyster Card.

Por exemplo:

  • Nas zonas 1 e 2, o price capping é £6.80;
  • O Travelcard para as zonas 1 e 2 por 7 dias custa £34.10.

Neste caso, é mais vantajoso adquirir o 7 Day Travelcard, pois usando o teto do Oyster Card durante 7 dias o valor total pago será de £47.60, ou seja, £13.50 a mais do que o Travelcard de 7 dias.

Leia também:
Organize sua viagem com a gente:

 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor seguro para as suas necessidades – utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: PROJETO1015 ao final da contratação.

Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em até 140 países! Você recebe o seu chip da Easysim4u em casa e viaja conectado.

Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em mais de 20 países – evite filas e ganhe descontos!

Faça uma cotação de moeda estrangeira, encontre as melhores taxas de câmbio e compre euro, dólar, libra e outras moedas estrangeiras aqui.

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente

4 Comentários

  1. Renato

    Olá Gabriela. Parabéns pela dica. Estivemos em Londres e utilizamos o Oyster Card. Assim que chegamos na estação conversamos com um dos funcionários que além de nos auxiliar no terminal deu um “desconto” para o cartão de nossa filha de 14 anos. Todos os dias utilizamos o cartão no metrô e nos ônibus e quando chegamos na estação que fica no Aeroporto Heathrow fomos reembolsados tanto pelo que não usamos como também pelas 5 libras do mesmo. Realmente após as viagens o crédito permanecia inalterado naquele dia o que nos permitiu conhecer muito de Londres.

    • Olá Renato!
      Sem dúvida que o Oyster Card foi uma mão na roda para economizarmos com o transporte público em Londres. Bom saber que você também teve uma boa experiência 😉
      Obrigada pela mensagem!
      Abraços

Trackbacks for this post

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados * *