Chá da tarde em Londres

A experiência de tomar um chá da tarde em Londres

Pensar em gastronomia inglesa envolve o café da manhã britânico, com ingredientes diferentes como salsichas, cogumelos e feijão, os fish and chips (peixe frito com batata frita), os muffins e o tradicional chá da tarde, conhecido como afternoon tea. Qual o amante da gastronomia que nunca teve vontade de experimentar o famoso chá da tarde em Londres?

Na minha segunda visita à capital inglesa, eu tinha a certeza de que queria entender um pouco sobre essa tradição britânica e, é claro, experimentar o tão célebre chá da tarde em Londres.

A origem do chá da tarde britânico

Sabia que o surgimento do chá da tarde é um costume relativamente novo?

Embora o hábito de tomar chá seja milenar na cultura chinesa, a bebida só se tornou popular na Inglaterra no século XVII. Mas foi apenas no século XIX que surgiu o “chá da tarde” de fato.

Anna Russell, Duquesa de Bedford e amiga íntima da rainha Victoria, foi a responsável pela criação da refeição britânica conhecida como chá da tarde.

Durante o século XIX, os ingleses já tinham esse hábito de fazer as três refeições do dia, sendo que o almoço, ao meio dia, era uma refeição leve. O jantar, por sua vez, era servido muito tarde, entre  19h30 e 20h30, fazendo com que o intervalo entre as duas refeições fosse longo, o que era alvo de queixas de muitas pessoas, inclusive da Duquesa de Bedford, que encontrou no chá da tarde uma alternativa para aliviar os enjoos causado pelas longas horas sem comer. Ela começou então a convidar amigos para se juntarem a ela nessa nova refeição.

Assim, um lanche leve, composto por chá, bolos e sanduíches, começou a fazer parte do cotidiano das famílias abastadas da Inglaterra.

A experiência de tomar um chá da tarde em Londres: Mandarin Oriental Hyde Park

Aproveitando o feriado do Natal, fizemos uma reserva para o chá da tarde no hotel Mandarin Oriental Hyde Park, um dos cinco estrelas mais famosos de Londres, não só pelo hotel em si, mas também pelos seus restaurantes.

É um ambiente requintado e ao mesmo tempo acolhedor, de forma que as pessoas conseguem se sentir à vontade, pois embora seja um serviço digno de um 5 estrelas, os profissionais que trabalham no hotel criam uma atmosfera para que todos se sintam bem-vindos, independentemente do tipo de local que cada um costuma frequentar.

The Rosebery Lounge

O chá da tarde do Mandarin Oriental Hyde Park é servido no The Rosebery Lounge, um ambiente intimista, rodeado de vidro, espelhos e sofás de veludo, perfeito para relaxar enquanto saboreamos a seleção chás, sanduíches e doces especialmente elaborada para o clássico chá da tarde em Londres.

Não existe um código de vestimenta para o chá da tarde no hotel e vimos muitos turistas, das mais variadas partes do mundo, vestidos de forma casual. Nada de frescura, mas claro que é interessante ter bom senso ao se vestir para um local mais requintado, até mesmo para o seu bem estar!

The Rosebery Lounge

The Rosebery Lounge

O menu do chá da tarde: um banquete memorável

Com uma vasta coleção dos melhores chás do mundo, foi criado um menu que harmoniza chás originários de países com tradição na bebida, como China e Sri Lanka, por exemplo, com uma variedade de iguarias que combinam perfeitamente com a ocasião.

Há uma seleção com dezenas de chás, dentre chá branco, verde e preto, além de cafés, capuccinos e chocolate quente.

Para quem deseja incluir bebida alcoólica, há também a possibilidade de combinar o menu com champanhes ou cervejas (com um custo adicional).

Por causa da época da nossa visita, experimentamos o Festive Afternoon Tea, um cardápio elaborado especialmente para a data festiva, mas que se assemelha ao Traditional Afternoon Tea, servido durante todo o ano no The Rosebery Lounge.

A primeira coisa que nos foi perguntada era se tínhamos alguma restrição alimentar para que o menu do chá da tarde fosse servido de acordo com as nossas preferências e/ou limitações. Como eu estava grávida, a minha única restrição era em relação a queijos não pasteurizados e carnes cruas, além das bebidas alcoólicas.

Como não somos grandes entendedores de chás, pedimos uma recomendação dos mais famosos do cardápio que combinasse com as nossas preferências e harmonizassem bem com o menu.

Por conta da gravidez, foram recomendados os chás brancos, mais leves e livres de cafeína. Fabrício pediu o Nepal Spring White, que, como o próprio nome já diz, é um chá branco originário do Nepal.

Eu escolhi o Apricot White Tea, um chá branco de damasco originário da China, que foi elaborado especialmente para o hotel. Pense em um chá delicioso… Pensou? Agora multiplique por 10!

Apricot White Tea

O maravilhoso Apricot White Tea

Nós, que não somos apaixonados pela bebida, ficamos enlouquecidos com o sabor e suavidade do Apricot White Tea, de tal forma que Fabrício fez questão de perguntar ao funcionário do hotel que estava nos servindo onde ele poderia encontrar aquele chá para comprar. Pelo fato da bebida ter sido feita exclusivamente para o hotel, não seria possível encontrar esse exato chá nas lojas, mas ele recomendou alguns parecidos.

Para acompanhar as bebidas, foi servida uma variedade de mini sanduíches (finger sandwiches) com recheios de:

  • peru com cranberry;
  • ovos com trufa negra;
  • salmão defumado com maçã verde e estragão;
  • costela bovina braseada com raiz-forte e agrião;
  • caranguejo, lagostim, maionese de curry, coentro e cenoura no pão de limão;
  • abóbora-manteiga assada com cebola caramelizada e queijo de cabra.

Recebemos um prato com cada um dos mini sanduíches para degustação e depois poderíamos repetir quantas vezes quiséssemos.

Embora pareça pouca comida à primeira vista, é bom ter cautela nos salgados, pois depois ainda vem a parte dos doces, que também pode ser repetida.

A seleção de finger sandwiches

Selecionamos os sanduíches que mais gostamos para repetir: o de costela bovina, o de salmão e o com queijo de cabra.

Depois passamos para os doces, a parte preferida de Fabrício!

Foram servidas tortas com decorações natalinas e os famosos scones ingleses, que são bolinhos pequenos tradicionalmente servidos nos chás da tarde de Londres e, por não serem muito doces, são acompanhados com geleias.

A cara da felicidade de quem é apaixonado por doces!

Dentre os doces, foram servidos:

  • torta de chocolate e caramelo;
  • torta de geleia de pera com maple syrup;
  • torta com mousse de baunilha e geleia de framboesa;
  • torta de maracujá com avelã;
  • bolo battenberg;
  • bolo de canela com ameixa;
  • scones com cranberry;
  • scones tradicionais;
  • geleias de morango, de pétalas de rosa e de limão.

Os doces especialmente decorados para a época do Natal

O bolo battenberg, no centro, e o bolo de canela com ameixa

A título de curiosidade, o bolo battenberg, feito com quadrados nas cores amarela e rosa, foi uma homenagem ao casamento da princesa Victoria, neta da rainha Victoria, com o príncipe Louis de Battenberg (Battenberg é uma cidade alemã). É uma massa esponjosa de bolo com as duas cores formando os quadrados amarelos e rosas, divididos com uma camada de geleia e coberta de massa de marzipã.

Os tradicionais English Scones

De todos os doces, o nosso favorito foi a torta de maracujá com avelã.

Era tanta comida que no final não aguentávamos repetir mais nada. E olhe que eu até estava tentando comer por dois!

Realizando todos os desejos de grávida!

Em respeito à privacidade dos clientes, o local pede discrição ao fotografar e que as pessoas se abstenham de usar flash, bem como de tirar fotos que incluam clientes de outras mesas.

Sem dúvida que a experiência foi a mais positiva possível! Eu adoro experimentar comidas típicas em todos os países que visito e nós dois ficamos muito satisfeitos com essa experiência de tomar o típico chá da tarde em Londres!

Outras informações:
  • Horário do chá da tarde: 12h às 19h30
  • Endereço: 66 Knightsbridge, SW1X7LA, Londres
  • Valor do Afternoon Tea para adultos: £53
  • Valor para menores de 12 anos: £36
  • Sugestão de gorjeta: 12.5%
  • Site oficial: The Rosebery Lounge

*Agradecemos ao Mandarin Oriental Hyde Park e ao Xmart Viaja pelo convite para vivenciar a experiência do chá da tarde no The Rosebery Lounge!

Leia também:
Organize sua viagem com a gente:

 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor seguro para as suas necessidades – utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: PROJETO1015 ao final da contratação.

Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em até 140 países! Você recebe o seu chip da Easysim4u em casa e viaja conectado.

Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em mais de 20 países – evite filas e ganhe descontos!

Faça uma cotação de moeda estrangeira, encontre as melhores taxas de câmbio e compre euro, dólar, libra e outras moedas estrangeiras aqui.

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente

Trackbacks for this post

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados * *

Translate »