Várias pessoas me perguntaram o que fazer para passar tranquilamente pela imigração na Europa, principalmente a do aeroporto de Madri (Barajas), que já deportou muitos brasileiros de volta ao Brasil.
Não existem regras claras, mas há cuidados a serem tomados para que você não tenha suas férias frustradas. Seguem algumas dicas que ajudarão a organizar toda a documentação para passar as férias na Europa.
Índice
Passando pela imigração na Europa tranquilamente
1 – Ingresso na União Europeia
A União Europeia é uma união política e econômica de 28 países europeus, na qual há um mercado comum, com um sistema de leis aplicáveis a todos os estados-membros. O Espaço Schengen é formado por 22 estados membros e 4 estados não membros da UE e não há controle de passaporte para transitar entre esses países.
Uma das grandes preocupações dos brasileiros é passar pela imigração nos países da União Europeia, já que não há imposição de visto de turismo para brasileiros que visitam o continente por um período máximo de 90 dias.
Quem sai do Brasil para a Europa terá, obrigatoriamente, que passar pela imigração assim que desembarcar em qualquer aeroporto do continente. De fato, sempre que saímos do nosso país, somos obrigados a passar pelo controle de imigração do país que estamos visitando, seja em qual continente for.
Uma vez passado pela imigração na Europa, não será mais necessário passar novamente pelo controle de passaportes dos demais países da UE que assinaram o Acordo de Schengen. Ou seja, se você pega um voo da TAP de Salvador para Lisboa, ao desembarcar em Lisboa, você passa pelo controle de passaportes. Se você decidir sair de Portugal para qualquer outro país da comunidade signatário do Acordo, você não terá mais que passar por esse controle.
Lembrando que essas recomendações são para quem vai viajar a turismo pela Europa. As regras para quem deseja morar são diferentes, inclusive, o blog Apure Guria tem uma postagem super interessante sobre 5 países fáceis para brasileiros morar e trabalhar.
2 – Documentos obrigatórios
Passaporte
É o único documento válido para a entrada de brasileiros nos países europeus. Carteira de identidade ou qualquer outra identificação, tais como carteiras profissionais, carteira nacional de habilitação ou carteira de trabalho, não possuem validade alguma para ingresso no país. Na verdade, se você não estiver na posse de seu passaporte, você não conseguirá nem fazer o check-in no Brasil.
É de grande importância observar a data de validade do passaporte no momento em que você estiver planejando a sua viagem ao velho continente, pois o Regulamento 610/2013 prevê que o turista com estada não superior a 90 dias tem que:
– estar na posse de um passaporte válido até pelo menos os 3 meses seguintes à data de partida do território europeu;
– o documento ter sido emitido há menos de 10 anos.
Antes a imposição era de que, ao iniciar a viagem, o documento ainda fosse válido por pelo menos 6 meses. Por via das dúvidas, verifique sempre a validade de seu passaporte e, se puder, viaje sempre com uma folga.
Lembre que os países não signatários do acordo têm prazos diferentes. A Inglaterra, por exemplo, impõe que os turistas apresentem passaportes válidos por no mínimo 6 meses.
Seguro saúde
O seguro saúde é aquele documento que todo mundo faz mas ninguém quer usar. Fazer um seguro saúde para viagens ao exterior é importante por dois fatores:
– cobertura de despesas médicas no exterior;
– pode ser solicitado pelo agente de imigração na sua entrada no continente europeu.
O seguro viagem, com cobertura mínima de 30 mil euros, é obrigatório para entrar na Europa
Os valores do seguro variam de acordo com o destino da viagem, quantidade de dias e idade do segurado. Os países europeus que signatários do Tratado de Schengen exigem que o turista tenha um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros.
Você pode fazer uma simulação agora e escolher o melhor seguro para as suas necessidades.
3 – Documentos recomendados
Não existe nenhuma determinação sobre quais documentos são exigidos em cada país, mas há várias recomendações sobre quais são os mais importantes levar para não correr o risco de ser mandado de volta e ter suas férias frustradas.
Carteira internacional de vacinação contra febre amarela
A vacina contra febre amarela é gratuita e está disponível nos postos de saúde espalhados pelo país. Para quem vai viajar, a vacina deve ser aplicada 10 dias antes da viagem e é válida por 10 anos. É contra-indicada a gestantes, pessoas com o sistema imunológico debilitado e pessoas alérgicas a gema de ovo. A partir de julho de 2016, os certificados de vacinação têm validade para a vida toda.
Além da proteção contra a doença, ser vacinado contra febre amarela pode ser um dos requisitos para a entrada em alguns países do exterior, dentre eles a Tailândia. Embora não seja um documento obrigatório para a entrada na Europa, acho que vale a pena tê-lo sempre em mãos (os nossos ficam grudados no passaporte).
Para que o certificado de vacinação seja aceito fora do Brasil é necessário que seja solicitado o certificado internacional de vacinação e profilaxia (CIVP), totalmente gratuito.
*O site da Anvisa informa os locais onde poderão ser emitidos os certificados internacionais de vacinação contra febre amarela. Quando precisei me imunizar contra a febre amarela, fui ao Aeroporto Internacional de Salvador-BA, mas fui informada que o local não emite mais o CIVP.
Dinheiro, cartões de crédito e traveler’s check
Todas as pessoas que viajam a lazer sempre precisam de uma reserva de dinheiro para manter seus gastos durante as viagens. Mesmo que você resolva pagar todas as suas despesas com o cartão de crédito, sempre é importante levar alguma quantia em dinheiro para necessidades emergenciais.
Por mais que sua viagem seja low cost, alguma quantia em dinheiro será necessária para pagar acomodação, alimentação ou transporte.
Os agentes de imigração podem pedir que você comprove ter meios suficientes para se manter durante a viagem. E para fazer essa comprovação você pode ser solicitado a apresentar dinheiro, cartões de crédito ou débito ou traveler’s check.
Não existe uma regra de que você tenha que comprovar “X euros” por dia, mas o Ministério da Relações Exteriores recomenda que você comprove ter aproximadamente 60 euros por dia de viagem. Dessa forma, hipoteticamente, seria menos dificultoso passar pela imigração na Europa na posse dessa quantia comprobatória.
Vouchers de passagens aéreas, terrestres e de hotéis
Leve consigo todos os comprovantes de reservas de hotéis, passagens aéreas ou terrestres. Ter todos os vouchers em mãos agiliza seu atendimento nos hotéis e companhias aéreas.
Na entrada em qualquer país europeu também podem pedir para que você mostre suas reservas em hotéis, deslocamentos entre os países da Europa e a sua passagem de volta ao Brasil. Por isso, é sempre bom estar com tudo organizado!
4 – Minhas experiências
Já passei por diversas situações em viagens e confesso que cada vez que viajo à Europa fico com aquele friozinho na barriga, ainda mais quando vejo notícias de brasileiros que foram barrados na chegada. Por isso, sempre tento organizar tudo que é preciso para não correr grandes riscos de perder as minhas férias.
Cada país é soberano e só o agente da imigração é quem vai dizer se você entra ou não na Europa. Não adianta espernear, bater, gritar. Isso só piora a situação. De fato, é muito difícil um turista, que tenha a intenção de passear e que leve todos os documentos recomendados, ser mandado de volta.
Vou contar algumas experiências que vivenciei nas passagens pela imigração na Europa, começando da mais light até a mais sofrida:
Lisboa – Jan/2000
Agente: Onde vai se hospedar?
Gabriela: Na casa de meu pai.
Agente: Pode passar
Madri – Jan/2008
Esse é o mais temido pelos brasileiros. Até quem já passou por lá tem medo de voltar por causa das inúmeras notícias que lemos sobre nossos patriotas que são barrados.
Agente: Para onde vocês estão indo?
Fabrício: Vamos a Paris e de lá a outros lugares
Agente: Vocês têm onde se hospedar?
Gabriela: Pegou a pasta com todos os vouchers
Agente: Folheou os passaportes e quando passou pelo visto americano de Fabrício devolveu os documentos e mandou passar. (Nem chegou a ver as reservas de hotéis)
Londres (Heathrow Airport) – Fev/2003
Agente: Onde vai se hospedar?
Gabriela: No albergue X
Agente: O que veio fazer aqui?
Gabriela: Turismo
Agente: O que você faz no Brasil?
Gabriela: Estudo direito na universidade
Agente: Onde seus pais trabalham?
Gabriela: Trabalham em tais lugares
Agente: O que você veio fazer aqui? (novamente)
Gabriela: Turismo
Agente: O que você quer ver aqui?
Gabriela: Big Ben, Palácio de Buckingham, Tower Bridge, etc
Agente: Você tem dinheiro? Mostre.
Gabriela: Sim (mostrei dinheiro, que não era muito, e cartão de crédito e débito)
Agente: Qual o seu limite do cartão? (ele me entregou um pedaço de papel)
Gabriela: (Escrevi o limite no papel)
Acho que ele repetiu as mesmas perguntas umas 3 vezes cada e depois carimbou meu passaporte e me liberou.
Quando eu achava que estava tudo tranquilo, aparece um sujeito:
Agente 2: Como vai?
Gabriela: Tudo bem
Agente 2: O que você veio fazer aqui?
Gabriela: Turismo
Agente 2: Posso verificar sua bagagem?
Gabriela: Pode
Ele pegou minha pequena mochila, abriu e pediu para dar uma olhada. Depois falou: “não tem drogas, pode ir”.
Entendo que essas pessoas estão fazendo seu trabalho, mas me senti muito mal por perceber que estavam suspeitando de mim.
Pois é, cada imigração é diferente e também cada pessoa que vai te atender é diferente. Não temos como fazer uma previsão de como será sua entrada na Europa e nem mesmo de como será o meu retorno lá, mas o importante é sempre manter a calma, além de ter em mãos todos os documentos recomendados.
Devemos lembrar que circunstâncias políticas do momento podem influenciar a rigidez dos agentes de imigração. Foi assim após o 11 de setembro em quase todo o mundo, na Inglaterra em 2005 após os ataques terroristas e na Espanha em 2004. Além de que, devido a turbulências políticas em certos países, seus cidadãos podem ser sujeitos a maior averiguação por parte dos agentes por riscos de imigração ilegal, terrorismo, etc. Felizmente os brasileiros, em geral, não têm esse perfil.
Madri – Dez/2013
Para a minha surpresa, do momento que a agente pegou nossos passaportes até devolvê-los, não demorou nem 1 minuto. Nunca passei por uma imigração tão meteórica na minha vida! Com certeza, essa foi a imigração mais tranquila de todas as minhas idas à Europa!!
Roma e Zurique – Out/2015
Passamos pela imigração no aeroporto de Roma (Fiumicino) e no aeroporto de Zurique. Em Roma, não perguntaram absolutamente nada e apenas abriram e carimbaram os passaportes (acredito que eles nem olharam para as nossas fotos). No aeroporto de Zurique a agente de imigração perguntou de onde estávamos vindo (do Irã), quanto tempo ficaríamos e se já havíamos visitado a Suíça antes. Apesar dela ter feito 3 perguntas, podemos considerar que foi uma imigração tranquila, mas nada comparada às nossas últimas experiências meteóricas em Madri e Roma.
Madri – Dez/2015
Passamos pela imigração na Europa no Aeroporto de Madri (Barajas) e foi super tranquilo, sem nenhuma pergunta.
Madri – Dez/2017
Passamos pela imigração no Aeroporto de Madri (Barajas) e foi super tranquilo, sem nenhuma pergunta. Também passamos pela imigração na Irlanda e foi tranquilo.
5 – Imigração na Irlanda e no Reino Unido
Pelo relato acima, dá para perceber que a minha primeira ida ao Reino Unido (UK) foi um pouco tensa. Muitas perguntas, desconfianças, mas no final deu tudo certo!
Já vi diversos relatos de pessoas que passaram por situações parecidas com a minha e, inclusive, de muitos brasileiros que foram barrados na tão temida imigração de Londres.
Programei mais uma viagem para Londres, no final de 2017, só que estava mais tranquila por estar com um passaporte muito carimbado e o visto americano válido. Sei que os carimbos e o visto não eram garantia de nada, mas seria algo a mais provando que viajo bastante. Vai que cola, né?
A grande surpresa veio depois….
Na programação da viagem, meu roteiro até chegar ao Reino Unido seria o seguinte: Madri – Dublin – Edimburgo – Londres. De início pensei, vou sair da Irlanda e passar pela imigração do Reino Unido na Escócia. Seria mais fácil que a imigração em Londres?
Para a minha grande surpresa, quando saí de Madri passei pela imigração em Dublin (jurava que a Irlanda não tinha o controle de fronteiras, mas tinha). Para a minha surpresa, a imigração em Londres foi incrivelmente tranquila! Não sei se é sempre assim, mas o oficial da imigração que nos atendeu foi super simpático! Além dos nossos passaportes bem carimbados, eu estava grávida e estava viajando com meu marido e sogros. Era uma típica viagem de família de final de ano. Se isso tudo ajudou, eu realmente não sei.
Saindo da Irlanda para a tão temida UK, continuamos tranquilo, afinal, eu já não era aquela jovem viajando sozinha com pouca grana no bolso. Claro que estávamos muito curiosos para saber como seria dessa vez, já que eu havia contado a minha história nada legal sobre a imigração em Londres.
Chegando a Edimburgo, saímos do avião e fomos seguindo os outros passageiros até chegarmos ao local onde pegamos as malas. Como assim??? Cadê a imigração???
Pois é, não havia imigração entre a Irlanda e o Reino Unido!!
Agora só na próxima viagem que fizermos pra lá para sabermos como será 😉
6 – O que fazer para facilitar
– Organizar uma pasta com todas as reservas: quando estou planejando uma viagem à Europa, imprimo todas as minhas reservas em hotéis, passagens aéreas, passagens de trens, seguro saúde, e organizo em uma pasta transparente. Também adiciono todas as anotações sobre as atrações turísticas por onde vou passar.
– Deixar em um local de fácil acesso todos os outros documentos que podem ser solicitados;
– Manter a calma mesmo que façam a mesma pergunta 3 vezes;
– Ser cortês com os agentes;
– Responder, de forma clara e objetiva, somente o que foi perguntado
Já começou a fazer a programação da viagem à Europa? Temos dicas de mais de 20 países do Velho Continente que te ajudarão a organizar a viagem! Clique em cada pin vermelho e veja todos os posts que preparamos sobre aquele país:
Leia também:
Organize sua viagem com a gente:
Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor SEGURO para as suas necessidades - utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: p101p ao final da contratação.
Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!
Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em mais de 165 países! Você recebe o seu chip do omeuchip em casa e viaja conectado.
Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.
Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em diversos países – evite filas!
Aqui você encontra passagens aéreas com as melhores taifas. Garanta já a sua!
Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?
Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente
Olá, gostaria de uma ajuda. Fiquei no espaço schenger 59 dias a mais que o permitido. Onde devo ir para saber quais as consequências?
Preciso voltar para Europa o quanto antes.
Grata
Daiene
Olá Daiene. Tudo bem?
Nós, brasileiros, podemos ficar por um período de 90 dias dentro de 180 dias. No seu caso, eu acredito que fique registrado no porto porto onde você deixou o espaço. Não sei quais as consequências, mas pode ser que tenha que pagar uma multa ou fique impedida de voltar para os países do espaço por um período de tempo, ou até não aconteça nada. Realmente não sei o que acontece nesse caso.
Espero que dê tudo certo no seu retorno!
Se puder, nos conte como foi 😉
Olá Gabriela, seu posto é um sucessos. Parabéns !!!!
Estou indo para Itália,Áustria,hungria e Islovenia com minha esposa. Ela com passaporte Brasileiro e eu com italiano. Ela não tem cidadania e nem entrou ainda solicitando. Comprei a passagem e informei meu passaporte italiano e o dela brasileiro. Isso causará transtornos na imigração ? Grato
Olá, Rodrigo. Tudo joia? Muito obrigada pela sua mensagem!
Não terão problemas pelo fato de você ser cidadão europeu e ela brasileira. A única diferença é que você passa pelos guichês automáticos de cidadãos e ela precisa passar pelo balcão dos não europeus. Na dúvida, acredito que você possa passar junto com ela na área de estrangeiros, mas seria interessante perguntar a um funcionário quando chegar lá.
Abraços e boa viagem 😉
Oi Gabriela,tudo bem?eu estou programando uma viagem para madrid para ir visitar minha família lá e vi um voo com conexão pela turquia,sabe como é a imigração de lá ou tem alguma ideia sobre?e se após sair de lá vou ter que fazer imigração de novo?
Olá Thiago! Tudo bem?
Você vai a Madrid vindo de um voo da Turquia? A imigração não muda muito para você saindo do Brasil ou via Turquia.
Eu já passei pela imigração na Turquia e foi tranquilo.
Eu não entendi essa pergunta: “e se após sair de lá vou ter que fazer imigração de novo?”
Você quis dizer sair de Madri? Sair da cidade na Turquia? Enfim, independentemente do país que você sair (desde que não sejam dois do espaço Schengen), sempre passará pela imigração do outro terá obrigatoriamente que passar pela imigração.
Espero que tenha respondido às suas perguntas.
Qualquer dúvida, pode me mandar mais mensagens.
Abraços
Olá Gabriela!
Vou fazer uma viagem a Portugal e a imigração será em Amsterdã.
Preciso contratar um tradutor pois, não falo inglês. Saberia me dar uma indicação?
Outra pergunta, estou indo com carta convite, ainda assim precisarei comprovar algum valor para meu sustento? Se sim, quanto seria?
Obrigada!
Olá! Tudo bem?
Acredito que não precise de tradutor na imigração. Leve a carta convite, seguro viagem, passagem de volta e alguma quantia em dinheiro. Qualquer dúvida, fala “ I don’t speak English” e mostra a que tens em mãos. Mesmo com carta convite, acredito que seja importante ter algum quantia em dinheiro ou cartão de crédito/débito em mãos. O valor depende muito de quanto tempo será a sua viagem. Por segurança eu teria uns 100 euros em mãos.
Abraços
Oi Gabriela tudo bem?? Parabéns pelo site muitas dicas bacanas!!!
Eu fui em 2019 para Dublin, Irlanda e e Dublin peguei um vôo da ryanair para Edimburg na Escócia. Eu nao passei por controle de imigração nem na saída da Irlanda e nem no desembarque no aeroporto em Edimburg. Quando cheguei em Dublin o oficial de imigração colocou a data limite de permanência no país até 12/01/2019 porem quando saí do país no dia 11/01/2019 nao passei por imigração e nem na chegada em Edimburgo. Será se a informação é lançada no sistema pela companhia aérea? Estou pensando em fazer um intercâmbio para a Irlanda e estou preocupado com relação a isso de ter um periodo em aberto ou nao estar constando a minha saida do país 🙁
Olá! Tudo bem?
Alguns países realmente não carimbam a saída a depender para onde a pessoa esteja viajando.
Acho que vai ser tranquilo para você retornar 😉
Muito esclarecedor o seu post, Gabriela. Por gentileza, deixa eu ver se você já ouviu falar do seguinte caso.
Irei viajar para Portugal para 20 dias de turismo e irei me hospedar na casa de familiares que estão morando em Portugal há 2,5 anos e aguardando entrevista do SEF (o que para o país, é considerado regular). No entanto, estar situação, apesar de regular, parece não permitir a emissão de carta-convite.
Todavia, eu não agendei AirBnb, porque irei ficar na casa deles.
Você já viu algum caso assim? Será que há risco nisso? Sou servidor público e irei comprovar que estou de férias, que tenho imóvel no Brasil e etc.
Muito obrigado, e continue esse belíssimo e útil trabalho que tens feito aqui.
Olá, Paulo! Tudo bem?
Nunca passei por uma situação parecida, mas indico que faça uma reserva cancelável em algum hotel só por garantia. Você até cancela antes da viagem, se for o caso. O oficial da imigração pode não lhe perguntar nada, mas se perguntar seria interessante que você tenha como provar que vai ficar em algum lugar já que não pode dizer que vai ficar na casa dos parentes.
Abraços e boa viagem!
Gostaria de visitar a Suécia mas não falo o idioma,como passar pela imigração sem saber o idioma??
Olá! Tudo bem?
Pode falar em inglês na imigração.
Abraços
Olá Gabriela parabéns por todo conteúdo. Estou querendo ir para Espanha com entrada por Barcelona e estou wm dúvida com a comprovação econômica. Vou eu, meu marido e filha pequena, vamos levar em dinheiro equivalente a 1 pessoa mas como ter as comprovações de contas e cartões, sendo que dizem não aceitar comprovantes da internet? Tenho que ir ao banco, o que solicito? Meu marido também precisa comprovar? Aceitam a abrir a conta ma hora, tem internet lá para isso? Obrigada
Olá! Tudo bem? Obrigada pela mensagem 😉
Normalmente não precisamos mostrar nada a não ser que peçam para ver. Cartões de crédito servem como comprovação financeira, além do dinheiro. Caso o oficial que lhe atenda chegue a pedir para ver dinheiro, você pode dizer quanto tem no banco e mostrar extrato apenas se ele pedir, mas confesso que é difícil chegar a esse ponto.
O ideal é ter as passagens de volta, seguro viagem, reserva de hospedagem e dinheiro. O fato de não ter dinheiro vivo em mãos para todos não seria, por si só, impeditivo para ser negada a entrada no continente, pois eles analisam o conjunto.
Espero que tenha conseguido ser entendida.
Abraços
Bom dia 🙂
Tenho passagem para Portugal com chegada em dia 07/04 e retorno em 02/05.
Mas nesse meio tempo, acabei comprando passagem pra França, Espanha e Italia por companhia Low Cost, a intenção é fazer um mochilão.
Chego em Portugal de manhã, embarco no mesmo dia pra França, ai retorno em portugal no dia 20/04 onde completarei meu turismo.
O que eu digo na imigração?
Olá! Tudo bem?
Caso perguntem detalhes da sua viagem, mostra as outras passagens internas e avisa que vai viajar pelo continente. É bem tranquilo.
Abraços e uma excelente viagem 😉
Olá Gab! Como vai?
Em poucos dias eu estou indo pra Europa e minha entrada será em Madri. Ficarei 3 dias em Barcelona (turismo) e depois irei a Roma, onde estudarei Italiano por 2 meses. Caso a imigração pergunte o motivo da viagem, eu devo falar turismo ou estudos? Como o curso é dentro do tempo que eu posso ficar na Europa, eu não preciso de visto pra isso. Outra questão, eu tenho hospedagem em Roma por 10 dias porque quero avaliar as condições do local e ver se de fato ficarei os demais dias lá ou não. Isso pode ser um problema?
Deseja-me sorte! Estou com o coração na mão por isso.
Olá! Tudo bem? Se não precisa de visto especial para estudo pelo tempo em que você vai ficar, não vejo problema falar que fará turismo e estudo, desde que você comprove que tem a inscrição no curso. De qualquer forma, o melhor é não entrar em muitos detalhes caso não seja perguntado. Não há problema algum em não ter comprovação de todas as diárias no continente.
Boa sorte e boa viagem!
Olá
Pretendo fazer uma viagem para Madri no primeiro semestre do ano que vem e gostaria de esclarecer algumas dúvidas. Poderiam me ajudar? No caso, minhas dúvidas são:
Vi que é preciso estar portando, pelo menos, 90 euros por dia de estadia, mas se eu tiver uma carta convite de um morador de Madri, também preciso estar portando esse valor? Ou se o morador fizer uma declaração afirmando responsabilidade financeira por mim, eu ainda preciso estar com 90 euros por dia?
Desde já agradeço.
Olá! Tudo bem?
Você não precisa comprovar esse valor caso o morador lhe envie a carta convite.
Abraços
Oi, tudo bem? Gabriela gostaria de saber caso for barrada na imigração em Portugal, se eu tiver a carta convite fica mais fácil ou tem alguma burocracia em relação a isso.
Olá! Tudo bem?
Eu acho que ter a carta convite pode facilitar as coisas, mas não é garantia de que consiga entrar. Caso eles lhe barrem, provavelmente tentarão entrar em contato com a pessoa que lhe deu a carta convite.
Abraços
Boa noite Gabriel, tudo bem?
tenho uma duvida com a migraçao, te conto, meu filho passou mais de 90 dias permetido aqui em madrid, quando ele retornou ao Brasil por Portugal infelizmente tomou uma multa por ter ulratrapassado os 90 dias, mas enfim, ele nao esta conseguindo pagar essa multa. o que eu queria saber, é se os passaport sao escaneados durante a passagem pela migraçao, eu já viajei algumas vezes MAS NAO LEMBRO DESSE DETALHE, vc que já viajou muito, vc lembra desse detalhe?
obrigada
Olá! Tudo bem? Eu acho que os passaportes são escaneados.
Não são escaneados não.
Boa tarde , estou indo com meu marido dia 08/03 para Lisboa porem minha imigração sera em Madri . Minha duvida é , como comprovar nosso limite do cartão de credito ? se caso eles pedirem algum papel comprovando essa renda, sera no valor em real mesmo?
Olá! Caso eles perguntem, basta dizer o limite. Pode dizer em real mesmo.
Quando eles chegam ao ponto de pedir comprovação financeira, eles pedem para ver o dinheiro e cartões.
Abraços
No caso eu nao tenho cartao de credito, com o dinheiro,apenas,consigo comprovar renda?
Sim, consegue comprovar renda apenas com dinheiro.
Oii, estou indo com a minha irmã dia 27 para Lisboa e estou com dúvida em uma pergunta que é feita na imigração.
*Qual sua profissão no Brasil, Eu e a minha irmã não trabalhamos… qual série o jeito melhor de responder essa pergunta sem ser barrado ? Bjs
Seria*
Fora isso estamos com todos os documentos necessários e um roteiro dos lugares que queremos conhecer
E se forem estudantes, podem dizer isso também.
Boa viagem 😉
Olá! Tudo bem? Vocês têm alguma formação? Se não tiverem, podem usar a profissão do último emprego que tiveram.
Abraços
Boa tarde!!
tenho algumas dúvidas e estou meio desesperada. kkkkkk
Vou viajar com meu namorado para Italia, porém vamos em vôos diferentes, mas no mesmo dia, mas então não passaremos juntos na imigração.
Porém, algumas reservas estarão no meu nome e outras provavelmente no dele, há problemas? Não tenho certeza se no site da reserva da hospedagem vai sair o nome dos dois hóspedes ou só o de quem reservar.
Outra dúvida é quanto ao dinheiro… Eu irei provavelmente com a maior quantidade de euros possível, mas eu não utilizo cartão de crédito, o cartão de crédito, no caso, estará com ele, que então levará menos dinheiro em mãos.
Acha que podemos ter problemas?
Obrigadaa
Olá! Tudo bem?
Faz o seguinte: cada um leva uma cópia da passagem do outro para mostrar que estão viajando juntos, mesmo que em voos separados. E cada um também deve levar as reservas, mesmo que em nome do outro.
Só respondam ao que for perguntado e avisem que um irá encontrar o outro.
Boa viagem!
abraços
Maria, boa tarde. Estou com uma situação semelhante. Vou viajar em Janeiro. Quando voce puder, conta pra gente se deu certo e o que teve que responder/mostrar. Obrigado =)
Bom dia!!
Amei suas dicas….parabéns pela publicação!!…Viajei em 2011 para Dublin e foi bem tranquilo o controle de Imigração…uma dúvida: Em abril estou indo pra Munique, mas meu voo tem conexão em Paris (2:25hs aproximadamente), a imigração será em Paris ou destino final que é a Alemanha? Já passou pela imigração em algum desses destinos?
MUito obrigada
Olá, Milena! Tudo joia?
Já estive nesses dois países, mas nunca passei pela imigração neles. Acredito que sejam tranquilos desde que o turista tenha tudo certinho.
abraços
Obrigada pelas dicas
Estou viajando com minha tia, irmã e uma amiga. Compramos passagens juntas e hospedagem também . Podemos passar juntas na Emigração em Madri?
Olá! Pode sim!
Abraços e boa viagem
Olá, Boa tarde,
Antes, parabéns pelo site, tudo esclarecedor.
Tenho uma dúvida. Aliás, tenho minhas respostas. Mas apenas para confirmar. Estou indo a Europa agora final de ano. O retorno é Roma-Fortaleza, mas tenho uma conexão em Amsterdã. Minha dúvida é saber se vou passar na imigração de retorno (carimbar passaporte) se em Roma ou Amsterdã (?) Creio que seja em Amsterdã, mas meu tempo de conexão é muito curto para esse procedimento, apenas 1h 30min. Mas foi o que a companhia ofereceu. Se vou passar na imigração (saída) em Amsterdã, estou inquieto em saber se com esse tempo (1:30) terei condições de fazer.
Olá! Tudo bem?
Já está viajando? Parece que sua saída será por Amsterdã mesmo. Geralmente dá tempo de fazer a saída! Quando chegar lá, já se dirija ao balcão de conexões internacionais.
Abraços e boa viagem
Boa noite! Tenho 25 anos e estou indo sozinha de ferias por 13 dias para Bélgica pela companhia aerea British Airways, eu saio do Rio dia 29/12 e tenho uma conexao de 3h em Londres, a imigração que eu passo provavelmente é no destino final no aeroporto de zaventem na belgica, correto?. Ah e eu não falo bem o ingles nem o frances. Podem implicar com isso na imigração ? vou levando 6 mil em especie e cartoes internacionais. obrigada pela ajuda desde já.
Olá! Tudo bem? Só vi a mensagem agora. Como foi na imigração? Pelo seu relato, parecia bem tranquilo.
Abraços
Olá, em janeiro próximo minha esposa e eu vamos para a Itália. Minha principal dúvida é com relação a comprovação de renda na imigração.
Vamos levar um pouco em espécie e o restante no cartão pré-pago, além de cartões de crédito. O que eu gostaria de saber é como mostrar o saldo no cartão pré-pago e nos de crédito? Tem que imprimir o saldo do cartão pré-pago? E sobre os cartões de crédito, como mostrar o limite, se é em Reais?
Desde já obrigado
Olá! Tudo joia?
Você comprova a renda mostrando os cartões, caso peçam. Por acontecer de perguntarem qual o limite do cartão ou quanto tem de dinheiro na conta. Mas é bem difícil isso acontecer.
Abraços
tenho uma duvida, em marco estou indo para europa (italia(7 dias)e frança(3 dias) estou realizando minhas reservas pelo hosteworld, vou levar cerca de 500 euros, porem tenho que pagar o restante das minhas a acomodaçoes que totalizam 120 EUR, me restam ai 380 euros, a imigracao pode me negar devido a essa quantia?
obs: estou saindo aqui do brasil com tudo comprado, sendo assim essa quantia seria apenas para comer se locover e comprar lembranças.
Olá! Tudo joia? Parece estar bem tranquilo!
Boa viagem
Olá, estou indo para a Europa com meu pai, mãe e uma tia. Todos com passaporte brasileiro exceto eu, com passaporte italiano. Podemos passar todos juntos pela imigração na fila para cidadãos europeus?
Olá, Alex! Tudo bem?
Acredito que todos deverão passar pela fila dos não europeus. Há aeroportos em que os europeus nem passam por agentes, apenas por máquinas. Dessa forma, eles não conseguiriam passar.
Abraços
Bom dia, Estou indo do Brasil, para Edimburgo, farei conexão em Amsterdã . A Imigração onde será? è tranquila?Pois não falo Inglês.
Oie! Tudo bem?
Nunca passei pela imigração na Holanda, mas acredito que seja tranquila. Leve tudo o que for necessário com você.
Abraços
Olá. Já passei por Amsterdam, o agente quando pegou meu passaporte brasileiro, sorriu e disse em português: Bom dia!!!! Brasileira hein? Respondi sorrindo: yes (Sim em inglês eu não esperava que ele falasse português). Então ele perguntou: o que veio fazer aqui? Holidays? Respondi: vacations haha. Ele respondeu: how many days you’re gonna stay? (Quantos dias você vai ficar?) Eu respondi 14 dias e ele pediu as passagens e examinou cuidadosamente todas as conexões, eu ainda ia para Atenas e Paris. Desejou boa viagem e só. Então eles falam um pouco de espanhol e português, fale português. Ele falou comigo em inglês mas demais perguntas e respondi em inglês porque falo inglês. Mas vc pode treinar também, o inglês acaba sendo necessário hoje em dia no mundo e em viagens, bem mais confortável sabendo um pouco sim. Tem youtubers que explicam inglês de aeroporto como #CarinaFragoso. Se ficar inseguro de em português mesmo, e diga: NO ENGLISH, sorry. E vá buscando aprender um pouco, pra te dar mais segurança em próximas viagens, digo que só vi vantagem em saber. Boa sorte e boa viagem.
Obrigada pelo seu relato, Andressa! Que bom que deu tudo certo e a sua experiência passando pela imigração em Amsterdã foi ótima 😉
Realmente há agentes que falam outros idiomas, mas não são todos. Por isso que é importante ter alguma noção de inglês, né? Sempre ajuda bastante.
Beijosss
Olá Gabriela,
Estou indo para Lisboa no final de Janeiro do ano que vem, tenho uma escala no Aeroporto Schiphol, Amsterdã, Holanda, irei passar por alguma imigração nesta escala ? Ou só irei em Lisboa ?
Abraços.
Olá! Tudo bem?
Provavelmente você só irá passar pela imigração na Holanda.
Abraços
Se eu por exemplo, eu informar ao chegar em Portugal que vou ficar 7 diase depois mudar minha data de volta e ficar por mais tempo, dentro dos 90 dias permitidos. Sofro alguma sanção, tem algum problema. E consigo viajar para outros paises do acordo de Schengen, sem nenhum problema?
Não tem problema nenhum, desde que fique por no máximo 90 dias.
Olá, tudo bem? Então tô indo para França em outubro, vou fazer escala em Londres, oq devo espera? Vou passa pela imigração em Londres ou só no França?
Olá! tudo ótimo por aqui. E você?
Qual a companhia aérea? Pode ser que você passe pela imigração em Londres. Mas não tenho certeza.
De qualquer forma, indo com tudo certinho, não há problemas.
Queria saber se posso levar cartão de débito msm tem que ser conta corrente ou pode ser poupança vou levar quantia em espécie e mais no cartão
Olá! Pode levar cartão de débito de poupança.
Abraços
Olá, tudo certinho? Estarei indo a Paris esse mês com duas amigas. Nossa entrada será por Madrid. Estamos com uma dúvida: Na imigração podemos ser atendidas juntas ou devemos ir separadas? 🙂
Oiee! Tudo joia? Tudo bem por aqui 😉
Vocês podem tentar passar juntas na imigração, pois estão viajando em grupo. Como não são muitas pessoas, acredito que não criarão caso.
Abraços e boa viagem!!
Oi! Eu e meu marido estamos em um sabático. Passamos esse primeiro semestre entre argentina e chile e em setembro queríamos passar 90 dias mochilando na Europa. Porém, esbarramos na comprovacao de meios. Levar 70 euros/dia é muito dinheiro para ter em maos! Temos uma carta convite de uma amiga que mora na Holanda. Minha dúvida é: com essa carta, posso entrar e sair pela Holanda – no tempo que estiver lá ficarei na casa dela – e dar uma passeada pelos outros países? E, junto a isso levar dinheiro, claro, mais cartoes e todo o resto? Comprovar vinculo com o BRasil pra gente é fácil, por causa dos nossos empregos… Nosso medo na hora de imigracao é só essa comprovacao mesmo…
Beijos e obrigada!
Olá! Tudo bem?
Sim, pode passear por lá tranquilamente com a carta convite. E quanto ao dinheiro, essa é uma recomendação do Ministério das Relações Exteriores. O importante é ter alguma quantia em espécie e cartões.
Boa viagem 😉
Beijos
Gabriela, Boa noite
Irei à Europa agora em junho. Minha primeira parada será em Roma, posteriormente irei a Londres. Em seguida à França, onde nesse processo ocorrerá uma conexão em Madrid, visto que realizei a imigração assim que cheguei, é necessário nesta conexão em Madrid passar novamente pela imigração? Pois minha conexão será apenas de 1 hs e creio que o tempo será curto. Grata desde já pelo retorno.
Olá! Tudo bem?
Se o seu voo for de Londres com conexão em Madrid, acredito que passará pela imigração em Madrid.
Abraços
Oii! Eu já tive um voo de escala na França e fui levada pra salinha, os policiais falaram na minha cara que eu poderia estar viajando pra me prostituir. Vou viajar novamente, só que dessa vez vou casar e mudar definitivamente para a Finlândia, tenho um voo de escala em Portugal e estou receosa. O que acha que devo falar? Que é viagem de turismo ou que vou me casar? Obrigadaaa
Olá! Poxa, que experiência chata, hein?
Se você tem a documentação comprovando que vai casar, acredito que não será problema dizer a verdade, caso perguntem.
Boa viagem e felicidades na nova vida!
Oii Gabriela, eu estou indo pra França agora em Julho para me casar também(meu noivo é frances e ele estava no brasil mas voltou antes de eu ir por causa do trabalho) e estou com muito medo da imigração(acredito que acontecerá em frankfurt pois tenho conexão lá) pois comprei passagem de volta para ficar 90 dias, e não tenho reserva de hotel… você tem alguma recomendação?
Oii Gabriela, eu estou indo pra França agora em Julho para me casar também(meu noivo é frances e ele estava no brasil mas voltou antes de eu ir por causa do trabalho) e estou com muito medo da imigração(acredito que acontecerá em frankfurt pois tenho conexão lá) pois comprei passagem de volta para ficar 90 dias, e não tenho reserva de hotel e ele não conseguiu fazer a carta convite pois a prefeitura da cidade dele disse que demoraria dois meses e eu vou dia 9 de julho… você tem alguma recomendação?
Olá! Tudo bem?
Já até conversamos por DM no instagram, mas vou deixar a resposta aqui para que outras pessoas que estejam passando pela mesma situação tenham acesso.
Eu recomendo que você leve comprovantes de que vai casar. Só responda ou mostre algum documento se solicitado.
Abraços e feliz vida nova!
Olá, tudo bem?
Estou indo para a Bélgica no começo do ano mas minha escala para em Lisboa e eu gostaria de saber se corre algum risco de me barrarem? O que eu devo fazer pra ficar mais tranquila? (Vou com carta convite de minha tia que mora lá)
Olá, Nicole! Tudo bem?
Os turistas sempre correm risco de serem barrados. O importante é levar tudo o que for necessário para provar que você está indo a turismo.
Boa viagem 😉
abraços
Ola Gabriela, tudo bem? Obrigado pelas ótimas dicas. Mas tenho uma dúvida, estamos indo a Portugal a passeio visitar minha filha que mora lá, eu tenho dupla cidadania alemã, minha esposa e filha menor (4anos) tem passaporte brasileiro. Como entramos em PT? Fico com elas na fila dos brasileiros, ou levo elas comigo no desembarque UE?
Olá! Tudo bem por aqui. E você?
Eu indicaria que você entrasse com elas na fila de não UE.
Abraços
Ola Gabriela, boa tarde!
Primeiramente quero agradecer pelo post, me ajudou muitoo.
Gostaria da sua ajuda mais uma vez rs, estou indo para Portugal em Maio, vou trabalhar temporariamente em uma confecção, serão apenas 30 dias porém eles me encaminharam a carta de trabalho (contrato), com isso eu ainda preciso comprovar aqueles 60 euros por dia?
Desde já agradeço
Olá! Tudo bem?
Eu não sei como são as regras para quem vai a trabalho, mas acredito que não tenha essa necessidade de comprovação financeira.
Abraços
Ola, Gabriela! Primeira gostaria de agradecer pelo conteudo do blog que esta me ajudando demaissss
Estou indo ficar 30 dias na europa e estou com toda documentacao ok (só falto orcar um seguro viagem) mas estou preocupada com o dinheiro, nao queria levar uma quantia grande em maos pq ja aconteceu de perder e eh um trauma.
Vc acha que da problema levar uma quantia minima e o resto em cartao? Corro o risco de ser barrada? Grata 🙂
Olá! Tudo joia?
Pode levar pouco dinheiro e o resto no cartão. É tranquilo!
Se precisar de orçamento para seguro viagem, estamos com promoção! Aqui o nosso link: http://www.segurospromo.com.br/p/projeto101paises/parceiro?tt=link
Se precisar de ajuda, pode nos chamar!
Beijos
Olá vou fazer uma viagem para Paris mas vou parar em Madrid logo minhas imigração vai será por lá estarei indo com meu namorado podemos passar na mesma cabine?
Olá! Sim, vocês podem passar juntos 😉
Olá!
Estou planejando viagem para 2020.
Pretendo fazer intercambio em Dublin durante 06 semanas e na volta fazer uma EuroTrip: Londres, Amsterdã, Frankfurt, Paris, Milão, Madrid, Lisboa, Brasil. Serão 03 dias em cada país num total de 69 dias incluindo o intercambio. Vou e volto de TAP.
Preciso comprovar os 65E por dia e de visto para o Reino Unido?
Olá! Tudo bem?
Em tese teria que comprovar esse valor caso te perguntassem na imigração. Mas lembrando que esse valor pode ser comprovado não só em dinheiro em espécie como também com cartão de crédito e débito.
Acredito que não precise de visto para intercâmbio de curta duração.
Abraços
Olá Gabriela,
Obrigada pelo post, muito esclarecedor 🙂
Então, minha dúvida é a seguinte: Vou para a Europa no meio do ano e vou ficar 8 semanas, pretendo aproximadamente 1300 euros em espécie, 2 cartões de crédito no meu nome (com o limite muito baixo) e mais um cartão de crédito no nome da minha mãe com o limite mais alto. Se me pedirem comprovante financeiro e eu apresentar o cartão da minha mãe eu teria problemas?
Obrigada!
Olá!!!
Eu não acho que vale a pena apresentar o cartão de sua mãe. O mais comum é que eles nem perguntem os limites dos seus cartões.
😉
Boa noite Gabi, primeiramente gostaria de parabeniza lá pelo blog nota 10 muitoooooo bom mesmo está sempre tirando as dúvidas do pessoal isso nos ajuda muito, gostaria que vc me ajudasse também a esclarecer uma dúvida se possível.
Estou indo para a Espanha agora em Abril meu esposo já está lá na casa da irmã dele e ele já está agilizando tudo para gente ir agora para morar lá, está indo eu e meus 2 filhos pequenos detalhe meu esposo tem a cidadania e eu já fui atrás p fazer dos meus filhos e já está tudo ok já fiz o passaporte deles espanhol e o brasileiro e o meu só brasileiro pois não tenho cidadania, gostaria de saber como vai ser na imigração corro o risco de ser deportada também? É melhor eu ficar na fila do brasileiro ou do espanhol quando chegar na imigração??
Sabe me dizer?
Desde já agradeço muito pela atenção.
Bjsss tudo de bom que Deus te abençoe sempre!
Olá! Tudo beleza?
Indico que você vá para a fila de não europeus e que seu esposo vá junto com você. Normalmente, os europeus passam por máquinas, sem a necessidade de agentes para atendê-los.
Agradeço pela mensagem e desejo boa sorte!
Beijos
Olá, estou indo para a Alemanha em Abril, ficarei 5 dias em Berlim, depois vou pra Paris e depois Londres, gostaria de saber se o agente de imigração acharia suspeito eu ter passagem de volta para o Brasil por Londres.
Olá! Tudo joia?
Não tem problema nenhum. Super comum chegar por um país e sair por outro.
Boa viagem 😉
Olá, irei com meu namorado em março para europa ! vamos ficar 3 dias em paris, depois vamos de aviao para londres (3 dias), depois Amsterdã (3 dias).
Quantas imigrações nos iremos passar ?
qual valor minimo de dinheiro que temos que levar ?
Olá! Tudo bem?
Vocês vão passar por duas imigrações.
Recomendo que leve o mínimo de 60 euros por dia, por pessoa.
Boa viagem!
Olá, adorei seu site. Muito esclarecedor mesmo. Tenho apenas algumas dúvidas! Help me, please! Viajo em apenas 15 dias para Lisboa, depois passarei um dia apenas em Paris e depois seguirei para Londres tudo acompanhada de meu filho de 14 anos. Ficaremos em Londres de 23 de fevereiro até 05/03/2019 (11 dias), meu cartão de crédito é adicional de minha mãe e do meu marido, não sou a titular. Posso ter problemas? Outro detalhe é que o limite deles não é alto, apenas 3.000 em um deles e outro, 2.500,00 e estou levando em dinheiro 1.000 libras e já paguei as hospedagens, seguro viagem, passagens terrestres e aéreas e também ingressos de alguns passeios. Será que preciso de mais libras? Estou desesperada! Pois eu e meu marido não somos casados no papel, temos uma filha que ficará com ele e trabalho para mim mesma. Nosso curso de Inglês é no nome dele e não tenho comprovação. Devo pedir que ele escreva uma declaração do curso?
Olá! Tudo bem?
Não tem problema o seu cartão ser adicional (seu nome aparece nele). 1000 libras é uma quantia boa, ainda mais se considerarmos que já pagou hospedagem e ingressos. Pode ficar tranquila 😉
Não acho necessário pedir declaração.
Abraços e aproveitem a viagem 😉
Poxa, Gabriela! Muito obrigada mesmo… estava preocupada com isso, aquele frio na barriga e medo de não passar pelos valores. Ainda mais indo com meu filho! Mas obrigada pelas postagens, são incríveis! Ajuda muito a todos que possuem dúvidas como eu! Parabéns e obrigada pelo retorno! Abraços!
Imagina! Estamos aqui para ajudar 😉
Que a sua viagem seja ótima.
Abraços
Gabriela tudo bem? Estou indo para a Itália mês que vem. Vou para casa da minha tia, já sei que preciso da carta convite para ficar lá. Gostaria de saber se posso apresentar o extrato da conta dela ou do meu tio pois vou depositar a maior parte do dinheiro na conta deles e quanto preciso levar em espécie. Vou passar pela imigração em Roma.
Olá! Tudo bem por aqui. E você?
Se eu fosse você, levaria o dinheiro em vez de depositar na conta deles. Só o seu dinheiro pode comprovar a sua situação financeira. A quantidade para levar depende da quantidade de dias da viagem. Recomendam uma média de 60 euros por dia.
Abraços
Então, posso levar o cartão de crédito internacional da minha esposa, porque o meu não é e tipo uns 500 euros em mãos caso precise mostre o extrato da conta da minha tia no caso. A respeito da carta convite ela pode me enviar por email né?
O ideal é que você leve apenas documentos seus. Acredito que sua tia possa enviar a carta convite digitalizada.
Abraços
Olá vou viajar para Lisboa com conexão em Paris e gostaria de saber em qual língua tenho que levar o termo de responsabilidade, já que ficarei na casa de amigo, português, francês ou inglês? Se tiver que ser em inglês ou francês Vc teria o modelo? Vcs cotam seguro? Ficarei 16 dias… obrigada
Olá! Tudo bem?
Acredito que em inglês seria melhor, por ser um idioma universal.
Infelizmente eu não tenho o modelo de carta (nunca precisei usar).
Fazemos a cotação de seguro sim (e temos desconto por causa da época de férias).
Você pode nos enviar por email a data de isa e volta para fazermos uma cotação? [email protected]
Abraços
Ola tudo bem? Seu blog é mto esclarecedor e acredito que vc pode me ajudar muito!
Sou vendedora de semi jóias aqui no Brasil, e gostaria de aproveitar minha viagem para modelar e fotografar minhas peças, em uma oportunidade de alavancar um pouco minhas vendas aqui.
Vou viajar a Paris para passar uma semana apenas daqui um mês, então pensei em levar um estojo daqueles próprios para semi jóias na mala de mão e o outro estojo na mala despachada, por serem muitas peças, vc acha que isso pode me impedir de passar pela imigração
Desde já te agradeço mto !
Aguardo seu retorno!
Olá! Tudo ótimo! E você?
Eu não recomendo que você leve nada de valor na mala despachada, pois as empresas aéreas não se responsabilizam em caso de perda.
Não acho que isso atrapalhe na imigração.
Abraços e boa viagem!
Olá boa noite, tenho uma dúvida, ano passado eu fui pra Espanha , só que meu passaporte foi danificado, e tive que fazer outro em Barcelona então só tenho um carimbo o de saída, eu sair dia 06/12/2018, e quero voltar agora dia 03/02/2019, será que posso ter algum problema?
Olá! Tudo bem?
Acho que não terá problema, pois fica registrado no sistema.
Abraços e boa viagem!
Oi Gabriela. Eu moro na Europa e não sei se vc está sabendo mas, a partir do segundo semestre de 2023, vai sim ficar registrada tanto a entrada qto a saída; mas, por enquanto, não fica registrado em lugar nenhum.
Não entendi vc afirmar que fica. Nao fica não.
Boa tarde gente! Vim aqui falar como foi minha entrada aqui na Europa agora em 2019. Esse eh meu terceiro relato de imigração na Europa aqui. A Gabriela sempre tirou minhas dúvidas por isso sempre faço questão de vir dar um retorno. Neste momento estou em Copenhague. Fiz imigração na Itália pela segunda vez foi muito tranquilo. Na segunda vez não me perguntaram nada, dessa vez o oficial deu bom dia. Perguntou quantos dias na Europa, para onde meu destino e se eu tinha passagem de volta, ele pediu pra ver. E aí sempre imprimo absolutamente todas as reservas e encaderno p facilitar. Entreguei todas as reservas ele folheou somente umas páginas e não perguntou mais nada e carimbou. De Paris fui para Irlanda. Fiz imigração em Dublin e peguei um oficial que acordou decidido a encrencar com a vida alguém. Aff ele pediu para ver absolutamente tuuuudooo. Todas as minhas passagens aqui dentro da Europa. Perguntou inclusive qnto de dinheiro eu tinha. Eu estava com 750,00 em espécie e o restante no banco que vou usando conforme a necessidade. Somando daria um total de aproximadamente 2.500,00 euros o que dividindo para o restante dos dias de trio que eu tinha daria mais de 150,00 euros por dia. Ele simplesmente disse que meu dinheiro não daria para viajar pela Europa como eu queria. A vontade era de dar um soco nele kkkk perguntei por que? Como assim? Nisso ele perguntou onde eu ficaria em Dublin. Falei e ele perguntou se a reserva já estava paga. Eu disse que a reserva eh feita porém para pagar no momento do check in, nisso ele balançou a cabeça negativamente e disse que não poderia que teria que estar paga. Nisso o fiscal do lado que estava perguntando somente algumas coisas pros outros, pegou meu passaporte que estava no balcão folheou algumas páginas e viu carimbos de outras entradas na Europa, ARGENTINA, Chile e outros lugares.. e devolveu. Ele questionou o dinheiro de novo e estava com internet no meu cel e entrei na conta e mostrei para ele. Eu já tinha perguntado se ele queria ver meu dinheiro ele disse que não.. depois de muito enchimento de saco eu entrei na minha conta pelo cel e mostrei enfei meu braço pelo espacinho que tem entre o vidro e ele viu o dinheiro kkkkk depois disse mexeu no sistema e perguntou se eu conhecia alguém em Dublin falei que não (tenho amiga estudando lá porém não sou louco de dizer que conhecia kkk) e aí perguntou maaaaaais uma vez o motivo da viagem e maaaaaais uma vez quantos dias eu iria ficar em Dublin. Depois disso ele se cansou e acho que viu que não tinha nada de errado e carimbou. Eu sou tão cabreiro com esse lance de imigração que até documento do trabalho traduzido e juramentado eu levo comigo. O que eu puder trazer p evitar problemas eu trago kkkkkk. Nisso ele carimbou e eu fiquei tipo arrasado um tempo em Dublin parecia até que eu estava indo p fazer alguma coisa errada. Quase estragou minha viagem. Enfim segui. De Dublin fui para Edimburg no Reino Unido já estava melindroso da imigração mas cheguei e já dei de cara com a esteira para pegar as malas ufa. Saindo do Reino Unido para voltar para a Zona Schengen entrei pela Dinamarca. Peguei um oficial bem simpático perguntou quantos dias eu já estava na Europa, quantos ainda iria ficar e para onde ia. Mostrei as reservas ele folheou umas páginas deu boas vindas e carimbou. Sai feliz da vida pq seria minha última imigração kkkkkk agora estou na Dinamarca irei para Cracóvia, Viena, ROMA e só pegarei imigração agora em Lisboa para deixar a Europa e não tem muita encheção de saco. Bom essas foram minhas passagens pelas imigrações esse ano. O negócio eh rezar p pegar algum fiscal tranquilo pq mesmo vc com toda documentação tudo certinho tem aqueles que parecem se divertir ver vc apreensivo com tantos questionamentos.. leve todo tipo de documento que puder para evitar qualquer estresse a mais pq carimbo no passaporte eh uma delicia mas que tem muitos deles que são bem suados e difíceis tem viu kkkkkkk beijos boa sorte a todos
Só tenho a agradecer a você pelo relato!!!
Com certeza ajudará muitas pessoas que estão indo à Europa.
Ainda bem que deu tudo certo no final.
Beijos
Olá. Estarei indo para Madrid juntamente com minha namorada e farei escala em Lisboa e depois voltarei para Lisboa, irei passar 5 dias em cada cidade totalizando 10 dias. Pretendo levar em dinheiro vivo 1.000 euros, porém mais o equivalente a 1500 euros em MINHA conta bancária do banco do Brasil. O extrato de minha conta corrente serve como comprovante financeiro? Eu poderia ir dessa forma? 1000 em dinheiro vivo e mais uns 1500 em cartão de débito para 2 pessoas por 10 dias. Irei levar somente cartão de débito, caso perguntem o limite eu preciso falar o valor que tenho em conta corrente, certo? Obrigado desde ja
Olá! Tudo bem? Pelo que você relatou, está bem tranquila a sua comprovação financeira.
O extrato serve, mas muito pouco provável que peçam.
Abraços
Olá Gabriela, tudo bem? Irei realizar uma viagem para Europa com minha namorada (que já está lá por estar realizando um intercâmbio), e ela possui conta aberta lá, e costuma sempre utilizar o transferwise para comprar Euros. Porém para que eu possa ir para lá, preciso levar uma determinada quantidade de Euros correto? Irei passar 19 dias lá, e já estamos com passagens e de hospedagens tudo pago, pretendo levar cerca de 1000 euros. Eu posso por exemplo levar 300 Euros em moeda física, e outros 700 através da conta dela? Será que a imigração aceita eu mostrar o extrato bancário de outra pessoa com o valor que estou levando? Além disso tenho também meu cartão de crédito internacional com um limite razoável, posso levar um extrato dele também. Muito obrigado desde já.
Olá! Tudo bem?
Pode levar o dinheiro dessa forma sim. Bem tranquilo. Se eles perguntarem mais alguma coisa, pode mostrar o extrato.
Boa viagem!
Abraços
Olá adorei seu site , queria compartilhar uma historia e receber de você algumas dicas e ou conselhos
Estou vivendo um Relacionamento a distancia onde, ela mora na França e eu aqui no Brasil , estou fazendo planos para viajar no ano de 2019 , se tudo ocorrer bem e se eu estiver fazendo as coisas todas certas viajarei entre maio ou Junho ( vai ser minha primeira viajem de AVIÃO e também INTERNACIONAL, eu posso estar fazendo uma loucura , mas que nunca fez uma loucura por amor né ? :'( ), o fato de viajar para outro pais me assombra muito , pois com todas essas burocracias tenho medo de ser barrado por algo
Ela ofereceu a casa dela para me ficar , para isso precisarei de uma carta Convite ?
(Como faço para obter essa carta dela ? Ela me envia por correspondencia o documento real? Ou ela pode mandar por e-mail e eu posso imprimir?
Pretendo passar 8 dias lá , então com essa carta convite significa que devo ter cerca de 260 euros para entrar no pais ?”apresentar na imigração”?
Como trabalho muito , e ganho tão pouco, minhas economias estão se esvaindo quando faço todos esses cálculos >Passaporte novo> Passagens Aereas> Conversão/cambio>
Então ingenuiamente estou pensando “será que se eu levar 100euros em espécie e um cartão de credito internacional com o limite de 900(203 Euros) R$ , Terei problemas com a Imigração ?
Eu Agradeço se você tirar-me essas duvidas que estão me deixando cada vez ansioso.
Olá! Tudo bem?
Você precisará de uma carta convite dela e pelo menos do seguro viagem.
Se puder levar um pouco mais de 100 euros para os 8 dias seria bom, mas como tem cartão, também é um comprovante financeiro.
Abraços
Oi vi que perguntou sobre a impressão da carta, estou indo a Barcelona daqui a 3 dias e minha carta ainda não chegou? Posso levar a impressão dela é possível passar pela imigração? Estou muito desesperada sem saber o que fazer, se arrisco ou desisto da viagem e fico no prejuízo de tudo que já gastei ressalto que estou louca para ir mas estou insegura? Alguém pode me dizer se conseguiu passar pela imigração somente com a impressão da carta? Por favor alguém me ajude, obrigada
Olá! Tudo bem?
Leve a carta impressa e só apresente se te pedirem. O ideal é que você não fique nervosa, pois os agentes imigratórios podem achar que você está querendo imigrar ilegalmente.
Vá tranquila, mostre apenas o que te pedirem e responda apenas ao que foi perguntado.
Aproveite a sua viagem e, se puder, volte aqui para contar como foi.
Desejo uma ótima viagem 😉
Desculpa me meter, mas li muitos relatos de pessoas sendo deportadas. A França é um pais caro. Li que se deve levar 70 euros por dia, mais 70 euros por entrada. Pelas contas de dias vc precisaria de 600 euros.
Se vc puder pegar emprestado pra devolver depois, acho que é mais garantido. Ir e ser deportado seria um gasto muito grande porque vc perderia as passagens, etc.
Boa Tarde,
Preciso de ajuda rsrs.
Estou planejando um Mochilão pela Europa em agosto de 2019. Vou com meu namorado, vamos ficar 30 dias, passaremos por 7 países. Mas o que tem tirado meu sono são os documentos para passar pela imigração. Estamos dividindo os custos da viagem; então alguns comprovantes de hospedagem estão no nome dele e outros no meu nome, como comprovar que temos hospedagem para todo o período? Podemos passar juntos?
Outra duvida é sobre o comprovante de subsistência, quando sairmos do Brasil já vamos com passagens de ida e volta, hospedagens e locomoções internas pagas. O valor que levaremos será para alimentação, passeios e compras. Vou levar extrato financeiro da minha conta, meu cartão de credito (limite bom) e estou tentando abrir uma conta no N26 para transferir a maior parte do valor para lá e claro levar uma quantia em dinheiro. Minha duvida é sobre os comprovantes do meu namorado; não poderemos utilizar extrato da conta dele e também não tem cartão de credito. Também estamos tentando abrir uma conta no N26 para ele, mas o valor que mandaremos não é suficiente comparado com o mínimo que eles podem pedir na imigração. Posso de certa forma ser responsável financeiro por ele? Utilizando meus comprovantes para mostrar que ele terá como se manter? Pq somando os nossos comprovantes juntos conseguimos o mínimo necessário, só que grande parte estará em meu nome, como o cartão de credito. E não consigo colocá-lo como adicional.
Me ajuda por favor, preciso resolver essas questão para continuar com o planejamento.. kkk
Olá! Tudo bem?
Não tem problema os comprovantes de hospedagem estarem em nomes diferentes. Vocês podem passar juntos na imigração.
Sim, você pode ser a responsável financeira da viagem? Sem problemas 😉
Vocês já têm seguro viagem? Posso conseguir um com valor bem em conta para vocês.
Abraços e bom planejamento!
Olá tudo bem, ano que vem pretendo fazer minha primeira viagem internacional. Apesar de estar pesquisando há bastante tempo, ainda tenho algumas dúvidas com respeito à imigração. Meu roteiro é o seguinte: São Paulo —> Lisboa, viagem de trem ao Porto —-> Madrid —> São Paulo, sendo que pretendo passar APENAS 24 horas em Madrid, ou seja, só dormirei na cidade e voltarei na noite do dia seguinte. No embarque do Porto e na chegada à Madrid devo passar pela imigração e alfândega? Na volta ao Brasil devo fazer um processo igual ao de saída do país? Desculpe se fui confuso na explicação, mas não tenho experiência alguma nesse tipo de situação. Obrigado pela atenção.
Olá! Tudo joia?
Você só passará na imigração em Lisboa, na chegada. Qual a companhia aérea?
Olá, eu irei fazer um intercâmbio de oito meses na Irlanda em janeiro de 2019, e ainda estou a procura da passagem aérea, quero comprar uma passagem onde a volta é para antes do final do meu intercambio pois é mais em conta e pretendo remarcar a data quando estiver mais próximo. eu irei ter problema ao apresentar a passagem de volta com a data antes do término da viagem sendo que pretendo passar os oito meses? Pois comprar a passagem de volta com muito tempo de antecedência é mais caro.
Olá! Tudo bem?
O importante é ter passagem de ida e volta. Acho que não terá problemas.
Você precisa de seguro viagem? Se precisar, temos descontos especiais para os nossos leitores.
Abraços
Olá, viajarei para Lisboa e ficarei por 4 dias e depois para Londres.. Quanto devo apresentar em cada imigração em dinheiro e cartão? Posso levar Libras e Euros na primeira imigração ou apenas os euros? Se assim for, devo trocar os euros/reais por Libras em Lisboa, já que chegando na imigração de Londres vou apresentar Libras?
Olá! Caso te perguntem sobre dinheiro, o recomendado é 60 euros por dia, por pessoa. Não precisa ser tudo em dinheiro, podendo mostrar também cartões de crédito/débito/pré-pagos. Tanto faz levar libras ou euros.
Abraços
Boa noite, Gabriela. Viajarei para a Alemanha mês que vem, mas ficarei na República Tcheca na casa de amigos. Optei pela Alemanha pelo valor da passagem ser bem mais em conta e também pela distância entre os dois países ser razoavelmente curta. Minha dúvida é a seguinte, como vou ficar em outro país teria algum problema com a imigração? Dá pra explicar isso a eles ou precisa de algum tipo de comprovante? E finalizando, uns 500 euros em espécie + cartão de crédito seria suficiente? Obrigado!
Olá! Tudo bem?
Não tem problema nenhum na imigração o fato de ir para outro país. Pode ficar tranquilo 😉
Sim, a quantia em dinheiro de 500 euros + cartão são suficientes.
Você já tem seguro viagem?
Abraços
Boa noite, irei viajar pra Londres com meu esposo e mais 2 filhos! Meu esposo tem passaporte português,eu só o passaporte brasileiro com a certidao de casamento, e meus filhos o passaporte brasileiro. Podem me barrar, alegando que eu deveria ter tirado o visto primeiro no Brasil?
Olá! Tudo bem?
Não precisa de visto para viajar a turismo para esses países. Pode ficar tranquila 😉
Abraços
Olá.
Parabéns pelo site! Dicas valiosas!
Tenho uma dúvida: vou para a Europa em Janeiro. Chego em Paris, onde fico 6 noites e vou para Lisboa, onde fico 4 noites. Tenho hotel reservado em ambas. De lá parto para Coimbra, onde fico na casa de parentes, durante 3 noites. Fecho indo para o Porto onde já também já tenho reserva paga em hotel.
Minha dúvida é: se eu chego por Paris, caso o oficial de imigração me questione e cobre comprovantes dos locais, é necessário mostrar carta-convite das 3 noites que vou ficar em Coimbra? Todos os outros lugares eu tenho o comprovante do hotel. Ou mostro somente os referentes a hospedagem em Paris, que é onde estarei fazendo a imigração?
Obrigado desde já.
Olá! Tudo bem?
Caso perguntem, mostre apenas as reservas em hotéis. Eles não cobram hospedagem em todos os locais, até mesmo porque as pessoas podem ir organizando o roteiro durante a viagem.
Você já tem seguro viagem? Temos desconto para os leitores do blog 😉
Abraços
Olá Gabi.
Obrigado!
Já estou com o seguro comprado já. Obrigado pela oferta e pela ajuda!
Sucesso!
Abraços!
Oi Gabriela , bom dia . Olha eu aqui novamente , todos os anos uma pergunta diferente rs. Gabriela esse ano estou indo a Roma com conexão em Londres , minha dúvida é ? Eu sigo as placas de conexão nacional ? Ou internacional ? Não ficarei em Londres , terei somente uma conexão .
Tudo bem? Fico feliz em saber que volta aqui no blog
A conexão é internacional.
Boa viagem!!
Olá, vou fazer minha primeira viagem para a Europa no ano que vem para Dublin, e tenho uma dúvida sobre o dinheiro que preciso levar para comprovar que tenho como passar os dias no país, no caso irei eu minha esposa e meu filho de 2 anos, dizem que o recomendado é 50 Euros por dia que vai ficar no País por pessoa, nesse caso o meu filho pequeno conta? teria que levar o dinheiro equivalente a nós 3? (150 euros dia)
Olá! A recomendação do Ministério das Relações Exteriores é que leve esse valor por dia, por pessoa. Mas na prática, não funciona assim. Você não precisa levar todo o dinheiro em espécie. Ter cartão de crédito também comprova que tem recurso para ficar na Europa.
A capa do passaporte atual é toda criptografada. Evite grampear o cartão de vacinação nela pois pode danificar seu passaporte e acabar por inutilizá-lo. Me informaram isso no dia que tirei o meu na PF.
É verdade, Leandro. Passamos a grampear na última folha de papel do passaporte.
Obrigada pela lembrança. Vou modificar isso na postagem.
Abraços
Ola Gabriela, tudo bem ? Estou viajando dia 28 pra Suíça com parada em Frankfurt. Tenho carta convite, vou levar 100 euros em dinheiro e mais 1000 em débito, mas não tenho seguro viagem acha q eles vão pedir na imigração em Frankfurt ? Estou bastante tensa
Olá! Tudo joia?
Não temos como saber se vão pedir ou não o seguro na imigração.
Se quiser, posso fazer uma cotação de seguro mais barato para você. Consigo aplicar um desconto para os leitores do blog 😉
Caso tenha interesse, envie um email para: [email protected] com as datas de ida e volta.
Abraços
Confira os países que exigem seguro viagem pelo Tratado de Schengen:
Alemanha
Áustria
Bélgica
Dinamarca
Eslováquia
Eslovênia
Espanha
Estônia
Finlândia
França
Grécia
Hungria
Islândia
Itália
Liechtenstein
Letônia
Lituânia
Luxemburgo
Malta
Noruega
Países Baixos
Polônia
Portugal
República Tcheca
Suécia
Suíça
Fui pra Portugal fiquei 8 meses fiz manifestação dentro do período indicado , por motivos de força maior tive que voltar para o Brasil mas pretendo voltar pra Portugal em um ano a pergunta é
Vão me barrar se eu for como turista
Se eu entrar por Madri ou outro país será que deixam eu passar
Meu passaporte tem carimbo de entrada e saída mas tá bem fraquinho quase não dá pra ver
Olá Andrea. Tudo bem?
Não sei como ficou sua situação internamente. Se você fez tudo direitinho, não vejo motivos para lhe barrarem. Acredito que o sistema seja todo integrado e todos os portos de entrada na UE tenham seus registros de entrada e saída no continente.
Pamela deu certo sua viagem? Eu perguntou por que estou com uma situacão parecida com a sua , preciso entrar na franca com 100 euros e um cartao de credito int. De 900R$
Oi Gabriela, tudo bem? Ano passado estive na Alemanha, Portugal e Espanha e a viagem foi tranquila. Entramos com carta convite na Alemanha, pois ficamos na casa dos meus primos e depois viajamos com eles. O único perrengue na imigração, é que na carta convite eu dizia que tinha a cópia do passaporte do meu primo anexado e eu esqueci de anexar. O rapaz da imigração apontou a falha e eu me desculpei dizendo que esqueci (o que foi verdade). Ele nos deixou passar. Mas ano que vem, vou sozinha, desta vez para ficar dois meses na casa de um amigo/quase namorado. Vou estar com a carta convite em nome dele (ele é alemão), a passagem de ida e volta e o seguro saúde. Mas estou com medo, pois só vou conseguir no máximo uns 500 euros para levar. Você acha que eu teria problemas? Ele se ofereceu para comprar a passagem, mas eu não deixei. Se ele comprasse a passagem em meu nome, eu teria algum problema? Já vi empresas negarem o embarque ou a imigração impedir a entrada porque o cartão usado para comprar a passagem era de outra pessoa. Você sabe se Isso pode acontecer na Alemanha? Abraços
olá! Tudo bem?
Acho que não tem problema ir com apenas 500 euros, já que vai ficar na casa de um cidadão alemão.
Acredito também que não teria problema se a passagem fosse comprada no cartão dele. Já vi pedirem o cartão de credito da compra para viagens para África e Ásia. Será que para Europa também pedem caso seja comprado com cartão de terceiros? Nunca nos pediram nada disso.
Abraços
oi, viajo p londres em dezembro
vou sozinho fico 10 dias, levar certidao de casamento e filho ajuda na imigração.vou ficar na casa de um amigo…vou com carta convite dele.
obg.
Olá!
Não muda emana levar certidão de casamento e do filho.
A carta convite do amigo é que pode fazer a diferença.
Você já tem seguro viagem?
Abraços
Oi Gabi, tudo bem? Estou indo viajar para a Europa em Novembro, juntamente com meu namorado. Vamos para Lisboa, Paris e Londres. A minha dúvida é… passamos juntos na imigração? Tu sabe me dizer quanto de dinheiro seria ideal pra levar? Quanto de Euro e quanto de Libra?
Olá! Tudo joia?
Sim, vocês podem passar juntos na imigração.
Quanto ao dinheiro, minha sugestão seria de 50 euros/libra, por dia, por pessoa. Esse valor não inclui a hospedagem.
Beijos
Oi.. eu também estou com uma dúvida, tenho 14 anos e minha mãe pretende viajar comigo em fevereiro de 2019. Eu nao sei falar mto bem ingles ainda mas já estamos com os documentos tudo certinho, iremos desembarcar no aeroporto de Frankfurt, mas ficaremos na casa de uns amigos da minha mae. E solicitaremos a carta convite, mas oq mais tenho medo é de nos barrarem por nao sabermos falar mto bem ingles ou desconfiarem. Pois queremos fazer conexao para a italia uns dias depois do desembarque, a intenção da minha mae é ficar ilegalmente lá, mas morro de medo de sermos deportadas
Olá!
Além da carta convite, leve dinheiro e seguro viagem.
O fato de não falar inglês bem não interfere tanto assim.
Abraços
Olá , vou viajar para Luxemburgo e eu vou ficar na casa de uma parente , e quando eu chegar lá pretendo viajar com ela para outros lugares como Paris Portugal , mas não tenho reserva pois vamos decidir qual dia quando eu estiver lá! Você acha que eles barrariam mesmo eu tento um lugar que eu possa ficar durante toda minha viagem?
Olá!
Sugiro que você peça aos seus parentes uma carta convite. Assim fica bem mais tranquilo caso perguntem algo na imigração.
Abraços
Oi Gabi! Parabéns pelo site! Estou amando os artigos! Tenho uma dúvida pra tirar contigo e me ajudaria MUITO se me respondesse, estou morando em Lisboa a 10 meses, meu visto de turista já venceu e tenho que ir para a Itália dar entrada no meu processo de cidadania italiana. Ocorre que preciso sair da Europa para entrar novamente na Itália e lá receber um novo carimbo de entrada que me conceda novamente os 3 meses de turista para que possa entrar com o meu processo. Estou cogitando fazer o trajeto de voo Madrid-Marrocos e depois Marrocos-Itália, minha maior preocupação é a minha saída de Madrid para embarcar (devido ao meu visto vencido, tenho carimbo de entrada em Lisboa), passamos pela imigração para receber carimbo de saída do país? Ou apenas apresentamos o passaporte como identificação? Vou só com bagagem de mão e farei check-in online. Me disseram que tanto voo Lisboa-Marrocos ou Madrid-Marrocos é considerado como voo doméstico e por isso não tem imigração, isso é verdade? Portugal é o primeiro país que viajo e não entendo nada sobre imigração, etc.. Agradeço muito se me puder dar uma luz sobre esse assunto! 🙂
Olá! Tudo bem?
Quando saímos da União Europeia, passamos pela imigração e recebemos o carimbo de saída. O voo para o Marrocos é voo internacional e tem imigração.
Abraços
Olá Gabriela!
Tudo bem?
Então estou com viagem marcada para Europa ( Andorra) Onde minha onde meu voou será Lisboa – Barcelona – Andorra … E és a questão! Minha Tia que mora lá legalmente e tem o visto de trabalho está aqui no Brasil e vai comigo, estou com dúvida em qual ser a melhor opção… Ir com ela pois ele já mora lá ou ir com uma carta convite que um amigo vai me enviar.. Qual opção você acha melhor para passar na Imigração? Ou por está indo com ela preciso de Carta Convite?
De resto já estou com tudo em mãos, passagem ida e volta, seguro, dinheiro etc..
Desde já agradeço, Abraço!
Olá! Tudo ótimo por aqui! E você?
Acho que indo com sua tia deve ser tranquilo. Passe na imigração junto com ela.
Desejo uma boa viagem 😉
Oieee, tenho algumas dúvidas, meu namorado mora em Paris e estarei indo em março visitar com um turista por 90 dias, ficarei na casa dele e não sei quais países vamos visitar, na carta convite pode constar apenas o endereço dele? Meu medo é perguntarem na imigração quais são os destinos e eu não ter isso em mãos, afinal, são 90 dias, tempo suficiente para conhecer muitos lugares. Se eu fizer um roteiro preciso de hospedagens para informar e ainda não decidimos onde vamos por que eu aproveitaria esse tempo para estudar francês.
Olá! Tudo bem? Pode sim.
Não tem problema não ter o roteiro todo definido.
Abraços
Olá Gabriela! Tudo bem?
Me tira uma duvida por gentileza…eu to indo p Europa, levarei uns mil euros em espécie e mais um cartão de credito p algo em torno de 24 dias. Esse cartão precisa ser em meu nome ou posso levar o cartao do meu pai???
Obrigado e parabens por ajudar outros viajantes 🙂
olá! Tudo joia por aqui! E você?
Em tese, deveria ser em seu nome. Mas se você tem a senha e vai usar ele, pode levar. Para a imigração, basta avisar que tem os mil euros, caso perguntem.
Abraços
Oi Gabriela,
Em outubro vou pra Londres e de Londres para Paris, no entanto em Paris por falta de disponibilidade precisei fazer reserva e dois hotéis diferentes, você acha que a imigração francesa por implicar com duas reservas de hotéis diferentes? Ahhh, vou de ônibus de Londres para Paris. Beijão e obrigada!
Olá! Não tem problema a reserva ser em hotéis diferentes.
Bem tranquilo 😉
Beijos
Oi Gabriela,
Minha noiva vai se mudar para morar comigo na Suécia, daqui a 12 dias. Ela fará conexão em Paris.
Ela ainda não tem visto, mas tem direito a permanecer aqui comigo ate sair o “Residence Card” dela (pois comprovamos nossa relacao da ultima vez que ela estava aqui junto a agencia de migracao). Esse Residence card foi solicitado, recebemos apenas um Recibo confirmando o pedido e eles informam: “Caso eu tenha direito de permanecer na Suécia, a minha companheira pode permanecer, trabalhar e estudar na Suécia enquanto aguarda pelo Residence Card.” Isso pois eu tenho cidadania Italiana, entao o processo do pedido do visto dela é bem mais tranquilo e pode ser pedido com ela ja morando aqui.
Como ela vem pra ca com o objetivo de ficar alem dos 90 dias permitidos, ela nao possui passagem de volta, mas temos uma passagem para o Chipre (fora do espaco Schengen) para depois que ela chegar aqui (ida e volta pra Suécia).
Caso facam perguntas para ela na entrada na Franca, voce acredita que esse “Recibo” do residence card para morar na Suécia é valido (o recibo esta em Sueco :/)? (A migracao na Suecia diz que se caso o agente ligar para eles, eles confirmam que ela pode viver aqui).
Se por um acaso esse recibo nao for suficiente e eles nao quiserem ligar para a migracao sueca, temos outras alternativas:
– uma carta convite minha com informacoes
– copia da nossa uniao estavel original e traduzida comprovando nosso relacionamento
– copia do meu passaporte
– copia do meu “RG” sueco
– copia de um comprovante da agencia fiscal sueca comprovando que estou vivendo aqui regularizado
– a passagem de ida para o Chipre
– seguro de viagem
– ela tambem possui varios carimbos de entrada e saida da europa (talvez percebam que ela nao esta vindo com mas intencoes).
Claro, entendo que vc nao pode confirmar nem adivinhar o que pode acontecer la na hora, seria apenas para me deixar um pouco mais tranquilo com a tua opiniao, se vc acha que pode ser tranquilo ou nao.
Obrigado!
Olá! Tudo bem? Eu acho que tendo o recibo seria tranquilo (só achismo mesmo).
Depois você me conta como foi?
Desejo boa sorte para vocês!!
Abraços
Oi Gabriela,
No fim uma semana antes da viagem ela recebeu a cidadadia italiana, o que poderia facilitar ainda mais a entrada dela com a certidao de nascimento em maos e as passagens para a Italia para fazer o passaporte.
Ela pegou o voo em SP com conexao no Rio, e estava uma bagunca la… muita gente e correria e acho que por isso nao quiseram verificar se ela tinha passagem de volta ou nao… despachou as malas rapidinho.
Chegando em Paris, o guarda pegou o passaporte dela, folheou (talvez tenha visto varios carimbos de entrada e saida na europa) E nao pergunou nada, so carimbou. Chegando na Suecia, nao teve problemas pois ja tinha passado na migracao em paris.
Entao…. carregou varios documentos em caso de perguntas mas passou tudo batido!
Que maravilha!
Boa sorte pra vocês 😉
Eu tenho viagem marcado pra dia 24, compramos as passagens de última hora, e quando fomos marcar para tirar o pb4 me informaram que tinha 400 pessoas na frente, e o primeiro horário disponível seria exatamente no dia da viagem, deixei uma procuração para minha mãe fazer, e eles me enviarem via e-mail o comprovativo que fiz o pb4, será que vou me incomodar na imigração?
PS: vou passar pela imigração em Frankfurt
Olá! tudo joia?
Já pensou em fazer um seguro viagem? Não sai tão caro assim.
Se quiser, posso te passar uma cotação.
Abraços
Olá Gabriela,
Vou para Portugal ficar 30 dias como turista e ficaremos em um hostel.
Minha dúvida é a respeito do dinheiro a ser comprovado, pois meu dinheiro está em uma conta Poupança vinculada a conta de outra pessoa, será que posso ser barrada por isso?
E posso confirmar a quantia em apenas uma conta para duas pessoas?
Agradeço.
Adriane.
Olá Gabriela!
Que maravilhoso seu blog =)
Parabéns!!
Agora é minha vez de perguntar…rs
Vou para a França em Outubro/18 e comprei passagem para três meses, porque quero fazer Euro Tour e passar meu ano novo em Paris.
Você acha que posso ter problemas na imigração pela quantidade de dias que ficarei lá?
Mas caso eu tenha reserva de Hotéis em outros países sera que mesmo assim eu terei problema?
Confesso que eu estou bem apreensiva.
E sobre os cartões de credito eu preciso mostrar os limites?
Obrigada =)
Olá! Tudo bem?
Levando tudo que é necessário, acredito que não terá problemas na imigração. Pode ficar tranquila! Não tem problema as reservas dos hotéis serem em países diferentes.
Não precisa mostrar limites do cartão (se perguntarem, você fala).
Você usa o booking para fazer reservas de hotéis?
Caso precise de seguro viagem, posso fazer uma cotação para você 😉
Beijos e obrigada pela mensagem
Boa noite! Gostaria de saber se a imigração na europa é individual ou eu posso passar junto com minha namorada?
Olá! Vocês podem passar juntos na imigração 😉
Boa noite,
Gostaria de tirar algumas duvidas.
Estou indo para a Italia dia 17/06 com retorno 31/06
Estou um pouco ansiosa com a imigração.
Eles podem questionar o tempo extenso da viagem?
Irei ficar hospedada na casa do meu namorado.
Tenho seguro, carta convite, 800 euros em especie e cartões.
COrre o risco de nao dar certo minha entrada?
E ate a mala fico preocupada de levar duas e eles acharem muito
Olá! Tudo bem? Pelo que relatou, tem tudo que é necessário para passar pela imigração. Eles podem nem te perguntar nada.
Fique tranquila e desejo boa viagem!
Olá boa tarde excelente matéria .vc disse que passou pela a imigração da Irlanda e chegando em Londres não passou mais ,qual aeroportode Londres vc desembarcou e na Irlanda era apenas uma conexão ou vc ficou alguns dias lá ?
Olá!
Isso! Passamos apenas pela imigração na Irlanda. Passamos 3 dias em Dublin e depois fomos para Edimburgo e depois Londres (de trem). Não passamos por imigração entre a Irlanda e o Reino Unido.
Abraços
Olá Gabriela, bom dia! ótimas dicas aqui, porém não encontrei para minhas dúvidas 🙂
Pretendo fazer uma viagem tipo mochilão, contemplando Europa, Oriente Médio e norte da África, com duração de aproximadamente 1 ano, se o dinheiro der hehe.
Minha dúvida é sobre a compra da passagem de volta e comprovação de que não estou emigrando para a Europa.
Devo obrigatoriamente comprar a passagem de volta? por exemplo, entrar e sair por Portugal num período de 1 ano é factível? Se o Espaço Schengen permite apenas 3 meses de estadia, é possível o fiscal aceitar que eu vou ficar 3 meses pelo Espaço, depois sair e depois voltar?
meu objetivo é turismo e vivência, provavelmente vou procurar algum trabalho voluntário via wooof, help-x, etc..
agradeço a atenção!
Olá! Tudo joia?
Eles podem pedir a passagem de volta. Esse é um risco que se corre. Talvez, se você tiver alguma passagem para outro destino fora do espaço Schengen, isso ajude.
Abraços e boa sorte no mochilão 😉
Oi Gabriela gostaria de uma ajuda, estou viajando para Espanha e Marrocos, mais neste caso estou viajando do Chile por Alitalia ate Madrid, e vou ficar em Madrid 4 dias e logo por terra e balsa vou ate Marrocos onde ficaria mais x dias e desde ai vou tomar o voo de regreso ao Brasil, neste caso a imigraçao sera feita na Italia certo e quanto de dinheiro devo apresentar na imigraçao pelos 4 dias que ficarei em Madrid bom ficarei no aguardo obrigado ,, a outra coisa o meu voo de saida do Chile e somente ida, a volta sera Marrakech ,Sao Paulo por outra companhia Royal Air Maroc assim que cualquer coisa me avisa valeu
Olá! Tudo bem?
Sim, a imigração será na Itália.
Você deverá apresentar, caso perguntem, mais ou menos 60 euros por dia de viagem na Europa.
Abraços e boa viagem 😉
Olá boa tarde,
irei a Paris em 03/2019, tenho 01 reserva com cancelamento grátis pelo Bookin.com
este tipo de reserva é aceita na Imigração?
Olá! Tudo bem?
Sim, esse tipo de reserva é aceita na imigração.
Boa viagem 😉
Gabriela, parabens pelo site! Muito útil!
Tenho uma dúvida. Desembacaremos em Amsterdã. De lá iremos à Paris de trem e depois para Londres.
Londres eu sei que precisaremos passar novamente pela imigração. Minha dúvida é Paris, é necessário?
As reservas de hostel estão em meu nome, mas meu namorado viaja comigo. Podemos passar juntos na imigração?
Ainda sobre as reservas, as fiz pelo booking e pagarei direto no hotel. Isso pode ser um problema?
Obrigadão!
Olá! Tudo joia?
Você não passará pela imigração entre Amsterdã e Paris.
Vocês podem passar juntos sim na imigração e não tem problema a reserva ser no booking.
Abraços e boa viagem 😉
Olá Gabriela, tudo bem?
Vou para a europa pela primeira vez em junho de 2018. Vou para Portugal, Espanha e Holanda.
Em Portugal e na Holanda ficarei na casa de amigos. Sobre a carta-convite, precisa ser autenticada em cartório nos países correspondentes?
Outra dúvida, durante a viagem, você carrega o passaporte consigo? E todo o dinheiro também? Ou deixa no hostel?
Muito obrigada!
Olá! Tudo bem?
Nunca usei a carta convite, mas acredito que ela deva ser autenticada.
Sobre o passaporte, sempre levo comigo no porta dólar (uma bolsinha que uso debaixo da roupa). Também levo dinheiro junto, pois não confio em deixar nada em hotéis.
Abraços
Olá, Gabriela,
Estou me programando para estudar inglês por 2 meses, mais ou menos, na Escócia, ano que vem. Assim sendo, não preciso de visto, correto? Mas não estarei trabalhando nem estudando porque terei terminado a faculdade. Então, os documentos que tenho que apresentar no setor de imigração são:
1. Passaporte
2. Matrícula na Escola
3. Seguro-viagem
4. Carta-convite da família da casa na qual vou me hospedar (?)
5. Escritura traduzida da minha casa para comprovar vínculo e interesse em voltar (?)
6. É preciso mesmo tomar vacinas?
Mais algum documento?
E quanto ao dinheiro? Eu não tenho cartão de crédito internacional, então estou pensando em levar uma parte em espécie e outra em cartão pré-pago. No site oficial não há informação, mas como li eles exigem no mínimo 600 ou 800 libras para cada mês. Se eu levar 1600, 1800 ou 2000 libras, ainda vão precisar de extrato bancário, por exemplo, da minha mãe?
Se tudo correr bem e eu passar, terei que apresentar os mesmos documentos em caso de querer sair da Escócia para passar uns 3 ou 4 dias em Londres e na Irlanda? Se sim, como vou comprovar a minha hospedagem? Estou pensando em Airbnb por ser mais em conta que hotel, como faria isso?
Se eu for sem visto e depois quiser ficar mais uma, duas semanas ou um mês a mais, não poderei estender a permanência lá? Seria obrigatório permanecer no escola de inglês ou posso ficar como turista lá?
Muito obrigado.
Olá! Tudo joia?
Vamos lá:
1. Passaporte – SIM
2. Matrícula na Escola – SIM
3. Seguro-viagem – SIM
4. Carta-convite da família da casa na qual vou me hospedar – SIM
5. Escritura traduzida da minha casa para comprovar vínculo e interesse em voltar – NÃO É NECESSÁRIO
6. É preciso mesmo tomar vacinas? – NÃO, MAS EU TOMARIA A DA FEBRE AMARELA
Pode levar parte em espécie e parte em cartão. Eu levaria também o extrato bancário.
Para viajar entre Escócia, Irlanda e Inglaterra você não passará pela imigração. Então pode ficar tranquilo. Quanto à hospedagem nesses países, o booking também oferece apartamentos. Caso tenha interesse em pesquisar, envio o nosso link de afiliados: https://www.booking.com/?aid=389625
Sobre a sua permanência, o Reino Unido normalmente concede uma permanência de até 6 meses. Você pode, inclusive, ficar como turista, mas não pode trabalhar.
Espero ter te ajudado.
Sigo à disposição!
Abraços
Olá, vocês tem experiência no aeroporto de Amsterdã? Viajei para a Itália em 2016 pois tenho familiares no país, com conexão em Portugal e não me perguntaram nada, apenas carimbaram meu passaporte. Estou querendo ir novamente esse ano, mas com conexão em Amsterdã devido ao custo x benefício mas tenho medo de passar por um motivo: a língua. Não falo holandês, e inglês eu entendo a ponto de me virar mas não para conversar, então tenho muito medo de me perguntarem várias coisas e eu não conseguir responder. E ai, acham que eu devo arriscar ou é melhor ir novamente por Portugal? Agradeço desde já.
Olá! Tudo joia?
Não temos experiência na imigração em Amsterdã, mas eu te diria para ir sem medo. Aproveite a passagem mais barata!!
Beijos
Olá Gabriela, primeiramente parabéns pelo blog.
Estou de viagem marcada para Paris e surgiram algumas dúvidas. Irei fazer conexão em Casablanca, Marrocos, terei que passar pela imigração desse país?
A conexão é de apenas 1h, será que irá dar tempo?
Abraços!
Olá! Tudo bem? Obrigada pela mensagem 😉
Acredito que você não tenha que passar pela imigração no Marrocos, pois estará apenas em uma conexão curta.
Abraços
Olá Gabriela,
Estou com uma dúvida, tenho cidadania dinamarquesa e irei com minha noiva para a dinamarca por cerca de 30 dias e me hospedarei na casa da minha familia dinamarquesa, a conexão será em londres e gostaria de saber se terá algum problema para nós se eu levar somente o passaporte brasileiro e o documento de cidadania(que está em dinamarques, acho dificil entenderem). Gostaria de emitir o passaporte dinamarques na própria dinamarca por ser mais barato e menos complicado(no Brasil terei que ir para Brasilia ou São Paulo). No caso dela que estará acompanhada comigo, terá que comprovar renda, hospedagem e seguro viagem?
Olá! Tudo bem? Sim, você pode levar apenas seu passaporte brasileiro e o documento que comprove sua cidadania. Sem problemas!
No caso de sua noiva, ela precisará do seguro viagem, pois ela não é cidadã europeia e não tem direito à assistência à saúde gratuita que os europeus têm.
Se desejarem, podem fazer uma cotação do seguro para ela aqui: http://bit.ly/2w29ZNB
Estou à disposição!
Abraços
Oi Babi!
Para tirar o certificado de vacina da febre amarela, você sabe se nos aeroportos já vacina e emite o devido
certificado, ou o interessado tem que levar sua carteirinha de vacina e mediante essa comprovação de que
a pessoa tomou a vacina, é que eles emite o certificado.
Grato
Nonato/SP
Olá! Tudo joia?
Eu não sei como está o procedimento atualmente. Eu já tomei a vacina em aeroporto, mas soube de pessoas que não conseguiram tomar a vacina no aeroporto e tiveram que levar apenas a carteirinha para fazer o CIVP.
Abraços
Olá Gabriela, obrigado pelo post. Tenho uma dúvida:
Vou passar 89 dias na União Européia, sendo 5 em Lisboa e o restante em Madri. Estou dentro, portanto, do limite para o visto de turismo. Depois desse período ainda passarei alguns meses na Rússia e Inglaterra, fora portanto da UE, antes de retornar ao Brasil. Como sou jovem e vou com minha namorada, terei problemas para justificar minha presença por tanto tempo? Irei com todas as passagens e hospedagens compradas, seguro de saúde para o período completo, comprovante de renda e decllaração de IR dos meus pais, etc. Seria bom também levar a carteira de trabalho para mostrar que tenho a intenção de voltar ao Brasil?
Obrigado.
Olá! Tinha perdido essa pergunta em meio a tantas outras. Desculpe pela demora em responder.
Se você vai com tudo certinho, não tem problema algum, desde que comprove ter dinheiro suficiente para se manter na UE durante esse período.
Abraços
Boa noite, viajarei para a Sérvia, será que é preciso ter o seguro viagem e a carta convite?
A Sérvia não é países signatário do acordo de Shengen e provavelmente tem suas próprias regras. Eu não entraria em nenhum país sem ter em mãos alguma reserva de hotel. Quanto ao seguro viagem, eu contrato independentemente de ser uma exigência do país, mas pela minha segurança em caso de imprevisto.
Abraços
Olá, Gabriela! Que post excelente…
Estou indo com meu namorado e um amigo para Bruxelas, com conexão em Londres. Então entendi que só vou precisar passar em uma imigração (em Londres). Confesso que fiquei com medo quando vi seu relato sobre esse aeroporto (rsrs), mas já estou me organizando e compilando todos os documentos.
Só tem uma questão: eu sou a única pessoa que está indo para a viagem e não sabe falar nenhuma outra língua, nem mesmo inglês. Pensei em levar uma espécie de carta impressa explicando que não falo inglês mas com tudo escrito: dinheiro, lugares, informações pessoais, etc.
Você acha ruim fazer isso?
Obrigada!
Olá! Tudo bem?
Você não sabe nadinha de inglês? Pode escrever uma carta sim, sem problemas. Seu namorado sabe algo em inglês? Vocês podem passar juntos na imigração.
Lembre de ter em mãos as reservas de hotéis, dinheiro, passagens e seguro viagem.
Se precisarem de seguro viagem, estamos aqui 😉
Beijos
Olá Gabriela!
Mas, como todo mundo que está viajando pela primeira vez, estou cheia de dúvidas!!
Olha a maluquice da minha viagem…
Eu estou embarcando em Abril do ano que vem para Amsterdã com conexão em Roma. Depois irei para Dublin e de lá para Roma (novamente), para um evento antes de voltar ao Reino Unido. E minha viagem de volta ao Brasil é por Amsterdã mesmo…
Minha maior dúvida é.. eu tenho que fazer imigração em todos esses lugares? (Roma, Dublin, Roma, Inglaterra e Amsterdã, respectivamente).
Sendo que a viagem de Londres – Amsterdã não é conexão.
Estou perdida 🙁
Olá! Tudo bem? Você passaria pela imigração em Roma e acredito que depois no Reino Unido apenas. Na volta da viagem de Londres – Amsterdã, passaria pela imigração em Amsterdã.
Olá Gabriela! Parabéns pelo post, tem muitas dicas legais!
Tenho uma dúvida: Viajo muito pro México a trabalho e nunca tive problemas, mas uma vez fui pra França e me interrogaram numa sala longe de tudo dentro do CDG, mas me liberaram, eles procuravam drogas, mas tranquilo. Agora, irei dia 26/11 novamente pra França aeroporto CDG e não sei se devo dizer que vou a trabalho na empresa do grupo multinacional a que pertenço, ou devo entrar somente como turista. Meu dinheiro é somente em cartão Visa Travel Money do banco Rendimento, é a forma como a empresa credita dinheiro para as viagens, então não carrego dinheiro em espécie até o próximo posto de câmbio. O que você acha que devo fazer nestes casos?
Grato!
O.Destro
Olá! Tudo ótimo por aqui! E com você?
Eu diria a verdade caso a imigração perguntasse. Acho que sempre é mais fácil assim.
Abraços
Olá, eu pretendo ir a Portugal na Ilha da Madeira, e farei conexão em Londres, e tenho tudo certo, vou para a casa da minha namorada que mora la e ela me mandará a carta convite pra mim… Sabe me dizer sea carta convite deve ser preenchida na mão ou pode ser no computador, se puder no computador pelo menos a assinatura deve ser a mão ne? Terei que traduzir a carta convite para o Francês, pois como farei conexão la, capaz de ter que passar pela imigração de la, ou não tem problema ser em portugues?
Olá! Eu acredito que a carta convite possa ser digitalizada, mas deve conter a assinatura da sua namorada.
O ideal que a carta seja em inglês, assim fica fácil nas conexões.
Abraços
Olá. Gabriela.
Primeiramente, parabéns pelo post e pelo site.
Estarei indo para Portugal fazer um intercâmbio, no entanto farei conexão em Madri e estou com medo da imigração. Terei o visto Português de estada temporária. Você sabe me dizer se com o visto é “garantido” que eu passe pela imigração em Madri? E mesmo com o visto, que documentos seria melhor ter em mãos na imigração? Irei fica em Portugal 6 meses, porém terei reservado hostel por apenas uma semana.
Outra coisa, tenho o PB4 (seguro) para Portugal. É suficiente para a conexão ou é melhor contratar um privado?
Olá! Tudo bem? Acredito que sua documentação relatada esteja toda certinha.
Nunca existe garantia de passar pela imigração, pois o atributo da soberania permite que os agentes imigratórios deixem entrar em seus territórios quem eles acharem que deva entrar e essa escolha é discricionária. No entanto, parece que o seu caso não terá maiores dificuldades.
Caso queira contratar um seguro privado, nós recomendamos o do nosso parceiro (sempre fazemos com eles), pois o suporte é muito bom (já usei no exterior) e podemos te auxiliar caso precise de atendimento na Europa. Lembrando que a cobertura mínima obrigatória é de 30 mil euros. Esse é o link: http://www.segurospromo.com.br/p/projeto101paises/parceiro?tt=europa
Desejo uma boa estadia na Europa!
Beijos
Olá Gabriela,
no retorno ao Brasilvindo da Irlanda, o passaporte tbm é carimbado? Tipo: há algum carimbo de saída do país?
Olá, Neto! Não sei dizer se a Irlanda carimbo a saída (Inglaterra, por exemplo, não carimba), mas acredito que sim. Irei para a Irlanda pela primeira vez daqui a 2 meses e saberei como é.
Abraços
Obg pelo retorno!
😉
Boa noite, irei viajar pra Londres com meu esposo e mais 2 filhos! Meu esposo tem passaporte português,eu só o passaporte brasileiro com a certidao de casamento, e meus filhos o passaporte brasileiro. Podem me barrar, alegando que eu deveria ter tirado o visto primeiro no Brasil?
Boa tarde
Estou indo pra europa dia 3/11 e tenho uma duvida com relação a comprovação de estadia.
Fiz as reservas para 3 paises que iremos ficar, eu minha namorada, todas as reservas estão no meu nome, sabe se isso tem algum empecilho na imigração, pois em nenhum lugar tem o nome dela descrito, apenas que temos duas camas reservadas.
Olá!
Não tem problema a reserva ser no nome de apenas uma pessoa. Sugiro que você passe na imigração junto com sua namorada.
Abraços
Gabriela, meu nome é Jonathan, tenho 16 anos e irei para casa do meu pai em Zurique, passando por Frankfurt, eu não falo inglês e nem alemão, só Italiano. Eu vou ter 3 horas de conexão no aeroporto, é um bom tempo pro voo de Zurique? E na imigração será que eles falam Italiano? É tão chato assim a imigração em Frankfurt?
Olá! Tudo bem?
3 horas de conexão são suficientes sim! Eu nunca passei pela imigração em Frankfurt, mas sugiro que leve os documentos essenciais em mãos. Se vocês tiverem problema na comunicação, mostre seus documentos, carta de seu pai, seguro viagem, etc.
Boa sorte 😉
Quero contar minha experiência. Pois no final de Julho deste ano fui p Veneza/ Itália. Com conexão em Madrid. Chegando na imigração.. filas enormes..então vi que uma delas tava mais rápida, então pensei; vou nessa. Era uma mulher, quando chegou minha vez ela perguntou p onde eu estava indo? Respondi : Veneza . Ela perguntou fazer o quê? Respondi: Passeio..turismo. Já comecei a ficar nervosa com tantas perguntas..Depois ela perguntou? Quando tempo fica por lá? Respondi o certo q eram 2 meses. Aí ela já me olhou estranho e me questionou aonde eu ia ficar? Respondi q era na casa do meu namorado .Aí ela me pergunta: Tem carta convite? Eu respondi sim e já mostrei p ela.Ela leu fez cara de dúvida e me mandou para a tal temida sala. Fiquei arrasada, Pois percebi que no meio daquelas centenas de pessoas eu fui a única. Chegando lá fiquei esperando por cerca de 1 hora mais ou menos. Nervosa sem saber o que fazer. Depois vi que quando não tinha mais ninguém no setor de imigração foi q ela me apareceu me chiamou não falou mais nada e carimbou meu passaporte. Me desejou boa viagem e eu me senti aliviada. Resumindo: no final deu tudo certo mas confesso que me senti constrangida.
Ai que medo.. Vou pra roma em dezembro deste ano e vou entrar na UE por Madrid!!
Vou com minha família toda.. todos me dizem que ir com família é mais tranquilo porque eles normalmente não param, mas ainda assim estou com muito medo!!
🙁
Fica tranquila Giovana, em centenas de pessoas só aconteceu comigo. Rsrsrsrs….Nao sei o q a policial achou de mim. Mas no final deu tudo certo. Boa viagem!
Fique tranquila! Cada caso é um caso e não devemos ficar preocupados antes da hora.
Boa sorte!
Poxa Suzy, que chato, hein? Ainda bem que no final tudo deu certo.
Agradeço pelo seu feedback!
Abraços
Abraços.
😉
Nossa que medo! kkkkkk E tenha certeza de uma coisa essa “1 hora” que você ficou aguardando certeza eles devem ter puxado sua ficha INTEIRA e talvez até investigado a pessoa que ia te receber, por isso eles ja foram logo carimbando teu passaporte sem mais perguntas, é aquele ditado né mores ‘se não deve pra que temer” kkkkkkkk Eles realmente só deportam em casos extremos, são treinados pra isso. Aproveita a viagem, amo a europa, planejo proximo ano minha terceira visita ao continente! bjs, a todos e a Gabriela também a todo o site que nas minhas viagens anteriores me deu varias dicas, de imigração inclusive , mas indo a gente vê que nem é esse bixo de 7 cabeças todo, é so manter a serenidade com o agente rsrs
Desejos boas próximas viagens, Jonatas!
Qualquer dúvida é só chamar 😉
Abraços
Boa tarde, Gabriela!
Pretendo fazer minha primeira viagem a Europa e tenho algumas dúvidas, espero poder me ajudar já que tens bastante conhecimento com o continente, segue:
Irei chegar por Portugal e de lá vamos alugar um carro e conhecer os Países mais próximos como : França, Roma, Londres e etc…. Minha dúvida é se todos os Países me permite dirigir, sei que tenho que levar o documento que me permita dirigir fora do meu Pais, mas não sei se ele serve para todos os países.
Fico no aguardo!
OBs: Amei o projeto! Parabéns.
Olá! Tudo bem?
Normalmente podemos usar a nossa CNH na Europa, mas é recomendável que leve a PID (permissão internacional para dirigir). Acredito que o documento seja aceito em todos esses países 😉
Abraços
Ola Gabriela tudo bem?
meu nome e Pam ,em abril viajei pra holanda pra visitar minha namorada e fiquei horas na imigracao, e eu vou viajar agora de novo, sera que eu terei problemas novamente?
Olá! Tudo bem?
Cada agente de imigração é único e não temos como prever se a imigração será mais demorada ou não. Espero que sua viagem seja tranquila!
Abraços
Olá Gabriela,
Vou fazer uma viagem para a Europa com minha família no final do ano. É nossa primeira vez nesse continente.
Vamos chegar por Roma e de lá ir para outro países. Como você já tem muita experiência no continente velho gostaria de saber sobre algumas informações, se possível.
Você já foi no Vaticano? Lá eles dão carimbo no passaporte?
Qual foi a melhor pizza que você comeu em Roma?
Compensa ir em Versalhes, Paris? É melhor dedicar 1 dia inteiro, como já me recomendaram?
Em Paris você já se hospedou onde? Já ficou em algum lugar barato e confortável?
E em Roma?
Sei que são muitas perguntas.. Mas estou eufórica e ao mesmo tempo ansiosa!!!
Já estou fazendo minha pastinha com todos os documentos da viagem, reservas, passagens, ingressos para os passeios e etc..
Muito Obrigada e parabéns por esse Blog!! Ajudando sempre nós viajantes de primeira viagem!!
Olá! Tudo bem?
Imagino a ansiedade que você deve estar passando, afinal, viajar para Europa é maravilhoso, especialmente na primeira vez 😉
Vamos lá:
– Fui ao Vaticano, mas não lembro de ter um local para carimbar o passaporte;
– Comemos pizzas em dois locais em Roma e gostamos. Um foi a Pizzeria Luzzi e a outra que indico é a Pizza IN TREVI, que fica bem pertinho da Fontana di Trevi. É um lugar bem turístico, mas o pedaço de pizza que pedimos estava divino (o de 4 queijos). Falo um pouco desses locais neste post: https://projeto101paises.com.br/2016/07/comendo-pizza-em-roma.html;
– Acho que compensa MUITO ir a Versalhes. O palácio é LINDO!!! Se gostar de filme, sugiro que assista ao filme Maria Antonieta antes da viagem. Eu recomendo pelo menos um turno para ficar em Versalhes, que pode demorar até o dia inteiro a depender do seu interesse;
– Em Paris eu sempre fiquei hospedada em locais mais afastados por causa do preço. Um dos hotéis que gostei (bem simples) é o Ibis La Defense;
– Acho Roma ainda mais cara que Paris. Os hotéis mais baratos também ficam mais afastados do centro. Deixo aqui os links dos hotéis onde fiquei hospedada em Roma:
Esse hotel é muito bem localizado, mas é caro: https://projeto101paises.com.br/2016/02/roma-todo-o-charme-do-hotel-babuino.html
Esse hotel tem um valor mais acessível (é mais simples e um pouco mais distante): https://projeto101paises.com.br/2014/12/dica-de-hotel-em-roma-mercure-piazza.html
Caso precise de ajuda para fazer cotação de seguro viagem, reserva de hotel ou compra de ingressos, fique à vontade para me contactar! Temos parcerias com diversas empresas aqui no blog.
Abraços
Obrigadaaaa!!!! Me ajudou demais <3
De nada!!
Beijos
boa noite Gabriela !Parabens pelos posts!E minha primeira viagem com conexão em Frankfurt.Estou indo p Itália.Minha ansiedade e que terei apenas 1;40min. de tempo p conexão.Sei que o aeroporto e enorme .Não falo inglês nem alemão.Vc poderia me dar alguma dica p eu me deslocar rápido .Tipo , como localizar os balcões de imigraçãologo na chegada?.Os balcões de Imigração p quem esta fazendo conexão e diferente de quem chega sem ser conexão?? Achando portão de embarque , já localizo raio X?
Obrigada!
Abraços
Olá! Tudo bem?
Não conheço o aeroporto de Frankfurt, mas indicou você procure as placas que indicam as conexões e veja nas telas por qual portão sairá o seu próximo voo.
Abraços
Olá Gabriela, tudo bom? Queria tirar duas dúvidas contigo
Vou pra irlanda em novembro, passar uma semana
eles exigem X valor em euros para que eu consiga passar na imigração? Se sim, saberias me dizer quantos euros? Ah, e outra coisa…. Tem alguém que fale português na hora de fazer a imigração ou sou obrigada a ter o inglês fluente?
Olá! Tudo bem?
O Ministério das Relações Exteriores aqui no Brasil recomenda que o viajante brasileiro tenha mais ou menos 60 euros por dia de viagem. Na imigração eles podem ou não lhe perguntar sobre dinheiro, mas você não precisa ter todo o dinheiro em espécie (cartões de crédito e débito comprovam a situação financeira).
Você não obrigada a saber inglês fluente na imigração. Leve suas reservas, dinheiro, passagens e seguro viagem em mãos e mostre caso necessário. Acredito que eles só chamarão um tradutor em caso de muita suspeita.
Fique tranquila e faça uma boa viagem 😉
Abraços
Ola! Meu namorado tem a cidadania europeia e mora em Londres tem casa e emprego, vou me encontrar com ele na Itália e depois vamos para Londres eu a passeio, posso passar na imigração europeia com ele?
Olá, José! Tudo bem?
Eu acredito que você não possa ir na imigração europeia com ele, pois muitas vezes esta é eletrônica. Sugiro que ele entre na imigração dos não-europeus com você.
Abraços e boa viagem 😉
Olá Gabriela, tudo bem ?
Moro em Portugal mas só tenho visto de turista tenho 17 anos e vou começar as aulas mês que vêm, eu vim para ficar aqui, pois minha mãe ja mora aqui a um tempo com contrato de trabalho. Sei que só tenho 3 meses para ficar na Europa, mas estava querendo ir para França (sozinho) passar o Natal. Agora é minha duvida, eu vi uma mulher dizendo em jm vídeo que vôos de países que fazem parte do espaço Schengen são vôos domésticos portanto, não se passa na imigração consequentemente não é olhado o passaporte, essa informação é real ?
Espero sua resposta
Muito obrigado.
Olá, Ruan! Tudo bem comigo! E com você?
É isso mesmo: viajando dentro dos países que fazem parte do espaço de Schengen e que têm o acordo de livre fronteiras (como é o caso da França e Portugal, por exemplo), os voos são como voos domésticos e não há controle de imigração.
Abraços
Então não há riscos em ser deportado ?
Não!
Boa tarde Gabriela!
Meu marido tem passaporte italino, como viajaremos juntos, ele pode entrar comigo na fila de imigração?
Olá, Rosana!
Sim, seu esposo pode passar com você na imigração sem problemas 😉
Abraços
Boa noite, estou pensando em ir para Londres ano que vem com meu namorado. O roteiro seria ficar em paris uma semana e depois ir de trem para Londres pela eurostar ficar uma semana também, voltaríamos para o brasil por Londres. Eu me formei a 1 ano e meio em direito e agora estudo em casa para concurso público, não estou trabalhando e nem matriculada em nenhuma escola. Meu namorado tambem é concurseiro, ou seja ambos não temos trabalho no Brasil, a viagem seria custeada por nossos pais. Estou com muito medo da imigração em Londres, algumas pessoas falam que a imigração de Londres por quem vai por trem é mais tranquila, saberia me dizer se é verdade? Levaria as passagens de ida e volta para o Brasil, a reserva do hotel já pago, seguro viagem, uma boa quantia em dinheiro e cartão de crédito internacional, quais outros documentos você aconselharia a levar, algum de nossos pais? Carta custeio? Se perguntassem o que fazemos no Brasil o que poderíamos dizer? Dizer que está desempregado nunca é uma boa opção. Por favor nos ajude.
Obrigada
Olá Isabela. Eu e minha esposa, juntamente com nossa filha fizemos esse mesmo roteiro chegando em Paris e indo para Londres de trem. A imigração na estação de trem Gard du Nord foi muito, mas muito tranquila. Não fizeram nenhuma pergunta mesmo e nem sequer pediram para ver se tinhamos passagens de volta. Meu amigo que mora em Londres disse que eles partem do pressuposto de que se você ficou alguns dias na Europa e está indo a Londres é porque você realmente está fazendo turismo. Ao chegarmos na Europa, em Frankfurt perguntaram a razão de nossa viagem e pediram para ver as passagens de volta. Outra coisa é que a viagem no trem da Eurostar é muito tranquila, recomendo e indico que compre com antecedência direto no site pois os preços realmente são camaradas….. Abraços e boa viagem para vocês.
Obrigada pelo feedback, Renato.
Não fizemos essa viagem de trem ainda e fico tranquila em saber que a imigração é mais amena.
Abraços a todos!
Muito obrigada por compartilhar sua experiência Renato.Muito bom saber que a imigração é mais tranquila, mas ainda fico receosa por conta da nossa situação em relação a trabalho no Brasil.
Muito obrigada por compartilhar sua experiência Renato.Muito bom saber que a imigração é mais tranquila indo de trem, mas ainda fico receosa por conta da nossa situação em relação a trabalho no Brasil, se eles perguntarem não sei o que responder.
Bom dia Isabela, eu levei alguns documentos e em nenhum momento não perguntaram nada e nem pediram para ver nada. Arrumei uma “papelada” e não usei….. Passei pela imigração em Frankfurt, depois na saída de Paris e entrada para embarque para Londres e nem tocaram no assunto de trabalho. De tudo que li e conversei com várias pessoas o mais importante é ter o seguro de viagem, passagem comprada de volta e dinheiro ou cartão de crédito internacional. Entendo ser esses os documentos mais importantes.
Obrigada Renato, acho que vou levar isso mesmo e o que mais achar aqui, estou criando coragem cada vez mais, =]
Gabriela,
Tudo bom?
Estou indo com minha esposa a Barcelona e entrarei por Madri.
Comprei pelo Decolar e só tenho para comprovar a passagem de volta aquele e-ticket do decolar!
Serve? Ou preciso entrar em contato com a empresa aérea?
Tudo bem, Gabriela. Parabéns pelo belo post. Tenho uma dúvida. Quando se viaja, no momento da imigração, entra todos da família junto ou é individual, por exemplo, se for um casal com filhos e uma irmã de um dos cônjuges? Obrigado.
Olá! Tudo ótimo!
Pode passar todo mundo junto, desde que não seja tanta gente.
Um casal com filhos ok. Mas não custa nada tentar passar com a irmã também. Se o agente da imigração reclamar, ela volta para a fila.
Abraços
Oi Gabriela! Parabéns pelo post! Muito útil e tranquilizador. Minha pergunta é no mesmo estilo que a do Waldeir… Mas vou sozinha com meu namorado… Vamos fazer Rio-Lisboa e volta Porto- Rio, os dois com escala em Madri. Já fiz alguns países com minha mãe e irmã ano passado e foi super tranquila todas as imigrações (principalmente em Roma). A mais chatinha foi Paris-Londres no eurostar.
Mas com meu namorado estou super com medo pois não há laços familiares. E os comprovantes como ficam? Mesmo quarto de hotel, mesmo dinheiro… Comprovante de seguro…E ele não fala nem inglês ou espanhol.
Olá! Tudo bem?
Vocês podem passar juntos na imigração mesmo não sendo família, pois estão viajando juntos.
Abraços
Oi, adorei sua postagem, e tenho uma graaaaaande dúvida, estou surtando, vou viajar para Paris em 15 dias, sou de menor, passagem de ida e volt certinho, seguro viagem e alguns Euros, mas, só descobri hj que preciso comprovar onde vou ficar, vou ficar na casa dos meus tios por 3 dias, depois vou pra Portugal ficar um mês e depois volto pra casa dos meus tios, minha dúvida é , dá pra arriscar ir sem uma carta convite??? E se me pedirem na imigração oq eu faço? Não dá mais tempo de eles fazerem uma e mandar pra cá, estou desesperada,
Ola Bruna, sei que cada caso é um caso mas no meu caso fui para Europa duas vezes e Nas duas vezes a carta convite me salvou .
Olá! Tudo bem?
Eu indico muito que você viaje com uma carta convite, ainda mais por ser menor de idade.
Faça o seguinte: peça uma carta convite por email. Como não dá tempo deles te mandarem, melhor que nada ter uma nem que seja por email.
Fique tranquila e peça a seus, se puderem, para te pegar no aeroporto.
Abraços
Ola, ja fui a espanha 2 vezes, na primeira sai da espanha legal, na segunda sai 3 meses ilegal, sai por espontanea vontade, a policia nao me pegou nem fui deportada, faz 6 meses que cheguei e ja comprei a passagem pra ir de novo, faço conexao em amsterdam, sera que que levando os documentos, dinheiro e tudo certinho eles podem me barrar por esses 3 meses quw fiquei?
Olá! Eu não sei te dizer se eles têm um sistema interno com os nomes das pessoas que ficaram ilegais nos países europeus.
Acredito que mesmo que tenham, a pessoa não deve ficar impedida de retornar por tanto tempo. Realmente não sei se eles têm como ter esse controle.
Espero que dê tudo certo!
Gabriela, parabéns pelas publicações, e principalmente sua disposição em responder a todos !!!
Minha família e eu temos passaporte europeu e sempre vamos à Europa sem nenhum problema. Agora em agosto vou com uma namorada que tem somente o brasileiro.
Três questões:
Meus filhos e eu fomos em junho passado, e na entrada por Lisboa no guichê de passaportes europeus com 3 pessoas a nossa frente (nos guichês para “estrangeiros” deveria ter umas 300 pessoas), percebi que havia um casal onde um deles tinha o europeu e o outro brasileiro, ambos no guichê ao lado também europeu.
Minha questão, sabe se acompanhante minha namorada sem passaporte europeu pode entrar comigo na fila de europeu ? Só lembrei de me informar dessa situação quando já estava em local que não poderia retornar.
A outra é que entraremos por Lisboa, e depois para vários países da União Europeia, e como minha parceira estará com passaporte brasileiro, não entendi o que explanou sobre a passagem por outros países: “Uma vez passado pela imigração na Europa, não será mais necessário passar novamente pelo controle de passaportes dos demais países da UE que assinaram o Acordo de Schengen. Ou seja, se você pega um voo da TAP de Salvador para Lisboa, ao desembarcar em Lisboa, você passa pelo controle de passaportes. Se você decidir sair de Portugal para qualquer outro país da comunidade signatário do Acordo, você não terá mais que passar por esse controle.” Pelo que sei, isto somente para passaporte europeu, seria também para brasileiro ?
E por último, você já utilizou o chip “Easysim4u” em países da Comunidade Europeia leste e oeste ? Ele funciona bem em todas regiões, principalmente em viagens com “Waze ou Google Maps” ? Já pesquisei muito na internet, mas há muitas opiniões diversas e nunca claras.
Muito obrigado e sempre sucesso.
Eugenio
Olá! Tudo bem?
Eu não sei te dizer se a sua namorada poderá passar com você na fila dos europeus. Se for aquele sistema de entrada eletrônica, provavelmente não. Por outro lado, você pode passar com ela na fila de não europeus.
A livre circulação na área de Schengen aplica-se também aos brasileiros, ou seja, uma vez entrado no espaço, ela poderá circular livremente, sem a necessidade de passar por outras imigrações.
Ainda não utilizei o chip do Easysim na Europa (vou utilizar no final do ano), mas algumas pessoas compraram os chips por aqui e me deram um feedback positivo. Um amigo comprou para usar na Áustria, República Tcheca, Hungria, Polônia e Eslováquia e disse que a conexão foi excelente.
Abraços
Muito obrigado pela atenção Gabriela !
Estamos aqui para ajudar 😉
Abraços
Oi Gabi!! Tudo bem?!
Adorei suas dicas e teus relatos sobre a imigração.
Minha dúvida é:
1) Não tenho bilhete, só o voucher onde consta as datas de ida e volta. Isso pode ser um problema?
2) Vou ficar 90 dias. Meu voucher tem como chegada e saída Barcelona, mas pretendo conhecer outros países e ficar apenas 15 dias em Barcelona. Será que eu poderia ter apenas duas reservas de hospedagem, digamos 15 dias de reserva em Barcelona e 15 dias em Paris, por exemplo?! Ainda não defini os demais lugares… Ou de fato, preciso levar todas as reservas?!
Grata!!!
Oi! Tudo ótimo comigo! E com você?
Vamos lá:
1) Pode ser usado com as datas de ida e volta, sem problemas.
2) Sim, você pode ter apenas duas reservas de hospedagem, como também ter as reservas dos primeiros dias da viagem. Você pode, inclusive, definir o seu roteiro durante a viagem. O que não recomendo é que viaje sem nenhuma reserva.
Lembrando que o mais importante, além das primeiras reservas de hotel, é ter dinheiro e seguro viagem.
Abraços
Ai que ótimo!!! Agora fico mais tranquila!!
Só mais uma coisa: O valor dos limites dos cartões também conta como saldo?!
Sim, tanto cartão de crédito como dinheiro em conta corrente comprovam saldo. Não precisa necessariamente levar extrato da fatura do cartão. Caso perguntem, você diz qual o limite.
Lembrando que é muito importante levar alguma quantia em dinheiro em espécie.
Abraços
Ah sim, entendi!!!
Sim,sim!! Dinheiro em mãos!!
Te agradeço imensamente Gabi!!
Abraço.
Olá parabéns pela matéria tenho uma dúvida.
Vou viajar em dupla destino final Paris porém a conexão é na imigração de Madrid e as reservas do booking só sai em nome de um dos viajantes.
Na hora da imigração esse comprovante somente em nome de um dos viajantes da algum problema?
Olá!
Tudo bem?
Não tem problema a reserva no hotel ser apenas em nome de um dos viajantes. Se vocês vão juntos, podem passar na imigração em Madri juntos também.
Abraços
Olá Gabriela, parabens pelo blog.
Deixa eu te explicar minha situação, estou mt apreenssiva rsrs.
EU e meu namorado pretendemos ir para a Espanha em fevereiro/2018 ( ferias da faculdade e do trabalho).
Minha duvida é: Iremos “ficar” no apartamento do pai dele ( que mora no Brasil), é um apartamento da familia que foi herdado da avó espanhola. Portanto, não tenho como pedir carta convite á alguem, pois ninguem mora lá. Acha que se levar um comprovante do endereço e explicar a situação terei problema ?
2° duvida : Iriamos alugar um carro por 15 dias e conhecer os locais proximos, sem destino ou reservas já feitas. Acha que por não ter reservas de hoteis posso ter problema ? Só apresentando o comprovante de aluguel do carro é suficiente ?
Levarei o comprovante que sou empregada aqui no Brasil, e estarei de férias e também algum documento que comprove minha matricula na faculdade. Estes documentos tem que ser registrados em cartorio ?
Estou com muito medo de ser barrada, mas realmente estou indo a Turismo 🙁
Olá!
Caso o agente da imigração pergunte sobre a estadia você pode explicar exatamente o que me relatou aqui. Não tem problema.
Quanto à segunda dúvida, pode sim apresentar o comprovante de aluguel de carro e dizer que não tem as reservas em hotéis porque definirá o roteiro durante a viagem.
Normalmente não pedem nenhum comprovante de trabalho no Brasil ou qualquer outro tipo de documento. Você pode levar o que tem só por precaução, mas pode ficar tranquila. Levando dinheiro, passagens e seguro viagem, tudo tende a dar muito certo.
Boa viagem 😉
Beijos
Olá Gabriela, tenho viagem para Dublin dia 26/06 e Itália 01/07. A parte da Irlanda está tudo nos conformes mas quanto a Itália comprei passagens separadas de Dublin para Londres e de Londres para Itália no mesmo dia com 4 horas de tempo para troca de avião. Na Itália ficarei na casa de um amigo brasileiro que está fazendo cidadania, tenho a primeira noite reservada pelo Airbnb. Quanto a Imigração em Londres e a imigração na Itália (por eu ter apenas a primeira noite com hospedagem) como procedo? Pensei em dizer que irei alugar outro lugar para os dias restantes…
Olá! Tudo bem?
Caso te perguntem, pode dizer que vai alugar outro lugar para os outros dias. Sem problemas 😉
Boa viagem!
Gabriela, tudo bem?
Cheguei aqui no seu blog com algumas dúvidas. Estou com viagem marcada para Londres em novembro e vi em vários locais falando a necessidade de estar com a passagem de volta para passar na imigração. Eu não sei se posso (e seria seguro) emitir essas passagens de volta antecipadamente no check in aqui no Brasil, antes do embarque. Eu estou com o voucher da CVC, onde consta a reserva de todos os voos de ida e de volta. Só esse documento vale? Ou precisa ser necessariamente a passagem de volta impressa? Me ajuda?
Olá, Gisele! Tudo ótimo comigo! E com você?
A imigração realmente pode te perguntar sobre a passagem de volta, mas o voucher já vale como comprovação. Vale lembrar que, por causa dos problemas que o Reino Unido vem passando nos últimos tempos, é importantíssimo que você viaje com tudo que seja necessário para provar que você é apenas uma turista comum: comprovante de hospedagem, passagens, dinheiro e seguro viagem.
Também irei para Londres esse ano, mas em dezembro!
Abraços
Olá pessoa , gostaria de deixar meu relato de minha segunda viagem a Europa destino Berlim – Alemanha, bem cansativa dessa vez , pois voei de São Paulo para o Rio , do Rio para Zurique e enfim Berlim. Bom fui como turista para ficar 2 meses e 24 dias, estava com uma carta convite , 700 euros , passagem ida e volta e seguro viagem , não tinha nada para comprovar que tenho alguma relação para voltar para o Brasil, tipo estudando ou trabalhando. depois de 12 horas de voo ate Zurique . Eu estava exausto e quando eu sai do avião para minha surpresa e de muitos no aviao , tinhão 2 policiais na porta checando passaporte de todo mundo , e eu já estava tenso para passar na imigração e vem e me acontece isso “kkkk” . O dois guardas estavam procurando pessoas que estavam na europa pela primeira vez , sorte minha que foi minha segunda vez , mostrei o passaporte e ele liberou , mas teve 3 pessoas que tiveram que esperar… bom ae depois fui direto para a imigração e meu voo para belim estava prestes a decolar , cheguei as 15:20 em Zurique e meu voo para Berlim era as 15:50. fui correndo para imigração e torcendo para que seja rapido. Cheguei na imigração e tinha 5 pessoas na minha frente e das 5 pessoas 3 foram acompanhadas com guardas para algum lugar que não sei onde. detalhe que os treis uma mulher e dois homens tinham passaporte verde, não sei de que nacionalidade eram . E então chegou minha vez , estava muito tenso e nervoso, a Oficial me perguntou “Primeira vez na europa?” , “Quanto tempo vai ficar?” vai ficar na casa de alguem ou em um hotel?” entreguei minhas passagem de ida e volta , meu seguro , e ela olhava e olhava , ae entreguei a carta convite , ela nem leu o conteudo da carta ela só queria saber do numero de passaporte da pessoa que escreveu a carta , pesquisou o numero e depois ela disse ” Welcome to Zürich” , e eu todo aliviado ” Viele Dank” kkkkk. tenso mais deu tudo certo ^^.
Obrigada pelo seu relato, Ricardo!
Que bom que deu tudo certo 😉
Beijoss
“Tudo certo” mais ou menos, esse relato é aterrorizador haha. Como assim de 5 na fila 3 foram pra “salinha”, e ainda por cima já tinha agentes na porta do avião conferindo quem tava pela primeira vez lá? Credo.
Olá Gabriela, estou com tantas dúvidas que não sei nem por onde começar, mais vamos la.
Uma amiga minha que ja morou e tem a mãe que ainda mora em Zurique me chamou pra irmos agora em Julho 2017, porém não falo língua estrageira nenhuma e ainda não tirei meu passaporte.
Perguntas;
Com quantos dias consigo está com o passaporte em mãos?
Vou ficar na casa da mãe dessa minha amiga, fica MAIS fácil?
Estou Indo PRa trabalhar durante 3 mês ,eu posso falar isso? Ou digo que sou turista?
Posso fazer a entrevista junto com a minha amiga?
Agradeço se poder me ajudar.
Olá! Tudo bem?
Vamos lá:
1 – O prazo de entrega do passaporte depende da Polícia Federal da sua cidade ou da cidade mais próxima. Cada lugar tem um prazo de entrega, mas no geral não costuma demorar mais que 20 dias;
2 – Não é necessariamente mais fácil ficar na casa de alguém conhecido, desde que você tenha o necessário para se manter no país durante o período da sua estadia e tenha uma carta convite e seguro viagem;
3 – Jamais diga que está indo a trabalho se não tiver com contrato de trabalho e visto de trabalho. Caso contrário, a imigração barra a entrada no continente;
4 – Se você for viajar com a sua amiga é possível sim passarem juntos na imigração.
Gostaria de lembrar que essas minhas dicas são para quem vai viajar ao continente europeu a turismo. Para ir a trabalho, é necessário que a pessoa tenha contrato e visto válidos. Não é necessário ter visto para turismo na Europa.
Abraços e boa sorte 😉
Bom dia Gabriela , bom dia pessoal . Estou passando aqui pra deixar minha passagem pela Europa , entrada por madri . Anteriormente eu já Havia feito viagens internacionais inclusive para Europa , porém entrada por Lisboa , esse ano novamente fui a Europa porém com entrada em madri , a imigração que muitos temem , enfim vamos lá . Me organizei todo como sempre , comprei o seguro viagem cobertura 30 mil euros , tenho meus cartões de crédito internacional , levei 500 euros em espécie , levei meu aviso de férias no trabalho, comprovante do hotel , passagem de ida e volta e até mesmo minha credencial do trabalho pois estava com o medo que todos sentem de ser inadimitido ou de ir pra temida salinha Chegou o dia da viagem sai GRUXMADRIXROMA PELA air Europa que até então nunca tinha viajado por ELA, sempre pela TAP PORTUGAL QUE É ÓTIMA , a air Europa avaliaria com 7 pontos pois fomos num airbus A330 com televisores nas poltronas e na volta voltamos com um AIRBUS A330 sem televisores na poltrona , caso quisesse poderia alugar um tablete ou solicitar WIFE que eles vendem por 7 € a mais barata , 12€ a mais popular , e a comida também não era tão boa comparada com a TAP . Enfim vamos lá . O voo durou em média de 10 horas até madri , já estava exausto , e bem apriencivo com a imigração . O desembarque foi feito pelo terminal 1 de madri , andamos uns 10 minutos acredito eu até a imigração , chegamos era 5:30 horário local de madri e só tinha esse voo , chegou minha vez estava apenas com o passaporte e cartão de embarque na mão , entreguei ao agente de imigração, comprimentei ele com bom dia , e nesse meio tempo meu passaporte estava carimbado , não fiquei 1 minuto naquele guichê com aquele agente de imigração , ele não me pediu nada nada , e naquele momento eu estava tão cansado que falei pra ele só isso ? Kkkkkkkk ele acenou pra mim seguir em frente . Galera então novamente a dica que eu dou , arrume toda documentação , deixe tudo certo e vá , quem não deve não teme , vocês tendo tudo certo da certo , olha que imigração rápida , nem em Lisboa e tão rápido assim , pois eles costumam perguntar pelo menos quantos dias você irá ficar . Enfim galera , boa viagem a todos e divirtam-se , vá tranquilos a Europa é Linda . Espero ter Ajudado . Me desculpem os erros ortográficos , digitação pelo celular . Abraços.
Obrigada pelo relato tão completo, André!
Fico contente em saber que deu tudo certo na sua viagem.
Abraços
Oi, Gabriela
Estou querendo fazer uma viagem para Europa pela 1º vez em 2018, Paris 05 dias e Roma 15 dias, vi que algumas passagens tem escala para troca de aeronave (são mais baratas), mas 01h30 é suficiente para passar na imigração e seguir viagem fazendo a troca de aeronave? Seria melhor pegar um voo com mais horas de espera? Outra pergunta, minha mãe vai viajar comigo, podemos passar pela imigração juntas? Eu só arranho no inglês, será difícil me situar no aeroporto e achar a imigração em Frankfurt? Desde já agradeço sua atenção.
Olá, Ivone! Tudo bem?
1:30 é suficiente desde que a pessoa seja bem descolada e ande rápido para fazer todo o procedimento. O que acontece na Europa é que geralmente os passageiros em conexão passam por outro guichê de imigração, diferentemente dos passageiros que estão desembarcando naquele aeroporto. Aconteceu isso na Itália comigo.
Se não se sentir segura e tiver outra opção, pode pegar um voo com conexão mais demorada.
A sua mãe pode sim passar junto com você na imigração.
Abraços e boa viagem 😉
obrigado pelas informações.
Ola estou na frança é gostaria de passar alguns dias no Porto (Portugal) gostaria de saber mesmo sendo um voo doméstico passarei pela imigração? Obrigada desde já.
Olá, Barbara! Tudo bem?
Você não passará pela imigração, pois continuará no espaço de Schengen.
Abraços
Obrigada pela informação
De nada!
Beijos
Olá Gabriela!!
Que sorte encontrar uma pessoa com tanto conhecimento para nos ajudar.
A questão é que vou com meu marido passar 11 dias em Londres na casa de meus primos que estudam lá. Teem o visto de estudante é estão legalmente lá.
Porém vamos em um voo para Paris..e no mesmo dia vamos seguir para Londres. Já temos as passagens no Eurostar e também a carta convite de meu primo.
Minha dúvida é em relação a imigração na França pois não vou ficar lá na chegada, apenas ficarei na França nos dois últimos dias do passeio qdo pego o voo de volta em Paris .
O que preciso dizer? O que comprovar? Vou passar 3 horas só lá na ida.
Se puder ajudar, agradeço muito pois não encontrei esta informação em nenhum lugar.
Abraços
Olá, Yara! Tudo bem?
Você não precisa dizer nada na imigração em Paris. Apenas apresente os passaportes. Se fizerem alguma pergunta, você diz que estão indo a Londres. Caso perguntem mais coisas, você mostra as passagens da Eurostar, a carta convite e seguro viagem. E é assim que vai desenrolando a conversa na imigração. Só respondemos ao que for perguntado e só mostramos algo se for solicitado.
Uma boa viagem para você!
Abraços
Olá Gabriel!
Vou viajar para a Europa em julho, visitar meu namorado em Dublin, mas tenho escala em Frankfurt e não falo alemão nem inglês, eles chamam algum tradutor, ou o que preciso fazer?
Obs: tenho 17 anos, mas passaporte autorizado a viajar desacompanho, de qualquer forma, acha que isso pode acabar exigindo mais alguma coisa específica?
Olá, Thais!
Normalmente eles não chamam tradutor, só quando muito necessário.
Eu recomendaria que você levasse tudo que é importante em mãos: comprovante de onde vai ficar, passagens, dinheiro, seguro viagem, etc. Acho que vale a pena baixar o app do google tradutor também, caso você precise dizer algo e não consiga.
Abraços
Gabriela. Boa noite ! Adorei seu post.
Gostaria que se possível você me tirasse uma dúvida.
Eu vou fazer uma viagem internacional pela primeira vez e confesso que estou um pouco apreensiva. Meu destino é Portugal e vou para turismo mesmo.rss, porém estou com dúvidas sobre o que tenho q levar de documentação para passar tranquilamente pela imigração: sei do passaporte, comprovante de estádia e dinheiro , passagem ida e volta.
Minhas dúvidas: sou estudante universitária tenho que levar documentação comprovando isso é registrada em cartório?
É solicitado e é obrigatório o seguro de viagem?
Vou encontrar meu namorado lá que é norueguês devo falar dele? Sendo que ele que comprou as passagens e vai reservar a nossa estadia ?
Se você puder responder vou ser muito grata!
Obrigada.
Olá! Tudo bem?
Não precisa levar documentação da universidade. Leve dinheiro, passagens, passaporte, comprovante de estadia (peça a seu namorado) e seguro viagem. Não tem problema falar do seu namorado, caso pergunte se está viajando sozinha.
O seguro é obrigatório. Nunca me pediram na migração, mas soube de pessoas que disseram ter pedido.
Abraços
Ola Gabriela, vou viajar em julho para Paris e de la vou de avião para Veneza, te algum problema de imigração ou com produtos que comprei em Paris, Obrigada.
Olá, Fernanda! Não há problema algum, desde que você esteja atenta às regras de bagagem de mão: não pode levar líquidos e cremes de mais de 100ml na mala de mão, apenas na mala que irá despachar.
Abraços
Olá Gabriela, como vai?
Estou planejando minha primeira viagem internacional e o destino escolhido é Portugal
Tenho mais ou menos o roteiro que é passando por Lisboa, porto, Coimbra, Braga e outros.. isso em 20 dias no mês de novembro… Estarei de férias do trabalho nesse período.
Minha dúvida é a seguinte::
Ja tenho que ter a reserva para os 20 dias que estarei em Portugal ou posso apresentar apenas a reserva dos 4 dias que estarei em Lisboa? Os outros hosteis pretendo procurar quando estivesse lá.
Você acha que a carta de férias do trabalho prova vínculo com o Brasil.. seria uma boa levar?
Me ajude.
Desde já agradeço.
Att,
Thiago Farias
Olá, Thiago! Tudo bem?
Você não precisa reservar os 20 dias de hotel. Apresentar as reservas dos primeiros dias já é suficiente.
Nunca ouvi ninguém dizer que foi pedida a carta de férias, mas se você quiser levar para se sentir mais seguro não há problema.
Fique tranquilo! Leve dinheiro (em espécie e cartão de crédito/débito) e seguro viagem.
Abraços e boas férias 😉
Olá Gabriela! Olha só, estou pensando na possibilidade de ir para a Holanda pela Espanha neste ano, visto que as passagens pela TAP estão caríssimas. Então, tenho um pouco de receio quanto a imigração de lá. Eu vou levar um quantia de dinheiro e cartão de crédito internacional, não será tanto assim pois vou visitar minha mãe e seu esposo. Posso ter problema com isso? E quanto a carta convite que eles vão fazer na Holanda, tem que traduzir para o espanhol e reconhecer na cidade deles? Desde já, obrigado.
Olá, Edson! Tudo bem?
Eu nunca utilizei carta convite, mas acredito que se puder traduzir e levar com você pode ser mais seguro.
Nem sei se eles vão te pedir a carta, mas é bom sempre viajar com tudo certinho para ficar tranqüilo. Se não conseguir, leve a carta em holandês mesmo.
Abraços e boa viagem 😉
Oi, Gabriela! Achei seu post por acaso…
Vou para a Irlanda semana que vem, mas fico em Paris por um dia (pois é).
Sei que vou passar pela imigração de Paris e depois pela de Dublin.
Vou viajar com mais duas pessoas, só eu falo inglês. Elas podem passar comigo, as três pessoas juntas, na imigração? Para caso façam perguntas e para não ter nenhum tipo de incômodo porque uma delas é uma idosa, sabe?
Lembro que quando fui à Roma eu tive que passar sozinha (tb estava acompanhada, mas a fila era individual e não nos deixaram passar juntos)… Mas isso tem um tempo (2009) então não sei se muita coisa mudou.
Ah, temos cartas-convite, mas seria legal fazer uma carta, sei lá, explicando que eles não falam inglês?
Pra ajudar caso não possamos passar juntos? Ou acha que não precisa?
Acho que não precisa fazer uma carta pra isso. Entrem juntas que é mais fácil.
A última vez que passei pela imigração em Roma foi e 2015 e foi bem de boa.
Beijos
Olá, Lorena! Tudo bem?
Vocês podem passar todas juntas sim! Eu sempre passo pela imigração com meu esposo (inclusive em Roma) e até hoje não tive problemas.
Beijos
Olá Gabriela.
Vou para Suíça ficar na casa da minha cunhada de férias, mas terei conexão em Frankfurt e não falo nada de alemão e arranho um pouco no inglês, será que terei problemas na imigração? Eles tem alguém que fale pelo menos espanhol que é mais fácil de entender?
Parabéns pelo site, e agradeço a ajuda.
Olá, Francisco! Tudo bem?
Pode ir tranquilo com seu inglês arranhado mesmo rs
Leve tudo que for importante em mãos, caso peçam.
Boa viagem 😉
Beijos
Boa noite, irei para Portugal tenho todos os documentos, mas tenho dúvidas no voucher do hostel, não paguei o hotel fiz somente a reserva, irei pagar na entrada, tem problema Gabriela?
Olá!
Pode viajar apenas com a reserva do hotel. Sem problemas!
Abraços
Oi Gabriella, e minha dúvida é a seguinte : vou pra Espanha, ao invés de mostrar na imigração a passagem de volta para o Brasil, dá certo mostrar uma passagem pra outro lugar fora do espaço Schengen?
Olá Gabriela, Vou para a Itália e ficarei 65 dias, minha conexão é em Amsterdam, vou levar 2000 euros mais dois cartões internacionais. Você acha que podem achar pouco? Comprovar que tenho dinheiro na minha conta aqui no Brasil poderia ajudar? Obrigada
Olá! Como você tem cartões internacionais, está tranquilo. Se quiser, pode levar extrato da sua conta bancária também.
Abraços
Olá, irei para a Itália em Junho fazendo conexão em Lisboa, como irei com a carta convite e cartões de débito, quantos euros em espécie será necessário eu levar? 100 euros seria pouco? Ou qual quantia você me indica?
Olá, Anne. Depende muito de quanto tempo você irá dicar por lá. Eu levaria um pouco mais de dinheiro em espécie – pelo menos 500 euros.
Abraços
Gabriela, preciso de ajuda, estou pretendendo minha primeira viagem para fora do país e estou com algumas dúvidas. o destino é frança, la vou ficar na casa da minha prima, mas tenho duvidas que documentos necessários levar, ela me falou que se for direto daqui do brasil, não preciso ter visto nem carta convite,mais tenho receio de ser barrada na imigração. tbm quero saber coo faço pra mudar pra la pra morar e trabalhar, agradeço se puder me auxiliar
Olá! Tudo bem?
Realmente você não precisa de visto para a França, mas a reserva em hotel ou carta convite é recomendado.
Infelizmente não tenho como te auxiliar nas questões imigratórias, pois só vou à Europa para passear e sempre retorno ao Brasil.
Olá, se eu chegar na espanha com uma passagem de saída para outro país que não esteja no espaço Schengen ao inves da passagem de volta ao Brasil, vc acha que teria problema?
Olá, ,se eu chegar na Espanha com uma passagem de saída para outro país que não seja o Brasil, tem problema?
Ola.
Fui pra Porto fazer um estágio de Novembro a Janeiro, fiquei exatos 75 dias. Entrei por Madrid, tinha todos os documentos e a comprovação do estágio. Me pediram passagem de volta, hospedagem e o que eu ia fazer. Rápido e a agente era bem simpática.
Agora em Maio (exatos 3 meses pós volta) eu vou novamente. Porém, vou entrar por Lisboa porque a passagem tava bem mais em conta do que pro Porto. De lá pegarei um trem pro Porto que é onde vou ficar por 20 dias, voltarei de trem uns dias antes pra curtir Lisboa e de lá pegar o voo.
Não queria mentir na imigração, queria falar que vou pegar o trem pra Porto e mostrar o comprovante de onde vou ficar lá… mas meus medos são alguns: estar voltando em pouco tempo, me enrolar pra explicar que estou indo por Lisboa porque a passagem estava mais em conta, e além do mais meu namorado é Português e morro de medo de comentar isso na imigração.
Pensei em ter reservas em um hotel en lisboa como se fosse ficar os 20 diAs lá!
Realmente estou muito apreensiva 🙁
Olá, Larissa!
O ideal é sempre falar a verdade. Como o pessoal da imigração fala português, não terá dificuldade se estiver falando a verdade.
Fique tranquila e só responda o que for perguntado. Quem sabe não perguntam muita coisa?
Boa sorte e boa viagem 😉
ola gabriela, estou com muitas dúvidas. estou programando uma viagem a frança, minha prima ja mora la mais de 10 anos e ela disse que se eu for do brasil sem entrar na guyana francesa não preciso de visto e nem da carta convite, mais tenho medo de chegar na imigração e ser barrada por não saber exatamente o que devo ter em mãos. bem eu vou ficar na casa dela..se puder me auxiliar fico grata
Oi gente bom dia! Oi Gabrielaa!!
Estou na Europa pela segunda vez, desta vez visitando os paises nordicos e os balticos e gostaria de deixar relato de como foi minha imigracao nas fronteiras. Entrei na europa por Roma, Fiumicino, mais tranquilo pra mim IMPOSSIVEL, foi so o tempo de entregar o passaporte dar um Buon Giorno e receber carimbo….( isso eh quase um orgasmo de pele) kkkkkkk mas vi agentes la perguntando muito pra uns e pedindo comprovantes. A outra imigracao que passe foi de saida da Finlandia para entrar na Russia. (Fiz de onibus pela Lux Express) Saindo da Finlandia o funcionario perguntou algumas coisas (se era ferias o que eu fazia no Brasil e para onde eu tinha ido antes) carimbou a saida e fui passar pela imigracao da Federacao Russa. Juro que eu acho q nao passei menos de 20 minutos na imigracao.Acho que so tinha eu e uma guria la com passaporte de outra nacionalidade pq ela tmbm demorou bastante. Quando cheguei no balcao olhou muito meu passaporte, olhava pra mim e para a foto, acho q estava pensando ser falso kkkk a foto ela nao estava achando parecida (coisa de quem quer implicar mesmo) enfim, mas percebi que eh uma imigracao que eles nao perguntam quase nada para o viajante, o negocio deles eh no sistema. Ela digitava muito la no PC dela saia da sala ia conversar com outra fiscal…sei que nesse tempo todo acho que ela me fez apenas 3 perguntas. Se estava indo a turismo, o que eu fazia no Brasil e se eu estava viajando sozinho. Depois disso carimbou passaporte e me deevolveu. Enquanto isso o onibus esperando quem?! Sim, eu msmo..kkkkk e sabe aquela vergonha vc passando pelo corredor..todos ali ainda por sua causa kkkkkkkkk (Nem ligo).. saindo da Russia passaporte carimbado sem pergunta e para voltar para o Espaco Schengen entrei pela Estonia, Narva se nao me engano, super tranquilo, sem perguntas apenas deu uma folheada no passaporte e carimbou. E agora estou em Riga. AMEI TALLINN, acho q a melhor dos Balticos…E vou curtir mais uns dois dias por aqui ir pra Vilnius depois Barcelona e Paris. Abracooos a todos, bons ventossss e a quem est[a vindo boa viagem, a europa eh linda~~
(desculpem os erros de acentuacao algo assim, teclado meio diferente rsrs )
Olá, Jonatas!!! Muitíssimo obrigada pelo seu relato! Com certeza ajudará muitos leitores que chegam aqui cheios de dúvidas. A Europa é um continente incrível, né? Concordo com você que Tallinn é o melhor dos Bálticos rs
Aproveite a viagem 😉
Beijos
Olá,
estou com uma questão, e não acho resposta em lugar nenhum.
Vou para Portugal em Julho, porem meu voo tem escala em Madrid.
Estou tentando organizar tudo numa pastinha, como você falou. Porem em Lisboa vou ficar em um apartamento alugado através do Airbnb, mas esse apartamento foi alugado por minha prima, com quem vou viajar, porem não chegaremos juntas.
Levar o comprovante de reserva feito por ela será suficiente?
devo levar mais alguma coisa?
desde ja agradeço
Olá, Sara! Tudo bem?
Sim, leve o comprovante em nome de sua prima. Não terá problema.
Abraços
Bom dia Gabriela,
Quero lhe parabenizar pelo site, você me esclareceu muita coisa.
Tenho uma dúvida, estarei viajando para Europa com meu esposo na próxima segunda e estou preocupada em passar pela imigração em Paris.
O meu inglês não é lá muito bom e não falo nada de francês, será que terei problemas com isso?
O meu esposo é quem domina o inglês, será que ele poderá passar pela imigração junto comigo?
Fui o ano passo e passei na imigração pela Holanda, o cara apenas olhou meus documentos e me liberoBom dia Gabriela,
Quero lhe parabenizar pelo site, você me esclareceu muita coisa.
Tenho uma dúvida, estarei viajando para Europa com meu esposo na próxima segunda e estou preocupada em passar pela imigração em Paris.
O meu inglês não é lá muito bom e não falo nada de francês, será que terei problemas com isso?
O meu esposo é quem domina o inglês, será que ele poderá passar pela imigração u, não precisei falar nada (além de “não falo nada de sua língua”) rsrs
Desde já agradeço a atenção.
Att,
Olá, Luiza! Vocês podem passar juntos pela imigração. É até melhor 😉
Pode ficar tranquila quanto ao idioma.
Beijos e aproveite a viagem!
Olá, o site é muito bom, estás de parabéns!
Tenho uma pequena dúvida, se conseguires me ajudar, ficaria muito feliz!
Vou ir para Portugal visitar amigos e ficarei 41 dias, tenho o dinheiro certo em conta corrente
para passar pela imigração, porém o meu cartão de crédito possui um crédito muito baixo, então não valerá. Sabes me dizer se apenas com o cartão de débito internacional e um extrato do banco (Banco do Brasil) consigo comprovar renda?
Abraços e muito obrigado!
Bom dia, Antônio! O cartão de débito vale como comprovante financeiro.
Pode ficar tranquilo.
Abraços e boa viagem 😉
Muito obrigado pela resposta!
Fico assim mais tranquilo!
Abração!
Olá Pessoal ! Vou viajar para a Alemanha em Maio e vou ter conexão em Zurique , gostaria de saber se alguém tem alguma experiencia passando na imigração de Zurique, Ano passado passei pela imigração da Alemanha – Frankfurt e foi muito tranquilo.
Obrigado desde já .
Olá, Ricardo!
Passamos pela imigração em Zurique uma vez, voltando do Irã, é foi super tranquilo.
Aproveite a viagem 😉
Abraços
Ah Muito Obrigado por responder 😉
Estou mais tranquilo agora ^^
Danke Shön !
Fique tranquilo!!
Boa viagem 😉
Olá Gabriela!
Parabéns pelo seu blog.
Vou viajar para Bilbao com conexão em Bogotá (Colômbia) e em Madrid, irei eu minha esposa e minhas filhas de 1 ano e 4 meses ( gêmeas), será nossa primeira viagem internacional, ai começam minhas duvidas, ficarei muito agradecido se puder tiralas.
Terei que passar pela imigração em Bogotá e em Madrid e só em Bilbao?
Tenho o seguro viagem, ele o mesmo do seguro saúde?
Vou levar a carta convite, pois vou ficar na casa de minha mãe que já fora a 20 anos na Espanha, porem não levarei muito dinheiro, como foi ficar apenas 22 dias e na casa dela, não terei muitos gasto, por quanto disso terei algum problema com a imigração?
Numa eventual deportação, seriei mandado para o Brasil ou para a Colômbia?
Muito agradecido pela sua ajuda, pois estou muito nervoso com a viagem principalmente por ir com minha filhas.
Aguardando ansioso a resposta.
Olá, Rafael!
A sua conexão em Bogotá é bem diferente! Se for apenas uma conexão, não passará pela imigração na Colômbia. Já na Europa, como você entrará por Madri, provavelmente passará pela imigração lá e não em Bilbao.
Como você vai levar carta convite da sua mãe, não precisa levar aquela quantia em dinheiro caso a sua mãe arque com os gastos.
O seguro viagem é aquele que equivale ao seguro saúde.
Desejo que façam uma boa viagem e deixem o nervosismo de lado.
Aproveite bastante!
Abraços
Olá Gabriela. Já tenho tudo impresso e organizado numa pasta transparente (passagens aéreas, seguro viagem, reserva de hotéis, vouchers do trem Eurostar, extrato cartões de créidto comprovando o pagamento dos mesmos etc). Porém fui recomendado levar declaração do meu trabalho e contrato social da empresa que temos. Minha dúvida é: os documentos estao em português, se traduzir fica difícil pois moro interior de Minas Gerais. Você sabe dizer se eles analisam documentos em outro idioma?
Olá! Nunca levei nenhum documento de comprovação de vínculo com o Brasil. Acredito que já está levando o necessário.
Abraços
Muito obrigado.
De nada!
Faça uma ótima viagem 😉
Abraços
Boa Tarde Gabriela.
Primeiro quero agradecer pelo seu blog que ajuda e ajudará muitas pessoas como eu.
Em segundo lugar queria sua opinião pois eu, minha esposa e nossa filha de 14 anos faremos uma viagem para Europa passando 6 dias em Paris e 6 dias em Londres. Nosso vôo é pela Lufthansa então chegaremos em solo europeu em Frankfurt e depois Paris. De Paris a Londres iremos no trem da Eurostar(passagens já compradas) e depois retornaremos de Londres para o Brasil passando novamente por Frankfurt.
Já tenho todas as passagens, reservas dos dois hotéis impressas, seguro de viagem impresso, bilhetes do trem impressos, extratos dos cartões de crédito comprovando além do limite que eu já efetivamente paguei pelas passagens, reservas de hotéis, seguro e viagem de trem.
Minha preocupação é quando leio as recomendações de levar contrato social da empresa para provar que minha esposa é comerciante e uma declaração em papel timbrado como sou funcionário público. Conseguir esses documentos é tranquilo mas a questão é a tradução. É obrigatória a tradução ou você conhece algum caso que eles analisaram o documento mesmo estando em Português.
Aguardo com muita ansiedade o seu comentário e antecipo meus agradecimentos.
Olá, Renato! acho que seu comentário veio duplicado. Como eu estava viajando, tive que responder o outro comentário pelo celular e por isso fui breve no comentário.
Como disse, nunca levei nenhum documento comprobatório de renda daqui do Brasil e não acho necessário levá-lo. Com seguro viagem, dinheiro, passagens de ida e volta e reservas em hotéis, tem tudo para a sua viagem ser bem tranquila.
Desejo uma boa viagem para você e sua família!
Abraços
Boa Noite Gabriela
Estamos em Paris e passamos pela Imigração em Frankfurt. Observei que alguns agentes são mais simpáticos e outros não(risos). O que nos atendeu muito sério apenas perguntou qual o motivo de nossa viagem. Respondi e ele perguntou se tinhamos passagem de volta, Mostrei e antes que ele perguntasse disse que a translado Paris x Londres eu já havia comprado pela Eurostar, nesse momento ele carimbou nossos passaportes. Agradeci e lhe desejei um bom dia de trabalho e consegui arrancar um Thank you kkkkkkk. Na quinta iremos para Londres e vamos passar novamente pela Imigração. Chegando lá compartilhamos nossa experiência. Mais uma vez parabéns pelo seu blog que muito nos ajudou. Que Deus continue lhe abençoando ricamente.
Muito obrigada pelo seu relato!
Fico feliz em saber que deu tudo certo 😉
Agradeço imensamente pela disposição em voltar aqui para dar esse feedback a tantas pessoas que chegam aqui cheias de dúvidas sobre a imigração na Europa.
Aguardando para saber como é a imigração nesse trecho entre Paris e Londres (pretendo fazer essa viagem em breve).
Beijos
Olá Gabriela
Estamos em Londres desde quinta-feira e gostando muitíssimo da cidade. Bem saimos da França pela Garu Nord, uma belíssima estação de trens, muito bem sinalizada. Assim que chegamos vimos as placas indicativas da Eurostar e subimos. Já na entrada preenchemos o formulário Landing Card e com o QR Code dos nossos bilhetes já passamos pelas catracas eletrônicas. Logo após na fila passamos pelo controle francês e em seguida pela imigração inglesa. Tudo tranquilo. A única pergunta foi se voltaríamos a Paris e eu disse que não pois nosso retorno ao Brasil seria LondresXFrankfurtXRio. A seguir nós mesmos colocamos malas e bolsas na esteira para o Raio X e passamos sem problemas. Seguimos para o portão indicado nas telas e pouco mais de duas horas depois já estavamos na estação ST Pancras em Londres, aliás belíssima por sinal. Com a diferença de horários ganhamos mais uma hora e no mesmo dia já começamos a visitar alguns locais em Londres. A compra dos bilhetes foi feita diretamente por mim no site da Eurostar, e como foi com antecedência ficou num preço excelente, afinal estamos viajando em 3 pessoas. Abraços e agora é aguardar o retorno para o Brasil na semana que vem.
Muito obrigada pelo feedback!
Estou querendo muito fazer a viagem pela Eurostar.
Boa continuação da viagem 😉
olá eu acabei de conhecer sua pagina e adorei! preciso de ajuda, quero muito viajar para Europa em 2018. mas nunca andei de avião. conheci uma alemã na internet, e ela se ofereceu para eu ficar na casa dela. vai eu e uma amiga! você acha que pode ser perigoso aceitar a oferta dela ? ela já me mandou vídeo dela, e temos um grupo no app line onde trocamos experiencias culturais. E outra coisa eu preciso provar no aeroporto que estou indo pra casa dela? se eu for pelo coushisurfing tenho que provar também? por favor me ajude 🙁 obrg
Olá, Lorena! Tudo bem?
Estava viajando e com acesso limitado à internet. Por isso que não pude responder antes.
Não sei se é arriscado ficar na casa da sua amiga virtual porque não conheço ela. A minha dica é: caso fique na casa dela, leve uma carta convite, mesmo que seja couchsurfing, pois a imigração pode pedir.
Boa sorte 😉
Beijos
Oie, desde já quero agradecer Gabriela por todas as informações que são passadas devido a atenção e zelo que você tem com todas as nossas dúvidas… Só pode abençoar quem é abençoado, e você ja é uma pessoa abençoada! Tenho duvidas em relação a entradas e saídas do espaço shengen em espaços de dias de diferença.. Venho do Rio, fazendo escala em Portugal, destino madrid, no mesmo dia da chegada pego um voo da air France para paris fico 6 dias em Paris, ai então pego um voo klm para Londres fico 6 dias em Londres, pego um voo klm para madrid de volta, e aí está a minha dúvida eu posso sair do espaço shengen em direção ao reino unido e voltar pra ele depois de alguns dias? O Reino Unido não faz mais parte do espaço shengen desde 2020!
Olá!! Tudo joia?
Que eu saiba, UK nunca teve acordo de livre fronteira com os demais países do acordo de Schengen.
Bem tranquilo sair do espaço Schengen e voltar dias depois.
Boa viagem e muito obrigada pela mensagem 😉
Olá Gabriela,
Tenho uma viagem para Amsterdam no início de abril para participar de um congresso. Ficarei por apenas uma semana.
No entanto, tenho a intenção de passar minhas férias na Alemanha (e outros países) entre junho e julho deste ano.
Moro nos EUA e tenho visto como estudante aqui, e para ambas as viagens irei direto daqui para lá, sem passar pelo Brasil.
É possível? Preciso de um tipo diferente de visto?
Obrigado!
Olá, Lucas! Tudo beleza?
Você não precisa de visto para a maioria dos países europeus para viagem de férias.
Aproveite e viagem 😉
Abraços
Oi Gaby! Primeiramente, parabéns pelo blog de super utilidade! Em maio viajarei para a Europa, com meu esposo e uma das minhas filhas. A bebê irá ficar no Brasil. Nossa viagem é para Paris, mas temos uma escala em Frank Furt, ou seja, nossa imigração será lá né?? Estou muito insegura, porque a carta que estamos não é aceita pela prefeitura, só uma carta informal mesmo. Serão 15 dias. Desceremos em Paris, e minha amiga que mora na Bélgica nos buscará lá. Depois seguiremos para Italia, de carro, onde faremos Milao e Veneza. Ficaremos alguns dias na Belgica e só no retorno ficaremos dois em Paris, de onde partiremos de volta. Você acha que teremos algum problema com a imigração ser da Alemanha? e sobre nosso voo ser para Paris, e não para a Bélgica onde minha amiga reside??(era uma promoção! rs) Desde já obrigaaada!!
Olá, Beatriz. Desculpe a demora em responder.
Vamos lá:
1 – Sim, você passará pela imigração em Frankfurt;
2 – Não tem problema a imigração ser na Alemanha;
3 – Também não tem problema o seu voo para a Bélgica.
Seu roteiro estando organizado, não há problema algum.
Boa sorte 😉
Beijos
OI Gabriela bom dia!
Estou voltando a europa agora em março/2017, farei dessa vez os países Bálticos + Russia (St Petersburgo) e Finlandia. Ficarei ao todo 16 dias. Estarei levando em espécie 800,00 euros e para não perder tanto na troca do euro por reais quando voltar (em algo que sobrar da viagem) estou pensando em recarregar um cartão pre pago em reais e fazer saques na europa caso seja necessário. (Quero recarregar em reais porque assim não perco nada na conversao quando retornar ao Brasil. Chegando aqui é so sacar normal e pronto). Vc acha que tem algum problema os valores estarem em reais no cartão? Um extrato dele serve p/ comprovar caso seja necessario?
Mais uma vez obrigado e parabens pelo blog!
Olá, Jonatas!
Bom dia! Não tem problema os valores estarem em reais. O cartão e o dinheiro são suficientes.
Desejo uma boa viagem 😉
Abraços e obrigada pela mensagem!
Olá Gabriela,
Vou no meio do ano pela primeira vez a Europa com minha família (marido e filho). Eu e meu filho temos passaportes europeus, mas meu marido não. Existe algum procedimento diferente na imigração para estrangeiro que entra nessas condições ou meu marido terá que passar normalmente como se estivesse sozinho?
Olá, Aline!
Os europeus passam por um local diferente dos estrangeiros e por isso acredito que seu esposo passe sozinho. Isso porque você e seu filho provavelmente passarão por guichês eletrônicos, enquanto seu esposo precisará ser atendido por uma agente de imigração.
Mas isso não impede que ele avise que vocês estão viajando juntos.
Abraços e boa viagem 😉
Gabriela tudo bem? Vou pra Portugal dia 22 desse mes como turista com passagem de ida e volta, seguro viagem, possível carta convite da pessoa que vai me contratar . Não posso falar trabalhar por que ainda não tenho visto! To indo pra ilha da madeira Porto santo. Se me perguntaram vou dizer turismo, conhecer a cidade que o Cristiano Ronaldo nasceu, praia da galheta. .. Se não tiver hospedagem nem carta convite pode dar problema?
Olá l! Tudo bem? Estava de mudança para outro país e só agora estou conseguindo acessar o blog para responder as perguntas. Acredito que você já tenha viajado. Como foi a imigração? Ocorreu tudo bem?
Olá Gabriela, tenho uma duvida, estou indo para a Europa tenho todos os documentos, mas estou com medo de ser barrado, teria como eu passar na imigração com uma pessoa que tem nacionalidade espanhola? isso facilitaria ou atrapalharia, pois uma amiga minha foi com o pai dela e aconteceu alguma coisa e então ambos foram deportados para o brasil.
Olá, Igor! Tudo bem?
Se você vai à Europa a turismo, não tem porque ficar preocupado. Leve suas passagens, reservas em hotéis e dinheiro. Muitas pessoas viajam sozinhas pelo continente.
Abraços
Gabriela, olá!
Você já fez imigração em Istambul?
Estou planejando ir para a Italia, encontrei um vôo com escala para Istambul (com um preço mt bom) sabe me dizer como funciona por lá.
Obrigada,
Att., Alana.
Olá, Alana!
Sim, já passei pela imigração de Istambul e foi tudo tranquilo 😉
Abraços
Olá, Gabi!
Primeiramente, parabéns pelo Blog de utilidade pública 🙂
Ficarei hospedada por 3 meses (na Holanda) em uma clínica veterinária de um amigo, para irmos juntos a um congresso na França, sou estudante de veterinária aqui no Brasil.
A minha dúvida é: Tenho uma carta convite assinada por ele, com carimbo da clínica, porém, não é registada na prefeitura. Você acha que corro algum risco por: (1) A carta não ser registrada e ter pouca credibilidade (2) Acharem que irei para trabalhar?
Já contratei o seguro viagem, tenho passaporte válido e os 35 EU diários, mas estou insegura…
Muito obrigada!!!
Olá, Joyce! O congresso que vocês irão participar é da área de medicina veterinária? Caso positivo, seria interessante ter algum comprovante de inscrição no congresso.
Não sei se influencia muito a clínica não ser registrada.
Abraços e boa sorte!
Isso! é um congresso de Oncologia Veterinária. Vou imprimir minha inscrição torcer para dar tudo certo hehe.
Muito obrigada, Gabi!
Boa sorte!!!
Beijos
Olá,Gabriela.
Vou para Madrid,ficarei 1 mês,passegm ida e volta,seguro viagem,viagem low cost,ficarei em um hostel com reserva no booking.
Será que com 1500 euros a imigração pode me causar problemas?
Olá, Marcelo! Tá traquino 1500 euros para um mês. Se você tiver cartões internacionais (só para efeitos de imigração) é melhor ainda.
Boa viagem 😉
ola,gostaria de esclarecer algumas duvidas no dia 19 de setembro viajei para espanha de sao paulo a amisterda e chegada em lisboa tinha 90 dias pra ficar na europa mas fiquei 10 dias a mais no retorto do eeroporto de lisboa a amisterda a estragereia me barrou eu disse que nao falava ingles o policial nao falava nem portugues e nem espanhou ligou entao pra uma interpreti assim que peguei o telefone reclamei a interpreti que eu iria perde meu voo e quem pagar minha passagem ela pediu que passase o telefone ao policial ele falou algumas coisas e me passou o telefone a interpreti me disse que ele falou que voce ja perdeu o seu voo e a nao ser que voce tenha uma esplicaçao muito boa ele vai por o seu nome no compultador e voce nao voltara a europa nem tao cedo ,falei a ela que tinha uma boa esplicaçao eu tinha ficado doente por isso mudei a passagem ela esplicou a ele que falou algumas palavras com ela e me deu o telefone ela me disse se eu tinha algum papel que comprovasse tirei um papel da emergencia que eu tinha na bolsa pois tinha me machucado e ido a emergecia na espanha ele olhou a data o meu nome o carimbo do medico falou ao telefone com a interpreti e me deu o telefone a interpreti falou ele pediu que voce dirija se ao balcao a direita onde vc vai preecher uma papel e pegar uma nova passagem acompanhei ele ate o balcao da airfrance ele falou algumas palavras com o atendente me devolvel o meu passaporte e o papel do medico e foi embora o atendente nao me perguntou nada me deu novo bilhete e eu voltei ao brasil ele nem sequer carimbou o retorno no meu passaporte so tem carimbo de ida estou com viagem marcada voo direto de sao paulo a madri e to na duvida sera que ele colocou o meu nome no compultador naquela lista negra que vc fica 5 anos sem entra na europa como posso me imformar se estou ou nao estou na lista negra ?o passaporte com carimbo so de ida vai me causar algum transtorno?
Olá, Divanda!
Eu não sei como funciona essa lista que os agentes da imigração fazem. Infelizmente não há como saber se o seu nome está lá ou não.
Espero que dê tudo certo na sua viagem
Abraços
Gabriela, boa tarde! Adorei o conteúdo do site, tenho dúvidas, estou indo para Italia em 27/06/17 com retorno em 12/07/2017 visitar um irmão, estamos indo eu, meu pai, minha mãe e minha irmã, não falamos inglês fluente e iremos realizar conexão em Amsterdã pela KLM, gostaria de saber se estando com todos os documentos em mãos como passaporte, seguro, hospedagem e passagem de volta teremos algum problema, fui orientada em levar uma carta escrita em inglês para apresentar a migração informando que não falamos inglês porém com as descrições dos documentos que possuímos, extrato do cartão e etc. Acha que teríamos algum problema?
Olá! Não tem problema vocês não falarem inglês. Leve todos esses documentos nas mãos e mostre, caso peçam alguma coisa.
Boa sorte 😉
Boa noite, Gabriela. Pretendo me hospedar em um hotel em Lisboa, mas o único comprovante de alojamento que o Booking.com me enviou nem está em meu nome. Será se os e-mails servem como comprovante?
Servem sim 😉
Beijos
Olá, Gabriela, tudo bem?
Gostei muito do seu blog, e só tenho a agradecer pelas informações simples e completas que encontrei aqui.
Eu e meu namorado iremos no dia 12/3 para Lisboa, Paris e outro destino a definir quando estivermos já na Europa, o que sabemos é que estes dois roteiros serão os propostos na nossa viagem.
Ficaremos 18 dias, gostaria de comprar somente as passagens GIG-LIS e CDG-GIG. Existe um gap para outro destino entre LIS e CDG que vamos resolver em cima da hora.
Minha pergunta é a seguinte: Uma vez que entraremos por Lisboa, mas nosso retorno será por Paris, será que teremos problemas na imigração?
Outra pergunta: Estamos levando 3000 mil euros em espécie para nós dois, vc acha o suficiente para uma visita de mochileiros?
Muito obrigado e um abraço!
Olá, Leandro! Não tem problema resolver uma parte do roteiro quando estiver na viagem. 3 mil euros é uma quantia excelente para o período que passarão na Europa. Estão levando também o seguro viagem?
Abraços e boa viagem 😉
Olá! Se puder, gostaria que tirasse uma dúvida.
Estou indo a Paris por uma semana e um amigo vai me recepcionar lá ele é Francês e vai andar cmg lá vamos até a Belgica tb porém, a reserva de hotel está no nome dele vou ter problema ao passar pela imigração ou a reserva tem q está no meu nome?
Obs. Tenho visto americano estudei lá em 2015, seguro viagem, passagem ida e volta, dinheiro razoável pra ficar esses dias lá. Obg desde já.
Olá! Eu recomendo que você também viaje com uma cópia da reserva, mesmo que seja em nome dele.
Abraços
Olá, Gabriela! Em março vou à Itália passar 29 dias na casa de uma amiga que mora lá. Como é minha primeira viagem, tenho muitas dúvidas, mas a que eu mais tenho dificuldade é sobre a carta-convite. Minha amiga até tem um modelo pronto pra preencher, porém não sabemos se ela pode me enviar por email e eu imprimir aqui antes de ir ou se precisa ser uma carta feita a punho e enviada aqui pro Brasil. Saberia me informar?
Olá, Rayanne!
Eu não tenho certeza sobre as formalidades da carta convite, mas acredito que poderia ser enviada por email (com a assinatura dela) e o ideal seria você imprimir e levar com você.
Vamos ver se algum leitor que já tenha utilizado a carta convite poderia ajudar.
Abraços
Olha nunca viajei, em fevereiro vai ser a 1ª vez vou para lisboa, mas ja vi em todos os sites que entro, que a carta convite deve ser mandada através do correio para a pessoa aqui no brasil, e para imigração de lisboa se ela estiver autenticada por um notário do pais de onde vc vai é melhor ainda, já não sei se é o mesmo caso para Itália. dizem que para lisboa é dispensável a autenticação , mas é aconselhável por muitas pessoas que la ja foram
Obrigada pelas informações, Naty!
Beijos
Oi Gabriela td bem , preciso de sua ajuda, temos passaportes europeus ( italiano e espanhol ), mas quando fizemos as reservas nos hotéis e nos trens fizemos com o sobrenome do Brasil que é diferente do nossos passaportes europeus, tem problemas ? devemos trocar os sobrenomes nos hotéis e nas passagens dos trens ? ou podemos mostrar nosso passaporte brasileiro para confirmarmos que somos as mesmas pessoas, nos hotéis acredito que seja mais fácil , mas como trocar os sobrenomes nas passagens do Eurostar.
obrigado
[email protected]
Saulo Machado
Olá, Saulo!
Basta viajar com os dois passaportes e apresentar o passaporte brasileiro durante as viagens de trem e nos hotéis.
Abraços
Oi bom dia Gabriela
Estou precisando de ajuda
Estou indo a Itália doa 23de janeiro de 2017,sendo que vou com a carta convite que minha amiga italiana mandou. Vou a turismo passagens de ida e volta , di heiro para 25 dias e cartao internacional Minha conexão é em Lisboa .tem algum problema mostrar a carta convite em italiano? Desde já agradeço um abraço
Olá, Margareth!
Não tem problema algum a carta ser em italiano para passar na imigração em Lisboa.
Pode viajar tranquila.
Abraços
Bom dia!
Estou indo para a Europa pela 3º vez, desta vez saio de Porto Alegre para Lisboa e de Lisboa para Genebra, mas meu destino é Chamonix na França, escolhi ir por Genebra pois é mais rápido e barato bem como ganharei mais dias fazendo desta forma, já contratei uma empresa que nos levará de Genebra para Chamonix, minha pergunta é, como não ficarei na Suíça será que terá algum problema? irei eu minha esposa e seus pais, e somente eu falo inglês, estão na hora da imigração teremos que estar todos juntos para nos comunicar, todas as passagens de trem de avião e as estadias estão marcadas para nós 4, ficaremos do dia 4 de abril até o dia 27 em território francês, sendo que cada casal levará 5 mil euros em dinheiro mais cartão internacional, sendo que as despesas de estadia e locomoção já estarão pagas, estou um pouco inseguro tendo em vista a questão do terrorismo, e o fato de usar Genebra apenas para chegar na França.
Obs: Já entivemos nós 4 na França em 2013 e em 2015 estivemos na Itália, e usaremos os mesmos passaportes pois ainda serão válidos, de qualquer forma sempre fica aquele receio de acabar frustando o passeio e perder o dinheiro investido.
Olá, Eduardo! Tudo bem?
Não tem problema algum você não ficar na Suíça. Sugiro que todos se apresentem juntos na imigração, pois estão viajando em família e as passagens estão juntas.
Não se preocupe, pois vocês estão levando o necessário e basta apenas provar que estão indo a turismo (levando passagens, comprovantes de hospedagem, dinheiro e seguro viagem). Já contratam o seguro viagem?
Desejo que façam uma excelente viagem! Se puder, depois volte para contar como foi.
Abraços
Boa Noite, Gabriela.
Vou viajar com duas irmãs minhas para Barcelona e o voo será de Guarulhos para Barcelona direto portanto faremos a imigração lá. Porém a minha Irma que vai em outro voo separado (também com destino á Barcelona) , a reserva do apartamento que alugamos lá está no nome dela. Tem problema eu e a minha Irma chegarmos lá com a reserva sem ser no nosso nome, mas no da nossa outra Irma que nao vai tar junto com a gente? Obrigado.
Olá, Bernardo!
Sugiro que vocês leve uma cópia da reserva, mesmo que em nome de sua irmã. Se o oficial da imigração questionar o nome na reserva, informe que é de sua irmã, que logo estará junto com você.
Boa viagem!
Abraços
Boa tarde Gabriela,
vou viajar para Lisboa dia 01 de fevereiro, mas quero retornar de Porto, há algum problema quanto a isso? É a minha primeira viagem internacional, vou sozinha e cheia de dúvidas, pois me disseram que tenho que voltar por Lisboa.
Outra dúvida, comprei a passagem de volta saindo de Porto com escala em Madri, tenho que pegar as malas pra despachar novamente?
Vou levando 1500 euros e um cartão internacional.
Desde já agradeço a sua ajuda.
obs: volta tá marcada para o dia 17 de fevereiro.
Olá, Mara! Tudo bem? Não tem problema algum chegar por Lisboa e partir pelo Porto, desde que você compre as passagens com essas opções. Se o seu voo para o Brasil saindo do Porto com conexão em Madri for pela mesma companhia, não precisará pegar as malas para despachar. Você pretende comprar as passagens pela Iberia ou pela Air Europa?
Abraços
Olá, obrigada pela atenção, vou voltar pela air Europa.
Já me surgiu outra dúvida, tinha reserva no hotel pra Lisboa e Porto, mas uma amiga que está em Lisboa me convidou pra ficar na casa dela, no entanto está irregular não podendo, dessa forma, me enviar uma carta convite.
A pergunta é, se eu cancelar a reserva de Lisboa e apresentar a reserva impressa na imigração, corro o risco deles verificarem com o hotel se a minha reserva ainda existe?
Olá, Mara!
Eu acredito que a imigração não verifique junto ao hotel se a reserva está mantida, mas não posso confirmar essa informação.
Boa sorte na viagem 😉
Beijos
Acho mais seguro cancelar depois que passar da imigração ou reservar hostel sei la. Outro dia li uma materia de um casal que contratou lua de mel em Paris pela CVC e não checaram se a reserva de hotel estava OK e lá pediram a reserva eles deram e o oficial ligou p confirmar com o hotel e na verdade a hospedagem deles não estava confirmada, resultado? Foram mandados de volta para o Brasil. No fim colocaram a CVC na justiça e ganharam. Mas nada paga o constrangimento e nem o sentimento de viagem frustrada. Abraços e boa viagem..também estou voltando a Europa agora em março, para Russia e os países balticos + Barcelona e pretendo ir somente com bagagem de mão haha 16 dias levando apenas e aaapeeeenasss o necessario. Espero que dê certo!
Obrigada pela dica, Jonatas! Que absurdo essa da CVC, hein?
Eu nunca imaginei que a imigração fosse telefonar para o hotel, ainda mais que eu sempre passo pelas imigrações na Europa sempre cheia de filas e pensava que fosse inviável ficar ligando para o hotel para confirmar a reserva.
Abraços
Gabriela, bom dia!
Iremos em abril pra França com escala em Lisboa, está eu e meu esposo, estaremos levando aproximadamente 4 mil euros e cartões de crédito (2 Internacionais), faremos reservas no booking e cancelaremos, você acha que será fácil passar pela imigração?
Olá, Juliana! Tudo bem?
Tudo depende de quanto tempo vocês passarão na Europa, mas essa quantia mais os cartões são mais que suficientes para uma viagem comum de férias.
Abraços
Oi Gabriela!
Parabéns pelo blog, as suas respostas nos comentários anteriores me ajudaram bastante… porém, tenho uma dúvida:
Tenho passagem de ida e volta de Londres para o Brasil, indo dia 01 de fevereiro, e voltando dia 1 de março. Durante este meio tempo vou visitar Berlim por 3 dias com um amigo britânico.
Ele tem apartamento em Berlim, mas reside em Londres…
Neste caso, seria necessário carta convite feita por ele, informando que ficaremos no seu apartamento em Berlim? Acredito que ele poderá passará na imigração comigo, certo? Como podemos proceder?
Obrigada!
Olá, Marina! Tudo bem?
E ideal é que ele passe na imigração com você, caso estejam juntos, pois assim não precisa de carta convite.
Muito obrigada pela mensagem 😉
Beijos
Ola,
Estou indo pra Alemanha e vou fazer conexão em Paris, onde passarei pela imigração.
Vou ficar 12 dias a convite do meu namorado que está lá estudando e vou ficar hospedada num tipo de hostel onde ele está!
Além do passaporte, seguro de viagem, endereço do local onde vou ficar e mais 500 euros em especie.Não tenho cartão internacional, será que consigo passar pela imigração?
Olá, Cristina! Como você está levando dinheiro, seguro viagem e terá lugar para ficar, não tem problema não ter cartão internacional.
Fique tranquila 😉
Desejo uma boa viagem!
Obrigada!Seu site tem dicas excelentes!!
Só mais uma duvida
Tenho escutado que somente com o valor em euro que te falei não irei passar na imigração de jeito nenhum.
Por que dizem que esse valor pra passar 13 dias é pouco demais e que no minimo eu deveria comprovar um valor que desse 60 euros por dia.Então dizem que preciso de uma carta convite do meu namorado.Será?
Não é bem assim. O recomendado é 60 euros por dia, mas se seu namorado vai passar na imigração com você e ele tem meios de te manter durante a sua viagem, não tem problema.
Oi Gabriela,
Tenho 62 anos vou visitar minha irma que mora na Austria para festas de final de ano. Ja fui diversas vezez nos ultimos 10 anos, mas sempre dos Estados Unidos onde residia para Minique na Alemanha Fui pela ultima vez em 2012. Desta vez vou do Brasil onde moro desde 2014 mas com conexao em Madrid. Quando viajava antes nunca me preocupei e nem viajava com segurp viajem , vouchers de hotel ou carta convite nem muito dinheiro vivo sempre com meu debit/ credit cards. Na verdade nem sabia destes requisitos.
Para esta viagem agora fui informado que precisava disso tudo, providenciei um seguro saude, mas como vou ficar na casa de minha irma em Salzburgo nao tenho reserva de hotel e nao tenho carta convite tambem pois so agora fiquei sabendo disso. Posso pedir para ela me enviar uma mas teria que ser viz e-mail pois viajo no dia 17 de dezembro.
O meu passaporte novo nao tem nada marcado pois renovei em 2014 aqui no Brasil mas tenho o meu anterior com todas as viagens, vistos etc.
Como devo fazer? Vou ter problemas em Madrid?
Obrigado,
Marco.
Olá, Marco! Tudo bem?
Sim, você pode pedir uma carta convite por email. Outra alternativa seria você fazer uma reserva cancelável no site do booking e cancelar um pouco antes da viagem, mas levar a reserva mesmo assim, sem avisar que cancelou.
Acredito que você não tenha problemas em Madri se tiver a passagem de volta, dinheiro, seguro e a carta convite ou reserva. Se quiser, só para ficar mais tranquilo mesmo, você poderia levar algum passaporte antigo com carimbos, mas acredito que os países do espaço de Schengen tenham seus registros antigos de entrada.
Bos viagem 😉
Gabriela, vi agora você falando que “os países do espaço de Schengen tenham seus registros antigos de entrada” numa resposta e me veio a dúvida: como fazem esse controle? Porque quando você passa na imigração eles apenas carimbam o seu passaporte, então como fazem esse registro? Eu já fui duas vezes, eles sabem disso através de algum sistema, ou só se olharem no meu passaporte? Porque quando fui não reparei eles inserindo dados em sistema nenhum.
Olá, Rodrigo. Essa informação foi alguém que me passou; não lembro quem.
De qualquer forma, eles escaneam nossos passaportes lá na Europa. Acho que é assim que ficam com o nosso registro rs
Abraços
Escaneiam? Então fazem isso de maneira imperceptível. Pelo que me lembro, eu colocava o meu passaporte em cima do balcão e lá mesmo eles carimbavam, mas é claro talvez não tenha prestado tanta atenção assim. Como você está sempre viajando, repare isso na próxima vez que entrar na Europa, Gabriela, e nos conte se percebeu a pessoa fazendo isso. Porque se essa informação proceder, é bom pra quem já foi, né? Eles sabem que você vai e volta hehe, apesar dos carimbos provarem isso. Mas o passaporte tem validade, logo…
Escaneiam sim. Eu vi o oficial escaneando o meu passaporte em Frankfurt. Sou bem alta, portanto consigo ver atrás do balcão. É bem rápido mesmo, coisa de poucos segundos.
Olá, eu tenho 62 anos e vou pela primeira vez à Europa com conexão em Madri. Eu tomo muitos comprimidos de uso contínuo (HIV), ansiolítico, e outros. Não terei problemas em entrar com isso?
Gilson
Olá, Gilson! Tudo bem?
Sim, você poderá entrar com seus remédios sem problemas. Mas aconselho que leve junto a receita médica (só por precaução mesmo).
Abraços e boa viagem 😉
Ola Gabriela, farei um curso de inglês de 3 semanas em Malta e reservei uma semana para conhecer um pouco de Portugal, Espanha e França. Sabe me dizer se o fato de ser um intercâmbio necessito de visto? Sei que não é necessário para viagens inferiores a 90 dias, mas pesquisando aqui encontrei essas informações no site do consulado de Portugal em SP:
Nos termos da legislação em vigor, os cidadãos brasileiros não necessitam de visto para entrar em Portugal, por um período de 90 dias, nos casos de:
Turismo;
Negócios;
Cobertura jornalística;
Missão cultural.
Não consta a opção estudo, intercâmbio, etc.
Olá, Simone! Pelo que eu saiba, intercâmbios por um período de até 90 dias na Europa não exigem visto.
Abraços
Ola Gabriela, tudo bem? Poderia me tirar uma dúvida? Irei viajar para Madri pela Alitalia com conexão em Roma, chegarei as 7:15 e o proximo voo é as 8:00, ou seja tenho apenas 45 minutos. Será suficiente? estarei indo com minha mulher, 1000 euros em espécie e 2000 euros em cartoes será suficiente?
Olá, Flavio! Tudo bem?
O tempo de conexão é curto, mas se vocês forem rápidos, dá sim. Saiam da aeronave o mais rápido que conseguirem e sigam as placas das conexões. Lá vocês passarão pela imigração e terão que procurar o portão de embarque para o voo de Madri.
A quantia que vocês estão levando é suficiente sim!
Boa viagem 😉
Olá, Gabriela. Boa tarde, tenho algumas dúvidas e gostaria de saber se você pode me responder.
Pretendo viajar para Luxemburgo em Janeiro/Favereiro de 2017, e ficar lá na casa do meu pai, que é de lá. Ele já mandou a carta convite, com todas as informações necessárias, nela dizendo que vai arcar com minhas despesas durante os 3 meses que eu estiver lá. O voo vai ter conexão em Lisboa, dito isso, quero tirar as seguintes dúvidas:
– Quanto em dinheiro acha que preciso levar para passar pela imigração?
– Eu não tenho cartão de crédito, então tem algum problema?
– A imigração de Lisboa é muito rígida e/ou problemática com Brasileiros?
É minha primeira viagem internacional e gostaria muito de ter minhas dúvidas respondidas. Um abraço.
Olá, Douglas! Tudo bem?
Como você está indo com carta convite de seu pai, que informa que arcará com as suas despesas, não há motivos para se preocupar em levar tanto dinheiro nem cartão. Recomendo que leve algum dinheiro por segurança (100 ou 200 euros é razoável).
Já passei algumas vezes pela imigração de Lisboa e sempre foi tranquilo comigo.
Boa sorte 😉
Abraços
Oi Gabriela,
Estou colhendo várias dicas do seu blog que estão sendo super uteis para a programação da minha viagem. Vou para a Europa e março com mais 4 amigos e gostaria de tirar algumas dúvida, com você… Pode me ajudar?
– O meu voo é para Paris, porém vou fazer escala em Portugal. Nesta escala preciso passar pelo controle de migração?
– Caso tenha que passar pelo controle de migração em Portugal, não será necessário passar pela migração quando chegar em Paris? Li algo nesse sentido nesse port.
– O hotel que reservei em Portugal, esta só com o meu nome. Em nenhum momento descreve o nome dos outras pessoas que vão viajar comigo, isso pode gerar algum problema?
– Existe a possibilidade de passar com meus amigos pela migração? Ou temos que passar separadamente?
Muito obrigada pela ajuda!
Bjos
Apenas uma ressalva, o hotel que estou falando é em Paris, escrevi erroneamente em Portugal.
Tranquilo! Não tem problema.
Olá, Mariana! Tudo bem?
Vamos lá:
– Você provavelmente vai viajar pela TAP e passará pela imigração apenas em Lisboa;
– Não tem problema a reserva do hotel estar apenas em seu nome. Se preferir, pode passar pela imigração com quem estiver viajando com você.
Fico feliz em saber que estou ajudando. Se precisar de algo, é são avisar 😉
Beijos
Oi Gabriela. Estou grávida de 30 semanas e pretendo ir viajar para Madri. Não tenho carta convite e não conheço ninguém por lá a não ser o pai da criança que já está lá há uma semana. Corro o risco de ser deportada?
Olá! Tudo bem?
Recomendo que você faça uma reserva em hotel, pois os agentes da imigração podem pedir um comprovante de hospedagem. Imagine se eles pedem esse comprovante e você não tem?
Depois me conte como foi na imigração.
Boa sorte!
Abraços
Olá Gabriela, poderia me ajudar com uma duvida muito importante?
Então , eu viajei para a Alemanha em 29/09 e voltei dia 29/11… fiquei lá 2 meses… mas vi que o brasileiro tem ate 90 dias de visto de turista
e se ele ficar os 90 dias ele tem que regressar ao brasil e poder voltar somente depois de 190 dias. mas no meu caso eu nao fiquei 90 dias na Europa,
e eu estou com uma viagem para a Alemanha novamente dia 01/05/2017 e volto em 01/07. sera que terei algum problema na imigração por causa disso?
Obrigado desde já…
Olá, Ricardo!
Acredito que você não terá nenhum problema não.
Boa sorte 😉
Ola boa noite…
Por favor preciso muito de ajuda …vou para Portugal em março com meu filho de 7 anos, ficarei em casa de parentes,
mas não comprei passagem de volta, porque não sei quando vou voltar…
Será que consigo? é arriscado?
estou sofrendo desde ja..por favor me dê dicas de o que falar ou como agir
Agradeco …
Olá! O pessoal da imigração pode pedir a sua passagem de volta, pois um dos requisitos para entrar na Europa é ter a passagem de volta.
Se eu fosse você, compraria uma passagem de volta e, se necessário, mudaria a data depois.
Abraços
Oi Gabriela bom dia!
Você acha melhor Gabriela, viajar com carta convite ou é melhor fazer reserva em hotel? Estarei voltando a europa, irei a Barcelona e meu namorado vai me receber na casa dele. Desde ja muito obrigado. Abraços!
Olá, Jonatas! Não sei se há muita diferença entre carta convite e reserva em hotel, mas se eu fosse escolher, faria reserva em hotel.
Abraços e boa viagem 😉
Bom dia Gabriela.
Estou vendo para comprar passagem para a Europa e achei um voo que chega em Roma e de lá pegaria um para Paris. Terei que passar na imigração em Roma e será que passo novamente em Paris? Nestes casos de escala você sabe me dizer se há necessidade de pegar as bagagens?
Obrigada,
Olá! Tudo bem?
Se você comprar o voo do Brasil para Paris com conexão em Roma (da Alitalia),você passará pela imigração em Roma e pegará as malas apenas em Paris. Se você comprar uma passagem para Roma por uma companhia e outra de Roma a Paris separado, você passará pela imigração apenas em Roma, mas terá que pegar as malas e despachar novamente para o voo em Paris.
Abraços
Então vim aqui deixar meu relato, hoje Domingo faz uma semana que estou na Europa e fiz Rio de Janeiro x Frankfurt então na hora de esperar o voo conheci uma menina e ficamos conversando até a hr de entrar, mais combinamos que quando chegar lá não conversaríamos e trocamos contato. Chegando em Frankfurt (Alemanha) Poucas pessoas iam ficar aqui a maiori ia fazer conexão e essa menina que fiz amizade tbm fez conexão, pois bem fizemos conexão em lugar diferente pelo que ela me disse estava cheio a imigração lá e onde eu fiz só tinha eu e mais 3 pessoas. Chegou a minha vez o policial perguntou
Quanto tempo ficará , Onde vai ficar , O que vai fazer e pediu a passagem de volta, foi coisa de segundos, já a menina que fiz amizade e estava fazendo imigração em outra parte de Frankfurt ela disse que pediram tudo, mais ela passou hahah. Ah a aeromoça da Lufthansa deu chocolate suíço para mim , pena q não gosto de chocolate, então e isso
Que bom que tudo deu certo, Thales!
Agradeço o seu feedback 😉
Boa viagem!
Boa tarde Gabriela , me ajuda pf tenho uma dúvida. vou visitar meu namorado que mora em portugal ele é portugues, eu ja fui duas outras vezes mas sempre passei por madrid, e nunca me falaram nada.
vou agora no natal e vou direto pro porto de SP, nao sei como é a imigraçao la, vc sabe de informar algo.
Achas que devo falar que vou visitar meu namorado ou so que estou passando ferias e vou ficar na casa de amigo.
Obrigada.
ninguem responde??
Oi juliana , boa tarde
Não sei se vou conseguir te ajudar muito , mais vamos lá . Em abril desse ano fiz SP GRUx Lisboa e de verdade a imigração em Lisboa foi muito tranquila , só perguntaram quanto tempo eu ficaria , o motivo da viagem . Não fiquei nem 2 minutos no balcão da imigração , acredito que a imigração em madrid seja um pouco mais rigorosa quanto a imigração de Portugal . E você levando todas as documentações solicitada pelos portugueses , ou até mesmo a união europeia , você não terá problema algum. Espero ter ajudado , uma boa sorte , boa viagem .
Olá, Juliana! Desculpe pela demora em responder. Recebemos muitas mensagens todos os dias e, por algum motivo, não vi a sua. Eu não sei te informar como é a imigração na cidade do Porto, mas acredito que seja tranquila. A imigração em Portugal costuma ser menos rigorosa que a da Espanha.
Não acho que terá problema se falar que vai ficar na casa do namorado. Lembre de levar uma carta convite.
Abraços
muitoo obrigadaa!
Espero que de tudo certo.
adorei o site de vcs.
Boa sorte!!!
Beijos e obrigada!
Ola Gabriela tudo bem com você?….neste inicio de ano passado, escrevi varias vezes a vc pedindo dicas, como passar pela imigração! Hoje venho aqui e lhe agradecer! Meu voo era para Barcelona come escala em Lisboa! só sofri por besteira…..rss…….Levei tudo que era preciso, seguro saúde, bilhete ida e volta, uma carta convite de uma amigo que mora na Espanha, e não levei cartão de credito porque não tenho, mas levei um cartão pre pago com 500 euros disponiveis, mais 1170 euros em especie……Passei de boa, só pediram meu Passaport, bateu o carimbo e ouvi uma frase..” Boas Férias” foi muito fácil mesmo! ou levei sorte! como disse tenho 55 anos e talvez isso tenha me facilitado..rs……..Só aconteceu uma coisa chata comigo, que deixo com alerta aqui para outros viajantes, meu celular foi furtado um dia antes do meu retorno em Barcelona, tiraram da lateral da minha bolsa, voltei tristinha,, porque perdi grande parte das fotos, e fiquei sem contato algum! Detalhe, fui para Roma sozinha, fiquei sete dias, e foi maravilhoso. só usei o metro para ir no Vaticano, todos os outros passeios fiz a pé, perdi até um kilos…….rs….Amei Roma! Detalhe, não falo ingles e nem Italiano……rs….me perdia e me achava em Roma, foi uma aventura! Estou planejando para proximo ano em junho ir para Lisboa por oito dias, e depois vou para Espanha novamente,,,rs…….perdi o medo, ninguém me segura………rss……Obrigada Gabriela pelas dicas! Fica com Deus! Bjkas
Olá, Linda!!! Muito obrigada pelo seu relato!!! Com certeza ajudará muitos que chegam aqui cheios de medo de fazer a tão sonhada viagem ao continente europeu.
Fiquei muito feliz em saber que, de alguma forma, ajudei você a passar por cima da insegurança para conhecer lugares tão bonitos desse mundão. Parabéns 😉
E que venham as próximas viagens, né?
Beijosss
Olá Gabriela! Parabéns pela iniciativa que ajuda tantos viajantes nervosos rs.
Eu já fui a Europa e passei por 5 países, muito tranquila minha imigração em Roma. Agora estou indo em dezembro para Londres e Dublin. Minha dúvida é a seguinte: estou indo com uma amiga, vamos passar 8 dias em Londres e 4 em Dublin. A reserva do hotel e um quarto duplo que está apenas em meu nome. Como minha amiga vai poder comprovar na imigração se a hospedagem não está no nome dela? Será que podemos passar juntos pelo oficial? Outra coisa, vamos voltar para Londres no mesmo dia do voo de retorno ao Brasil pois nosso retorno é de Londres (saiu mais barato rs).
Teremos que imigrar novamente na Inglaterra quando voltarmos da Irlanda? Tô um pouco tenso com isso pois nunca fui ao Reino Unido e parece que eles são bem rigorosos. Obrigado!
Olá, Kleber! Tudo bem?
Sim, você e sua amiga podem passar juntos na imigração. Eu nunca fui de Dublin para Londres e por isso não sei se passa na imigração entre esses dois países. Mas pode ficar tranquilo!
Muito obrigada pela mensagem 😉
Beijos e boa viagem
Muito obrigado pela ajuda, Gabriela! Você é realmente atenciosa e gentil em me responder com rapidez e gentileza. Quando eu voltar de viagem em janeiro
deixarei minha experiência relatada aqui com certeza! Mais uma vez, muito obrigado
Muito obrigado pela ajuda, Gabriela! Você é realmente atenciosa e gentil em me responder com rapidez e gentileza. Quando eu voltar de viagem em janeiro deixarei minha experiência relatada aqui com certeza, para ajudar mais pessoas. Mais uma vez, muito obrigado e parabéns pela iniciativa! Beijos e até breve…
Eu que agradeço pela mensagem, Kleber!
Desejo uma ótima viagem 😉
Beijos
Olá Gabriela, tenho uma dúvida. Fiz uma contratação de um seguro viagem de 30.000 Euros, é suficiente?
Estarei indo de Curitiba para Lisboa, ficarei 4 dias lá e pra lá passarei por outros países, passei pela imigração de cada lugar ou só em Lisboa? Mesmo indo de avião entre cada país?
Olá! Tudo beleza?
Sim, a cobertura do seu seguro é suficiente.
Se você viajar apenas pelos países signatários do acordo, passará na imigração apenas em Lisboa.
Abraços
Olá Gabriela, gostaria que me ajudasse em algumas dúvidas (embora eu já tenha lido outros comentários gostaria de perguntar ): vou para Portugal com meus pais, minha irmã mais nova e minha tia. De lá iremos ficar 2 dias em Berlim na Alemanha e 1 dia na Holanda (nossos vôos saem de Lisboa) , gostaria de ter certeza se não passaremos pela imigração em nenhum dos dois países. ( obs: não falamos inglês ou alemão).
Devemos informar na imigração de Portugal que iremos aos outros dois países?
Todos nós passaremos pela entrevista da imigração juntos? Será em português né?
É nossa primeira viagem internacional então estamos receosos. Se puder nos dizer como funciona .
Bjs grata!
Olá! Tudo bem?
Desculpe a demora em reponder, mas nós estávamos viajando de carro pelo Peru e com pouco acesso à internet.Vamos lá:
– Vocês só passarão pela imigração em Lisboa;
– Se for perguntado, pode dizer que vai visitar outros países;
– Vocês podem passar juntas na imigração em Lisboa (entrevista em português).
Boa viagem!
Beijinhos
Gabriela, talvez irei fazer uma viagem para Barcelona ainda nao tenho certeza pois dependo do meu pai kk, minha duvida é pretendo ficar uns 10 dias la irei ficar em hostel por ser muito mais barato que hotel , estou pensando em levar cerca de 200 euros, pois nao vou exclusivamente a passeo e sim irei resolver um assunto para o meu pai, possuo cartao internacional com uns R$1500 voce acha que eu tenho chance de ser barrado , e na hora de falar o limite do cartao eu falo na modela local ou em reais?
desde já Agradeço
Best Regards!
Olá, Lucas! Tudo bem?
Desculpe a demora em reponder, mas nós estávamos viajando de carro pelo Peru e com pouco acesso à internet.
Eu acho que você está levando uma boa quantidade de dinheiro. Se te perguntarem do limite, seria interessante você dizer em euros.
Abraços!
Olá Gabriela, gostei muito do seu post.
Preciso muito da sua ajuda, tenho 19 anos e estou planejando passar 1 mês na Alemanha casa de uma amiga que, inclusive fará uma carta-convite.
Minha preocupação é a respeito da imigração que será na Itália( Roma), tenho medo de ser barrado pois não levarei uma grande quantia em dinheiro pois lá eu não terei despesa com alimentação e hospedagem.
Quero saber quanto em dinheiro mais ou menos você me recomenda levar para passar tranquilo na imigração em Roma, eu tenho cartão visa internacional também.
Abraços do Rio.
Olá, João! Tudo bem?
Essa questão do dinheiro é muito relativa, pois você estará com uma carta convite de uma pessoa que informa que bancará suas despesas com hospedagem e alimentação. Para um mês, eu indicaria que levasse aproximadamente 500 euros. Será possível? Mesmo assim, pode ser que você leve bem menos e o pessoal da imigração nem pergunte. É apenas a minha sugestão.
Abraços e boa sorte 😉
Gabriela, não tenho cartão de crédito, mas vou levar dinheiro e a carta convite. Isso poderia ser um risco?
Abraços
att,
Milena Carriel
Milena, tudo bem? Me manda o seu Facebook? Pode me explicar por lá o meio de procedimento sobre a sua carta convite? Como foi para fazer etc? Grato !
Olá Gabriela! Tudo bem?
Gostaria de tirar algumas dúvidas contigo… eu vou visitar minha prima na França em março/2017, e como ficarei apenas 12 dias penso em levar em torno de 400 euros, sendo que não terei gastos com alimentação nem hospedagem.
Terias uma ideia se essa quantia é suficiente para apresentar na imigração?
E quanto desse valor eu deveria levar em espécie e quanto num cartão pré-pago, por exemplo?
Muito obrigada, desde já!
Abs,
Yasmine
Oi Yasmin tudo bem, esta indo com a carta convite? Se sim, pode está me passando seu Facebook para me explicar como foi o procedimento etc? Grato !
Oi Gabriela primeiramente parabéns pelo blog. Irei viajar em janeiro com 3 amigas e fizemos a reserva do hotel no nome de uma apenas como eu e a outra menina iremos comprovar a hospedagem o hotel se está no nome dela mesmo que o quarto seja triplo? Podemos mostrar as reservas feitas no nome dela? Na imigração em Lisboa podemos ir às 3 no mesmo guichê? Desde já obrigada
Olá! Tudo bem?
Sim, podem ir as 3 juntas no guichê de imigração, pois vocês estão viajando juntas. Não tem problema a reserva ser em nome de apenas uma.
Abraços
Oie, decidi agora de última hora ir para Paris passar o Natal e o Ano Novo na casa de uma amiga que mora lá porque faz mestrado lá. Porém estamos quase na metade de Outubro e já viajo no começo de Dezembro, então acredito que não terei tempo hábil de fazer a carta convite oficial emitida pela prefeitura e ela me enviar a tal carta por correio. Será que se ela fizer uma carta informal, e me enviar os documentos dela e o contrato de aluguel dela é suficiente ?? Estou com medo kkkkkkkkk
Olá, Isabel! Não sei te informar sobre isso, pois nunca usei carta convite. Mas ter essa carta informal em mãos é melhor que nada, né?
Não fique com medo, pois os agentes da imigração percebem o nervosismo das pessoas. Basta falar a verdade e não terá problema.
Boa sorte 😉
Ola, no dia 02/09/2016, sai em um voo de Recife para Eslovaquia com conexão na Alemanha, chegando na Alemanha fui impedido de continuar viagem e me devolveram o passaporte com um carimbo constando a data do dia mais um numero 22, o que significa?
Você estava sem a documentação necessária Lino ?
Olá, Gabriela. Irei em 2017 a Alemanha com parada em Madri. Pelas informações fornecidas no blog, passarei pela imigração de Madri. Gostaria de saber, se há tradutores no aeroporto da Alemanha quando desembarcar lá. Não falo nada de Alemão… Desde já sou grata!
Olá! Acho que há tradutores nos aeroportos da Alemanha, mas você não precisará, pois não passará pela imigração.
É bem tranquilo 😉