Jordânia: como é visitar o deserto de Wadi Rum

Jordânia: como é visitar o deserto de Wadi Rum

Conhecido também como “O Vale da Lua”, devido suas formações rochosas, o deserto de Wadi Rum é um grande vale localizado no sul da Jordânia, a aproximadamente 60km da cidade de Aqaba.

O grande atrativo do local é justamente seu visual surreal, formado por labirintos rochosos de areia e granito, que foram esculpidos pelo vento ao longo dos anos, com quase nenhum interferência humana.

A paisagem do deserto de Wadi Rum é cinematográfica, tendo seu cenário sido pano de fundo de vários filmes, dentre eles Lawrence da Arábia, Perdido em Marte e Planeta Vermelho. Falando nisso, a sensação que temos ao andar no Wadi Rum é de que estamos em outro planeta, mais precisamente em Marte!

Ao visitar o Wadi Rum, além do contato com uma paisagem extraordinária, há ainda a possibilidade de se hospedar em um dos campings ao longo do deserto e assim aprender um pouco sobre o estilo de vida dos beduínos, povos nômades habitantes de áreas desérticas do norte da África e do Oriente Médio.

As paisagens do Wadi Rum são LINDAS!

Deserto de Wadi Rum: o que você precisa saber

Como chegar ao Wadi Rum

O deserto de Wadi Rum está localizado a 4 horas de Amã, 2 horas de Petra e 1 hora de Aqaba.

É possível chegar ao local das mais variadas formas:

Fizemos uma viagem de 10 dias percorrendo lugares incríveis da Jordânia e um deles foi o maravilhoso Wadi Rum, local ainda pouco explorado entre os turistas brasileiros que visitam o país.

Alugamos um carro para fazer essa road trip, chegando ao deserto no próprio carro alugado, vindos de Aqaba, uma das cidades que estava no nosso roteiro.

++Faça aqui uma cotação de aluguel de carro na Jordânia++

O que fazer no deserto de Wadi Rum

Além das paisagens que por si só já valem a visita, é possível ainda contratar passeios de 4×4, fazer sandboarding e passar uma noite nas tendas, o que lhe proporcionará ver um céu estrelado sem igual!

Fizemos um passeio de pouco mais de 2 horas com o guia do nosso camp

Nós contratamos um passeio de 4×4 no próprio camp onde ficamos hospedados.

Escolhemos um tour de curta duração onde o guia nos levou a alguns dos locais mais visitamos no deserto e depois esperamos o pôr do sol para voltarmos à acomodação.

Inscrições de mais de 2000 anos representando caravanas de camelos, guerreiros de caça e vários animais comuns em toda a área de Wadi Rum 

Momento em que aguardávamos o pôr do sol no deserto de Wadi Rum

Dentre os pontos por onde os visitantes passam destacam-se:

  • The Seven Pillars of Wisdom
  • Burdah Rock
  • Alameleh Inscriptions
  • Khazali Siq/Canyon
  • Siq Umm Tawaqi
  • Nabatean Temple
  • Al-Hasany Dunes
  • Mushroom Stone

As atrações do deserto vão de pedras esculpidas, inscrições em rochas que datam de mais de 2000 anos, templo nabateu a paisagens em tons laranja-avermelhados, nos remetendo às imagens que vemos de outros planetas nos filmes de ficção científica.

Visitamos um pequeno desfiladeiro estreito com muitas inscrições na rocha – incluindo uma escultura de Lawrence da Arábia

Onde dormir em Wadi Rum

Ao longo do deserto de Wadi Rum há centenas de alojamentos, conhecidos como camp, dos mais simples, onde você pode pagar menos de R$50 pela estadia, aos super luxuosos, alguns com diárias que ultrapassam facilmente R$1000.

Nós optamos por um camp simples, pois o objetivo da nossa viagem era ter a experiência de passar uma noite no deserto, o mais próximo possível do estilo beduíno.

As tendas onde ficamos hospedados

Escolhemos o Landscape Rum Camp, um camp localizado a 80km de Aqaba, que oferece quartos com banheiro privativo, além de wifi e café da manhã gratuitos.

A nossa tenda era um quarto duplo com banheiro privativo e com uma decoração bem rústica. Era simples, porém atendeu às nossas necessidades.

Fizemos essa viagem no mês de outubro (outono) e sentimos bastante a amplitude térmica do deserto, com muito calor durante o dia e temperatura mais baixa durante a noite.

A nossa tenda no deserto de Wadi Rum e o salão onde aconteciam as refeições

Pagamos um valor adicional pelo jantar, que era um buffet livre com comida típica (pão árabe, hummus, salada, arroz, legumes assados e carne de cordeiro). Havia chá à vontade para beber.

O interessante foi saber como era preparada a comida: os alimentos são colocados dentro de uma panela que, por sua vez, é enterrada em um buraco no chão e tapada com as brasas da fogueira.

Achamos o nosso camp confortável e nos divertimos bastante com os funcionários do local, que passaram boa parte da noite conversando com a gente sobre a vida por lá e ainda fizeram uma apresentação com dança beduína, onde todos os hóspedes participaram.

++Veja todas as opções de hospedagens no Wadi Rum++

Quantos dias em Wadi Rum?

A menos que a pessoa queira fazer algum tipo de trilha mais demorada, um dia inteiro é suficiente para conhecer as principais atrações do deserto de Wadi Rum.

Embora exista uma grande oferta de passeios de um dia no deserto, a possibilidade de incluir uma noite em uma tendas enriquece muito a viagem e torna a experiência ainda mais genuína, mesmo que essas acomodações não reflitam 100% as autênticas tendas beduínas. Recomendamos!

Leia também:

Organize sua viagem com a gente:

 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor seguro para as suas necessidades – utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: PROJETO1015 ao final da contratação.

Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em mais de 165 países! Você recebe o seu chip do Easysim4u em casa e viaja conectado.

Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em diversos países – evite filas!

✈️ Compre aqui as suas passagens aéreas e consiga as melhores tarifas e condições de pagamento!

Faça uma cotação de moeda estrangeira, encontre as melhores taxas de câmbio e compre euro, dólar, libra e outras moedas estrangeiras aqui.

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente

Ama animais, viagens e gastronomia, sempre tentando conciliar suas três paixões. Andou por mais de 60 países e está sempre programando a próxima viagem. O destino? Depende das promoções de passagens aéreas!

Deixe um comentário