A Suazilândia ou Reino de Eswatini é um pequeno país africano considerado a última monarquia absoluta existente de todo o continente.
Não é um destino lá muito turístico, mas a sua proximidade com a África do Sul fez com que esticássemos a viagem para visitar esse país que muitos amigos nossos desconheciam.
Sim, não foram poucas vezes em que dissemos que iríamos à Suazilândia e as pessoas perguntavam onde era isso. Muitos até diziam que nunca tinham nem ouvido falar desse país.
Por isso, resolvemos contar um pouco a história desse local pouco falado entre brasileiros e da nossa experiência visitando a capital Mbabane.
Índice
Alguns dados importantes sobre a Suazilândia
Área total: 17.364 km²
IDH: 0,588 (posição 144º)
Capital: Mbabane
Cidade mais populosa: Manzini
Independência do Reino Unido: 1968
Idioma: suázi e inglês
Moeda: lilangeni
Fuso horário: UTC + 2 (5 horas a mais que o Brasil)
Informações sobre a Suazilândia
Reinado e mudança de nome do país
Antes e mais nada, achei muito singular a história da Suazilândia e por isso resolvi compartilhar com você um pouco do que aprendi sobre esse distante país.
Como já disse no início desse post, a Suazilândia é a última monarquia absoluta que ainda remanesce no continente africano. O monarca Mswati III é um cara excêntrico, que possui nada mais nada menos que 15 esposas (a poligamia masculina é permitida no país). Para a escolha das esposas, há um festival onde as mulheres dançam seminuas para o rei e ele escolhe se alguma lhe agrada para vir a ser a sua próxima mulher.
O rei é muito criticado mundo afora por levar uma vida de luxo, com uma fortuna de milhões de dólares, em um país onde mais de 70% da população vive abaixo da linha da pobreza.
Em 2018, o rei simplesmente decidiu que o nome do país seria mudado de Suazilândia para eSwatini (se escreve assim mesmo, com o “e” minúsculo e o “s” maiúsculo, de acordo com as normas ortográficas do idioma suázi).
Isso tudo ocorreu durante a cerimônia de 50 anos da independência do país, que coincidia com os 50 anos de vida do monarca. De acordo com a língua suazi, eSwatini significa “lugar dos suazis” e seria a tradução do nome Suazilândia.
Outro motivo que levou à mudança do nome foi o fato de esse recente país ser confundido, graficamente, com a Suíça, pois em inglês Suazilândia é escrito Swaziland, enquanto a Suíça é Switzerland. De qualquer forma, as semelhanças se restringem apenas à combinação das letras dos dois países.
A crise da AIDS
Infelizmente, a Suazilândia é conhecida mundialmente por ter a maior taxa de infectados com o vírus da AIDS no mundo. Com uma população de pouco mais de 1 milhão de pessoas, as estimativas são de que mais de 200 mil estejam infectadas com o vírus HIV.
Segundo dados da Unicef, 39,2% das mulheres grávidas estão infectadas com o vírus e aproximadamente 17 mil crianças são expostas, anualmente, à infecção do vírus durante o nascimento.
Para se ter uma ideia da gravidade do problema, 1 a cada 3 adultos está infectado com o vírus da AIDS.
E com todo esse problema de saúde pública, o país é o que tem um das menores expectativas de vida no mundo. Segundo dados encontrados em diversos sites na internet, a média de vida de um cidadão suázi é de pouco mais de 40 anos.
Onde está localizada a Suazilândia
A Suazilândia, agora chamada de Reino de Eswatini, é um dos países do sul do continente africano que faz fronteira com Moçambique e África do Sul.
É um país tão pequeno, que a sua área total é menor que a do famoso Kruger Park, na África do Sul.
Melhor época para visitar a Suazilândia
A Suazilândia é um destino que pode ser aproveitado durante todo o ano.
Para quem deseja ver a vida selvagem e fazer safari, os meses mais indicados são de maio a setembro, período de inverno e clima seco. Assim como na África do Sul, é possível também ver os famosos BIG FIVE na Suazilândia (elefante, leão, rinoceronte, búfalo e leopardo).
Já durante o verão, outubro a março, o clima é quente e úmido e foi justamente quando estivemos por lá. Durante a nossa viagem a temperatura estava amena e pegamos um pouco de chuva em Mbabane, mas nada que atrapalhasse o passeio.
Turismo na Suazilândia
A Suazilândia não é um país turístico e acredito que a maioria dos turistas que o visitam aproveitam a proximidade com a África do Sul e com Moçambique para passar alguns poucos dias no atual Reino de eSwatini.
A nossa visita à capital do país aconteceu justamente após o passeio que fizemos pela África do Sul, onde conhecemos Joanesburgo, Cidade do Cabo e fizemos um safari no Kruger Park.
++ Clique aqui para ler o nosso roteiro de 2 dias na Suazilândia ++
Como a Suazilândia estava localizada a poucos quilômetros do nosso último destino sul-africano, o Kruger Park, resolvemos ver o que esse pequeno país tinha de interessante, afinal, não temos preconceitos e queremos visitar todos os países possíveis!
O que facilitou bastante o nosso turismo por lá, além da pouca distância da África do Sul, foi o fato de não ser necessário visto de turismo para brasileiros, o inglês ser uma das línguas oficiais e o rand, moeda sul-africana, ser amplamente aceita na Suazilândia.
Conhecemos apenas Mbabane, que a capital da Suazilândia, e dois dias foram suficientes para fazermos turismo nesse pequeno país.
Com certeza que essa esticadinha da viagem valeu a pena!
Leia também:
- Como ir à Suazilândia partindo da África do Sul
- Roteiro turístico de 2 dias na Suazilândia
- Roteiro de 9 dias na África do Sul
- Como é fazer um safari por conta própria no Kruger Park
- Contrate seu seguro viagem para a África do Sul e Suazilândia
Organize sua viagem com a gente:
Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor SEGURO para as suas necessidades - utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: p101p ao final da contratação.
Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!
Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em mais de 165 países! Você recebe o seu chip do omeuchip em casa e viaja conectado.
Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.
Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em diversos países – evite filas!
Aqui você encontra passagens aéreas com as melhores taifas. Garanta já a sua!
Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?
Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente
Que ótimo descobrir um país que poucos sabem da existência! Mas pelo visto não há muito para se ver lá! Valeu pela aventura! Bjk!
Sim! Não há tantos atrativos turísticos quanto a vizinha África do Sul, mas valeu muito a visita 😉