Visto americano: como tirar o visto de turismo em família

Visto americano: como tirar o visto de turismo em família

Quando o assunto é visto americano, muitos brasileiros chegam a ficar desanimados por causa da burocracia que é para consegui-lo, entretanto, uma vez com o visto em mãos temos, em regra, 10 anos para passear quantas vezes quisermos na terra do Tio Sam!

Tiramos o visto de turismo para os Estados Unidos e por isso vamos contar aqui como foi a nossa experiência, desde o que precisamos para requerer o visto, os agendamentos, entrevista até a entrega dos passaportes.

Quer mais comodidade? Oferecemos uma agência especializada para fazer todo o processo de visto para você. Clique aqui para fazer a sua solicitação do visto.

Esse post retrata a nossa experiência e tem o objetivo meramente informativo, retratando como foi feito o procedimento de requerimento até a nossa entrevista no final de outubro de 2014. Pode acontecer qualquer mudança no procedimento e por isso sugiro que sempre acessem o site do consulado caso tenha dúvida: clique aqui.

⚠️Atenção: a partir de 1º de maio de 2017, brasileiros portadores do visto americano não precisarão mais tirar o visto para o Canadá! Basta solicitar uma Autorização Eletrônica de Viagem – eTA.

#1 Solicitação do visto – Preenchimento do formulário pela internet

A primeira coisa a fazer para solicitar o visto americano é preencher o formulário DS-160, que é aquele para quem deseja ir aos Estados Unidos a turismo.

Acesse aqui: https://ceac.state.gov/genniv/

Se você vai tirar o visto em família, é necessário preencher um formulário para cada membro da mesma família. No nosso caso, comecei pelo formulário de Fabrício, já que é ele quem arcará com a maior parte financeira da viagem.

A primeira página que aparecerá é essa abaixo, e nesse momento você já tem que escolher qual a cidade de sua preferência para ir à entrevista (Brasília, Recife, Rio de Janeiro ou São Paulo). Uma vez escolhido o local, não é mais possível mudar posteriormente.

Formulário americano

Após a escolha do local, aperte o botão start application (na foto acima, esse botão está coberto pela lista de países). Logo em seguida, aparecerá uma página com o número de seu formulário e uma série de perguntas, todas em inglês, e você deverá escolher uma, que será a sua pergunta de segurança.

A partir daí é que começará o formulário mesmo, com um monte de perguntas sobre a sua vida (todas em inglês, mas há um símbolo de um i que traduz para o português). O importante é colocar todos os dados bem certinho, fazer uma verificação depois de preencher cada página, salvar os dados e só então passar para a página seguinte.

No caso da solicitação do visto em família, quando aparecer a pergunta se você está viajando acompanhado, já deve colocar, nesse momento, os dados do integrante da família que irá com você.

Quando fizemos a nossa solicitação de visto, seguimos as dicas do blog Guia Mundo Afora, que tem uma série de posts, super explicadinhos, de como preencher cada página do formulário.

Ao final do formulário, aparecerá uma página com o código de barras, que deverá ser impressa e guardada para ser levada junto com você ao consulado.

USA Visa

Assim que você submeter o formulário, aparecerá uma outra página com a opção de criar o formulário familiar “Create a Family Application“. Clique nele e comece a preencher os dados do cônjuge ou dependentes.

Formulário americano

O formulário que aparecerá será igual ao do primeiro solicitante e é essencial que também sejam preenchidas todas as informações corretamente. No nosso caso, o formulário de meu esposo tinha muito mais perguntas que o meu e acredito que pelo fato de ter dito que ele custearia a minha viagem, não foram necessárias mais perguntas.

#2 Agendamento no CASV e no consulado

Após submeter os formulários, chegou a vez de agendar as visitas no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) e no consulado americano, ambos na mesma cidade que você escolheu quando começou a preencher o formulário (nós escolhemos Rio de Janeiro).

Acesse aqui a página de agendamento: https://ais.usvisa-info.com/pt-BR/niv

Nessa página, você deverá fazer seu registro, preencher as informações do seu formulário, adicionar o membro da família que fará a entrevista junto, efetuar o pagamento, incluir o endereço de entrega dos passaportes e agendar as entrevistas.

A visita ao CASV deve ser anterior à do consulado

Assim, você deverá marcar primeiro a data da ida ao CASV (que não pode ser no mesmo dia do consulado, mas que pode ser um dia antes) e depois marcar a data da entrevista no consulado.

O valor de cada visto é de U$ 160 e a taxa de entrega já está nesse valor. O legal é que você pode pagar também com o cartão de crédito.

#3 Como é no CASV?

Chegamos ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto com uma hora de antecedência. Assim que chegamos, vimos que não havia fila do lado de fora e resolvemos entrar. O segurança pediu que deixássemos os eletrônicos desligados, mas logo avisamos que não tínhamos levado nem os celulares.

Passamos por um balcão, que pediu o formulário do visto com o código de barras legível, aquele de duas fotos acima, e nossos passaportes. Esperamos mais alguns poucos minutos até que cada um foi até um guichê onde foram coletadas nossas digitais e tirada a foto. No momento da foto, me pediram somente para deixar o cabelo atrás da orelha.

Da nossa entrada no CASV até o término do atendimento, levaram em torno de 10 minutos. Todos que trabalhavam lá eram brasileiros que trabalham em um empresa terceirizada que presta serviço para o consulado americano.

#4 Entrevista no consulado americano

No dia seguinte ao atendimento no CASV, saímos com antecedência e chegamos ao consulado americano uns 40 minutos antes do nosso horário marcado. Já havia filas do lado de fora, que estavam separadas por horários. Perguntamos qual era a fila das 08:45 e ficamos esperando o horário chegar.

O consulado americano não permite, de forma alguma, que as pessoas entrem com eletrônicos, nem mesmo desligados.

Por isso, há uma barraca do lado de fora que presta o serviço de guardar o celular daqueles que foram ao local com seus telefones móveis. Não chegamos a “contratar” esse serviço pois já sabíamos da proibição e preferimos deixar os celulares dentro da mala no hotel.

Para entrar no consulado, precisamos passar por detector de metais, mas é tudo bem tranquilo. Devemos entregar os nossos passaportes no balcão e esperar para ser chamado sentados nos bancos de madeira. No nosso caso, não passamos nem 2 minutos sentados e já nos chamaram para ficar em uma fila que fica na frente dos guichês onde os oficiais americanos atendem. Se me lembro bem, havia 5 guichês e quem está na fila consegue ouvir toda a conversa dos entrevistados. Tanto que enquanto ainda aguardávamos para sermos chamados, vimos duas pessoas terem o visto negado.

Assim que chegou a nossa vez (fizemos a entrevista juntos), fomos atendidos por um homem muito simpático, que perguntou o que fazíamos aqui no Brasil e decidiu continuar a conversa em inglês, já que eu sou professora de inglês e Fau se “aposentou” nessa área. A conversa foi mais ou menos assim:

Agente: O que vocês fazem no Brasil?

Fabrício: Sou servidor público

Gabriela: Sou professora de inglês

Fabrício: And I used to be!

Agora a conversa continua só que em inglês

Agente: Para onde vocês pretendem ir nos EUA?

Fabrício: Bem, pretendíamos ir a Nova Iorque no final do ano, mas acabamos comprando as passagens para Hong Kong e viajaremos pelo Sudeste Asiático nas próximas férias.

Agente: (deu risada) Muito parecido com os EUA, hein? (e mais risada) Você já foi aos EUA?

Fabrício: Morei lá durante um ano.

Agente: Em qual estado?

Fabrício: Arizona

Agente: Minha esposa é do Arizona! Qual cidade?

Fabrício: Mesa

Agente: Vocês viajam bastante, né?

Fabrício: Sim. Você está no Brasil há quanto tempo?

Agente: Desde maio. Vim para a copa do mundo.

Fabrício: I’m sorry! De onde você é?

Agente: Sou de Nova Iorque! A melhor cidade do mundo!

Agente: Lógico que o visto de vocês foi aprovado! Façam uma boa viagem!

Essa conversa toda deve ter demorado uns 3 minutos. Juro que não pensava que fosse ser tão tranquilo, ainda mais depois de ter visto duas pessoas terem os vistos negados bem na nossa frente. O que acho que aconteceu no nosso caso é que respondemos somente ao que foi perguntado e estávamos preparados com todos os documentos em mãos, caso fossem solicitados. Não restavam dúvidas que o que a gente realmente quer é passear, que não temos nenhuma intenção de imigrar e por isso tudo ocorreu de uma forma muito tranquila.

Para a entrevista, não deixe de levar:

√ Passaportes válidos

√ Passaportes anteriores (se houver)

√ Comprovante de renda (3 últimos meses)

√ Carteira de trabalho

√ Declaração de imposto de renda

√ Extratos bancários dos últimos 3 meses

√ Comprovante de endereço

√ Certidão de casamento

√ Documentos que comprovem seu vínculo com o país como matrícula em instituição de ensino, escritura de imóveis, documento de veículos, etc…

Levamos tudo que tínhamos em uma pasta, porém só nos pediram os passaportes válidos para o visto, já que os passaportes ficam lá no consulado para depois serem enviados para a nossa residência.

#5 Recebimento dos passaportes

7 dias após a entrevista, recebemos um email com o código de rastreamento do passaporte, que chegaram em nossa residência 2 dias úteis após termos recebido os emails. Os dois passaportes chegaram juntos, no mesmo envelope, apesar de termos recebidos emails diferentes sobre o rastreamento.

Nossos vistos têm validade de 10 anos, que é o prazo máximo, mas soube de casos de pessoas que só conseguiram o visto para 1 ano e outros que conseguiram para 5 anos.

Nossos vistos

Essas questões de conceder ou não um visto é da soberania de cada país e não sabemos quais os critérios que eles usam para conceder ou negar o visto, mas o pessoal que trabalha em consulado, ainda mais nessa parte de entrevista, já tem um certo feeling para saber se pessoa deseja passear ou imigrar. Claro que deve acontecer de quem só quer passear ter o visto negado e aquele que quer imigrar ter o visto concedido.

O que podemos sugerir é que preencha o formulário com dados reais e que leve ao consulado todos os documentos que comprovem que o que você pretende mesmo é passear no país. Na hora da entrevista, mantenha a calma e só responda ao que for perguntado. Acredito que uma postura simpática de sua parte pode deixar esse momento mais tranquilo.

Leia também:

Organize sua viagem com a gente:

 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor SEGURO para as suas necessidades  - utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: p101p ao final da contratação.

Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em mais de 165 países! Você recebe o seu chip do omeuchip em casa e viaja conectado.

Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em diversos países – evite filas!

Aqui você encontra passagens aéreas com as melhores taifas. Garanta já a sua!

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente

Ama animais, viagens e gastronomia, sempre tentando conciliar suas três paixões. Andou por mais de 60 países e está sempre programando a próxima viagem. O destino? Depende das promoções de passagens aéreas!

565 Comentários

  1. Ola tudo bem?

    Muito legal a história de voces. Eu ja tirei 2 ou 3 vistos nem me lembro. Tenho união estavel a 3 anos e gostaria de saber se eles aceitam este documento como comprovação? Estou em duvida se faco a entrevista familiar ou nao. Moramos juntos a 3 anos e ela tem uma filha de outro casamento. O que me aconselha?

    • Olá! Tudo joia?
      Eu acho que mesmo namorados podem fazer a entrevista familiar, pois vão viajar juntos. Então acredito que seja tranquilo para pessoas em união estável. Acredito também que aceitem a declaração de união estável.

  2. Boa tarde. Eu quero viajar para os EUA com meu sobrinho, porém os pais dele não têm visto. Como faço para requerer o visto do meu sobrinho para que ele viaje comigo? Eu tenho visto americano há mais de 20 anos e já viajei 5 vezes para os EUA. Obrigada!!

    • Olá! Tudo bem?
      Imagino que seu sobrinho seja menor de idade. Não sei como funciona para uma pessoa que não seja o responsável legal requeira o visto de um menor. Acredito que seja mais simples se os pais fizerem essa solicitação e coloquem no formulário de que você irá levá-lo e arcará com os custos da viagem. Interessante também você fazer uma carta de patrocinadora para juntar aos documentos dele.
      Abraços e boa sorte 😉

  3. Boa tarde, eu já tenho visto a 9 anos, 2023 tenho q renovar o meu e estamos querendo fazer o da minha nova esposa, qual o caminho a seguir?? Pode nos ajudar, GRATO.

  4. Ola… Me chamo Giselle e estou nos USA como F2 …. e chamei minha mae para vir a Disney. Ela vai tirar o visto ainda. ELA TEM 55 ANOS E É PENSIONISTA DA MARINHA. fiquei em duvida sobre o preenchimento do ds160 . Coloquei outros e mencioneio pensionista marinha, pois é o rendimento principal. Ela é MEI tbm mas eu nao soube mencionar no preenchimento. Acertei o preenchimento de pensionista? E sobre conhecidos nos USA, eu mencionei a mim mesma. Como nao estou ilegal creio que nao seja um problema de ela ter o visto negado. O que acha? ah ela vem com meu irmao de 22 anos que é estudante na faculdade UNIRIO (publica) ele tem um estagio tambem. Mas quem ira custear tudo é ela. Acredita que precisamos contratar uma agencia para ajudar? Ela ainda nao pagou.

  5. Bom dia Gabriela,
    Estou com dúvidas em relação ao preenchimento da profissão, já concluí meu curso superior, mas ainda não colei grau, não devo colocar ? Pois acredito que até a entrevista já tenha colado grau
    Outra dúvida é em relação ao custeio da viagem, ele será feito pela minha mãe, em caso afirmativo para a pergunta anterior, coloco a profissão e consto que estou desempregada?

    • Olá! Tudo bem? Pode colocar a profissão, mesmo que ainda não tenha colado grau. Se não precisar colocar que está desempregada, melhor. Coloca apenas que sua mãe vai custear a viagem.
      Abraços

  6. Olá Gabi!
    Tudo bem?
    Minha enteada mora legalmente nos EUA, na DS do meu marido colocamos a relação de parentesco. Na minha DS coloco também? Enteada conta como parente?
    Obrigada desde já.
    Abraços

  7. Olá, Gabi, tudo bem? Gostaria da sua opinião. Eu tenho visto de turismo, já viajei várias vezes aos EUA. Meu marido não tem visto e não tem emprego. Tenho uma empresa no Brasil. Estamos indo morar no Canadá, pois consegui um emprego lá, e ele vai comigo com um visto de trabalho também. Queremos tirar o visto americano dele para podermos passear lá e também pegar voo com conexão dentro dos EUA. O fato dele não ter emprego conta muito negativamente pra ele? Ganho suficiente para nos manter, e temos vínculos tanto com o Brasil (empresa) quanto com o Canadá (Vistos de trabalho). O que você acha? Obrigada, bjs

    • Olá! Tudo bem? Eu acho que não tem problema nenhum ele não ter emprego, sendo que você tem e pode bancar pelos dois. Quando tirei meu visto americano a minha renda individual era baixa, mas a do meu esposa era muito boa e acredito que isso levou à aprovação do meu visto.
      Para qual local do Canadá estão indo morar? Estamos indo pra lá também no próximo mês!
      Abraços

  8. Bom dia! Eu meu namorado estamos querendo tirar o visto será que tem como tirar o visto juntos fazendo a solicitaçao familiar mesmo não sendo casados? Como eu faço?

  9. Boa tarde, pessoal.
    Esou iniciando o preenchimento da DS-160 e tenho uma dúvida. Sou servidora pública na área da segurança pública e cheguei na parte em que pede sobre o trabalho. Eu coloco como empresa: Governo do Estado ou o órgão a qual estou vinculada?

  10. Como visitante dos Estados Unidos, você precisará provar que não é uma ameaça à segurança do país. Você também precisará provar que pretende deixar os Estados Unidos depois que o visto expirar. Contanto que você satisfaça esses dois requisitos, é improvável que você seja rejeitado para um visto de visitante B-1 ou B-2. Os requisitos não são tão rígidos quanto alguns outros vistos de não imigrante.

    – Sua visita deve ser temporária para fins de turismo, negócios ou tratamento médico
    – Você deve ter finanças suficientes para cobrir sua estadia nos Estados Unidos
    – Você deve retornar ao seu país de origem após a expiração do visto e não deve fazer planos para permanecer nos Estados Unidos

    Se você atender a esses requisitos e puder convencer o oficial de fronteira de que cumpre esses requisitos, não deverá ter problemas para obter um visto B-1 ou B-2 para visitar os Estados Unidos. Conforme mencionado acima, a principal preocupação é garantir que você não seja uma ameaça à segurança e que pretenda deixar o país após o vencimento do seu visto. Find more information at: https://visahelp.us.com/visitor-visas/

  11. Bom dia . Sou vereador tenho filhos com minha esposa mas não somos casados no papel será se consigo o visto pramim pra ela e as crianças?

  12. Boa tarde! A um ano atrás tentei o visto com minha esposa e foi negado! De la pra cá algumas coisas mudaram, inclusive o meu atual emprego, sou funcionário público em cargo comissionado é meu atual salário ultrapassa os 6.000! Acha que deu tempo suficiente pra tentar de novo? No preenchimento da ds coloco o que como minha profissão?

  13. Olá Gabriela, boa tarde.

    Eu tenho visto há muitos anos e já fui várias vezes aos Estados Unidos. Em 2017 eu marquei uma viagem com meus pais e minha então noiva, mas ela não tinha visto. Na época ela tentou tirar o visto e não conseguiu, acho que pelo fato de ser estudante e não ter renda (apesar de termos indicado que eu custearia a viagem). Mas enfim, hoje somos casados há mais de 1 ano e estamos querendo tentar novamente. Será que mesmo com meu visto ainda valendo por uns 2 anos, existe a possibilidade de nós fazermos um pedido familiar para tirar um novo visto juntos? Você já viu algum caso assim? Ou só tem a possibilidade dela tentar sozinha de novo mesmo? Obrigado!

  14. Olá Gabi, bom dia!

    Eu e meu namorado fomos esse fim de semana tirar o visto, estávamos confiantes.
    Preenchemos a DS160 com todas as informações verídicas, inclusive colocamos com quais pessoas iremos viajar, no caso é um casal de amigas, meu irmão e minha cunhada (todos já possuem visto e já foram e voltaram algumas vezes).
    Agendamos juntos para entrevista e Casv (no casv deu tudo certo), mas quando chegamos ao consulado perguntaram se morávamos juntos e como a resposta foi não, eles disseram que cada um faria sua entrevista separadamente (isso já deu uma desestabilizada), visto que meu irmão fez com a minha cunhada mesmo não morando juntos.
    Sabe me dizer se mudou alguma regra? Não achei nada na internet a respeito.

    Outra dúvida, eles entregaram o papel rosa… trabalho na mesma empresa a 5 anos, tenho faculdade, moro com meus pais, tenho carro, pelo que vimos nos vídeos nosso perfil era muito provável que fosse aprovado e ficamos sem entender quando nos negaram. A Consul disse que poderíamos tentar de novo assim que quiséssemos. Acha que devemos tentar novamente? Planejamos a viagem para setembro de 2021, mas já queríamos antecipar o visto caso não desse certo a primeira vez.

    Obs: Não nos pediram documento algum, levamos extratos de poupança, holerites e todos os documentos possíveis caso pedissem. Quem nos atendeu foi uma cônsul mulher.

    Obrigada!!

    • Olá! Poxa, que pena… Sinto muito 🙁
      Não sei se houve mudança, mas o melhor agora é vocês fazerem a entrevista separados mesmo. Inclusive, vou orientar o pessoal agora a fazerem a entrevista separados (a menos que sejam casados ou morem juntos).
      Acho que pode tentar sim! Conheço algumas pessoas que tiveram o visto negado e depois conseguiram. A negativa pode ter sido por alguma inconsistência no formulário. O pior é que não temos como saber, né?
      Desejo boa sorte e depois nos conte como foi a nova tentativa. Torcendo para que vocês tenham os vistos aprovados!
      Abraços

      • Pois é 🙁

        Saí de lá arrasada e até agora bem brava por não entender o que houve.
        Vamos tentar novamente em Setembro, nas nossas férias… por que trabalhamos na mesma empresa e só conseguimos 1 dia de folga pra ir a São Paulo, somos do interior.

        Depois eu volto contar nossa experiência novamente e caso tenha mudado alguma coisa, eu te escrevo aqui quando tentarmos. Assim o pessoal que também tem dúvida, já fica sabendo rsrs

        Obrigada pela resposta!!

      • Ola Gabriela tudo bem,eu gostaria de saber seu eu posso tentar meu visto primeiro e depois da minha esposa e filho,pq os três juntos fica muito caro,será que pode ser feito o meu e depois o deles ou ao contrário.obrigado suas explicações ajudam muito quem está tentando o visto

        • Olá! Tudo bem?
          Pode sim, mas acho que fica mais prático para a entrevista se fizerem todos juntos. De qualquer forma, que eu saiba, não há problema algum em tirar os vistos separados.
          Abraços

  15. Boa tarde,

    Eu e meus esposo somos funcionários públicos estadual e municipal, na ocupação colocamos government?

    Aguardo retorno,
    Muito obrigada

  16. oi, Gabi. Vou viajar com o meu namorado, ele bancará a viagem sozinho, tem como tirar o visto juntos fazendo a solicitaçao familiar mesmo não sendo casados? Como eu faço?

  17. Olá Gabriela! Tudo bem? Quero tirar uma dúvida, não sei se você consegue me ajudar!
    Preciso renovar meu visto, quando tirei foi tranquilo, fui com uma prima, coloquei que meu pai bancaria a minha viagem e deu tudo certo. Já fui 2 vezes aos Estados Unidos e para outros países também. Agora, 10 anos depois, quero viajar com meu namorado e a família dele. Eles não tem o visto, nunca tentaram. Todos temos mais de 30 anos, eu vou bancar minha viagem agora e eles vão bancar a deles, cada um por si. Minha dúvida é se eu devo ou não colocar que somos da mesma família. Seríamos eu, meu namorado, os pais dele e a irmã. Tem jeito de preencher o formulário deles como família e me incluir na hora de agendar a entrevista? Ou coloco apenas que vamos viajar juntos e não crio o vínculo familiar? Preciso passar pelos 2 processos, pois quando tirei ainda não tinha essa primeira etapa de colher os dados biométricos. Acho que as minhas chances de conseguir seriam maiores junto com eles, pois tenho condição de ir, posso comprovar por extratos bancários, mas ser profissional liberal e já ser formada, não tenho nenhum vínculo com empresa ou instituição de ensino.
    Obrigada!

    • Olá! Tudo bem por aqui! E você?
      Você precisa passar pelos dois processos e pode preencher no formulário que estão viajando juntos. Tente colocar a entrevista familiar.
      Boa sorte 😉
      Abraços

      • Olá Gabriela,
        Já fui umas 10 vezes para NY e nunca tive meu visto negado, já tive 3 vistos para lá.
        Estou.pensando em casar e queria levar minha esposa que não trabalha para passar lua de mel nos EUA, oq eu faço?
        Tenho um empresa de consultoria na área logística, possuo apartamento quitado, carro e uma boa grana investida.
        Ser a fácil conseguir visto para ela?

        • Olá! Tudo bem?
          Avisa a ela para preencher o formulário informando que você vai bancar toda a viagem. Seria interessante também você fazer uma carta de custeio.
          Acho que não deveria ter dificuldade no visto, mas não temos como ter a certeza ou não da aprovação.
          Boa sorte 😉

  18. Boa tarde Gabriela Moniz

    A minha inquietação é a seguinte: em 2018 pedi visto dos EUA para mim e meu irmão menor, fomos aceites, viajamos em 2018 e voltamos para o nosso país, só que em 2018 o meu irmão menor decidiu ir tentar a vida la nos EUA pedindo asilo e já não mais voltou.
    Agora pretendo pedir visto novamente outro porque o meu caduca ja em Abril deste ano, e também pedir para a minha esposa e mais duas filhas, gostaria de saber quais são as chances de ter o visto aceite novamente,ou a situação do meu irmão poderá me condicionar?

    • Olá! Tudo bem?
      Não sei se a condição do seu visto teria relação com o caso de seu irmão.
      Para saber se terá o visto aceito, precisa solicitar. Infelizmente não temos como prever se será aceito ou não.
      Junte tudo que comprove os seus vínculos com o Brasil.
      Abraços

  19. Olá, boa noite.
    Sou autônomo sem MEI aberta, mas tenho extratos bancários com depósitos de valores acima de R$4.000 minha esposa ganha em torno de 8.000 e possui MEI. Mas possuo dinheiro suficiente para viajar com a familia, então qual seria melhor? colocar ela como bancando a viagem, por ter cnpj, ou eu mesmo devido ter dinheiro.
    Vamos tirar visto familiar

  20. Oi Gabriela! Boa noite.

    Eu e meu marido estamos planejando viajar para Disney e estou com uma dúvida no perecimento do formulário do visto. Eu sou advogada, mas atualmente não estou trabalhando, estou em casa estudando para concurso público, através de um curso preparatório online. Meu marido é médico, tem uma boa renda e irá financiar toda a viagem para nós dois.

    Na ocupação, eu coloco advogada (e aí empregador “self employer e renda “não se aplica) ou estudante (e preencho com o nome do cursinho)? Pensei até em colocar dona de casa.. não sei o que seria melhor aos olhos do cônsul..

    Muito obrigada!
    Ingrid

    • Olá, Ingrid! Tudo bem?
      Tanto faz colocar que é advogada, estudante ou dona de casa. O importante é colocar que o seu esposo pagará as despesas. Na época em que tirei o visto eu estava em uma situação como a sua. Coloquei no meu formulário que o meu esposo pagaria a viagem e deu tudo certo. Não tem problema se você não tiver renda, pois seu esposo tem.
      Espero que tenha ajudado.
      Abraços

  21. Boa tarde, Gabriela.

    Por favor, poderia me tirar uma dúvida?

    Meus destinos aos EUA são primeiro a Miami e depois a NY. No formulário DS-160, na pretensão de destino só possui um único campo, no caso eu colocaria o primeiro destino e na entrevista eu posso dizer que são esses dois?

    Agradeço desde já.

  22. Gabriela, bom dia.

    Ótima matéria, obrigada! Uma dúvida que se você puder me tirar agradeço. Eu, minha mãe e sobrinha pretendemos viajar dezembro do ano que vem para a Disney. No meu caso, eu possuo visto americano. Ambas podem agendar a entrevista como família e ainda,eu também devo constar como acompanhante na viagem?

    Obrigada

  23. No meu caso, eu sou estudante pelo FIES ( ainda em curso), não trabalho, minha mãe é casada com uma mulher aposentada da Marinha do BR, juntas elas tem uma renda de quase 6 mil reais.. E tem a minha avó que também é aposentada e ganha 2 salários moramos todos juntos, o que eu devo fazer pra ter o máximo de possibilidade do meu visto n ser negado ( EUA)

  24. oi vou fazer uma pergunta, na europa é obrigado o viajante leva e ter 50 por dia no lei isso, nos estado unido de quanto seria esse valor por dia ? vc saber dessa informação ?

  25. Bom dia, eu e meu esposo vamos aplicar para o visto americano.

    Eu estou me inscrevendo no mestrado de faculdade pública, atualmente já estou fazendo parte de um projeto de pesquisa nessa mesma faculdade – a qual me dará ma declaração. Neste semestre eu me matriculei como aluna especial do mestrado e estou cursando uma disciplina do mestrado – que tb tenho a declaraçao.
    No momento não tenho renda nenhuma, mas meu esposo – temos união estável desde 2016, trabalha há mais de 6 anos e a renda que nós temos é a dele. Na parte que me perguntam sobre minha renda, coloco a renda dele, ou deixo em branco??

    Agradeço desde já,
    Larissa

    • Oi Gabriela! Boa noite. Eu e meu marido estamos planejando viajar para Disney e estou com uma dúvida no perecimento do formulário do visto. Eu sou advogada, mas atualmente não estou trabalhando, estou em casa estudando para concurso público, através de um curso preparatório online. Meu marido é médico, tem uma boa renda e irá financiar toda a viagem para nós dois.

      Na ocupação, eu coloco advogada (e aí empregador “self employer e renda “não se aplica) ou estudante (e preencho com o nome do cursinho)? Pensei até em colocar dona de casa.. não sei o que seria melhor aos olhos do cônsul..

      Muito obrigada!

      Ingrid

  26. Olá, boa noite.
    Gostaria de tirar um dúvida:
    Estou preenchendo a solicitação e tenho um impasse. Tenho uma união estável com meu namorado mas fizemos apenas para fins de plano de saúde. Andei lendo que a união estável não é reconhecida nos EUA. Como moramos em casa separadas e não temos vínculos além do namoro, não sei se me declaro como solteira ou em união estável. Ele viajará comigo.
    Agradeço desde já.

  27. Ola.

    No preenchimento do formulario é feito um para cada certo?
    Como funciona na pratica o formulario pra familia. Ainda estou com duvida.

    No meu caso do meu esposo trabalha e tem uma renda acima de 8.000.

    Mas eu recebo um valor de 480 de aluguel.
    No formulario coloco que sou dona de casa ou desempregada?

    Como vou mencionar no formulario que tenho um terreno em meu nome e declaro IR esse recebimento do aluguel?
    Obg. 🙂

  28. Olá boa noite, sou casado via união estável, tenho visto americano já e viajei algumas vezes para fora do Brasil, vou custear as despesas de viagem e visto para minha esposa, ela tem trabalho fixo e tem uma renda media de 2,200 reais e eu sou engenheiro civil e trabalho em uma multinacional a mais de 8 anos, temos chance de ter o visto negado ?

  29. Olá, tudo bem? Irei tirar meu visto com a minha avó mês que vem. Ela irá custear ambas as viagens.

    Estamos preenchendo o formulário dela e estamos com algumas dúvidas. Gostaria muito que pudesse me ajudar. Ela é pensionista e recebe o aluguel de um apartamento que está em seu nome. Renda total de 4000. Na parte de emprego, qual devemos colocar? Não tem a opção pensionista. Devo colocar outros e especificar no campo? Qual empregador eu colocaria? E em relação ao aluguel?

    Desde já, obrigada.

  30. Olá Gabi, tenho duas dúvidas

    A primeira é se Genro pode fazer a entrevista junto com os sogros e a segunda é se já tem datas disponíveis pra questão de uma semana depois!!!

      • Como faz para marcar a entrevista junto com meu esposo?

        No formulario ds160 cada um deve preencher o seu ne?
        E cada um deve mencionar vice e versa que estara viajando junto. Certo?

        Ou ha um formulario especifico para familia?

        Obgd 😉

  31. Olá,

    Tentei criar um formulário de familia, mas deu erro e eu não consigo voltar na página onde tem a opção de criar o formulario de familia! O que eu faço?

  32. Boa noite Paloma.
    Pretendo viajar com meu sobrinho de 15 anos para a Disney em outubro. Eu já tenho visto e já viajei mas ele vai tentar o visto esse mês. O patrocínio (da viagem dele) será feita pelo pai, servidor público (desde 2001) com renda acima de 7 mil reais, a mãe é advogada autônoma em um escritório de advocacia. Ele mora em casa própria, estuda em escola particular, eles têm carro… enfim classe média normal. Você acha que ele tem boas chances?
    Obrigada desde já!

  33. Gabi,

    Boa tarde!! Estou preenchendo o formulário DS 160 para minha mãe. Minha dúvida é como preencho o campo sobre trabalho, ela é do lar e pensionista, irá viajar pela primeira vez com minha tia que já tem visto.

    No aguardo,

    Att.

    Tati

  34. Gabi,

    Boa tarde!! Estou preenchendo o formulário DS 160 para minha. Minha dúvida é como preencho o campo sobre trabalho, ela é do lar e pensionista, irá viajar pela primeira vez com minha tia que já tem visto.

    No aguardo,

    Att.

    Tati

  35. Olá.. boa noite.
    Vou preencher o meu formulado para visto de turismo,mas fiquei na duvida quando a parte que pergunta sobre parentes nos EUA, tenho uma tia e duas primas americanas. Coloco elas ? ou nessa parte esta falando de parentes como pais e irmãos?
    Pois pretendo ficar na casa de uma das primas. na hora da entrevista falo isso?

  36. Olá.. boa noite.
    Vou preencher o meu formulado para visto de turismo,mas fiquei na duvida quando a parte que pergunta sobre parentes nos EUA, tenho uma tia e duas primas americanas. Coloco elas ? ou nessa parte esta falando de parentes como pais e irmão?
    Pois pretendo ficar na casa de uma das primas. na hora da entrevista falo isso?

          • Olá, tenho 17 anos e irei com minha mãe e irmão tirar visto de turismo para os Eua. No momento eu não estudo, meu irmão está na faculdade e minha mãe é aposentada mas tem imóvel no nome dela, os dois aparentemente tem vínculos com o Brasil mas eu não, na hora da entrevista isso pode ser um problema? Sou dependente financeiramente dela, vou começar faculdade ano que vem e irei fazer o enem esse ano.

  37. Olá, parabéns pelo post.
    Tenho visto americano há 9 anos e pretendo viajar com minha mãe, que não tem, para orlando/ mia. Agendei o visto dela e resolvi já renovar o meu para aproveitar a ida ao Rio e tb para acompanhar minha mãe. Sua atividade é dona de casa e não tem renda comprovada. Eu que vou custear sua viagem. Mesmo eu não precisando comparecer à entrevista, vou para acompanhar minha mãe. Acha que por eu já ter visto, comparecer a entrevista para renovar e custear a viagem dela, ela tenha mais facilidade em conseguir aprovação?

  38. Olá, ele pedem pra colocar o endereço do local que vou ficar, mas como ainda nao fechei os pacotes, não sei o local exato da estadia, o que colar no preenchimento dos locais?

  39. Olá gabi, vou viajar para NY com minha filha, como presente de 15 anos, mas sou dona de casa, meu esposo empresário, que vai custear a viagem, mas ele não vai conosco. Tem alguma dificuldade por isso, para conseguir o visto, já que ele não vai tirar o visto e viajar conosco?

  40. Ola…. Você já soube de algum casal que foi tirar o visto e só um deles conseguiu ? Meu marido teve visto negado antes de casarmos, e eu tenho visto americano. Estou mudando toda documentação para nome de casada e vamos juntos tirar o visto ( meu visto ainda está válido).. sou funcionária pública, bancária… temos chances dos dois saírem de lá com o visto?

  41. Ola, tudo bem estou planejando uma viajem em familia( os 4), o meu filho mais velho ja teve o visto negado a uns 3 anos, sera que isso atrapalha alguma coisa

  42. BOA TARDE
    IREI TIRAR O VISTO AMERICANO E ESTOU COM UMA DUVIDA…DESDE O NASCIMENTO DA MINHA FILHA QUE HOJE TEM 10 ANOS EU NAO TRABALHO…O MEU MARIDO QUE E EMPRESARIO A 15 ANOS QUE IRA CUSTEAR TODA VIAGEM..NA PARTE DO EMPREGO E MAIS PRUDENTE COLOCAR DONA DE CASA OU DESEMPREGADA..OBRIGADA

  43. Olá Gabriela, desde já agradeço pela atenção.
    Meu esposo já possui o visto b1e b2. Temos planos de ir ano que vem à Orlando para turismo com nossos 3 filhos. A nossa ideia inicial era de tirar agora no início do ano o meu é no final do ano os das crianças. Você acha que seria tranquilo tirar os deles depois ou seria melhor tirar junto com o meu. Ah eu estou receosa por ser do lar e meu esposo é quem irá custear nossa viagem outro ponto é que vi que há um campo em que perguntam data e hotel que iremos ficar, como eu preencho esse campo se ainda não decidimos a data nem o hotel? Muito obrigada. Um abraço.

    • Boa tarde! Tudo bem?
      Eu recomendaria tirar todos os vistos juntos. Lembrando que as crianças menores de 14 anos não precisam comparecer à entrevista.
      Não há problema em você ser do lar e seu esposo pagar toda a viagem.
      Sobre o hotel, pode pegar o endereço de qualquer um e colocar.
      Abraços e boa sorte!

  44. Olá! Ótimo tópico!
    Estou com um probleminha. Não consigo acessar mais essa página onde aparece “Create Family Application”. Vou viajar com meu irmão e custear a viagem dele. Como faço? Apenas preencho outra DS-160 individualmente para ele? Ou tem como acessar essa opção de create familiy application de novo? Obrigado!

    • Olá! Tudo joia?
      Cada um tem que ter um formulário próprio. O family application é apenas na hora de agendar a entrevista no consulado.
      Depois que preencher o dele você tenta criar essa aplicação para fazer o agendamento.
      Abraços

  45. Olá boa noite! Não sou casada no civil e tenho uma úniao estável a 21 anos com o meu companheiro e três filhas com ele. Estamos querendo tirar o visto de turismo, o que devo preencher no formulário com relação ao meu estado civil?

  46. Olá Gabi, estou adorando o blog e os posts! Eu já tenho meu visto, porém meus pais e minha avó irão tirar nesse começo do ano, para irmo p/ Disney em Julho e nenhum deles fala inglês, a entrevista é somente em inglês?

  47. Oi! Já fui pros EUA esse ano e tenho intenção de voltar, mas com minha mãe (que nunca foi). Ela é funcionária pública, porém não tem residência nem veiculo em seu nome aqui no Brasil, vc acha que isso dificultaria? Obrigada.

  48. Oi Gabi, tudo bem?
    Meus pais compraram um jeep compass em maio e ganhamos a estadia em hotel em orlando.
    Meu pai é autônomo, mas tem uma renda excelente e irá custear nossa viagem.
    Minha mãe é dona de casa e não tem renda, o que por nessa opção na hora de preencher o visto?
    Eu não trabalho e tranquei a faculdade, vendo algumas coisas online, mas não tenho renda fixa, o que por nessa opção na hora de preencher o visto? Esse é o meu segundo visto, o primeiro foi aprovado com meus 14 anos e venceu há pouco tempo.

  49. Bom dia,
    Estou com uma dúvida. Vou viajar início do ano que vem como estudante para os EUA. Estudar 9 meses por la. Moro com meu namorado e ele pretende ir comigo. Qual seria o melhor tipo de visto pra ele?? Poderíamos fazer uniao estavel, caso fosse preciso.

    • Olá! Tudo bem?
      Ele também vai estudar lá? Com o visto de turista, só é permitido ficar por 6 meses no país. A União Estável eu acho que não se aplicaria, pois você não vai a trabalho.

  50. Boa tarde, ja tive o visto negado ano passado, vou tentar de novo esse ano, sera que é melhor, fazer primeiro meu e do meu marido,e se der certo tirar o da minha filha, ou tds juntos?

    • Olá! Tudo bem?
      Não sei se faz diferença tirar os vistos separados. A vantagem de tirar junto é que todo mundo faz a entrevista junto. Sua filha é pequena? Se for, então tire o de vocês primeiro, pois crianças não fazem entrevista.
      Abraços

      • vou preencher a ds 160 la pede um local que vou ficar vou como turista
        nos EUA mais eu nao tenho a reserva do hotel ainda mesmo assim posso fazer?
        ou e necessario ter a reserva em maos ja?

        • Olá Gabriela, tudo bem?
          Moro com meu namorado há cinco anos e somos sócios em uma empresa (nosso trabalho), porém não somos casados no papel e nem possuímos união estável legal. Qual a sua sugestão para colocar na pergunta estado civil? Como vamos viajar juntos, tenho que mencionar ele no meu formulário e na pergunta qual o relacionamento com esta pessoa, o que coloco?
          Obrigada, parabéns pelo blog!

          • Olá! Tudo bem por aqui! E você?
            O estado civil você coloca solteira, mas mencione que vocês irão viajar juntos. Na entrevista você explica que moram juntos, caso perguntem.
            Boa sorte 😉
            Beijos

  51. Olá Gabriela, tudo bem!
    tenho duvidas no que colocar em minha profissão , sou Téc. de Segurança do Trabalho formada, porém nunca trabalhei , na verdade sempre fui ” do lar ” cuidando de toda a família , pretendo ir em fevereiro a Disney com minha filha de 14 anos como presente de 15 anos. nossa viagem será custeada pelo meu marido que é Bombeiro Militar, temos casa própria , minhas filhas sempre estudaram em colégio privada , porém tenho dúvida quanto ao que colocar referente a minha profissão pois tenho uma mas em meu caso sou mesmo do lar , não teria eu como colocar renda salarial porque não trabalho , e aí nesse caso o que vc me indicaria fazer… Obs : minha filha mais velha tem hoje 21 anos e esta cursando 2 ª faculdade pública , será que pegar os dados dela também me ajudaria a comprovar que o que quero mesmo é só realizar o sonho de passear com minha pequena na Disney e voltar pra casa

    • Olá! Tudo bem?
      Indico que você coloque o que realmente você faz. Informe que a viagem será custeada pelo seu esposo.
      Não muda colocar os dados de sua filha mais velha.
      Boa sorte!
      Abraços

  52. Olá. Sou concursada, empregada pública do Governo do Estado.
    No DS160 coloquei GOVERNO, que sou Técnica e o nome da Instituição, laboratório do governo.
    E na descrição da atividade expliquei que o que faço, no laboratório do governo é para o ministério da saúde.
    Fica entendido que sou servidora pública? empregada pública?
    Na entrevista, se ele perguntar o que eu faço, posso responder: *sou técnica CONCURSADA num laboratório do governo do estado??*
    Pois na descrição da função, no DS160 coloquei resumo da atividade no laboratório, o que eu elaboro, mas não citei CONCURSADA, mas preenchi nome da Instituição do estado, e citei que é para o ministério da saúde o que elaboro.
    Isso ajuda? eles vão compreender? e se citar CONCURSADA na conversa fica bom?

  53. Boa Tarde,
    Muito bom o blog, parabens!
    Tenho 2 duvidas, a primeira é que sou casada em processo de separação sem nada legalizado ainda, pretendo viajar c minha filha e minha irma em dezembro p disney, o meu nome no passaporte da minha filha consta de casada, ja no meu de solteira! o que devo colocar no formulario? casada ou solteira?
    A segunda duvida, preenchemos 3 formularios, meu de minha irma e de minha filha, nos 3 devo solicitar entrevista em familia? Ou so em um e os outros automaticamente nao pedem?
    Desde já, muitissimo obrigada

  54. Oi, queria tirar uma duvida vou para Orlando em Setembro a turismo, vou com minha tia porem não moramos na mesma casa sabe se podemos cada uma preencher um formulário mas passarmos juntas? (ela quem estará pagando minhas coisas e sou maior de idade). Pois vi em alguns sites que eles consideram família quem mora na mesma casa. Desde já agradeço.

  55. Olá Gabriela,
    Td bem? Eu e meu marido temos visto válido, já fomos uma vez pros EUA, mas na época não tiramos o visto dos nossos filhos (8 e 10 anos), pois bem, dei entrada pra tirar o visto deles, anexei cópia dos nossos vistos e pra minha surpresa os vistos deles foram negados. Recebi a cartinha mandando agendarmos entrevista e q o pai deveria comparecer levando a certidão de nascimento deles. To arrasada! Não sei oq pode ter acontecido. Como temos visto, achei q não teria problema pra tirar o deles, então eatamos com a viagem toda paga pra Disney agora em Setembro. Quem preencheu o formulário fui eu e a única coisa q consigo pensar é q na parte de quem vai pagar a viagem, não sabia q dava pra colocar ambos os pais e coloquei só o meu nome, mas na parte de quem irá viajar junto, coloquei nós 4. Vc acha q ainda tem chance deles terem o visto aprovado?

    • Olá! Tudo bem por aqui 😉
      Poxa, que chato isso, hein? Pode ter sido inconsistência no formulário.
      Acho sim que tem chances do visto ser aprovado. Tem como seu esposo comparecer com a certidão de nascimento deles? Acredito que depois disso eles darão os vistos para os pequenos.
      Desejo boa sorte!

      • Marquei a entrevista pro dia 03/08 (torce por nós) e meu marido vai levar a certidão de nascimento deles, pedi uma declaração da escola tbm e vai levar nossos contracheques, extratos, escritura do ap e tudo o mais. Não consigo pensar onde errei no formulário q gerou essa “dúvida” neles, mas enfim, agora é esperar e rezar. Obrigada pela atenção! Bjos

      • Oi Gabi!
        Voltando pra contar como foi a entrevista. Graças a Deus deu td certo e o visto dos meus filhos foram aprovados, mas sabe oq aconteceu? Eu e meu esposo fomos pros EUA em 2012 e não deram baixa da saída dele, então no sistema estava constando q ele não tinha voltado pro Brasil, já pensou?! Ele tava super calmo e disse q tinha passado 15 dias e tinha voltado, aih o consul disse q no sistema tava constando q ele não voltou, ele disse: então alguém deve ter esquecido de dar baixa na minha saa, perguntou oq nós fazíamos e nós dois somos servidores públicos, perguntou pra onde iríamos, o preço da mensalidade da escola dos meninos e dps disse q o viato deles tava aprovado. Como isso pode acontecer né?! Viajamos juntos, deram baixa na minna saída e não na dele.
        Obrigada pelas suas dicas aqui no blog. Bjos

      • Olá Gabriele,
        Sou casada e Tenho 3 filhos,mas quero tirar o visto para mim e para meus filhos de 8 e 14 anos para irmos a Disney,Mas não temos data certa ,devido a burocracia quero ter certeza do visto para planejar,nao trabalho mas tenho tenda de aluguel,e será eu a custear a viagem,meu marido e filho mais velho não irão viajar.O que devo colocar no formulário?Obrigada

        • Olá! A recomendação do consulado americano é que não tenha nada certo antes de viajar, pois eles não garantem o visto.
          Você coloca uma data provável da viagem.
          Coloque no formulário todos os dados certinho quanto quem vai custear.
          Abraços e boa sorte 😉

  56. Boa tarde, estou querendo ir tirar ferias com a minha namorada nos Estados Unidos, sera necessario uma DS160 para cada um correto?

  57. Olá Gabi tudo bem?
    Eu já possuo visto B1/B2 pois já tive que ir algumas vezes aos EUA a trabalho pela empresa que trabalho atualmente. Este ano quero levar minha esposa e meu filho de 5 anos à Disney mas eles ainda não possuem visto. Ao preencher o formulário DS-160, devemos utilizar a opção de “Family Application” ? Ou será um formulário para cada um ?

  58. Olá Meu nome é Paloma deseja viajar para para os Estados unidos com o meu marido porem so moramos juntos de aluguel só eu trabalho -porem venho juntando dinheiro a um bom tempo minha renda não é muito alta e quero levar minha filha tbm de 1 ano sera que eu passo ?

  59. Oi!! Ótimo seu post! Pode me ajudar com uma dúvida?
    Vou viajar com meu noivo em lua de mel em setembro. Ele já tem visto e já foi pra lá, mas eu ainda não. É ele quem está como pagante da minha viagem, e você recomendou que levasse uma declaração da pessoa assumindo o compromisso de pagar os custos da viagem. Existe um modelo dessa declaração? E ela precisa ser reconhecida em cartório?
    Além disso, qual tipo de documento você me recomendaria levar pra provar nosso noivado? A documentação do civil não estará pronta até a entrevista, mas tenho os contratos que fechamos com fornecedores para o casamento, você acha que eles serviriam para esse propósito?

    Meu noivo tem um ótimo salário e bons vínculos. Minha preocupação é que não tenho vínculos, apesar do meu noivo (que será esposo na época da viagem) ter. Ele não pode me acompanhar na entrevista como já tirou o visto, certo?

    Só mais uma dúvida quanto ao formulário. Como recentemente me formei, estou desempregada. Mas esporadicamente faço serviços freelancers, eles não me rendem um salário fixo ou considerável pois não dedico meu tempo inteiramente pra isso, então não poderia cadastrar um salário no formulário. O que vc consideraria melhor: colocar desempregada ou freelancer no formulário?

    Desculpe abusar de sua boa vontade e obrigada!

    • Olá! Tudo joia?
      Não sei se há um modelo de carta de custeio, mas pede para ele fazer e assinar uma carta simples. Leve o que comprove que vocês vão casar e indique que viajará com ele.
      Eu aconselho que você coloque que é freelancer.
      Abraços e boa sorte 😉

  60. Oi Gaby, boa tarde, meu nome é Marianne e antes de tudo, obrigada pelo blog!
    Minha história: Fui recentemente tentar o visto de turismo. Fui sozinha e meu pai era o patrocinador.
    Na entrevista o Consul focou muito nas perguntas se estudo, minha formação. No momento eu não estou estudando, na verdade tranquei a faculdade ano passado. Depois de digitar um monte, me foi negado o visto. Agora meus pais irão comigo na segunda tentativa que será em Agosto ou Setembro. Você acha que isso muda alguma coisa? O meu perfil continuará o mesmo, trabalho, tenho minha renda e moro com eles. Meus pais são aposentados, temos casa, carro, motos… Escolhemos Miami para passar 7 dias. Eu fiquei muito desanimada. Levei todos os documentos que comprovam nossa renda ( do meu pai e a minha) e o consul não pediu nenhum. Gostaria da sua opinião sincera. Somando nossa renda (3 pessoas) dará um total de 5.540,00.
    Desde já obrigada 🙂

  61. Olá Gabriela, tudo bem?
    Pretendo viajar com um amigo no final do ano, sei q devemos preencher o ds separados, mas gostariamos de fazer a entrevista juntos, como faço pra agendar para fazermos juntos?
    No caso de renda, vamos os 2 juntar o dinheiro e ir ”juntos”, colocamos que cada um vai custear a viagem?
    ele não se enquadra como família não é?

    • Olá! Tudo joia!
      Pode colocar que vão custear a viagem juntos, mas cada um deve comprovar a renda separadamente.
      Olha, ele não se enquadraria como família, mas vocês podem colocar nos formulários que vão viajar juntos e tentar agendar a entrevista para fazerem juntos.
      Quem sabe não consegue?
      Abraços e boa sorte 😉

  62. Boa tarde!! Estou programando com a minha família de ir para os EUA no final do ano, e o meu noivo vai junto com a gente. Tem alguma possibilidade de todos fazermos a entrevista do visto juntos?

  63. Tenho visto B1/B2 (Negócios/Turismo) e L (Transferência de Empresa), sendo esse último emitido pela empresa onde trabalho e utilizado apenas por 15 dias nos EUA. Agora pretendo solicitar vistos de turismo para minha esposa e pro meu filho de 3 anos, ambos na primeira vez. Caso seja necessário citar o meu visto no processo de solicitação, qual deles seria mais adequado? Obrigado.

  64. Boa tarde! Adorei seu blog e esta me ajudando no preenchimento do formulário. Tenho algumas duvidas. Meu marido e eu temos conta conjunta, ambos trabalhamos mas a renda dele é maior que a minha. Quando pergunta quem vai custear minha viagem preencho que será ele ou eu? Ja que a conta é conjunta e ambos vamos apresentar o mesmo extrato bancário. Outra duvida é que minha sogra vai tirar com a gente. Gostaria que ela tirasse o visto com a gente na mesma entrevista. Ela enquadra como família? Ela é viúva e dona de casa mas tem renda do meu sogro de pensão e aplicação. O que preencho quando perguntam a ocupação? Desde já agradeço! =)

    • Olá! tudo joia?
      Sobre o custo da viagem, podem colocar que custearão conjuntamente.
      Sim, sua sogra se enquadra como família. Indiquem nos formulários que vão todos viajar juntos e marquem as entrevistas juntos. Sobre a ocupação dela, pode colocar dona de casa.
      Abraços 😉

      • Olá, Gabi. Bom dia. Meu caso é bem parecido com o descrito acima. Eu e meu marido trabalhamos, mas a renda dele é maior e temos conta conjunta. No meu caso ele já tem o visto americano e somente eu vou pleitear. Mesmo assim coloco que nós dois vamos custear a viagem ou somente ele? Obrigada.

  65. Ola Gabriela, boa tarde!
    Eu sou cidada America e gostaria de pedir o visto de turista para minha mae. Ela trabalha mas nao registrada, porem o dinheiro vai pra conta bancaria dela. Enfim, vc acha q o fato de eu ser cidada Americana facilita o visto dela? Podemos tb colocar no DS que ela esta empregada, mesmo sendo sem registro?
    Many thanks!

    • Olá!
      Tudo bem?
      O importante é sua mãe juntar tudo que comprove os rendimentos dela (extrato bancário serve). Você é americana? Talvez isso ajude sim.
      Me conte mais detalhes para eu entender.
      Abraços

  66. Olá, eu me marido pretendemos fazer o visto americano, eu sou dona de casa e ele é quem vai custear nossa viagem, você saberia me dizer se quando eu for preencher o meu formulário no campo renda eu coloco 0,00 ou a renda dele?
    Obrigada.

  67. Boa noite! Excelentes dicas, parabéns.
    Tenho uma dúvida, pretendo viajar com minha mãe e meu sobrinho de 7 anos para Orlando e não sei o grau de dificuldade de conseguir o visto deles. Minha mãe não tem renda, porém já viajou para Portugal a turismo recentemente. Eu já possuo visto válido (já viajei aos EUA em 2013). Quanto ao meu sobrinho, será que é difícil conseguir o visto já que não sou o pai? Pode me ajudar como proceder? Muito obrigado.

    • Olá! Tudo bem?
      Você vai custear a viagem de ambos? O ideal é deixar isso explícito nos formulários. No caso de seu sobrinho, os pais deverão solicitar o visto e comprovar quem vai bancar a viagem dele.
      Abraços

  68. Olá! Tenho 24 anos, sou formada, mas ainda não trabalho, sou filha única. Minha mãe é dona de casa e meu pai é médico. Pretendemos ir para a Disney em 2019, mas ainda não temos as datas definidas, mas já queria tirar o visto, para poder começar a reservar passagens e hotel. Mas estou preocupada em ter 24 anos e não trabalhar, será que eles irão complicar por isso e negar o visto? Já fomos duas vezes para a Europa no último ano. Nenhum de nós três tirou visto americano antes. Muito obrigada!

  69. Olá! Tenho 24 anos, sou formada, mas ainda não trabalho, sou filha única. Minha mãe é dona de casa e meu pai é médico. Pretendemos ir para a Disney em 2019, mas ainda não temos as datas definidas, mas já queria tirar o visto, para poder começar a reservar passagens e hotel. Mas estou preocupada em ter 24 anos e não trabalhar, será que eles irão complicar por isso e negar o visto? Já fomos duas vezes para a Europa no último ano. Nenhum de nós três tiramos visto americano antes. Muito obrigada!

    • Olá! Tudo bem?
      Para ser sincera, só tentando tirar o visto para saber. Eu sempre digo para todo mundo que não existe certeza em conseguir o visto, independentemente do cargo que a pessoa ocupe ou a renda que tenha (mesmo sendo alta, o visto pode ser negado).
      Desejo boa sorte!
      Beijos

  70. Olá. Tenho 33 anos, sou casado há 10 anos, estou no emprego atual há um ano e meio, e.minha renda é de 1500 + 700 por fora. Minha esposa tbm trabalha, mas eu iria sozinho. Tenho carro no meu nome, e já sou formado. Sou supervisor onde trabalho. Tenho chances para o visto de turista?

    • Olá! Tudo joia?
      Todo mundo tem chances de conseguir o visto! O único detalhe é que não existe a certeza de conseguir o visto, independentemente do trabalho e renda que a pessoa tenha.
      Só tentando mesmo para ver se conseguirá.
      Desejo uma boa sorte 😉
      Abraços

  71. Olá, Gabriela. Tudo bem?
    O post é bastante esclarecedor. Obrigada por se dispor a fazê-lo e desmistificar o procedimento para aquisição do visto. Pretendo viajar com meu marido ainda esse ano para NY e por esses dias devemos dar entrada no processo de visto. Como só iremos comprar passagens e reservar hotel depois que tivermos certeza da concessão do visto, o que você sugere responder nos campos do formulário a respeito da data de viagem e local/endereço de estadia? Desde já obrigada, Bianca.

  72. OLÁ,
    TENHO UNIÃO ESTÁVEL (REGISTRADA EM CARTÓRIO), COMO DEVO PREENCHER O ESTADO CIVIL ?
    FIZ UMA BUSCA RÁPIDA E ESTÁ MUITO CONFUSA AS EXPLICAÇÕES QUE ENCONTREI,
    UNION CIVIL / DOMESTIC …
    OU A OUTRA OPÇÃO – Law enforced Marriage (algo assim) ?

    • Olá! Desculpe pela demora em responder. Nosso bebê nasceu na semana em que você enviou essa mensagem e só agora estamos respondendo às perguntas aqui no blog.
      Coloque: Common-law marriage
      Existe essa opção?
      Abraços

  73. Irei tirar o visto junto com o meu irmão mais velho e a minha cunhada.
    Porém na hora de fazer o agendamento da entrevista acabei fazendo sozinha, pois eu paguei o meu e eles dois o deles, mas mesmo assim agendamos no mesmo dia e horário.
    Mesmo tendo agendado sozinha ainda tem como fazermos a entrevista juntos?
    Deve pedir isso lá na hora pra quem?

    • Olá! Tudo joia?
      Se vocês conseguiram agendar para o mesmo dia e horário acho que será fácil fazerem a entrevista juntos.
      Não sei quem você deve procurar especificamente, mas converse com um dos funcionários lá para ver essa possibilidade de passarem juntos.
      Abraços e boa sorte 😉

      • Estou muito muito muito triste, tive meu visto negado.
        Fiz a entrevista com a minha família (irmão e cunhada) a entrevistadora fez apenas três perguntas para nós três juntos:

        – Vocês tem qual parentesco?
        – Já viajaram para fora?
        – Onde trabalham?

        Nós respondemos com toda a sinceridade e calma.
        Ela começou a digitar no computador por um longo tempo, depois deu a aprovação para o meu irmão e a minha cunhada e deu o papel vermelho de negado para mim.
        No papel diz que não tenho vínculos no BR, mas trabalho a mais de 4 anos registrada.
        Levei todos os comprovantes e nada foi pedido e nem perguntado.

        Sinceramente, estou arrasada e não sei o que fazer.
        Onde eu errei?

        Falei 100% a verdade, me mantive calma e agora estou vendo o meu sonho e ir para a Disney com a família destruído e nem sei o motivo.

        • Olá Tais. Sinto muito pelo visto negado.
          Às vezes, isso ocorre por algum erro no preenchimento do formulário. A gente sempre tem que falar a verdade mesmo, você não fez nada de errado.
          Já pensou em tentar novamente? Conheço algumas pessoas que tiveram os vistos negados, tentaram novamente e conseguiram.

  74. Olá, pretendo ir pra NY com meu marido, mas estou pensando em aproveitar e tirar o visto para meus 2 filhos também, pois pretendo ir pra Disney daqui uns 2 anos. Como vou preencher a Ds 160, se eles não vão junto, e nem tem planos de viagem?
    PS, não quero mentir, pois a viagem inicial é pra NY com meu marido. Me ajuda!

  75. Olá Gabriela, td bem?
    Já tenho visto americano porém minha esposa ainda não. Tirei o visto quando era casado porem somente o meu. Fui aos EUA sozinho em 2016 e pretendo ir com ela agora em 2018. Ja viajamos para fora do pais em uma outra oportunidade, e consta isso em nosso passaporte. O processo seria o mesmo de um qualquer? Será que seria mais fácil a aprovação do visto dela, pelo fato de eu ja ter?

  76. Boa Tarde, Tudo Bem.
    Vou tirar o visto com meu marido e minha filha de 12 anos, porem não somos casados e e tudo esta no nome dele e ele ira custear a viagem, seria melhor eu levar um certificado de União Estavel publica ou posso fazer um Certificado de União Estável particular mesmo? E no dia da entrevista seria melhor minha filha ir junto ou não há necessidade?
    Obrigada.

  77. Oi Gabriela.
    Sempre que posso visito o seu blog as dicas são maravilhosas.
    Gabriela, de uns dias para cá tenho perdido o sono rsrs, a minha filha irá completar 15 anos e não quer festa prefere usar o dinheiro para visitar a Disney. Sempre ouço que há muita burocracia para entrar na terra do Tio Sam, lendo seu post fiquei um pouco aliviada. Você poderia dizer-me qual o melhor período para visitar os parques e com que antecedência devo pedir o visto?
    Obrigada!

    • Olá! Tudo bem?
      Eu indico solicitar o visto o quanto antes, pois assim terá mais tempo e tranquilidade para organizar a viagem.
      A melhor época para visitar os parques é fora do verão (junho a setembro), pois as filas são enormes.
      Se precisar de ajuda com a organização da viagem é só avisar 😉
      Abraços

  78. Bom dia,

    tenho uma dúvida, eu já tenho o visto americano, inclusive durante uma conexão já passei pela imigração de lá, sendo que agora comprei passagens para a Disney. Resolvi levar o meu irmão de 21 anos, eu que custearei a nossa viagem, sendo que o mesmo não trabalha, é meu irmão adotado, na documentação dele não somos irmãos, ele é epilético e tem algumas dificuldades para se expressar, meio que fica muito nervoso, gagueja muito e acredito que ele não saberá responder às perguntas durante a entrevista. Tem algum meio de eu conseguir entrar na entrevista com ele?

    • Olá! Tudo bem?
      O caso de seu irmão é bem específico. Realmente não sei como seria nessa situação.
      Recomendo que você entre em contato com o consulado americano e explique o caso dele para saber como proceder.

  79. Olá,

    Tenho 29 anos, moro com meus pais e pretendo ir para a Disney em Setembro junto com o meu irmão, minha cunhada e minha sobrinha de 7 anos.
    Nós três iremos dividir todas as despesas da viagem.
    Nenhum de nós ainda tem visto e nunca viajamos para fora do país, iremos tirar agora.
    Tenho trabalho fixo a quase 4 anos (com carteira assinada) com um salário de R$1,700.
    Quais orientações você dá a respeito do preenchimento do formulário e da entrevista nesse caso?

  80. Olá Gabriela,
    Poderia ajudar?
    Tenho visto b1/b2 mas minha eaposa e filhos não. Existe algum trâmite especial pra isso? Como proceder?
    Obrigado e parabéns pelo blog!

  81. Olá Gabriela,
    Pode me ajudar?
    Eu ja tenho visto b1 e b2 pois viajo aos USA a trabalho mas minha esposa e filhos não? Algum processo especial para isso? Vi que o campo visto familiar não está mais disponível. Como proceder? Muito obrigado e parabéns pelo blog!

  82. Boa tarde!
    Fui preencher a DS 160 pq vamos viajar em família pra Disney. Eu, meu pai e minha mãe, mas acontece que depois de preenchermos a primeira ds, não aparece a confirmação de agradecimento de confirmação de submetimento com a opção de criar uma aplicação em família. A ultima página de confirmação é a própria aplicação com o código de barras que tem que ser levado para tirar as fotos, etc…
    Minha duvida é, eu voltei pra pagina inicial e fiz cada uma individualmente, pois essa opção não apareceu. Nao vão considerar como se fosse família? Nos preenchemos tudo certinho da sessão em que pergunta das quem vai viajar contigo, e em todas nos tínhamos postos todos os membros que vao. Obrigado

  83. Bom dia! Já preenchi o DS-160, me cadastrei no site de agendamento e estou preenchendo meus dados para tal.
    Porém ao final do preenchimento, antes de confirmar, no resumo da solicitção, aparece o nome do meu marido, ao invés do meu.
    Está correto? Provavel que tenha puxado o dado do DS-160, pois no preenchimento do agendamento não coloquei o nome dele em qualquer campo.

  84. Bom dia! Já preencho o DS-160, me cadastrei no site de agendamento e estou preenchendo meus dados para tal.
    Porém ao final do preenchimento, antes de confirmar, no resumo da solicitção, aparece o nome do meu marido, ao invés do meu.
    Está correto? Provavel que tenha puxado o dado do DS-160, pois no preenchimento do agendamento não coloquei o nome dele em qualquer campo.

  85. Olá, boa tarde, sou Marcos, sou Engenheiro (formado à 1/2 ano), atualmente trabalho como Técnico em Segurança do Trabalho (10 meses), tenho um imóvel em meu nome, possuo carro (mas em nome da minha mãe), tenho 32 anos, renda de aproximadamente 3k mensais, possuo renda no banco de 5k (vou juntando dinheiro), qual são as reais chances que tenho de conseguir o visto. Gostaria muito de ir para Orlando, conhecer a Disney. Obrigado!

    • Olá Marcos! Tudo bem?
      Sempre digo que o processo para tirar o visto americano é uma caixinha de surpresas. Já soube de casos de pessoas com boas rendas que tiveram seus vistos negados e de outras sem renda que tiveram o visto aprovado.
      Infelizmente não temos como prever se na sua situação você terá o visto negado ou não. Recomendo que você tente tirar o visto, pois a validade é de até 10 anos.
      Desejo boa sorte!
      Abraços

      • Olá Gabriela, estou bem sim e vc? Espero que esteja tudo bem! Gabriela, compreendo sua resposta e até acho plausível e coerente. Mas gostaria de saber mediante sua experiência, expertise no assunto. Pensando em um “perfil” (se isso é possível ter), você entende que essas características são favoráveis, ou não? Tem pontos positivos ou não? O que me pode me aconselhar para melhorar as chances (se tem algo), de antemãos, agradeço sua compreensão e sua disponibilidade em responder meu comentário. Grande abraço!

        • Olá Marcos! Desculpe a demora em responder.
          Acho que seu perfil é favorável sim, mas tudo depende dos agentes diplomáticos.
          A minha dica é de coletar o máximo de documentação possível para demonstrar que sua intenção é apenas turismo.
          Abraços

  86. Olá, boa tarde,
    Preenchi o meu formulário e do meu marido, porém no meu não abriu nenhum campo de perguntas sobre escolaridade, e no dele sim.
    Devo refazer ou é comum isso?
    Vi que no seu caso o formulário do seu marido também teve perguntas a mais que o seu.
    Obrigada

  87. Já tenho visto e quero tirar o visto para minha mãe. Ela tem 63 anos, é pensionista, sempre foi do lar, renda comprovada de 3 mil. Posso entrar como custeadora dela, trabalho a 6 anos na mesma empresa, com salario de 8 mil. Sei que ela terá que ir pra entrevista sozinha, você acha que ela tem chances de conseguir o visto?

  88. Olá, tudo bem?

    Pela sua experiência, quais as chances de termos o visto negado? Pretendo ir com a minha namorada para Miami/Orlando e ficar por 10 dias. Trabalho na mesma empresa há mais de 10 anos, possuo apartamento próprio, carro, conta de investimento, renda superior a 12 mil reais. Já ela está há 4 anos na mesma empresa, renda de 5 mil reais, mas não possui bens.

    Obrigado

  89. Olá Gabriela, boa noite. Tudo bem?

    Estou indo a Porto Alegre com minha Mãe tentar o Visto para ela. Eu já possuo visto e estive 3 vezes nos EUA. Nossa questão é a seguinte: Minha Mãe é do Lar e não possui renda. Sou gerente de banco e tenho renda compatível com a viagem. Será que é possível aprovação com a carta custeio? Fiz a emissão com papel timbrado do banco e anexei holerites, IRPF e extratos de investimentos.

    Outra coisa é que minha mãe esteve na Europa por 15 dias de férias este ano. Isso pode ajudar positivamente? Eu poderei entrar na entrevista?

    Obrigado.

    Abraços

    • Olá! Tudo bem?
      Eu acredito que você não poderá entrar com sua mãe na entrevista, mas com esses documentos parece tudo ok!
      Acho que o fato dela ter ido à Europa pode ajudar positivamente sim!
      Boa sorte 😉
      Abraços

  90. Oi, tudo bem ?
    Eu pretendo ir nos Estados Unidos passar o fim de ano na casa da minha prima la, estou atualmente sem trabalho e nao tenho conta bancaria, mas eu vou custear minha viagem, tenho dinheiro cash.
    Minha pergunta é o que eu preciso levar na entrevista ?

  91. Boa noite! Eu e minha esposa já temos o visto americano e já fomos aos EUA, porém agora vamos tirar o visto do meu filho de 4 anos e o da minha sogra, pois queremos fazer uma viagem em família. Ela possui 48 anos, mora conosco, não trabalha, é apenas dona de casa, iremos custear a viagem dela, neste caso como devemos proceder?? Pois ela irá para a entrevista sozinha, estamos com receio de que ela tenha o visto negado, por não trabalhar e não ter renda fixa! Posso participar da entrevista com ela, já que irei custear sua viagem??

    • Olá! Tudo bem?
      Eu sugiro preencher o formulário com todas essas informações e que você faça uma carta de custeio para sua sogra.
      Acredito que você não conseguirá ir para a entrevista com ela, pois o próprio consulado é capaz de não autorizar. Se estiver com muito receio, talvez seja melhor fazer o visto através de uma agência.
      Abraços

  92. Gabriela,
    Minha situação é a seguinte:
    Acabei comprando passagem para Miami para Maio/2018 em uma promoção com um grupo de amigos, mesmo não tendo o visto. A viagem é de dez dias para conhecer Miami e Orlando.
    Tenho 30 anos, sou casada, tenho um filho, mas eles não vão viajar comigo, irei com um grupo de amigos (que já possuem visto).
    Sou formada, trabalho em uma empresa privada há 10 anos e minha renda é de R$ 3.500,00. Eu mesma vou pagar a viagem. Tenho casa própria, carro, conta bancária, mas estão em nome do meu marido, porém somos casados em comunhão universal.
    Minhas dúvidas são as seguintes?
    * Na DS-160 eu informo que vou viajar em grupo e preciso informar o nome de cada amigo?
    * Implica algo eu estar viajando sem meu marido e meu filho?
    * Sobre minha renda, eles vinculam com a renda do meu marido? Porque tenho condições de custear a viagem.
    * E sobre os bens, tem problema por estarem no nome do meu marido?
    * Eles de alguma forma, consultam se tenho passagem comprada?
    * É possível ter o visto negado por alguma dessas situações, será que os vínculos são suficientes?
    Se puderes esclarecer minhas dúvidas, agradeço.. A agonia é grande, rsrs.

    • Olá! Tudo bem?
      – Caso haja algum campo do formulário perguntando se viajará em grupo, pode colocar que sim e o nome de alguns dos amigos;
      – Não tem problema nenhum viajar sem esposo e filhos;
      – Sugiro que junte todos os comprovantes de bens e rendimentos, inclusive os em nome do esposo;
      – Eles não consultam se você tem passagem comprada, mas pode falar que já comprou;
      – Sempre é possível ter o visto negado, mas não antecipe esse temor, pois as chances de ter o visto concedido são as mesmas de tê-lo negado.
      Fique tranquila e leve tudo o que for necessário para demonstrar seu vínculo com o Brasil.
      Boa sorte 😉

  93. olá, estou com uma dúvida, eu vou viajar com meu namorada, ele é do exército mas eu não trabalho, no caso ele vai bancar minha viagem, como devemos preencher o ds160…podemos tira em família? Ou tem que ser individual?

  94. Ola Bom dia, estou com uma tremenda duvida, tentei o visto ano passado porem foi negado, acredito por falta de vinculo é de renda, pois na época eu trabalhava. Pretendo tentar novamente por agora, meu pai ira bancar a viagem. Agora, o que sera mais fácil eu tentar novamente sozinho, ou tentar com meu irmão? ambos com o pai bancando a viagem, atualmente estou apenas estudando, helpppppp

    • Olá! Tudo bem, Pedro?
      Desde que vocês consigam comprovar que a intenção da viagem é apenas turismo, não vejo problemas em tentar junto com seu irmão se vocês irão viajar juntos.
      Lembre de levar toda a documentação que comprove que seu pai irá bancar a viagem.
      Boa sorte 😉

  95. Olá Gabriela,
    Eu e minha família vamos passar pela entrevista no consulado americano logo logo, mas estou muito apreensiva. Eu tenho 24 anos, já sou formada e infelizmente estou desempregada. Todos os meus irmãos são maiores de idade também, dois estão na faculdade e não trabalham, e uma já se formou e trabalha com meu pai. Minha mãe é dona de casa e meu pai é advogado (dono do próprio escritório). Meu pai vai custear a viagem e temos muitas condições pra isso, todos os documentos estão certinhos e etc. Mas pelo fato de eu estar desempregada, tenho medo deles implicarem. O despachante disse que eles provavelmente só vão focar no meu pai, já que ele que vai custear, mas eles não vão achar estranho já que os filhos são maiores de idade? Li em alguns site que em família é melhor que somente uma pessoa responda as perguntas, que no caso seria o meu pai, mas realmente não sei o que esperar. O que você acha? Tenho medo deles perguntarem porque não estou trabalhando, ou de me perguntarem o que eu faço no brasil. O que eu responderia? E como vamos em família, se eles implicarem comigo, eles podem negar o visto só para mim, ou provavelmente vão negar para a família toda?
    Obrigada!

    • Olá! Tudo bem?
      Se o seu pai vai bancar toda a viagem, não vejo motivos para ficar preocupada. O importante é levar toda a documentação certinha e só responder ao que for perguntado (sempre falando a verdade).
      Na entrevista, é melhor que o seu pai responda todas as perguntas, a menos que façam uma pergunta direcionada a outro membro da família.
      Torcendo para que dê tudo certo!
      Beijos

  96. Oi gabriela, td bem?
    Gostaria de explicar o meu caso e obter sua ajuda se puder:
    Eu e meu marido tentamos tirar o visto de estudante 2 vezes em 2016 para os estados unidos, e foram as 2 vezes negados.
    Ai mudamos o destino , e vamos para o Canadá , conseguimos o visto e estamos indo dia 18 de novembro.
    Porém queriamos passar o natal e o ano novo cm uns amigos em sao francisco.
    Eu nao tenho visto de turista, meu marido tem
    O problema é: nem um de nós trabalhamos atualmente, pois estavamos em processo de mudar do país. Os pais do meu marido q vao nos “bancar” no Canadá.
    Como vc acha q devo comprovar vinculos no Brasil? Será q comprovo tb os vínculos no Canadá?
    Tenho receio de ficar parecendo que “maqueamos” a situação para poder imigrar para o país.
    Nessa espera fizemos uma viagem pela Europa tb, dps do visto ter sido negado. Nao sei se isso ajuda a dar uma boa impressão no passaporte.
    Obrigada!

    • Olá, Melissa! Tudo ótimo comigo! E vc?
      Desculpe a demora em responder.
      Sua situação é um pouco diferente das que eu vejo no dia a dia, mas podemos pensar em uma alternativa.
      Você já tem residência no outro país onde vai morar? Caso negativo, o ideal é tentar tirar o visto americano colocando o seus sogros como financiadores da viagem. Para isso, teria que pedir a eles uma carta de custeio.
      Tive amigos que foram passar um tempo no Canadá e pensaram até em ir aos EUA. Quando eles foram tentar tirar o visto americano por lá, informaram que não era recomendado fazer esse procedimento fora do país. Por isso que indico que tente tirar ainda aqui no Brasil.
      Boa sorte 😉
      Abraços

  97. olá, estou em duvida da retirada do meu visto! Então, tenho 20 anos e nunca viajei para fora, sou estudante de nível superior e faço estágio. Pretendo viajar para os EUA sozinha nas férias para Orlando/ Disney, quem custeará a viagem é minha mãe que no momento trabalha como professora temporária do serviço publico, recebe 4.633,00$ e ela possui um imóvel no nome dela que gera renda de 1.400 por mês q é uma loja alugada. A pergunta é, por esse emprego não ter vínculos empregatícios e ser de caráter temporário, tenho chance de aprovação? visto que ela seria a pessoa que irá pagar tudo ?

    • Olá! Claro que tem chances. O ideal é levar toda a documentação que prove que a sua mãe irá custear a viagem e tudo que você tenha para provar o seu vínculo com o Brasil.
      Desejo boa sorte 😉

  98. Bom dia, meu esposo e eu somos sócios em uma empresa que tem 6 anos no mercado, mas somente ele tem IRPF, temos 3 filhos menores de 11 anos e pretendemos visitar o primo dele que mora legalmente em Nova Iorque, mas vamos somente nós dois. Já moramo no Japão por 5 anos e voltamos a 10 anos, tendo inclusive o visto permanente de lá. Tenho algumas dúvidas:
    1 O fato de já ter morado no Japão pode atrapalhar na obtenção do visto?
    2 Viajar sem os filhos pequenos também pode ser um problema?
    3 Movimentamos a conta da empresa, nesse caso posso levar Extrato da PJ, IRPJ e IRPF como comprovação de renda, além dos documentos dos veículos da empresa?
    Quando era solteira já tive o visto negado, meu esposo já visitou esse primo mas o visto dele já venceu.
    Não temos a menor intenção de imigrar, temos nossa vida estabilizada aqui e 3 filhos, mas não tenho receio que eles não entendam dessa maneira.

    • Bom dia!
      Vamos lá:
      1- Não acredito que isso influencie em nada para a obtenção do visto;
      2- Também não é problema viajar sem os filhos pequenos;
      3- Isso, leve todos esses documentos e só apresente se for pedido;
      Leve todos os documentos que comprovem o vínculo de vocês com o Brasil e falem apenas a verdade. Convencendo os agentes que a intenção é apenas viajar a turismo, altas chances do visto ser aprovado.
      Desejo boa sorte 😉
      Abraços

  99. Olá Gabi.
    Eu e meu namorado queremos viajar para Orlando e Miami. Estamos preenchendo o DS 160. Na hora de realizar o cadastro para agendamento no CASV e entrevista no Consulado, vimos que pode ser vinculado na cadastro pessoas da família, para que possam realizar a entrevista juntos, no mesmo dia e horário. Há um campo para namorado ou outros??..para que possamos fazer a entrevista juntos.

  100. Oii Gabriela!! Estou preenchendo o formulário para tirar o visto americano, porém estou com algumas dúvidas!! Tenho 25 anos, graduada há 2 anos e trabalho na mesma empresa desde entao. Pretendo fazer um curto intercambio (2 semanas) sozinha nas minhas próximas férias. Esse intercambio pode ser feito com o visto de turismo, porém todo mundo me diz que para esse caso, é melhor dizer que a viagem será a turismo, pois caso contrario, podem dizer que o visto terá de ser de estudante, ou poderão ainda me dar um visto com tempo suficiente para o intercambio apenas. Com sua experiencia, é melhor eu tentar tirar o visto dizendo que é para turismo, ao inves de intercambio mesmo? Obrigada!!!

    • Olá! Tudo bem?
      Pelo que eu saiba, quem tem visto de turismo pode fazer cursos de curta duração no país. Se eu fosse você, faria o visto como turista, sem mencionar o curso, pois assim você poderia conseguir o visto de turismo que tem validade de até 10 anos. Caso faça dizendo que vai a estudo você corre mesmo o risco de conseguir o visto de estudante de curta duração.
      Espero ter ajudado!
      Abraços e boa sorte 😉

      • Obrigada pela resposta!! Eu nunca viajei para fora do país, eu dizer que estou indo sozinha a turismo não pode ser algo negativo? Obrigada! beijos 🙂

        • Não tem problema algum você viajar sozinha, desde que demonstre que dispõe de meios suficientes para custear a viagem. Quando tiramos o visto, o que devemos demonstrar que a nossa intenção em visitar o país é apenas a turismo.
          Depois nos conte como foi o seu processo do visto.
          Beijos

  101. Gabriela,
    – Sou casada e o irmão do meu marido está morando em NY com visto de estudante,
    Na DS-160 dele ele citou o irmão. Na minha devo citá-lo também como meu parente /cunhado ou não é necessário ? Faremos a entrevista juntos.
    – Meu marido teve visto, mas já está vencido. Ele deve proceder como se não tivesse?
    – Na pergunta ” vc já esteve nos EUA?” ele pode colocar que sim ? Mesmo não tendo mais o visto antigo e nenhuma informação sobre ele ?
    Obrigada !

    • Olá! Tudo bem?
      Eu sugiro que você preencha o formulário da forma mais clara e verdadeira possível. Se perguntar se você tem parente nos EUA, diga que sim (seu cunhado); seu esposo deve dizer que já teve o visto e que já esteve no país.
      Abraços

  102. Olá, Gabriela.
    Primeiramente, parabéns pelas dicas!
    Estou preenchendo o DS160 pra mim e para minha esposa. A dúvida é a seguinte:
    Minha esposa é PJ, abriu uma empresa (MEI) apenas para emitir NF para a empresa que ela trabalha. A mesma trabalha em tempo integral para esta empresa. No campo que solicita o principal/atual emprego, você sugere eu colocar o qual, o nome da empresa da minha esposa ou o nome da empresa que ela trabalha? E como devo preencher esse campo (cargo e breve descrição)?
    No IR a fonte de renda dela está declarada como vindo da empresa que está no seu nome.
    Desde já, obrigado!

  103. Olá Gabi!
    Pretendo viajar para NY, com meu filho de 13 anos e minha irmã. Meu marido vai custear minha viagem e do meu filho.Sou cabeleireira, atendo em casa, mas não tenho como comprovar renda, visto q não é desta renda q vivemos, sim do meu marido. Ele declara IR, queria saber como devo proceder ao colocar sobre profissão, coloco que sou do lar? É melhor?
    E qto a entrevista no consulado é melhor marcarmos nós 3 juntos? Ou só pode eu e meu filho?
    Obrigada
    San

  104. Olá, Bom dia!
    Minha dúvida é, quero passar 15 ou 20 dias de férias no USA, tenho emprego fixo há mais de 4 anos,sou solteiro e tenho imóvel no meu nome. Vou ficar na casa de um amigo (Americano) quero saber se ele me mandar uma carta informando que ficarei hospedado em casa dele se isso pode ajudar na hora da entrevista? desde já agradeço.

  105. Bom dia Gabriela,

    Tenho uma empresa, porém em meu IR a renda declarada é baixa ( R$ 1000). Ainda assim, presto serviços de responsabilidade técnica pra outra empresa através de contrato (renda de 2 mil). Minha duvida é quanto ao preenchimento na aba de emprego principal e consequentemente, a renda… O que faço?!

  106. Olá, tenho uma empresa de consultoria em educação… Minha filha esta nos EUA como turista. Ficou 06 meses e renovou até janeiro, pretendendo volta…Estou para preencher e agendar o visto…. O que faço com aquela bendita pergunta…Você tem algum parente imediato, não incluindo os pais, nos Estados Unidos? Estou em pânico, pode me ajudar? Grata…

  107. Olá, pretendo fazer um curso de inglês de 2 semanas em Julho do ano que vem para NY. Tenho 22 anos, sou universitário e trabalho registrado com uma renda de 1300. Porém, meu pai que irá custear a viagem, queria saber se “pega mal” por ter a viagem paga por terceiros eu sendo maior de idade e com emprego e assim correndo o risco de ter o visto negado? Obrigado desde já.

    • Olá! Não tem problema. Peça a seu pai para fazer uma carta de custeio informando que bancará a sua viagem.
      Ter o visto negado ou não depende única e exclusivamente do agente que irá te atender. Não temos como prever.
      Desejo boa sorte 😉
      Se puder, depois volte para nos contar se deu certo.
      Abraços

  108. Olá. Eu, meu namorado e meus pais iremos passear no meu irmão em Boston. Respondi o DS-160 de cada um individual, e não coloquei para aplicar em família, somente quando agendei o CASV e para a entrevista no consulado fiz para todos juntos , agendei para o mesmo dia e horário, está correto? Não é preciso para cada pessoa um horário?
    E na hora de pagar a taxa fiz todas jutas também, pode ser?
    Aguardo resposta. obrigada

    • Tudo bem?
      Se conseguir aplicar para todos no mesmo horário, melhor!
      Conseguiu pagar todas as taxas em um único boleto? Geralmente há é emitido um boleto para cada formulário.
      Depois vise se deu tudo certo.
      Abraços

  109. Bom dia,
    Meu nome é Vinicius, tenho visto americano que vence em 2024. me casei em 2015, minha esposa e filha não tem visto. estamos nos planejando para ir daqui uns anos. mais estou c essa duvida sobre o visto para elas. pois vamos antes do meu visto vencer…

    qual o procedimento a tomar sobre o visto para elas? minha esposa é professora efetiva do estado, mas quem está bancando a viagem e custos sou eu. posso entrar junto com elas no consulado para a entrevista do visto? e levar todo a documentação?

    não quero deixar para ultima hora para fazer todo o procedimento, antes de fechar-mos a viagem.

    fico no aguardo dessa duvida, pois não encontrei nenhum comentario igual essa minha duvida..

    obrigado

    • Olá! Tudo bem?
      O procedimento para sua esposa e filha é o mesmo. Preenche os formulários delas e agenda a entrevista junto. Você faz uma carta de custeio e ela junta toda a documentação. Não sei se deixarão você entrar junto.
      Abraços

  110. Oi Gabriela,

    Meu nome é Fábio e estou na seguinte situação:

    – Sou casado e tenho uma filha de 5 anos.
    – Sou empregado a 17 anos na mesma empresa.
    – Minha esposa é fisioterapeuta. Já trabalhou na área mas está desempregada há uns 2 anos.
    – Tenho firma em meu nome mas quem administra é minha mãe.
    – Minha mãe morou muitos anos no japão.

    Pretendo fazer o visto em família mas tenho medo que neguem pela situação delas. No caso da minha mãe pelo fato de tudo estar no meu nome, ou seja ela não possui bens e tbm minha esposa estar sem emprego. Que conselho você poderia me daria? Obrigado.

    • Olá, Fábio! Tudo bem?
      Eu te aconselho e fazer uma carta de custeio informando que bancará com as despesas das duas. Elas devem levar tudo o que tiverem para comprovar vínculos com o Brasil, inclusive seus comprovantes de bens e rendimentos.
      Abraços

  111. olá tudo bem?! gostaria de saber se pode me ajudar.
    Minha situação é o seguinte. Vou fazer uma viagem familiar para cancun. e nosso vôo tem conexão em Miami. sendo assim preciso te visto.
    A viagem familiar vai ser com a familia do meu namorado. em um total de 8 pessoas.
    Meu medo é que meu passaporte seja recusado pelo seguinte.
    Morava no Rio Grande do Sul, e me mudei para Sp em janeiro de 2017, para morar com ele. Dependo totalmente dele, pois não estou trabalhando. A renda dele é suficiente para nos sustentar, afinal ele tem uma empresa com bom rendimento em Sp. Atualmente em São Paulo eu faço um cursinho pré vestibular online, o qual não comprava vinculo com o Brasil, pois não tem matricula.
    Meu medo é que por não ter nada em meu nome, não estar trabalhando, e não estar matriculada em nenhuma escola, eu corra o risco de não ter comprovação suficiente.
    Você acha que se eu fizer uma união estavel com ele, e assim ter um vinculo comprovado no Brasil, a chance de comprovar que tenho quem me sustente, achas que seria mais garantido?
    Ou posso continuar como solteira, e só contar tudo isso na entrevista?
    aguardo a resposta, obrigada.

    • Olá, Maiara. Tudo bem?
      Eu acho que você pode pedir ao seu namorado uma carta de custeio e fazer tudo como solteira, mas explica no visto que seu namorado vai custear a viagem. Talvez seja até mais viável você colocar “outros” em estado civil e explica que moram juntos, mesmo que não tenha contrato de União Estável.
      Abraços

  112. Olá,família com baixa renda tem perigo de ser reprovado mesmo com dinheiro pra diárias de hotel ,passagem e um pouco mais .
    No caso eu meu esposo e filha .. e eu e meu esposo recebemoa salário minimo.

    • Olá, Andreia! Tudo bem?
      Qualquer pessoa corre o risco de ter o visto negado, seja com renda baixa ou alta.
      O que você precisa demonstrar na entrevista é que dispõe de meios suficientes para manter a sua viagem e que tem fortes vínculos com o Brasil. Os vistos, quando são negados, geralmente é por causa de inconsistências nos formulários ou porque os agentes acreditem que as pessoas queiram imigrar. Infelizmente, só pagando pelo visto para saber se ele será aprovado. Não temos como ter certeza de nada.
      Boa sorte 😉

  113. Ola, tudo bem?
    Meu namorado vai tirar o visto dele essa semana para passarmos duas semanas em NY nas férias. No formulário preenchido em julho, ele colocou que o pai dele ia bancar a viagem.. o que é verdade. Porém há duas semanas o pai dele faleceu e os documentos de transferência dos bens, inventário e tal ainda nao foram iniciados. É melhor deixar como está o formulário e alegar na entrevista que o pai dele vai banca-lo como se nada tivesse acontecido, ou caso o fiscal pergunte, é melhor ele explicar a situação, mostrar a certidão de óbito e dizer que vai bancar sua viagem com a herança do seu pai (mostrando alguns documentos da conta corrente, documento de carro, carteira de trabalho dele – obs: ele tinha pouca renda comprovada) ou que minha mãe (no caso sogra dele) que vai bancar a viagem dele com uma carta custeio como prova e os documentos da minha mãe (minha mãe tem boa renda)? Ou seria possível alterar o formulário uma semana antes da entrevista? Além disso, ele ainda não tem bens no nome dele é está desempregado no momento, porém cursa uma faculdade pública. Obrigada desde já!

    • Olá!
      Eu não sei se é viável alterar o formulário. Acredito que seja melhor levar todos os documentos e, caso pergunte, explique a situação, com atestado de óbito e comprovantes de que tem rendas frutos da herança.
      Boa sorte 😉

  114. Olá! Vou ser bem sincera, eu estou com muito medo de ter meu visto rejeitado! Ano passado conheci um americano que estava fazendo intercâmbio aqui no Brasil, ficamos juntos enquanto ele estava aqui, mas então eu fui para Londres, fiquei 3 meses lá e quando eu voltei ele já tinha voltado para os Estados Unidos. A gente não tem um relacionamento sério por conta da distância, mas conversamos todos os dias, queremos muito nos encontrar novamente, porém só consigo provar a renda do meu pai, da minha mãe não tem como por ser autônoma, não sei se eles vão considerar que seja suficiente, vou por que meu padrinho que tem condições melhores que vai bancar minha viagem, porque no momento sou estagiaria e estudante de uma universidade pública. Quanto ao americano não vou ter gastos com comida e estadia, mas ele mora em Saint Clair no estado do Michigan, em uma cidade de 5.000 habitantes. Minha pergunta é a seguinte: O americano vai fazer uma carta pra mim de recomendação para ficar na casa dele, isso de certa forma facilita? Ou não? E eu posso colocar meu padrinho como quem vai bancar minha viagem?

    • Olá!
      Você precisa de uma carta convite dele informando que arcará com as suas despesas de estadia e você pode colocar seu padrinho como quem vai bancar sua viagem, mas ele precisa fazer uma carta de custeio.
      Abraços

  115. Olá Gabriela, adorei seu post, parabéns!!

    Sou funcionária pública municipal (psicóloga) e coloquei a opção de “government” na hora de preencher o DS160. Estou com a dúvida enorme se preenchi corretamente, ainda não paguei. Vi que seu marido também é servidor público e gostaria de saber qual opção foi colocada para ele. Tenho medo de ter preenchido errado e perder o visto por conta disso. Também trabalho em outra empresa com carteira assinada, mas só da opção de colocar uma empresa, então só coloquei 1 (um) único valor de recebimento, como servidora pública municipal.

    Irei com o meu marido e coloquei que cada um ficaria responsável por seu custeio na viagem, será que há problema?

    • Oii. Deu certo sua solicitação? estou com a mesma duvida que vocÊ, tambem sou funcionaria publica e nao sei se seleciono a opçao ”government”

  116. Bom dia,

    Parabéns pelas publicações, são muito informativas! Mas estou com uma dúvida. Estou planejando uma viagem para Orlando com a minha namorada. Meus pais bancarão a minha e os dela, a dela. Contudo, para declarar com quem estou viajando, não sei se coloco ela como “friend” ou como “other”.

  117. Bom dia,
    Fiz meu passaporte recentemente e saiu como solteira.
    Porém tenho união estável comprovada em cartório.
    Preciso fazer meu DS-160, preencho como solteira ou como união estável?

    Obrigada desde já…

  118. Bom dia,

    Fiz a entrevista ontem e meu visto foi aceito. No entanto, o do meu namorado (estamos juntos há 5 anos e moramos juntos há 1 ano) não foi aceito. Planejamos viajar juntos, cada um custeando a sua viagem.

    Você acha que fazer contrato de União Estável ajuda em uma segunda tentativa? Ou o fato de eu ter meu visto aprovado e ele colocar que irá comigo?

    • Olá, Andressa.
      Vocês tentaram tirar o visto juntos?
      Eu não sei se muda ter União Estável ou não.
      Sugiro que ele espere um tempo e tente novamente, dessa vez indicando que vocês vão viajar juntos.
      Desejo boa sorte na próxima tentativa.
      Abraços

  119. Olá,

    Eu, minha esposa e meu filho de 3 anos temos a pretensão de viajarmos no próximo anos para a Disney. Ainda não comprei as passagens, pois pretendo tirar o visto primeiramente, para depois confirmar a viagem. Sou farmacêutico e minha esposa empresária, nossa renda anual está na casa dos 140 mil. Segue algumas dúvidas:

    1- Mesmo não estando com a passagem marcada, posso tirar o visto?
    2 – O nível do meu inglês é baixo, na entrevista preciso faze-la em inglês?

    No aguardo,

    Diego.

    • Olá, Diego! Tudo bem?
      Vamos lá:
      1 – Sim, pode tirar o visto sem ter a passagem comprado. Inclusive, é o recomendado.
      2 – A entrevista será feita em português.
      Pode ficar tranquilo!
      Abraços

  120. OLÁ
    GOSTARIA DE TIRAR UMA DÚVIDA, MEU MARIDO JÁ TEM VISTO E EU E MEUS DOIS FILHOS AINDA NÃO, SOU DONA DE CASA, MEU FILHO DE 10 ANOS ESTUDA E MEU PEQUENO DE 2 NÃO, MEU MARIDO TRABALHA, E ESTAMOS PENSANDO EM FAZER NOSSA VIAGEM, NÓS NÃO SOMOS CASADOS NO PAPEL, PRECISO FAZER UNIÃO ESTÁVEL? ESTAMOS JUNTOS A 11 ANOS E TEMOS 2 FILHOS. E QUANTO A MIM QUE NÃO TENHO RENDA NO CASO EU VOU TIRAR O MEU VISTO E DOS DOIS FILHOS, TEM ALGUMA COISA QUE IMPLICARIA EM ALGO? POIS A MINHA RENDA SERIA O QUE MEU MARIDO GANHA, TEMOS NOSSA CASA PRÓPRIA ( AINDA PAGANDO MAS É NOSSA). VEJO TANTOS RELATOS MAS NENHUM PARECIDO COM O MEU, QUEREMOS MUITO PODER VIAJAR DE FÉRIAS EM FAMÍLIA !

    • Olá!
      Não precisam fazer contrato de união estável. Apenas relatem que vivem como marido e mulher. Informe que a viagem será em família e que todas as despesas serão pagas pelo seu marido.
      Boa sorte 😉

  121. Olá,
    Tenho uma dúvida: Trabalho há 2 anos em uma empresa terceirizada que presta serviços em um órgão público. Antes eu era técnica e agora sou profissional de nível superior, minha renda gira em torno de 2600. E estou fazendo pós-graduação. Quero tirar me visto com uma amiga que é da Marinha (tenente) e vai viajar comigo. Quem irá custear meus gastos é minha mãe que é funcionária pública há 28 anos. A renda da minha mãe como funcionária pública não é alta, tem um apartamento onde moramos no nome dela, ela declara IR todos os anos e o valor que ela tem na poupança é suficiente para arcar com meus gastos. Existe alguma barreira pelo rendimento mensal da minha mãe ser baixo? No formulário precisa ser preenchido a renda mensal de quem irá custear minha viagem?

    • Olá! Tudo bem?
      Acredito que apenas o fator “renda mensal baixa” não seja problema, desde que a pessoa comprove que a intenção é viajar a turismo. Sugiro que a sua mãe faça uma carta de custeio, informando que bancará a sua viagem.
      Só tentando, para saber se conseguirá o visto.
      Boa sorte 😉

  122. Boa noite!vamos começar o processo para tirar o visto americano eu meu esposo e meus dois filhos.Acontece que não somos casados no papel,apesar de já vivermos juntos a sete anos,Vc acha q isso influencia na hora de conseguir o visto?

  123. Oi Gabriela,

    Precisamos da sua ajuda, sou casado e tenho uma enteada (Filha), de 12 anos, eu e minha esposa trabalhamos, ela é professora e eu sou administrador, mas, para não pagar no IRRF, só declaro minha enteada e meus pais, tem algum problema não declarar minha esposa, pois, quero tirar o visto em familia, porque minha renda pode cobrir os custos, na DS-160 da minha esposa precisa colocar a renda dela? Pois ela não declara imposto de renda.
    Como a minha enteada não tem minha filiação, posso tirar o visto familia? Já que ela não precisa fazer a entrevista?

    Obrigado

    Gerailton e Fernanda

    • Olá! Tudo bem?
      Acredito que não tenha problema algum o fato de não declarar a sua esposa no IR.
      Mesmo que sua esposa não declare, eu sugiro que ela coloque a renda. Na época que eu tirei o meu visto eu também não declarava e meu esposo que bancou toda a viagem. Foi bem tranquilo.
      Vocês três podem tirar o visto juntos, mas lembrando que é necessário a autorização do pai da sua enteada, caso ele seja vivo.
      Abraços

  124. Oi Gabi, tudo bem?

    Primeiro quero te parabenizar pelo blog. Estou amando. Mais precisamente na situação dos vistos (que hoje é minha preocupação). Bom, e é sobre isso que vim saber se você poderia me dar umas dicas a mais.

    Sou estudante de Direito (termino o curso final do ano), já fui a Europa (mais precisamente Portugal). Há dois, dei uma entradinha do Paraguai (mas nada que tivesse isso comprovado no passaporte).

    Estou indo agora final de julho, início de agosto para Aruba e Curacão. E em setembro, irei para a Argentina (BUE e Patagônia).

    E estou preenchendo o DS-160 para solicitar o visto. No entanto, meu único vínculo é a faculdade que irei acabar final do ano. Sou aluna pelo FIES. Por outro lado, moro com meus pais, meu pai é aposentado (por tempo de serviço), tem cargo em comissão (em uma prefeitura) e tem uma me. E eu sou declarada pelo imposto de renda dele. (tudo dentro dos conformes).

    Meu namorado, por sua vez e servidor público federal, já possuiu visto americano (mas perdeu e está tentando tirar junto comigo) e já foi aos EUA. No meu DS-160, eu disse que meu pai iria bancar minha viagem, contudo, meu namorado também participará de algumas coisas.

    Queria saber se há possibilidade de fazer a entrevista com ele (meu namorado). E nela levar toda a documentação do meu pai, inclusive a carta custeio.

    Seria demais levar duas cartas custeio (a do meu namorado e do meu pai)? Ou a do meu pai resolveria?
    Informei na DS-160, que viajaria com meu namorado (coloquei o nome dele lá também).

    Eu sei que é impossível prever se será aprovado ou não, mas queria saber se você teria uma resposta pra essa minha dúvida.

    • Olá! Tudo bem?
      Como vocês vão viajar juntos, eu tentaria agendar para fazer as entrevistas juntos e levaria a carta de custeio dos dois.
      Leve toda a documentação, mas só apresente o que for pedido e só responda o que for perguntado. Pode ser até que você não precise apresentar nada.
      Agende a entrevista de vocês juntos.
      Se puder, depois me conte como foi.
      Boa sorte 😉
      Beijos

      • Não foi possível o agendamento juntos, como ele já possuiu visto, só foi marcado para ele o CASV. Terei que ir a entrevista sozinha. Espero que de certo e venho contar aqui como foi. Obrigada

  125. Olá, estou como uma duvida… tenho vinte anos e pretendo viajar com a minha familia, nas férias. Eu faço faculdade aqui( tenho bolsa e financiamento) e nunca trabalhei, como irei com minha familia, meu pai que irá custear a viajem. É tranquilo tirar visto nesse caso? Sendo que o único vinculo que tenho com o brasil é a faculdade e meu pai que irá custear a viajem, vai junto? Ou o prouni e o fies são formas de provar vinculo também?

    • Olá, Larissa! Tudo bem?
      Não tem problema algum seu pai custear a viagem. Normalmente é tranquilo nesses casos.
      De qualquer forma, levaria algum comprovante da faculdade como forma de comprovar o vínculo.
      Abraços

  126. Ola, eu ja tenho o visto de turista e estudante e no momento estou fazendo um intercambio em San Diego. Meu namorado ta planejando tirar o visto para vir me visitar. Ai comecam as duvidas…
    1 . No preenchimento do formulario quando ele pergunta se ele conhece alguem que more nos usa ele coloca que me conhece? Se sim, qual categoria?
    2. Ele se formou ano passado em Eng. Civil, est’a trabalhando como autonomo agora em duas obras, mas na em uma empresa. Ele possui dois carros em nome dele, e prpovavelmente o pai ira dar a passagem e ele custeiara a viagem, o pai precisa fazer uma casat de custeio so pela passagem?

    • Olá!
      Se seu namorado ficará com você durante a estadia dela, ele terá que dizer que conhece uma pessoa que mora no país e procura uma categoria que seja compatível com amigo ou namorado.
      O pai dele não precisa fazer uma carta de custeio só pela passagem, apenas se fosse bancar toda a viagem.
      Abraços

  127. Olá! Tdo bem?
    Estou com algumas dúvidas quanto ao preenchimento do DS 160, espero que você possa me ajudar! Uma das dúvidas é sobre estado civil, tenho uma vida de casada (moramos juntos) já faz cinco anos, porém não temos nenhum tipo de registro (casamento ou união estável), nesse caso você aconselha colocar como “solteira” ou “outro”? Dependendo da resposta, o que escrevo em pessoa que viajará comigo na opção “relationship with person”? Como devo proceder para que façamos a entrevista juntos? Trabalho como técnica sendo servidora pública e também faço faculdade, o que devo escrever: estudante ou técnica?. Agradeço muito se puder me ajudar!!! Obg!!
    Estou super apreensiva

    • Olá! Tudo bem!
      Sobre o estado civil eu colocaria “outro” e pode colocar a opção “relationship with person”.
      Fazendo a entrevista juntos, você explica que moram juntos há 5 anos.
      Sobre a profissão, coloque que é servidora pública caso seja concursada.
      Abraços

  128. Bom dia!

    Eu e meu noivo vamos nos casar em Novembro e pretendemos passar a lua de mel da Disney. Estamos com a entrevista do visto marcada para este mês. No preenchimento do formulário e no agendamento coloquei ele como Family application para podermos fazer a entrevista juntos, mas agora surgiu a dúvida… Por sermos noivos e não morarmos juntos ainda, será que isso pode dar algum problema na hora da entrevista?

  129. Olá, me chamo Raquel!
    Gabi, em Brasília o atendimento no Casv e no consulado podem ser agendados no mesmo dia? Ouvi de uma pessoa e fiquei na dúvida!
    Agradeço desde já!

  130. Tenho uma dúvida com relação ao preenchimento do DS160. Eu moro com meu companheiro há 10 anos, temos uma união estável que NÃO é registrada em cartório. Como devo preencher isso no formulário? Coloco casada? Solteira? União estável??
    Tô no aguardo de um help!

  131. Olá Gabi, boa tarde!
    Pretendo ir para a Disney com meu namorado, ainda estamos no processo do passaporte. Estou um pouco aflita com o seguinte…
    Eu era estagiaria e estou no processo de efetivação, com renda de 1500, acabei a faculdade nesse semestre. Meu namorado trabalha na empresa do pai mas não tem registro e não estuda. ( ele não tem vinculo para provar). Mas o pai dele é autônomo e declara IR, ira custear a viagem dele (precisa fazer a casta custeio e levar todos os docs do pai dele né?).
    No meu caso, minha mãe dará a passagem, mas ela não tem registo e não declara IR. Eu guardo dinheiro a um tempo já para os fins da viagem.
    Estou com medo de que seja negado o visto devido a minha renda. O que me aconselha?

    • Olá! Tudo beleza?
      Eu sugiro que você junte tudo que for necessário para comprovar os custeios da viagem. Seria interessante que o pai dele e a sua mãe fizesse uma carta de custeio. Acredito que o quanto mais a gente diga a verdade, mais chances temos de ter os vistos aprovados.
      Abraços

  132. Olá, na hora de marcar no consulado coloquei eu e meu namorado no mesmo grupo, nem me liguei na hora que isso seria para membros da mesma família? pode?

  133. Olá, eu e meu namorado vamos tirar o Visto. marcamos a entrevista para o mesmo dia e horário. É possível sermos atendidos/entrevistados juntos?

  134. Olá!
    Meu marido, meu filho e eu, queremos ir para o Canadá em Jan/2018, meu filho terá dois anos e meu marido irá inicialmente para estudar inglês durante 30 dias.
    Minha duvida é: vale mais a pena tirarmos o visto americano de turismo para nós três e assim conseguiríamos visitar os dois países ?
    A principio ficaríamos na casa de amigos no Canadá.

    • Olá Leilane! Como vai?
      Eu acho super viável tirar o visto de turismo americano não só para poder visitar os EUA como também para poder entrar no Canadá sem a necessidade de visto. Desde de maio deste ano que os brasileiros que possuem visto americano podem entrar no Canadá apenas com a eTA (autorização eletrônica de viagem). Do contrário, se vocês não tiverem o visto americano e queiram ir ao Canadá, precisarão tirar o visto canadense.
      Beijos

  135. ola, tenho uma grande duvida eu e minha irma tiramos o 6 visto junto com nossa mae , so que minha mae ja viajou e ela la mais de 6 meses e esta com processo de extensao para mais 6 meses ela esta esperando o resultado, eu e minha irma pretendemos viajar agora em julho, pode ter algum problema por nossa mae ja esta la

  136. Oii Gabriela,

    Estou com uma dúvida cruel. Minha mãe foi recentemente para os estados unidos com visto de turista. Logo em seguida eu tive meu visto aprovado e agora gostaria de levar minha irmã para viajar comigo durante minhas férias lá. No questionário DS 160 que ela devera preencher devemos informar que nossa mãe está la em situação de turista ou não? Caso o visto dela seja aprovado é possível que tenhamos algum problema na Imigração pelo fato de nossa mãe está la? Mesmo de forma legal no tempo determinado (turismo)?

    Fico no aguardo e agradeço desde já

    • Olá, Valesca! Tudo bem?
      Eu não aconselho que informe que a sua mãe está lá como turista. É uma informação desnecessária e que pode gerar dúvidas.
      Não vejo problemas em dizer na imigração que a sua mãe está lá, desde que ela não esteja há mais de 6 meses.
      Abraços

      • Oii Gabriela, obrigada por me responder tao rapido.
        Fiz a pergunta anterior porque justamente no formulário DS 160 existe a pergunta específica para mae pai (Se eles estão nos estados unidos). Tenho medo em ocultar a informação de que ela está la e pensarem que eu estou mentindo para poder ficar no país. Essa pergunta refere-se às pessoas que ja residem nos EUA? Desconsiderando turistas…?
        Ela estando legalmente nao corro riscos entao?

        • Olá!
          Acredito que essa pergunta seja para o caso de seus pais residirem lá, não para turismo. Você pode até dizer na entrevista que a sua mãe está lá a turismo, mas que ela não mora nos EUA.
          Com todos esses detalhes, de sua mãe estar lá, mas a turismo, para mim, poderia ficar parecendo que a sua mãe pretende ficar ilegal lá. Não sei o que se passa na cabeça de quem avalia os vistos, mas tentar colocar informação demais pode acabar atrapalhando. Sua irmã é menor? Se não for, acho desnecessário entrar nessa discussão de sua mãe estar ou não nos EUA, já que ela está apenas passando por lá.
          Abraços

  137. Gostaria de tirar uma dúvida. Eu e meu marido já temos o visto americano, mas queremos tirar do nosso filho, porém eu não trabalho e meu marido recebe R$2500. Meu pais irão com a gente (meu pai que custeará a viagem), no caso eu só digo que meu pai custeará ou ele pode ir para a entrevista também???

    • Olá! Tudo bem?
      Depende da idade do seu filho. Se for menor de 16, ele não precisa ir à entrevista e você poderá dizer que o seu pai custeará a viagem. Mas se você preferir, pode mandar ele com os avós para a entrevista.
      Abraços

  138. Olá, não entendi muito bem como tirar o visto familiar. Quero tirar pra mim e pra meu marido. Tenho que preencher os dois formulários individualmente e depois o familiar? Ele está desempregado no momento, isso será algum empecilho se eu colocar que vou custear a viagem? ABS.

    • Olá, Leidiane!
      Você precisa preencher um formulário e ele outro. Recomendo que você preencha primeiro o seu e depois ele preencha o dele. Na hora de marcar as entrevistas e que vocês deverão aplicar em família.
      Não há problema algum em você custear a viagem dele.
      Abraços

  139. Olá!
    Mês que vem eu e meu marido vamos tentar o visto… para uma viagem de aniversário de casamento..no momento estou desempregada trabalho com eventos (autônoma) a renda dele não é muito alta.. mas ele declara imposto de renda e me colocou como dependente. Será que eu tenho q fazer alguma documento que comprove minha renda de autônoma? Temos chances? Obrigada

  140. Bom dia!
    Pretendo viajar ainda esse ano com minha namorada para orlando em férias, porem irei fazer apenas 20 anos em outubro, sendo que tenho carteira assinada a 1 ano e meio, veiculo em meu nome no valor de 25 mil e sou estudante, já a minha namorada é funcionaria publica ( agente comunitária) e no momento esta finalizando um curso no ifsc, porem não tem veiculo nem imoveis no seu nome, ela tem 21. Teria alguma chance de conseguirmos o visto colocado nossos pais como custeadores ?

  141. Boa Tarde Gabriela Moniz,

    Gostaria de saber se posso fazer entrevista para o visto americano com meus amigos, sem relação de parentesco.

    Bjs

  142. Ola, tudo bem. Estou com uma duvida . Moro junto com meu parceiro a 4 anos, não temos registro civil , nem de união estável. O que devo colocar? Solteira ou união estável ? Ele é empresario, e eu sou registrada na empresa como gerente, devo colocar que ele custeará nossa viagem?? O mesmo que colocar na DS16 irei afirmar na entrevista ?

    • Olá, Dayane! Tudo bem?
      Eu colocaria solteira e que ele custeará a viagem. Na entrevista, você pode dizer que moram juntos, mas que não têm o registro de união estável. Pode falar a verdade tranquilamente.
      Abraços

  143. Olá tudo bem?
    Preciso que vocês retirem uma pequena duvida por favor.
    Tenho visto americano de turista desde 1998 e desde então o renovei por duas vezes juntamente com minha familia e meu ultimo visto venceu em 2009. Pretendo renovar meu visto, só que agora eu casei e minha esposa não tem nenhum visto, como posso dar continuidade a esse procedimento pois em meados de julho estarei dando entrada no consulado?
    Obrigado pela atencão!!

    • Olá! Você terá que fazer novamente todo o procedimento para obtenção do visto. Cada membro da família deverá preencher um formulário separadamente. Depois que todos preencherem, vocês podem agendar a entrevista juntos.
      Abraços

  144. Oi, no formulário preenchi que eu pagaria minha viagem porque apareceu duas opções: Eu mesma ou um “Grupo”. Só que minha renda não é o suficiente e 80% quem vai pagar é meu namorado..Vi muitas pessoas dizerem que colocou no formulário que quem iria pagar a viagem era o pai, a mãe, ou outra pessoa, mas onde se coloca isso? E no meu caso que já preenchi tem algum problema na hora da entrevista?
    Minha entrevista é daqui 3 dias.

  145. Boa tarde, quero tirar uma dúvida.
    No fomulário preenchi que quem ia custear a viagem seria eu, mas na verdade 80% é meu namorado. Tem algum problema?
    Minha entrevista é daqui 3 dias.

  146. Boa noite meu chamo Patrick e gostaria de tirar uma dúvida , eu e minha esposa pretendemos viajar para os Estados Unidos por uns 15 dias e eu colocaria que o avô dela iria custear a viagem e ele precisaria fazer algo comprovando que realmente estaria patrocinando minha viagem , porém eu mesmo iria pagar , faria esse destaque apenas por ele ter uma movimentação bem maior e ter muitos bens adquiridos aqui no Brasil somente para facilitar , oque acha ? E se ele supostamente fosse a pessoa responsável pela minha viagem ele precisaria comprar a passagem no cartão de crédito dele ou algo no nome dele comprovando ser o patrocinador ou indiferente ? Obrigado

  147. Oi Gabi.
    Suas dicas são bem legais e simples. Já que partem de experiências.
    Quando preenchi o formulário DS-160 errei na data de validade do passaporte. Ao invés de colocar 30 de jun, coloquei 01 jun. posso ter problemas? Ou devo fazer um novo preenchimento?

  148. Olá, preenchi o formulário, já enviei e imprimi o boleto para pagamento, mas estou numa dúvida mortal antes de pagar. Eu sou servidora pública, trabalho no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, no campo ocupação eu selecionei governo, achei que fosse o mais próximo de servidor público, mas estou numa dúvida terrível se isto estaria correto. Você poderia me ajudar? Se não for essa opção, qual seria? Obrigada.

  149. Não existe mais aquela taxa unica por familia? ou nunca existiu?

    Tô tirando pra mim, esposa e filha. tenho que pagar 160 dólares x 3 pessoas?

    é isso?

    obrigado?

    • Olá, Felipe. Nunca ouvi falar de uma taxa única para a família. Não sei se já existiu algo do tipo.
      Para fazer o visto, você terá que desembolsar 160 dólares por membro da família, ou seja, 160×3.
      Abraços

  150. Bom dia Gabriela

    Meu nome é Eduardo e estou ajudando minha cunhada no preenchimento do formulário DS-160 e para fazer o agendamento.
    Dei uma boa procurada na internet mas nao achei nada muito parecido com a minha situação. Quanto a entrevista familiar querem tirar o visto junto: minha cunhada e seu esposo juntamente com os pais de cada um. Seria possível fazer um agendamento único ou qual seria a forma mais correta no seu entendimento? Todos teriam o mesmo destino (Orlando) com a mesma data de ida e volta.

    Desde já obrigado

    Eduardo

  151. Olá Baby
    Sou a Helia
    Os vistos p meu irmão de 14 anos e minha filha de 11 não aprovaram direto, sem a entrevista, acredito que eu deveria ter anexado cópia do meu visto, enfim. .. a temida entrevista nos aguarda. No caso do meu irmão, menor de idade, vc saberia informar se eu posso acompanha-lo, já que eu vou bancar o passeio, ou meus pais deveriam comparecer? Obrigada!

    • Olá! Tudo bem? O procedimento para menores mudou recentemente, depois que Trump tomou posse como presidente.
      Eu recomendaria que você verificasse junto ao consulado, pois não sei te informar se ele poderia ir sem os pais.
      Desejo boa sorte!
      Abraços

  152. Boa noite!
    Preenchi os formulários (meu, do meu marido e filho), paguei e só depois notei um erro – que não sei se é grave!
    No meu formulário, meus irmãos e cunhada aparecem como PARENTS; no formulário do meu marido, sogro, sogra e cunhados aparecem como PARENTS, e do meu filho, os avós e tios também como PARENTS.
    Devo tentar a entrevista, e explicar na hora, ou é arriscado? Nem acredito que fiz tamanha burrada!
    Se puder me dar uma luz, agradeço!

    • Boa noite!
      Acho que é comum o brasileiro confundir “parents” com parentes, quando o primeiro se refere apenas aos pais e o segundo seria “relatives”. Você consegue alterar o formulário ainda? Acho que não, né?. Se perguntarem alguma coisa, você explica. Mas pode ser que entendam e resolvam lá mesmo. Realmente não tenho como confirmar se é algo que atrapalhe no visto.
      Boa sorte 😉
      Beijos

  153. Ola, irei para entrevista em março,
    ganho em torno de 1.500 reais irei levar os comprovantes.
    Devo tentar o visto com minha renda que não é alta, ou devo mudar o formulário colocando que meu pai ira custear, pois ele tem uma renda maior. Obrigado

  154. Olá, Gabriela!

    Estou pensando em tirar meu visto para ir para Orlando no final do ano com meu namorado. Sou auxiliar administrativo, e ganho na carteira 1.300,00. Não tenho nenhum ganho extra, e não possuo nada no meu nome. E já sou formada, só estou matriculada no curso de inglês. Ele já possui o visto, só eu que não. Ah, estou morando com meu namorado a cerca de 4 meses, e alugamos um apartamento juntos, no meu nome e no dele. Eu queria saber se você acha que devo dizer na hora do formulário que vou viajar com meu marido, ou com um amigo. Já que moramos juntos. E na entrevista, eu devo dizer que vou com meu namorado? Estou em dúvida, se consigo passar só com minha renda… Talvez eu colocando que sou casada, e que moro com ele (já que ele ganha bem melhor do que eu), que ele bancaria nossa viagem, você acha que ajudaria? Estou muito em dúvida :/

    • Olá! Tudo bem?
      Eu recomendo que você diga a verdade: que vai com o seu namorado e que ele vai bancar a viagem. Não coloque no formulário que é casada, pois, por não serem casados legalmente, não teria uma certidão de casamento para apresentar.
      Abraços

  155. Olá, Eu sou Dimitri, tenho 28 anos, sou autista Asperger, Faço Pós-Graduação e curso básico de inglês. Sou dependente dos meus pais para tudo. No caso que eles vão viajar comigo, eu tenho chances de ir? já teve caso parecido e teve o visto aprovado? desde já agradeço

    • Olá, Dimitri! tudo bem?
      Claro que você tem chances de ir. Ter seu visto aprovado ou não depende única e exclusivamente do agente que te atenderá na entrevista. Leve tudo que puder para provar que depende de seus pais e que irá viajar junto com eles. Inclusive, leve laudos médicos atestando a sua condição – isso pode ajudar muito em relação à dependência financeira. Eles vão tirar o visto também? O ideal é vocês irem juntos.
      Abraços e boa sorte 😉

  156. Bom dia Gabriella,

    Meu marido e eu estamos querendo viajar pros EUA esse ano. Eu já tenho visto americano, ele ainda não. Tenho algumas dúvidas, referente aos extratos bancários. Pois ele têm duas contas que usa pra pagar as despesas do dia a dia, então não guarda muito dinheiro nelas, só pros gastos básicos. A nossa conta poupança, onde guardamos dinheiro pra viagens, etc. está no meu nome unicamente. Nós somos casados, no entanto o nosso regime de bens é separado. (não é parcial)
    Teria algum problema ele mostrar os extratos dessa conta que está no meu nome? mesmo tendo regime de bens separado??

    Obrigada!

    • Olá! Tudo bem?
      Eu acho recomendável que ele apresente o extrato da conta, mesmo sendo em seu nome. Mas ele só mostrará esse extrato se for pedido. Como o regime de bens do casamento é da separação total, talvez seja interessante que você faça uma carta de custeio.
      Abraços

  157. Bom dia Gabriela, gostaria de uma opinião, vou preencher o formulário para visto de turista, porém vou fazer um intercâmbio de 20 aulas semanais. Moro com meu noivo a 5 anos e nao somos casados. O ideal é dizer que sou solteira ou casada? Ele nao irá tirar visto somente eu. Outra coisa nao temos imóvel e o contrato de locaçao está em nome dele. O que vc me sugere? Estou bem aflita! Obrigada.

  158. Olá,
    não pedi esse formulário familiar…
    apenas no agendamento fiz isso… teria algum problema ?
    quando é assim tres pessoas a entrevista são com os tres ?
    eu sou maior e curso faculdade, Meu pai que vai bancar e minha mãe que é conjugue (não trabalha tbm) …
    entao os documentos de comprovante de renda será os mesmo do meu Pai, e ai eu e ela tem que levar essas cópias ? (cada uma eu e minha mãe) ?

  159. Boa tarde Gabriela tudo bem?
    Pretendo ir aos EUA com meu namorado e vou custear a viagem dele. Estou com algumas dúvidas: devo agendar entrevista junto com ele? Devo fazer uma carta de custeio? Não somos casados e não temos contrato de união estável, apesar de morar em ap próprio há 1 ano, devemos providenciar a união estável?

    • Olá, Augusto! Tudo bem?
      Se você irá custear a viagem do seu namorado, talvez seja mais viável que vocês façam a entrevista juntos. Quando for preencher o DS dele, o ideal é informar que a viagem será custeada por você e marcar a entrevista junto com a sua.
      Abraços e boa sorte 😉

  160. Olá. Farei minha entrevista na sexta feira (13/01). Pretendo ir a Disney em maio com minha filha de 8 anos. Sou casada, tenho emprego registrado, faço pós graduação, minha filha estuda, tenho casa própria e eu e meu esposo temos empresa (MEI). Haveria algum impedimento de não conseguir o visto sendo que meu esposo não vai por motivo de trabalho?

    • Olá, Shayne! Tudo bem?
      Pelo que você relatou, o seu perfil tem tudo para conseguir o visto, mas conceder ou não o visto depende única e exclusivamente dos agentes do consulado americano. Infelizmente não há garantia de nada.
      Desejo boa sorte 😉
      Beijos

      • Infelizmente o visto foi negado por falta de (mais) recursos para custeio da viagem. Acho que acharam pouco meu salário. Porém minha mãe decidiu ir comigo para essa viagem e bancar tudo. Você recomenda que eu altere o DS-160 colocando que ela vai pagar? Ela tem empresa e declara IR. Acha que a chance de tentar próximo tem algum agravante ou tem que esperar o recomendado que é 6 meses? Tenho viagem para maio e queria muito ir.

        • Olá, Shayne. Poxa, que chato saber que o seu visto foi negado 🙁
          Você terá que passar novamente por todo o procedimento e recomendo que informe que a sua mãe irá bancar toda a viagem no formulário DS-160. Eu conheço uma pessoa que teve o visto negado e tentou novamente menos de um mês depois e conseguiu.
          Boa sorte!
          Beijos

          • Pois é, vou aguardar uns meses só por garantia. a viagem está prevista para maio, porém em abril tentarei novamente. Levarei tudo referente a ela e até a carta custeio que estão comentando. Esta carta vc sabe se precisa ser a próprio punho e autenticada em cartório?

  161. Olá Gabriela,
    O seu texto ajudou muito! Mas estou com uma dúvida: irei viajar com o meu esposo + meus pais e minhas duas irmãs (ele irá custear a viagem delas, mas a do meu marido e a minha não). No preenchimento da DS devo informar que irei com essas 5 pessoas da família? Se eu informar, teremos que fazer a entrevista juntos? E se eu informar isso na minha DS e do meu marido, meus pais terão que informar na deles também? Ou seria melhor fazermos DS diferentes (a minha vinculada a do meu marido e a da minha mãe e irmãs vinculadas a do meu pai)?

    MUITO obrigada pela ajuda!

  162. Boa noite
    Estou querendo ir pra orlando eu tenho visto mas minha esposa e meu filho de 1 mês não. Ela não trabalha e eu declaro ela no meu imposto de renda. Será que ela passa na entrevista ?

  163. Ola Gabriela
    Eu e minha namorada vamos tenta a aprovação do visto e eu gostaria de saber como eu faço para fazer a entrevista junto com ela

  164. Olá, bom dia. Como muitos comentários minha dúvida é sobre a renda.
    Meu marido possui dois empregos. Um há mais de 20 anos com renda R$ 3.000,00 (bruto) e outro há pouco mais de 6 meses de R$ 1500,00 (bruto)+ gratificações = R$ 1900,00 (líquido). Não tem como colocar uma segunda renda no formulário. Como faço? Declaro só o maior ou junto os dois??

  165. Oi estou viajando com sobrinhos , todos os adultos já tem visto, só faltam as crianças, já preenchi o formulário e estou tentando gerar a taxa. Posso colocar que os primos fazem parte da mesma família?

  166. Oi, Gaby! Boa tarde…. adorei seu site e minha entrevista já está marcada para dezembro dia 16, porém ainda estou com algumas dúvidas.
    Sou servidora pública com renda líquida de 2600,00. No formulário eu coloquei o valor bruto, e disse que ia bancar minha viagem sozinha. Queria saber se posso levar uma carta custeio da minha vó dizendo que me ajudará nos custos.
    Outra coisa… Irei fazer a entrevista no mesmo dia do meu namorado, porém não iremos fazer juntos. Só que quando eu fui preencher o formulário, eu disse que iria viajar sozinha, e no formulário dele, ele diz que vai viajar cmg, custeado pela minha vó. Você acha que terá problema?

    • Olá! Tudo bem?
      O seu namorado fez a solicitação depois de você? Caso positivo, você pode dizer que inicialmente planejava viajar sozinha mas que seu namorado decidiu viajar junto e que sua avó ajudará os dois. O ideal é sempre falar a verdade, pois essas inconsistências nos formulários pode levantar dúvidas entre os agentes da imigração.
      Boa sorte 😉

      • Sim, ele fez o formulário depois de mim. No meu, eu informei que viajarei sozinha em maio. Oq é verdade, já que estarei de férias do meu trabaalho, e irei sozinha. Ele só vai em julho mesmo. E vai cmg, eu e minha vó iremos bancar a viagem já que ele é estudante e estagiário.
        Mas tenho medo de eles verem que estamos fazendo a entrevista separados e informamos coisas diferentes nos formulários.

  167. Boa tarde, tenho a duvida se a carta de custeio da família poderá ser feita em um só. Ou seja uma carta contendo os dados de todos os viajantes.

  168. Olá Edu,
    Terça-feira está marcada a minha entrevista no consulado de recife, junto comigo irá meu esposo, filha de 5 anos e minha sogra.
    Minha sogra 57 anos é autônoma e vai custear boa parte da viagem declara imposto de renda de 4.800 por mês, e recentemente vendeu uma carreta no valor de 170.000,00 que tb está declarado no IR, tem casa no seu nome, mais 1 carreta e carro. Além, de ser universitária.
    Eu sou empresário e tenho uma renda de 3.000,00 tenho extratos, um carro e 1 terreno no meu nome.
    Meu esposo é universitário e trabalha comigo na nossa empresa, ele só tem declarado 1000,00 que recebe por mês
    Minha filha e estudante.
    Pretendemos ir a orlando passar apenas 5 dias.
    Nunca viajamos pra fora do país.
    As dúvidas são:
    O visto de turismo pra família é mais fácil de ser aprovado? Ou é a mesma coisa de um individual?
    Você acha que tem algum problema por conta do meu esposo ter a renda mais baixa sendo que colocamos que minha sogra (a mãe dele) irá custear a viagem?
    As perguntas vai ser mais direcionadas a minha sogra?
    Sei que você não pode da 100% de certeza, mas nossas chances são boas?
    Por favor, me tira essas dúvidas.

    • Olá, Camila! Tudo bem? Aqui quem fala é Gabi.
      Não sei se tem muita diferença, em termos de aprovação, tirar o visto só ou em família. Pelo que você está relatando, a intenção é apenas passear. Se o agente do consulado estiver convencido que a família está indo apenas a passeio, as chances são boas sim. Escolha uma pessoa para responder as perguntas e se o agente fizer perguntas a outro integrante da família, este integrante que deve responder.
      Abraços

  169. Boa Tarde,

    Por favor gostaria de uma ajudinha em 4 questões se possível.
    1ª: Eu tenho união estável, na hora de preencher o formulário devo colocar solteira, casada, outros …?
    2º: quem vai custear a viagem (eu+marido+filha) é o meu pai, mas ele não irá viajar, preciso de algum documento?
    3º: meu marido é autonomo, tenho essa opção ?
    4º o formulário deve ser preenchido em inglês ( descrição das atividades do meu trabalho) ?

    • Olá! Tudo bem? Vamos lá:
      1 – preenche “outros”;
      2 – Sim, precisa de uma declaração de seu pai dizendo que custeará a viagem e acredito que tbm precise de comprovantes de renda de seu pai;
      3 – Não lembro quais as opções disponíveis, mas talvez tenha;
      4 – Sim, o formulário deve ser preenchido em inglês (todos os campos).
      Boa sorte 😉

  170. Oi Gabriela , bom dia .
    Quero ir aos Estados Unidos , então preciso tirar o bendito visto Rs e quando penso meu coração acelera e fico muito nervoso com a questão da entrevista e do visto não ser aprovado. mais vamos lá . Eu trabalho a mais de dois anos em uma empresa ( empresa terceirizada ) tenho uma renda 1.600,00 reais fixo mais uma renda de 900,00 reais que recebo todo mes em minha conta . Você acha que posso ser reprovado por minha renda não ser tão boa assim ? Sou solteiro mais namoro a quase quatro anos , posso agendar minha entrevista junto ao meu parceiro ? Você acha que facilita mais ? Ele tem uma renda bem maior que a minha é trabalha a mais de 8 anos na mesma empresa , isso pode me ajudar ?

    • Olá, André!
      Essa questão de conseguir ou não o visto depende única e exclusivamente da pessoa que vai te atender no consulado. Pessoas com rendas altas têm visto negado, enquanto outras com rendas mais baixas, consegue o visto. Eu indicaria que você tentasse tirar o visto com todos os documentos que comprovam seus vínculos com o Brasil e que faça junto com o seu parceiro. Minha renda não era muito alta quando solicitei meu visto e coloquei no formulário que o meu esposo bancaria a viagem, o que é verdade.
      Desejo boa sorte!
      Abraços

  171. Faz diferença na aprovacao do visto citar que vou com minha irma e meu cunhado que já tem visto e já foram pros EUA? Não ha risco de negarem por isso?

  172. Gabriela, eu sou bancario da caixa há 4 anos. Renda superior a 7K. Minha esposa é formada em tecnico em quimica e no momento é do lar. Temos apto próprio. Somos casados ha quase 2 anos legalmente. Temos vínculos fortes ou ha possibilidade de ser negado? Ha tambem a possibilidade de um ser aprovado e outro nao?

    • Olá, Jaime! Tudo bem? Como eu sempre digo a todos que mandam mensagens aqui no blog, ter o visto concedido ou não depende única e exclusivamente do agente que te atenderá lá no consulado. Soubemos de casos de pessoas com poucos vínculos e renda baixa que conseguiram visto e de outras com renda alta e fortes vínculos que tiveram o visto negado.
      Claro que quanto mais fortes os vínculos com o Brasil, menor a possibilidade de ter o visto negado. Pelo seu perfil, acredito que suas chances de ter o visto concedido são boas, mas não tenho como afirmar. Embora exista a possibilidade de conceder o visto para um membro da família e não conceder para o outro, acredito que seja um caso mais raro.
      Desejo boa sorte e depois, se puder, volte aqui para contar como foi 😉

    • Gabriela, me diga outra coisa:

      No campo onde vou ficar nos EUA, coloco apenas “hotel em nova york” ou preciso especificar o endereço de algum hotel que pretendo ficar lá?

      Tenho casa e carro. No consulado eles pedem documentação comprobatoria disto?

      Minha esposa realiza um trabalho voluntario religioso e é dona de casa, qual melhor opção pra colocar?

      Ela não estuda mais. É formada em técnica em quimica, e hoje estuda apenas pra concurso. É valido citar isso na entrevista caso ele pergunte?

      No campo renda, coloco renda bruta ou líquida?

      Desculpa tantas perguntas rsrsrs. Aguardo retorno.

      • Eu coloquei o nome do hotel.
        Indico que vc leve todos os documentos comprobatórios do seu vínculo com o Brasil. Eu levei uma pasta com tudo, mas não me pediram nada. Mesmo assim, é recomendado levar. Sobre a sua esposa, pode colocar qualquer um. O importante é só falar a verdade e na entrevista só responda o que perguntarem.
        Abraços

  173. Oi Gabriela, obrigada pelas dicas. Gostaria de saber como fazer, já preenchi o pedido de visto do meu marido, mas na hora de finalizar, não cliquei em “criar familia” e agora? Faço tudo de novo? Somos eu esposa e 3 filhos. Obrigada

    • Olá! Cada pessoa deve ter um formulário próprio. A opção “criar família” seria apenas para agendar as entrevistas juntos.
      Ao final do seu, tente agendar a entrevista de vocês para o mesmo dia e horário.
      Abraços

  174. OI, Gabriela! Vou viajar com a família do meu namorado. No preenchimento do formulário ds-160 coloco a família dele como meus parentes?

  175. Ola Gabriela! Meu pai e militar e estou ajudando ele a fazer um visto de turismo pra irmos a Disney, pois falo ingles. Minha duvida e o que colocar em determinadas partes, como na pergunta se ele ja serviu o exercito, eles colocam uma data de inicio e outra de final, mas esse e o emprego dele, nao tem data de final. O que eu coloco?

  176. Boa noite Gabriela, muito bom esta sua iniciativa de ajudar a quem precisa. O mundo precisa de mais pessoas como vc. Será que vc poderia me ajudar? (1) Eu já possuo visto americano, mas vou preencher o DS 160 para uma família tirar o visto. A família é composta pelo marido e esposa e filha, porém eles vão levar e custear a viagem para um sobrinha (Não possui o mesmo sobrenome) de 8 anos (já possui passaport e autorização do pai para viajar com os tios). Tem local no DS 160 para colocar esta sobrinha, ou eu terei que preencher um formulário separado para ela? (2) Nesta mesma viagem irá também uma outra sobrinha com o mesmo sobrenome, idade 24 anos, e o pai dela irá pagar todas as despesas. Teria como encaixar tb esta outra sobrinha no DS 160 com este Tio, ou é melhor preencher um DS 160 separado para ela? Agradeço antecipadamente pela sua atenção.

  177. Boa Tarde, eu já tirei meu passaporte e semana que vem pretendo dar entrada no visto. Vou fazer uma viagem em familia, que vai ser custeada pela minha tia. Mesmo ela indo tirar o visto comigo, ainda tenho que fazer a carta de custeio?
    Outra duvida, eu tenho uniao estavel homoafetiva, só que pelo que pesquisei , o consulado não reconhece então terei que colocar o status como solteira. Mas a minha mulher também vai na viagem e vamos tirar o visto justas, isso pode atrapalhar em alguma coisa?

    • Olá, Márcia! Tudo bem? Se a sua tia irá custear a viagem e ela estará com você no dia da entrevista, acredito que não seja necessária a carta de custeio. Sobre a união homoafetiva, mesmo que o consulado não reconheça, acredito que vocês podem tirar juntas sim como família. A questão de ter que se apresentar como solteira não deve atrapalhar em nada. Em todo caso, você explica caso seja perguntado. Não credito que isso seja impeditivo pra nada.
      Boa sorte!

      • Obrigada por responder tão rapido, e aproveitando vou fazer só mais uma pergunta. Meu Pai me registrou quando eu tinha 14 anos, a partir dai alterou meu nome para incluir o sobre nome dele. No formulario pergunta se ja usei outro nome, no caso eu deveria colocar isso ou não precisa?

  178. Bom dia!!!! Eu e meu namorado estamos programando uma viagem para NY ano que vem. Tenho 25 nos e ele 23, a renda é baixa, mais ou menos R$ 1.500,00 cada um. Nós dois vamos arcar com as despesas, temos em poupança um valor aproximado à R$ 10 mil cada um. Ano que vem estarei cursando uma pós. Será que temos chances?

    • Olá, Ana! Tudo bem?
      Só tentando para saber se conseguirão o visto. Há pessoas, com boa renda, que não conseguem assim como outras, com rendas mais baixas, que conseguem.
      Desejo boa sorte 😉

  179. Oi Gabriela. Estou com uma dúvida Eu e meu namorado tiramos o visto juntos e informamos que a mãe dele irá pagar a viagem. Ele foi primeiro do que eu e tem 5 meses que ele está la, estou querendo ir agora, será que vai ter algum problema? Eles podem questionar alguma coisa?

    • Olá, Krisley! Tudo bem?
      Estamos no meio de uma viagem pelo Peru e com acesso limitado à internet.Por isso que só hoje pude responder à sua pergunta.
      Eles podem questionar, mas você fala que só agora que conseguiu viajar. Acho que não tem problema não.
      Boa sorte 😉

  180. oi, por favor, me tire uma duvida, eu , meu marido, e meus dois filhos vamos viajar para EUA, meu pai mora la e vamos visita-lo, gostaria mto de saber se esse valor de 160 dólares para tirar o visto é um valor por pessoa ou no nosso caso é o mesmo valor para toda família ? meus filhos tem 9 e 13 anos….mtoo obrigada

    • Olá, Aline! Tudo bem?
      Estamos no meio de uma viagem pelo Peru e com acesso limitado à internet.
      Por isso que só hoje pude responder à sua pergunta. O valores 160 dólares é por pessoa.
      Abraços,

  181. boa tarde Gabriela, estou querendo fazer um passeio com toda a família próximo ano, só que não temos visto será que conseguimos o visto com um pouco mais de facilidade sendo em família.
    não somos ricos mas queremos realizar um sonho desde passeio, acho que minhas economias da para irmos tranquilos. e como faço pro meu filho estudar fora do pais. obg

  182. Oi Gabi,
    Adorei todas as dicas e duvidas dos comentários.. porem meu caso não se enquadra em nenhum deles..

    Estou planejando uma viagem em família para Disney em maio/2017. Porem meu pais não possuem o visto americano ( eu já o tenho), eles nunca saíram do pais, são autônomos ( corretores de imóveis) e não declaram IR (esse é meu grande receio – li que geralmente esse é o principal documento que o cônsul pode pedir). Contudo eles conseguem confirmar a renda através dos extratos bancários e imóveis / veículos em seus nomes. Não sei se a idade é um fator que pode influenciar na decisão do cônsul, no meu caso meus pais possuem 48 e 54 anos.

    Será que temos chances de que tudo de certo? e se o cônsul pedir a declaração de IR, eles podem dizer que não a possuem e mostrar os extratos e outros documentos no lugar?

    • Olá, Bruna!
      Eu acho que eles devem ser francos e apresentarem o que puderem para comprovar que têm renda. Caso perguntem sobre o IR, eles devem falar que não declaram mesmo. Como eu sempre digo a todos aqui, a entrevista é uma caixa de surpresas. Realmente não sabemos se teremos o visto concedido ou negado. Só tentando mesmo para saber.
      Desejo boa sorte a eles!

  183. EM 2013 tive visto negado, e hoje estava me programando para tirar novamente, mas fui demitida da empresa e irei sair dia 12 outubro. Iriamos tirar eu meu companheiro que moramos junto e minha filha de 2 anos. Será que antes da baixar no emprego posso tentar. Desanimei um pouco

    • Olá, Mônica. Conseguir ou não o visto é uma caixinha de surpresa. Só tentando para saber se vai conseguir. Acredito que antes de sair do emprego você deve ter mais chances que desempregada.
      Quem sabe você não consegue dessa vez?
      Desejo boa sorte 😉

  184. Ola!!
    Sou josy meu esposo está morando no EUA tenho uma filha com ele de 1 ano e outro filho de 5 anos de um outro casamento… meu esposo quer que eu vá levar os meninos pra passar as férias com ele, o que preciso pra conseguir o visto tenho que provar renda!?! Nao estou trabalhando no momento. Qual a melhor forma pra conseguir o visto!?! Ah detalhe meu filho de 5 anos o pai dele e falecido o que fazer nesse caso!?!

    • Olá, Josy!
      Você poderá pedir uma carta de seu esposo comprovando que ele arcará com todas as despesas da viagem.
      Sobre a criança que tem o pai falecido, acredito que você precise do atestado de óbito tanto para tirar o passaporte quanto o visto da criança.
      Abraços

  185. Boa noite Gabriela, sou eu outra vez ahaha. Meu pai é servidor Federal em uma empresa gorvernamental de desenvolvimento de energia nuclear. Também trabalha com produtos químicos da área dele. Acho que o ideial é não mentir, porém, você acredita que seja algum problema?

    • Boa noite! Sim, o ideal é falar a verdade. Não precisa entrar em detalhes, apenas dizer que ele é servidor no local X.
      Não acredito que seja problema, ainda mais por se tratar de trabalho governamental.
      Abraços

  186. OLÁ GABI, POSSO PREENCHER O FORMULARIO DS 160 COM AS INFORMAÇÕES QUE TENHO E IR SALVANDO E QUANDO EU PEGAR O PASSAPORTE COLOCA AS INFORMAÇÕES DESTE?

    • Olá!
      Eu preenchi o meu visto em um dia só, mas você pode tentar preencher o formulário, salvar e depois tentar acessá-lo. Na pior das hipóteses, você só terá que preencher novamente.
      Abraços

  187. Olá bom dia,
    Consegui meu visto com minha noiva só que vou viajar primeiro que ela, isso interfere em algo na imigração no aeroporto? porque eu preenchi como ela iria viajar comigo e na entrevista também fomos juntos e como nos iriamos juntos!

  188. BOM DIA GABRIELA,

    preenchi o formulario informando que irei viajar com meu pai e minha irma. porem nao coloquei a oção de fazer em familia. Tem algum problema?
    O formulario de cada um deve ser feito individualmente, correto?

    • Bom dia, Lucas! Não tem problema algum, pois os formulários devem ser preenchidos individualmente e a opção de aplicar em família apenas garante que vocês poderão comparecer à entrevista juntos.
      Abraços

  189. Ola Gabriela, boa tarde tudo bem?
    queria saber se conseguiria tirar o visto de turista, para eu e meus dois pequenos, menina tem 3 anos e o menino tem 1 ano, ambos iram fazer aniversario no fim do ano, cm presente, quero levar para a Disney, enfim, vamos a pergunta que não quer falar, sou divorciado, mas quero saber se posso tirar o visto eu e meus dois pequeno? sabe me informar?
    agradeço desde já pela atenção, bjs e abraços!!! fico no aguardo.

      • Entendi, o passaporte eu já tirei, só falta o visto agora das crianças e o meu, mas enfim, muito obrigado pela sua atenção, e ótimo blog. parabéns. bjs!!!

  190. Bom dia Gabriela!
    Não consegui acompanhar todos os comentários para ver se já houve essa pergunta. Caso já tenha respondido, desculpe.
    Estou renovando o meu visto e do meu esposo e fazendo o do nosso filho de 2 anos. Esta opção de aplicação em família ainda existe? Esta página do site deu uma modificada, e fiquei confusa, porque pelo visto terei que preencher um formulário cada um de nós, mas não tem como vincular…

  191. Olá Gabriela, tudo bem?
    Gostaria de tirar um duvida, preciso muito da sua ajuda, estou bem preocupada. Ganhamos uma viagem para Florida de uma empresa que custeará toda viagem, mas nunca saimos do Brasil e no momento nao trabalho, somente meu noivo que ja mora comigo a 2 anos, mas a renda dele é de 1.700, temos carro proprio e eu faço faculdade. Temos 2 filhos, um de 5 que ja estuda e cursa inglês e um de 2 anos que ainda fica comigo em casa, este é o motivo que nao estou trabalhando. A minha duvida é se as possibilidades de conseguir os vistos sao boas neste caso? Devo levar alguma carta comprovando que vao custear toda viagem? No DS devo colocar o nome da empresa em quem arcara com os gastos?
    Na entrevista as crianças podem ir junto? Teria que tirar o passaporte e visto para os 4. Estou muito receosa por nao trabalhar. Meus tios vão junto na viagem, vao pagar tudo a parte, porém já possuem visto americano. Vao nos ajudar com os demais gastos, devo citar tambem?

    Agradeço muito desde ja.

    • Tudo bem, Dani? Recomendo que você preencha no formulário que a empresa custeará a viagem da família e que também leve todos os comprovantes possíveis quanto a isso. Pode falar que seus tios vão pagar todos os outros gastos. O mais importante é provar que vão a turismo e que não pretendem imigrar. Acho que quanto mais informações vocês passarem de que vão porque ganharam a viagem e os parentes vão arcar com os gastos, mais chances de dar certo. As crianças podem ir junto para a entrevista sim.
      Estou aqui para o que puder ajudar!
      Abraços

      • BOA TARDE!ESTOU RECEOSA DE LEVAR MINHA FILHA DE QUASE 2 ANOS ,PORQUE TENHO MEDO DE ELA NAO FICAR SENTADA DURANTE TODA A ENTREVISTA E “”ATRAPALHAR”, E NÃO TEM OUTRA PESSOA PARA EU DEIXAR FORA DA SALA: OU LEVO OU NAO.OS VISTOS SÃO PARA MIM E PARA ELA.
        SERÁ MELHOR LEVÁ-LA?E A FOTO DELA FOI TIRADA O QUE SE PEDE.SERA MELHOR DEIXAR COM PARENTES OU LEVÁ-LA NAO HA PROBLEMAS?
        DEMORA MUITO AS ENTREVISTAS?
        AGRADEÇO RESPOSTAS!!

  192. Olá, boa noite! Tudo bom?
    Olha só, sou servidor público do estado e vou pedir licença não remunerada para empreender.
    Estou planejando uma viagem à Chicago para melhorar meu inglês, que vai ser imprescindível no meu empreendimento. Minha dúvida é a seguinte:
    1) solicito o visto agora, como turista, enquanto ainda estou empregado com contrato de trabalho ativo?
    2) deixo pra depois que fechar com a escola (não sei ainda qual o tipo de visto pra estudo), mas daí com o contrato de trabalho suspenso?
    Sou casado, tenho filhos, mas no caso viajarei só.
    Thanks!

    • Boa noite, Marcelo! Tudo bem?
      Eu recomendo que você tire logo o visto de turismo que, na maioria das vezes, é concedido pelo período de 10 anos. Acho que a depender da duração do curso você pode ir com o visto de turista. Se não puder, aí você tira depois o visto específico, mas pelo menos já tem o de turista garantido. Pode ser mais fácil do que tentar depois sem estar trabalhando.
      Abraços

  193. Ola Gabriela, tenho uma duvida, na verdade uma opinião.
    eu meu marido meu primo e a esposa dele iremos a Miami em janeiro de 2017 e queremos tirar o visto agora em setembro. A esposa do meu primo ja tem visto, então estavamos pensando em fazer a entrevista juntos eu, meu marido e meu primo, eu não sei se eles perguntariam se mais alguém vai mas voce acha que achariam estranho ele viajar conosco? se perguntarem falariamos da esposa dele e que ela ja possui o visto, mas e se não perguntarem? Por meu marido ser militar e ter vinculo forte com o pais é que achamos mais facil conseguirmos o visto juntos, já se meu primo fizer a entrevista sozinho achamos que pode dificultar, o que voce acha?

  194. Bom dia,

    Obrigado pelas dicas, acabei de chegar da entrevista, tudo muito rápido, duas perguntas, onde trabalho e cargo, para minha esposa onde trabalha, boa viajem. Sou servidor federal e minha esposa servidora do TJDFT. Nova york me aguarde em fev.2016.

  195. Bom dia. NA hora de agendar a entrevista no casv e consulado nao me atentei p a opcao de inserir membro da familia para fazer a entrevista juntos.Ai fiz um horario diferente para cada um.Tem como agendar para o mesmo hr para fazermos juntos?

  196. Boa tarde, Gabriela! Eu, minha mãe, meus irmãos, cunhadas e sobrinha pretendemos passear nos USA final deste ano. Todo mundo tem visto, inclusive minha cunhada e sobrinha passaporte italiano. Só falta eu e minha mãe que já tem 70 anos. Minha mãe não precisa ir no consulado, pela idade. Mas vc acha que é bom eu levar o visto de todo mundo pra entrevista? Obrigada!