Desde que surgiu a covid-19, todas as pessoas tiveram suas vidas impactadas. O vírus se espalhou por todas as partes do mundo, todos tiveram que, de alguma forma, mudar diversos hábitos, como usar máscaras, manter distanciamento social e adotar diversas medidas para evitar a contaminação com esse novo coronavírus.
Quando a covid-19 foi declarada pandemia mundial, estávamos em uma viagem de férias em Cabo Verde e voltamos ao Brasil sem ter a mínima noção do que aconteceria nos meses seguintes.
Assim como muitos, cancelamos inúmeras viagens, nos isolamos em casa e ficamos à espera do dia em que isso tudo fosse acabar e a vida voltasse ao normal.
Infelizmente, muitas pessoas perderam suas vidas para essa doença, mas a vacina chegou para nos dar esperança de dias melhores.
Muita gente ainda tem dúvidas sobre as vacinas contra a covid-19, suas eficácias e se será necessário emitir um certificado de vacinação contra covid-19 para viajar ao exterior.
Índice
Covid-19: vacinas e certificado
Quais são as vacinas contra a covid-19?
Atualmente são aplicadas 5 vacinas no Brasil:
CoronaVac
Criada pela farmacêutica Sinovac, essa vacina é produzida pelo Instituto Butatan e utiliza o vírus inativado da Covid-19. Essa é a forma mais comum de se produzir vacinas.
Ao ser injetado no organismo, o vírus não é capaz de causar doença, porém induz uma resposta imunológica
AstraZeneca
Desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, é produzida no Brasil pela Fiocruz e utiliza o adenovírus, que é um vírus “vivo”, mas que não é o coronavírus. Esse vírus é inofensivo, pois não tem o poder de se replicar.
Como o organismo identifica esse “corpo vivo”, é projetada uma carga máxima contra o intruso gerando uma resposta imunológica.
Pfizer
O imunizante da farmacêutica Pfizer em parceria com o laboratório BioNTech utiliza a tecnologia do RNA mensageiro, que leva uma “mensagem”até as células contendo as informações genéticas do vírus.
Janssen
Produzida pela farmacêutica Janssen, do empresa Johnson & Johnson, é uma vacina em dose única que utiliza a tecnologia semelhante à AstraZeneca com um vetor viral, baseado em um tipo específico de adenovírus que foi geneticamente modificado para não se replicar em humanos.
Qual a melhor vacina contra covid-19?
Já foi comprovado cientificamente que todas as vacinas atualmente aplicadas no Brasil são EFICAZES e por esse motivo nenhuma é melhor que outra. Algumas provocam mais reações, outra menos, mas o fato é que todas imunizam a população contra a covid-19.
Pra gente, não importava a vacina que fosse aplicada quando chegasse o nosso dia, o que queríamos mesmo era garantir a nossa imunização.
Por ser gestante, consegui ser imunizada com a CoronaVac antes de abrir a vacinação para a minha faixa etária e meu marido foi imunizado com a Pfizer no dia em que foi permitida a vacinação para a sua idade.
Sentimos uma mistura de felicidade, emoção e esperança por dias melhores. Após todas as doses necessárias para cada tipo de vacina, sabíamos que estaríamos imunizados e assim não só estaríamos protegidos, mas também protegeríamos o nosso filho pequeno e a nossa filha que está para nascer.
Vacina é um pacto coletivo e quando nos vacinamos estamos nos protegendo e também protegendo toda a coletividade.
Vale a pena tomar a vacina contra a covid-19?
Se formos pensar em toda a coletividade, sabemos que não há outra forma de impedir que um vírus se dissemine se não for através da vacina.
Vacinas são aplicadas há muitos anos e a vacinação em massa sempre se mostrou eficaz contra diversas doenças.
Mesmo com muito pouco tempo de aplicação das vacinas contra covid-19 no planeta, já ficou provado que imunização em massa tem diminuído de forma substancial as mortes decorrentes da covid-19 em vários países do mundo.
Embora nem todas as pessoas pensem da mesma forma, sabemos que o fato de não se vacinar contra covid-19 poderá ser um impeditivo para viagens internacionais. E é sobre esse tema que iremos abordar abaixo.
É necessário ter um certificado de vacinação para viajar?
Apesar de estarmos vivendo momentos ainda de muita indecisão, o fato é que quem quer viajar para fora do Brasil terá, a princípio, que emitir um certificado de vacinação contra covid-19 para poder entrar em alguns países.
Não sabemos quais países cobrarão o certificado e nem se será um requisito obrigatório para sempre, como o certificado internacional de vacinação contra febre amarela, que muitos brasileiros precisam apresentar ao chegarem nas imigrações em alguns destinos internacionais.
Já existem países adotando o certificado de vacinação contra covid-19 como exigência, seja para admissão naquele país, como a Suíça, ou para ter a dispensa da quarentena, como o Canadá.
Como emitir o certificado de vacinação contra covid-19?
O certificado de vacinação contra covid-19 é emitido através do app Conecte SUS, disponível tanto para sistema operacional Android quanto iOS, ou através do site oficial.
Ao baixar o app, basta criar uma conta, caso não tenha cadastro no site gov.br, e acessar usando seu número de CPF e a senha cadastrada.
É bem simples fazer o cadastro no app, pois o sistema é bem intuitivo. Assim que realizei o meu cadastro, apareceram todas as minhas informações sobre as duas doses das vacinas que eu havia tomado.
Atualmente o Conecte SUS apresenta somente os dados de vacinação contra covid-19 e os registros da vacina podem estar disponíveis em até 10 dias após a entrada nos sistemas de informação.
Após criar a conta, acesse o app e clique em “vacinas”, onde é possível acessar os dados das doses tomadas contra a covid-19.
No próprio aplicativo ou no site oficial é possível emitir a carteira de vacinação digital, disponível, inclusive, para quem tomou apenas uma dose e ainda não tenha completado o ciclo vacinal.
Já o certificado de vacinação contra covid-19 só aparece para quem foi completamente imunizado. Esse certificado está disponível tanto em português, quanto em inglês e espanhol.
Observe na foto abaixo que o campo sinalizado com a seta amarela aponta para a carteira de vacinação digital. Caso a pessoa esteja completamente imunizada, ao clicar no campo onde constam as doses tomadas, abrirá um novo campo onde será disponibilizado o certificado de vacinação (siga as setas vermelhas).
Para conseguir emitir o certificado de vacinação em outros idiomas, basta clicar na bandeira e aparecerá as 3 opções.
No momento ainda não existe uma determinação da OMS nem do Ministério da Saúde para a emissão de um certificado internacional de vacinação contra covid-19.
Dessa forma, o certificado de vacinação contra covid-19 emitido pelo Conecte SUS não é, no momento, oficialmente aceito em outros países. Na própria carteira digital de vacinação consta expressamente que o documento é válido somente em território nacional.
Por isso, ao programar qualquer viagem ao exterior, é importante verificar antecipadamente se o documento atende aos critérios estipulados pelo país para o qual você pretende viajar, pois, do contrário, a viagem poderá não se realizar.
Organize sua viagem com a gente:
Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor SEGURO para as suas necessidades - utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: p101p ao final da contratação.
Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!
Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em mais de 165 países! Você recebe o seu chip do omeuchip em casa e viaja conectado.
Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.
Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em diversos países – evite filas!
Aqui você encontra passagens aéreas com as melhores taifas. Garanta já a sua!
Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?
Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente
Super dica, Gabriela! Acabei de conseguir para orientar meus familiares no Brasil 🙂
Muito legal que eles disponibilizem até mesmo em inglês. Está até bem feito. Eu vejo por aí muita gente se perguntando se é pra usar o papelzinho do SUS que se recebe no ato da vacinação.
Diz a lenda que a Suíça está aceitando este comprovante do SUS. Resta vez 🙂
Abraços
Olá, Mairon! Tudo bem?
Também achei o sistema bem feito e estou na torcida para que esses certificados sejam amplamente aceitos após a reabertura da maioria das fronteiras. Aguardando as cenas dos próximos capítulos…
Abraços e obrigada pela mensagem 😉
Excelente post. Muito esclarecedor. Estou com um questionamento que não consigo esclarecer. Eu e meu marido fomos voluntários da vacina da Pfizer em Salvador. Estamos com viagem re- agendada para maio/22 ( espero que se realize) , a qual foi cancelada em setembro/20. Não constamos como vacinados nos sistemas do SUS, apesar de termos um comprovante do Estudo. Se precisarmos do certificado digital, não sabemos o que fazer.
Olá, Neusa! Tudo bem?
Obrigada pela mensagem 😉
No caso de vocês, recomendo que entre em contato com algum posto do SUS para saber o motivo de não estarem com as vacinas cadastradas no sistema. O procedimento para os voluntários pode ser diferente e eu não saberia lhe informar o motivo.
Qualquer coisa estamos à disposição para ajudá-la.
Abraços