O Vale Sagrado dos Incas foi um dos principais locais de produção de riqueza durante o Império Inca e hoje é um dos pontos mais visitados do Peru. Composto por inúmeros sítios arqueológicos, é, sem dúvida, prato cheio para os amantes de história.
Impossível de ser completamente visitado em um ou dois dias e, a depender do interesse da pessoa, 3 dias não são suficientes. Mas como grande parte dos turistas não dispõe de tanto tempo para explorar o país, muitos optam pelo passeio de um dia.
*******************
O que você precisa saber antes de visitar o Vale Sagrado
********************
Dividimos as visita em dois dias:
Dia 1: Tipon, Pikillaqta, Pisac, Tambomachay, Puka Pukara, Q’enqo, e Saqsayhuaman
Dia 2: Chinchero, Moray, Salineras de Maras e Ollantaytambo
Índice
Roteiro do segundo dia
No segundo dia de passeio pelo Vale Sagrado dos Incas, visitamos os seguintes pontos:
⨷Chinchero
⨷Moray
⨷Salineras de Maras
⨷Ollantaytambo
Sítios visitados
Chinchero
O primeiro sítio que visitamos foi Chinchero, um pequeno povoado pré-hispânico, onde as origens remontam aproximadamente mil anos. Famosa por suas ruínas históricas, o local foi escolhido pelo Inca Túpac Yupanqui para ser seu local de residência, onde mandou construir seus palácios.
Como chovia sem parar naquele dia, pouco pudemos aproveitar no lugar e nos limitamos a seguir o guia rapidamente, que nos explicava alguns dados históricos sobre Chinchero, antes que a chuva caísse com força.
Saindo de lá, seguimos em direção a uma casa onde locais vendem artesanatos que produzem, a maioria feita de lã de ovelha ou alpaca.
Uma moça em trajes típicos fez uma pequena apresentação sobre como tratam e tingem a lã para confeccionarem casacos, mantas, meias e outros artigos feito dessa matéria-prima.
Foi até interessante vê-la lavando a lã com um sabão natural, que vem de uma raiz. E a partir de outras plantas e raízes é que elas tingem a lã naquele lindo colorido que vemos tanto no artesanato do país.
É uma coisa bem para turista ver, mas como sabemos que aquelas pessoas vivem daquilo, resolvemos comprar algo para dar uma ajudinha.
Moray
O segundo sítio que conhecemos é Moray, um local utilizado pelos incas para experimentos agrícolas. O lugar compreende ruínas incas formadas a partir de diversas depressões circulares com diferentes temperaturas em cada degrau, de uma forma que há uma diferença de temperatura de 15º Celsius entre o topo e fundo.
O caminho para chegar até os círculos que você vê na foto acima é meio irregular e, se estiver chovendo, torna-se escorregadio. Por isso, recomendo que vá com calçados confortáveis e de preferência antiderrapantes.
Salineras de Maras
O penúltimo local a ser visitado foram as Salineras de Maras, formadas por lagoas de evaporação de sal utilizadas antes dos Incas. A água altamente salgada emerge de uma fonte natural e é dirigida a um sistema de canais em direção a lagos pequenos de onde se extrai o sal.
É um lugar muito interessante de se visitar, principalmente por causa da paisagem diferente formada pelas piscinas de sal em diversas tonalidades, que variam do branco ao marrom, formando um visual super bonito!
Aproveitamos também para comprar alguns saquinhos pequenos de sal temperado do Peru para levar de lembrança. Nas lojinhas que ficam nas salineras, encontramos sal com cominho, páprica, orégano e diferentes tipos de pimentas. Foi uma forma de ajudar a população local e ao mesmo tempo levar uma algo diferente pra casa.
As salineras não estão incluídas no Boleto Turístico, mas o valor da entrada é relativamente baixo (10 soles por pessoa). Valeu a pena o passeio 😉
Ollantaytambo
O último sítio visitado no Vale Sagrado dos Incas foi Ollantaytambo, o que mais nos impressionou de todo o passeio pelo Vale Sagrado dos Incas. Não foi à toa que o nosso guia deixou o local por último, depois dele fomos conhecer Machu Picchu. Por causa de suas grandiosidades, Ollantaytambo e Machu Picchu acabam ofuscando um pouco o brilho dos outros sítios se forem visitados antes. É uma decisão muito acertada colocar esse foi locais por último, deixando Machu Picchu para o grand finale!
Durante o Império Inca, a cidade de Ollantaytambo era a propriedade real do Imperador Pachacuti, formando um complexo militar, administrativo, religioso e agrícola.
As imensas pedras trabalhadas manualmente e os muros altíssimos fazem do local uma das grandes preciosidades deixadas pelos incríveis Incas.
Ollantaytambo é um sítio com muitas minúcias e lendas, sendo fundamental a companhia de um guia para que você compreenda a magnitude do lugar. Em nossa opinião, esse sítio só fica atrás de Machu Picchu. Não deixe de visitá-lo.
Leia também:
- Restrição de horários para visitar Machu Picchu
- Documentação para viajar ao Peru de carro
- Peru de carro: roteiro de viagem
- Informação importante sobre o Vale Sagrado dos Incas
- Vale Sagrado: Tipon, Pikillaqta, Pisac, Tambomachay, Puka Pukara, Q’enqo, e Saqsayhuaman
- Machu Picchu: quanto custa e como chegar
- Dica de hotel em Cusco
- Diário de viagem: viajando de carro pelo Peru
Organize sua viagem com a gente:
Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor SEGURO para as suas necessidades - utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: p101p ao final da contratação.
Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!
Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em mais de 165 países! Você recebe o seu chip do omeuchip em casa e viaja conectado.
Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.
Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em diversos países – evite filas!
Aqui você encontra passagens aéreas com as melhores taifas. Garanta já a sua!
Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?
Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente
Olá, boa noite!
Muuuuuito obrigada por disponibilizar dicas tão preciosas! O seu blog é fabuloso, você expõe tudo muito bem detalhado!
Só fiquei com uma dúvida…
Estou pretendendo fazer esses mesmos locais em um dia só: Chinchero, Moray, Maras e Ollantaytambo, sendo que pretendo pernoitar em Ollanta pra seguir para Águas Calientes no outro dia. Você acha possível conseguir isso com passeio de agências? Vi que vocês fizeram por conta própria, mas não consegui roteiro parecido em nenhum outro lugar.
Olá! Tudo bem?
Eu acho que você consegue sim fazer o passeio de um dia por agência e conversar com eles que ficará em Ollanta. Daí você reserva um hotel lá e segue para Águas Calientes no dia seguinte.
Muito obrigada pela mensagem!
Se precisar de mais ajuda é só chamar 😉
Beijos
Gabriela, boa noite!
Você informou que gastou 70.00 com guia por dia. Em que moeda você se referiu? Entrei em contato e o valor que ele me passou está bem acima.
Olá! Tudo bem? Nós pagamos 70 dólares para ele ir no carro com a gente. Acredito que o valor varie de acordo com a quantidade de pessoas e com a época do ano.
Você entrou em contati com o mesmo guia?
Abraços
Obrigado por responder tão rápido! Sim, entrei em contato com ele. Ele me cobrou US$ 85,00.
Estou aqui para o que precisar 😉
Boa viagem!
Olá Gabriela. Para esses dois roteiros de passeios, foram contratados passeios em grupos ou privativos? Por qual (is) agência (s)? Obrigada
Olá, Cristina! Nós contratamos um guia e fomos no nosso carro.
Abraços
Olá, que bênção o blog de vocês!
Adoramos absolutamente tudo….,
Estamos planejando essa viagem de carro para Cuzco, Lima, Puno, Ariquica e Nazca há mais de três anos… sempre acontece algo extraordinário que faz-nos adiar em mais um ano nossa viagem.
Como agora somos em 05 (cinco), sendo três crianças, precisamos de muuuuuitas informações e estes site foi de longe o mais objetivo em nossas necessidades de informações.
Se Deus quiser, agosto/setembro de 2017 percorreremos de Cuiabá à Lima, passando por Cuzco, Puno, Arquica e Nazca… quem sabe um pulinho em Iquiqui/Chile…
Obrigado pelas dicas e disposição de ajudar.
Abraços e ótimas viagens!!!
Olá, Kleber! Tudo bem?
Ficamos muito felizes com a sua mensagem!! É muito bom saber que as nossas dicas estão ajudando os outros viajantes
Ainda escreveremos mais posts sobre o Peru.
Se precisar de algo, pode chamar por aqui.
Abraços
Que saudades de nossa viagem , muita! Foi nosso primeiro mochilão, aquele que fica no coração para sempre. Muito bom revisitar com seu post, Gabriela.
O primeiro mochilão a gente nunca esquece!!!
O Peru é um país fantástico, cheio de história 😉
Oioi! Adoro estes post do Peru, trazendo outras possibilidades e muitas informações sobre o país.
Pena que vocês pegaram chuva em um dos trechos; lamentei por vocês. Belos registros! 😉
O Peru é um país e tanto!
Pegamos um pouco de chuva, mas até que não atrapalhou tanto.
Beijos
Eu ameeei o Vale dos Incas! fiquei fascinada com tanta história, principalmente em Moray! como que pode há tantos anos atrás criarem e aperfeiçoarem vários tipos de vegetais para de adequar melhor a altitude e temperatura!
É incrível mesmo toda essa engenhosidade dos Incas, né?
Não tem como não fiar impressionado em um lugar como esse 😉
Beijos
Gabriela, ótimo post! Este é um lugar incrível de se conhecer! Quero muito!!!
É um destino imperdível, Ana!
Beijos
oi Gabriela… Peru está em minha lista de países que quero conhecer há séculos, mas por uma razão ou outra, sempre acaba não rolando. Por seu texto fica bem óbvio o que ando perdendo!
Já estive no México e Atacama e vi um pouco das civilizações pré-hispânicas, mas me parece que os sítios arqueológicos do Peru tem seu id, não é?! Eu ia ficar doidinha com tanto sal temperado. Adoro essas miudezas.
Mesmo sendo para turista ver, o artesanato tingido e tal, assim como no Atacama me pareceu legítimo, justamente pelo que você comenta: aquelas pessoas vivem disso né?
Preciso ir ao Peru!!! 🙂 beijocas
Olá, Analuiza! O Peru é um país de uma cultura riquíssima e que vale muito ser visitado. Tem seu id sim rs
Uso esse sal temperado nas comidas daqui de casa e sempre me lembro das salineras quando estou cozinhando!
Você vai adorar conhecer o país 😉
Beijos
Uau! Que lugares legais! Minha vontade de ir para o Peru só cresce, haha! E quando a gente acha que tem pouco para se ver lá, aparecem mais e mais coisas legais 😀 bjs!
O Peru é um país cheio de lugares interessantes para visitar.
Vale a pena passar pelo menos 15 dias no país 😉
Beijos
Muito legal suas dicas, para quem quer ir além de Machu Picchu. Adorei os lugares e as fotos! Baita viagem!
Clau Bins
Obrigada pela mensagem, Claudia!
Beijos
Seu roteiro está muito bom! Adorei saber sobre esses lugares. São muito interessante! Uma aula viva de história. Obrigada pela dica! =*
São lugares incríveis, Keul!
Obrigada pela mensagem 😉
Que legal! Não tinha ouvido falar desses outro lugares, pq só se ouve falar, sem pesquisa, claro, de Machu Picchu, mas são lugares bem interessantes. E como diz no post mesmo, uma tremenda aula de história.
Olá, Mariana!
As pessoas valorizam muito Machu Picchu (que é para ser valorizado mesmo), mas acabam esquecendo a importância do Vale Sagrado como um todo. Acho imprescindível conhecer esses sítios antes de ir a Machu Picchu.
Realmente é um aulão de história sobre a cultura Inca e pré-Inca.
Abraços