Preparar-se para uma viagem com crianças requer cuidados especiais. Afinal, queremos garantir momentos de tranquilidade e diversão para toda a família, certo? Uma maneira essencial de garantir isso é investir em um seguro viagem adequado.
Além de proporcionar segurança e tranquilidade, especialmente quando viajamos com os pequenos, em muitos destinos, como os países da União Europeia, o seguro viagem é obrigatório. Mas você sabe exatamente como funciona a cobertura do seguro viagem internacional e como acioná-lo em casa de necessidade?
Se essas dúvidas surgem em sua mente, não se preocupe. Neste post, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre seguro viagem, especialmente quando se trata de proteger seus filhos durante a aventura. Contaremos também detalhes sobre as nossas experiências utilizando seguros internacionais para o nosso filho pequeno, na Europa e na África.
Índice
Particularidades ao contratar um seguro viagem para criança
O seguro viagem para criança é contratado da mesma forma que o seguro viagem para o adulto e, normalmente, os valores são os mesmos para crianças e adultos. Em questão de valores, os seguros só sofrem alteração de valores quando o viajante tem mais de 60 anos, casos em que são mais caros.
Para contratar o seguro viagem para criança, em regra, são necessários os seguintes dados do menor:
- Nome completo
- Data de nascimento
- CPF
Um detalhe importante é que o ideal é que o seguro para o menor seja contratado junto com o seguro de um adulto. Digo isso porque já aconteceu comigo de eu tentar contratar um seguro viagem somente para uma criança e a seguradora escolhida criar empecilhos na contratação, por não ter um adulto responsável também segurado. Claro que há seguradoras que aceitam a contratação do seguro apenas para um menor de idade, mas, por experiência própria, sempre indico que contrate o seguro da criança junto com o seguro do adulto que viajará com ela.
Seguro com desconto
Encontre os melhores seguros para a sua viagem. Clique no botão abaixo e encontre seguros com descontos exclusivos para os nossos leitores!
Quero seguro com desconto!Cobertura de despesas médicas hospitalares no seguro viagem
Entender o que significa a cobertura de despesas médicas hospitalares no seguro viagem é essencial para garantir a tranquilidade da família durante a aventura. Mas afinal, o que essa cobertura inclui?
Basicamente, a cobertura para despesas médicas hospitalares é o montante disponibilizado para lidar com eventualidades médicas de acordo com o plano escolhido. Isso significa que ela assegura o reembolso de despesas médicas urgentes ou para tratamentos imediatos, seja por acidente pessoal ou doença súbita contraída durante a viagem.
Ao contratar o seguro viagem, leia atentamente todas as coberturas para garantir de que o seguro escolhido seja adequado para as suas necessidades.
Como acionar a cobertura de despesas médicas hospitalares?
Ao se deparar com qualquer imprevisto médico, o segurado deve entrar em contato com a seguradora pelos meios de contato listados na apólice.
Esse contato pode ser feito por ligação a cobrar de qualquer telefone fixo no exterior, e algumas seguradoras até oferecem atendimento via WhatsApp ou aplicativo próprio. Após informar a necessidade do atendimento, a seguradora direcionará o segurado para o hospital ou rede credenciada mais próxima.
Nós já tivemos que acionar o seguro viagem para o nosso filho pequeno em duas viagens diferentes e nas duas vezes fizemos todo o procedimento através do WhatsApp.
Em ambas situações, as seguradoras, que eram diferentes, fizeram algumas perguntas sobre os sintomas e respondemos um questionário no próprio WhatsApp. Depois, nos foi informado qual era o local conveniado mais próximo para atendimento.
Nossas experiências com seguro viagem fora do Brasil
Dos 18 países visitado por nosso filho enquanto bebê, precisamos acionar o seguro viagem pra ele duas vezes: em Veneza, na Itália e na Ilha do Sal, em Cabo Verde.
Utilizando o seguro viagem em Veneza
Quando chegamos a Veneza, o nosso pequeno viajante não estava muito bem. Passeando com ele, notamos que estava muito quieto e dormindo mais que o normal. Em um determinado momento ele vomitou enquanto andávamos na Piazza San Marco, e mais algumas vezes horas depois.
Fizemos um contato inicial pelo WhatsApp, onde colheram todas as informações do estado de saúde dele e, um tempo depois (algumas horas após o meu primeiro contato), a seguradora nos enviou o endereço do hospital com atendimento pediátrico mais próximo do nosso hotel. Como era de noite, resolvemos esperar para ver como ele acordaria no dia seguinte.
Na manhã seguinte ele acordou bem, porém piorou durante o dia. Foi aí que resolvemos ir até o hospital que a seguradora havia indicado na noite anterior. Àquela altura, o registro do pedido da seguradora não estava mais no hospital e optamos por pagar o atendimento na hora e depois pedir reembolso.
Isso aconteceu porque, para acionar o seguro, teríamos que passar novamente por aquela triagem e poderia demorar mais de 1 hora até a autorização do seguro. Como eu já havia utilizado seguro anteriormente na modalidade de reembolso, sabia que teria que guardar recibo e relatório médico para apresentar à seguradora no meu retorno ao Brasil, juntamente com cópia das passagens aéreas de ida e volta.
O atendimento médico dele em Veneza foi ótimo. A pediatra o examinou e que comesse carboidrato. A ala pediátrica do hospital tem uma estrutura muito boa, com um ambiente acolhedor para as crianças, com vários brinquedos para eles se distraírem.
Uso do seguro viagem na Ilha do Sal
Na viagem para Cabo Verde, o nosso pequeno viajante estava febril e dormindo mais que o normal. Mesmo dando antitérmico, ele não estava melhorando e decidimos acionar a seguradora para que ele fosse atendido o mais rápido possível.
Assim como na Itália, a seguradora fez aquela triagem inicial por mensagem no WhatsApp e pediu que esperássemos até que nos informassem o hospital mais próximo.
Esse processo inicial de acionar a seguradora costuma ser mais demorado. Após esperarmos algumas horas, a seguradora nos informou o endereço da clínica pediátrica conveniada mais próxima.
O nosso filho foi muito bem atendido por uma médica que havia se formado em uma universidade em Natal, no Rio Grande do Norte! Como o português é idioma do país, foi muito fácil a comunicação com os médicos, que examinaram e medicaram ele na clínica. No dia seguinte, ele já estava ótimo e nem parecia que tinha tido febre no dia anterior.
Como é realizada o pagamento das despesas médicas hospitalares?
Em relação ao pagamento das despesas médicas hospitalares, existem duas maneiras de lidar com isso:
- Pagamento direto pela seguradora: neste caso, a seguradora cobre diretamente as despesas médicas com o hospital ou rede credenciada.
- Reembolso das despesas: o segurado arca inicialmente com as despesas médicas e, posteriormente, solicita o reembolso à seguradora, seguindo as condições da apólice.
É fundamental lembrar que nas despesas pela modalidade de reembolso, o segurado deve solicitar ao hospital um relatório médico detalhado no momento da alta, contendo todas as informações sobre o atendimento e os procedimentos realizados, juntamente com os valores gastos. Esse documento é essencial para acionar a cobertura médica ou solicitar o reembolso.
Viajar com crianças é uma experiência maravilhosa, e garantir a proteção da família é fundamental para desfrutar de momentos inesquecíveis com tranquilidade. Por esse motivo que é muito importante contratar um seguro antes de qualquer viagem.
Em caso de dúvidas sobre o melhor seguro viagem para a sua família, fornecemos toda a assistência pré e pós contratação >>> clique aqui para entrar em contato conosco agora mesmo.
Leia também:
Seguro viagem do cartão de crédito x seguro viagem da seguradora
Como escolher um seguro viagem para gestante?
Organize sua viagem com a gente:
Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor SEGURO para as suas necessidades - utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: p101p ao final da contratação.
Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!
Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em mais de 165 países! Você recebe o seu chip do omeuchip em casa e viaja conectado.
Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.
Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em diversos países – evite filas!
Aqui você encontra passagens aéreas com as melhores taifas. Garanta já a sua!
Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?
Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente
Deixe um comentário