Depois de falarmos sobre o nosso roteiro da viagem pelo Peru de carro, agora vamos explicar qual é a documentação necessária para passar pela fronteira sem sufoco. Na posse dos documentos corretos, tanto a passagem pela imigração quanto a liberação do veículo são tranquilas.
Para você que está com vontade de se aventurar em terras peruanas de carro, basta seguir as recomendações abaixo para que sua viagem seja sem perrengues nas questões burocráticas!
Índice
Documentação para viajar ao Peru de carro
DOCUMENTOS DOS PASSAGEIROS
Os brasileiros somente poderão viajar do Brasil ao Peru na posse do RG original ou do passaporte válido.
Qualquer outro documento, tais como carteira de habilitação, carteira de trabalho, carteira profissional, dentre outros, não são aceitos para a saída no Brasil.
Obs: a imigração, tanto no Brasil quanto no Peru e na Bolívia, é menos burocrática para os que viajam com passaporte. Aqueles que apresentam o RG devem preencher alguns formulários adicionais.
Todos os viajantes deverão preencher um formulário de entrada no Peru. Esse papel deverá ser carimbado na imigração e guardado até o momento da saída do país.
DOCUMENTOS DO CARRO
Quem entra no Peru de carro deverá apresentar os seguintes documentos:
– Documento do carro + fotocópias
– CNH do condutor do carro + fotocópias
– Passaporte ou RG do condutor do veículo + fotocópias
– Comprovante de entrada no país (Tarjeta Andina de Migración)
Obs: O proprietário do veículo tem que se apresentar no momento da liberação do carro para entrada no Peru. Por isso, não recomendamos que faça essa viagem com um carro alugado ou com veículo de terceiros que não estejam viajando juntos.
No dia 30 de março de 2017, o governo peruano publicou um decreto que estabelece novas regras para os estrangeiros que viajam em veículos ao Peru. Com essa nova regra, os brasileiros poderão viajar ao país com veículos em nome de terceiros, inclusive alugados.
Obs: Há local para tirar fotocópia dos documentos na fronteira, mas recomendo levá-las do Brasil para evitar perda de tempo em caso de falta de luz (aconteceu com a gente).
🚗Faça uma cotação de aluguel de carro aqui e pague sem IOF
DOCUMENTOS QUE DEVEM SER EMITIDOS NA IMIGRAÇÃO PERUANA
SUNAT
SUNAT significa Superintendencia Nacional de Aduanas y de Administración Tributaria, que é o órgão responsável, dentre outros, pela autorização de entrada e saída de veículos no Peru. Após passarmos pela imigração, devemos nos dirigir ao posto da SUNAT para pedir autorização para entrada ou saída do veículo.
Será emitido um documento da SUNAT com dados do carro e do proprietário do veículo, além de um selo que será colado no para-brisa contendo o nome do dono do carro, a placa e a data de validade do selo.
SOAT
Significa Seguro Obrigatorio de Accidentes de Trânsito. Como o próprio nome diz, é um seguro OBRIGATÓRIO, que deve ser contrato na fronteira com o Peru. Não se trata de um seguro para o carro e sim um seguro para terceiros em caso de acidentes envolvendo o veículo.
IMIGRAÇÃO NO BRASIL
A imigração, tanto na saída quanto na entrada no Brasil, é feita no posto da Polícia Federal localizado na alfândega entre Brasil e Peru (na cidade de Assis Brasil). Como dito anteriormente, os brasileiros que saem do país portando o passaporte apresentam apenas o documento e recebem um carimbo de saída do Brasil (essa foi a primeira vez que os nossos passaportes foram carimbados no Brasil). Além do passaporte, ou RG, é necessário informar a placa do carro.
Esteja pronto para enfrentar fila na imigração brasileira. Na nossa volta ao Brasil, havia um ônibus de excursão da terceira idade lotado de gente. Tivemos que aguardar um bom tempo até sermos atendidos.
O posto da PF não está aberto 24 horas! Não me recordo o horário exato de funcionamento, mas não aconselho que chegue depois das 19h.
IMIGRAÇÃO NO PERU
Após a passagem pela imigração no Brasil, é hora de se dirigir ao Puesto de Seguridad de Fronteras, na cidade de Iñapari. Esse posto está aberto das 7h às 19h e é lá onde todas as pessoas fazem o procedimento de entrada no país. Basta entrar, pegar o formulário de entrada no Peru, preencher e entregar ao agente junto com o passaporte ou RG.
Uma parte desse formulário, chamado de Tarjeta Andina de Migración, será entregue carimbada e todos devem guardá-la até a saída do país. Aqueles que estiverem portando o passaporte, receberão um carimbo de entrada e outro na saída do Peru.
No retorno ao Brasil, antes mesmo de liberar o carro, todos os passageiros deverão se dirigir antes para esse mesmo local para fazer a saída e então poder continuar com os trâmites de liberação do veículo.
LIBERAÇÃO DO CARRO NO PERU
Passada a imigração peruana, é hora de solicitar a entrada do veículo no país. Portando todos aqueles documentos citados acima, o proprietário condutor do veículo deverá se dirigir ao posto da SUNAT. Essa é a parte mais demorada da fronteira, pois não há muitos funcionários trabalhando no local (na verdade, só vimos uma pessoa fazendo essa liberação).
O agente da SUNAT irá emitir um documento contendo todos os dados do veículo e do proprietário condutor (será verificado o chassi do carro) e colará um selo no para-brisa do automóvel.
Só depois desse procedimento é que deverá ser contratado o SOAT, que é aquele seguro de pessoas. Esse documento é adquirido na fronteira (em frente ao Puesto de Seguridad de Fronteras) e tem o custo de R$ 30,00 (valor em outubro de 2016).
O dono do veículo deverá apresentar todos aqueles documentos necessários para a SUNAT (e fotocópias), além do próprio SUNAT (foto de capa).
No retorno, como já dito, é necessário passar primeiro pela imigração para depois liberar o carro no SUNAT (deixa o carro estacionado antes da barreira do SUNAT).
Obs: Em todas as vezes que fomos parados pela polícia peruana na estrada nos solicitaram o SOAT. Em nenhum momento foi pedido ou insinuado o pagamento de propina.
Embora seja um procedimento burocrático, a entrada de carro no Peru foi bem menos complicada do que aparentava. Estando na posse dos documentos exigidos, tudo é relativamente simples; basta apenas um pouco de paciência para aguardar o atendimento nas fronteiras!
E você? Viajaria pelo Peru de carro?
Leia também:
- Restrição de horários para visitar Machu Picchu
- Peru de carro: roteiro de viagem
- Informação importante sobre o Vale Sagrado dos Incas
- Vale Sagrado dos Incas: Tipon, Pikillaqta, Pisac, Tambomachay, Puka Pukara, Q’enqo, e Saqsayhuaman
- Vale Sagrado dos Incas: Chinchero, Moray, Salineras de Maras e Ollantaytambo
- Machu Picchu: quanto custa e como chegar
- Dica de hotel em Cusco
- Diário de viagem: viajando de carro pelo Peru
Organize sua viagem com a gente:
Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor SEGURO para as suas necessidades - utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: p101p ao final da contratação.
Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!
Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em mais de 165 países! Você recebe o seu chip do omeuchip em casa e viaja conectado.
Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.
Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em diversos países – evite filas!
Aqui você encontra passagens aéreas com as melhores taifas. Garanta já a sua!
Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?
Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente
Obrigada pelo relato. Não tinha como não agradecer…
Imagina! Eu que agradeço pelo comentário 😉
Gabriela, você tem alguma informação quanto ao mesmo tramite de documentos que citou neste post mas levando em conta a realidade de 2022? Quero dizer que meus documentos são todos digitais.
Será há algum problema com isso? Como deveria proceder neste caso?
Abraços e sucesso!
Olá! Tudo bem?
Não tenho informações de como está sendo agora com documentos digitais. Inclusive, caso você tenha experiência cruzando a fronteira com seus documentos nesse formato, agradeceria muito se me contasse como foi.
Abraços
Bom dia, e em relação aos trâmites de aduana para crianças, são os mesmos?
Olá! Acredito que seja o mesmo para qualquer viagem internacional da criança. Tem que estar acompanhada dos responsáveis legais.
Ola gostaria de saber se pra viajar de carro pro Peru ainda tem que o proprietário esta junto ou posso entrar com carro em nome de terceiros, e quais documentos e necessário do carro?
Boa noite….
Minha ideia de roteiro seria entrar pelo MS atravessar a Bolívia e ir a Cusco…Vc vê dificuldades para atravessar a Fronteira entre Bolívia e Peru?
Olá! Tudo bem? Não sei como é passar na fronteira entre esses dois países de carro. Nós passamos andando e foi super tranquilo.
Olá o meu carro é financiado.. sabe me dizer se tem algum problema?? Ele é no meu nome tudo certinho .. Obrigada
Oie! Tudo bem?
Não tem problema. O nosso também era financiado e entramos sem problemas 😉
Abraços
Ola gostaria de saber se pra viajar de carro pro Peru ainda tem que o proprietário esta junto ou posso entrar com carro em nome de terceiros, e quais documentos e necessário do carro?
Olá! Tudo bem?
Na época da minha viagem o proprietário deveria estar junto, mas essa regra mudou e agora podem entrar no país com carro em nome de terceiros.
Abraços
O DOCUMENTO DO VEICULO TRATA-SE DO DE RODAGEM CORRETO? O DE PROPRIEDADE DO VEICULO NÃO SERIA NECESSARIO ?
Olá! Tudo bem?
O documento que precisamos é aquele para rodar com o veículo.
Abs
muito legal. me ajudou bastante e, me deu novo animo p a viagem, pois eu já estava quase desistindo, por ouvir notícias ruins. muito obrigado. o Peru que me aguarde, que em janeiro estou chegando, se Deus quiser. Essa demora na fronteira, pela q percebi não deve ser nada comparada a demora na Venezuela, levávamos um dia inteiro, para fazer a documentação.
Fico feliz em saber que o post foi útil para você! A demora na fronteira pode variar de acordo com a quantidade de funcionários no dia, mas não leva o dia inteiro. Desejo uma excelente viagem! Abraços
Olá!
Fiquei feliz em saber que o post foi útil! Não demora o dia inteiro para passar na fronteiro, mas vai depender muito da quantidade de pessoas trabalhando no dia em que você for atravessar.
Desejo uma excelente viagem.
Abraços
Oi boa tarde, eu estou planejando vir para Perú eu sou peruano e estou morando aqui no Brasil, mais minha dúvida es que meu carro tem janelas oscurecidas você sabe se tem algum problema com isso é que preciso, e também estou planejando viajar com meu cachorro, precisaremos de algo adicional? Obrigado.
Olá! Tudo bem? Acredito que não tenha problema o fato de ter a película protetora, desde que esteja dentro dos limites permitidos pela legislação nacional.
Em relação ao cachorro, acredito que deva ter a carteira de vacinação atualizada e atestado de saúde expedido pelo veterinário.
Bom dia Gabriela, estou de mudança em Dezembro para lima no peru, vou de carro pois vou levar o meu Trailer de trabalho, qual seria o melhor roteiro do rio de Janeiro até o nosso destino em Lima? vou levar meu carro tbm, qual seria a documentação geral do carro e do Trailer? desde já agradeço.
Olá! Tudo bem?
Eu fui de carro de Porto Velho até Cusco. Não tenho informações sobre outras estradas.
Acredito que a documentação seja a mesma que pediram pra gente e que descrevi aqui no post.
Desejo boa sorte na nova vida!
Abraços
Obrigada Gabriela, abraços.
OBRIGADA GABRIELA, SUPER GENTIL ABRAÇOS.
OBRIGADA GABRIELA, SUPER GENTIL ABRAÇOS.
Imagina! Precisando, é só chamar 😉
Abraços
VOU SAIR DE SALVADOR- BAHIA ATE LIMA…. VAI SER BOM .
Maravilha!
Aproveite a viagem 😉
Olá, Jussiara!!
Acredito que a ‘esta hora’ você já tenha definido seu roteiro para a mudança, mesmo assim eis meu conselho…
Estando no RJ, o mais ‘próximo’ seria cortar pelo Paraguai e subir pelo Chile, até Lima. Há uma estrada pela Bolívia que diminui o trajeto em mil quilômetros (indo por Campo Grande – MS), mas as estradas bolivianas costumam ter uns ‘pedágios’ irregulares.
Desde já, excelente viagem e muitas fotos lindíssimas!!
Muito obrigado pelas ótimas dicas!
Logo vou de moto, entrando pela fronteira do Acre e saindo depois pelo Chile
Eu que agradeço a mensagem 😉
Boa viagem!
OI, uma dúvida que bateu é em caso das pessoas revezarem a direção dentro do Peru nas rodovias, é necessário a cópia da CNH de todas e apresentar todas as cópias na imigração?
Não estou com o documento do meu carro, apenas o comprovante de pagamento das taxas, eu posso entrar no peru apenas com essa documentação?
Olá! Tudi bem?
Não recebi a notificação de sua mensagem por email e descobri só agora sobre a existência dela.
Mil desculpas.
Já fez a viagem? Como foi?
Abraços
oi
muito legal tudo
queria perguntar:
estou indo morar no Peru
posso levar para la meu carro brasileiro e ficar com ele de maneira legal? tem algum tramite?
Olá! Tudo bem?
Não sei como funciona nesse caso.
Quando se mudará para o Peru?
Abraços
Querida grabiela bom dia primeiramente estou indo de carro p peru e estare passando pela fronteira com acre no Rio Branco.se for possível me informar a documentação necessária p ingressar no país vecino desde já muito agradecido …
Olá! Tudo bem?
A documentação necessária é essa que está na postagem. Documento do carro, habilitação e o pagamento dos impostos da fronteira. Quando será a sua viagem?
Abraços
Sensacional as dicas de viagem do blog!
Estive em 2017 no Peru com minha família e agora estou indo levar um cliente, mas o doc do veículo está no nome da minha esposa e mesmo lendo o post sobre a liberação da entrada no país com o doc no nome de terceiros ainda me preocupa! Devo levar a certidão de casamento ou alguma autorização? Grato
Olá! Tudo bem?
Acredito que não seja necessária a certidão de casamento, mas não custa nada levar ela junto, né?
Depois você me conta como foi?
Abraços
Boa tarde!! Excelente texto!!
Estou chegando em Rio Branco, no início de abril e pretendo alugar um carro por lá; depois, seguirei para a fronteira e tenho a intenção de atravessar por Iñapari. Acontece que as locadoras brasileiras não permitem seus carros em outros países (Bolívia e Peru). Tens alguma sugestão ou outra experiência para contornar esta situação?
Obrigado!
Olá! Será que você não consegue alugar o carro no Peru? Talvez seja mais fácil.
Abraços
Estava lendo sobre carros financiados que precisa de liberação especial sabe me informar sobre isso?
Olá! Tudo bem?
Quando estivemos no Peru fomos com o nosso carro (financiado) e não tivemos problema algum.
Abraços
olá,
muito bom o post. gostaria de saber se há seguradora vendendo o SOAT em outros pontos da fronteira?
pretendo entrar pelo chile.
Olá! Tudo bem?
Acredito que sim, pois o SOAT é seguro obrigatório.
Abraços
Ola estou indo de carro sou o condutor e o proprietario e meu passageiro precisa de autorização registrada em cartorio
Se você é o proprietário, não precisa de mais nenhuma documentação além da sua, do documento do carro e a documentação do passageiro.
Abraços
Ola pessoal!
Adorei tudo!
Sera que é viavel alugar um carro em cusco para ir a Machu Pichu?
Valeu Emerson.
Olá! Tudo bem?
Não acredito que seja viável alugar carro para ir a Machu Picchu porque o caminho mais perto que leva até lá é a trilha da hidrelétrica e a estrada parece ser bem complicada.
Abraços
Muito obrigado pela informações!
Foram definitivas para nosso planejamento.
Vamos de moto de Florianópolis para Bolívia, Peru, Chile e Argentina.
Parabéns pela iniciativa!!!
Que super viagem!!!
Aproveitem bastante. Verão paisagens belíssimas 😉
Obrigada pela mensagem.
Ola. Gostaria de saber onde no decreto supra citado, consta que não há necessidade do proprietário do veículos estar presente para poder ingressar com o veículo no país.
Olá! Tudo bem?
Veja o artículo 2 – definiciones, 3. vehículos. No final diz: “el vehículo puede ser de propiedad o encontrarse en posesión del beneficiario”.
Abraços
Muito bom! informações detalhadas e objetivas, de muita utilidade para nós viajantes. Parabéns!
Muito obrigada pelo comentário, Christian!
Fico muito feliz em saber que as informações daqui do blog são úteis para os viajantes 😉
Abraços
Ótimo post! Bom para desmistificar o pagamento de propina 😉
Pois é! Ouvi tanto falar em propina, mas ainda bem que não aconteceu com a gente.
Post de utilidade pública. Adorei.
Valeu!!
Post bem detalhado! Vai ajudar muito quem for de carro!
Como viajo muito sozinha, acho difícil encarar essa, kkk
Realmente, no seu caso, o tipo de viagem é diferente 😉
Beijos
Não paraceu complicada, mas com muitos detalhes. Como sempre, tudo super bem explicado 🙂
Realmente são muitos detalhes, mas é bem mais fácil do que parece 😉
Obrigada!