Em janeiro de 2008 fizemos uma viagem de 34 dias pela Europa no estilo “mochilão”. Era nossa lua de mel, queríamos aproveitar ao máximo todo aquele período e não tínhamos orçamento para uma viagem que incluísse hotel 5 estrelas e nem muito conforto. Antes dessa viagem eu já conhecia alguns poucos países na Europa, Fabrício já havia morado nos Estados Unidos, mas nunca havíamos feito uma viagem internacional juntos.
Aquela aventura marcou para sempre as nossas vidas, não só por ter sido a lua de mel, que por sinal foi perfeita, mas também por ter nos ensinado que dava para viajar sem ter que desembolsar rios de dinheiro. Imagine que 16 anos atrás, para muita gente, viajar para a Europa era algo muito distante e aqueles que viajavam normalmente contratavam pacotes através das agências de viagens. Programar uma viagem desse estilo sem intermédio de uma agência era coisa que pouquíssima gente fazia.
Para a tão sonhada lua de mel nós começamos todo o planejamento em meados de 2007. Naquela época, compramos as passagens aéreas e seguro viagem em uma agência e organizamos sozinhos todo o restante. Foram 6 meses preparando o roteiro, o que foi um trabalhão, já que teríamos que decidir quais países conhecer, por quanto tempo ficar em cada um, como nos deslocaríamos de um para o outro, qual hotel caberia no nosso orçamento, etc. Lembro que cheguei até a comprar um guia impresso da Europa para levar junto com informações importantes sobre os principais pontos turísticos e com mapas. Sim, mapas de papel!!! Ninguém tinha smartphone com um Google Maps na mão, quem viajava levava uma máquina digital, pois as câmeras dos celulares eram péssimas, além de não existir WhatsApp, Instagram, TikTok…
Eram outros tempos, outra forma de viajar, onde a escassez de informações voltadas a viagens no nosso idioma era o que prevalecia. Tanto que nesse planejamento nós usamos e abusamos de fóruns online em inglês. Para resumir, naquela viagem de mais de um mês pela Europa, com direito a um pulo no Marrocos, nós conhecemos um total de 9 países (o Vaticano está inserido nessa lista) incluindo basicamente as capitais da maioria dos países, com exceção de Portugal, Espanha e Itália, onde conhecemos mais de uma cidade.
Após essa Eurotrip, viramos referência em viagens à Europa no nosso círculo de amigos e isso só aconteceu porque conseguimos realizar uma viagem bem completa gastando muito menos do que a maioria das pessoas costumava gastar. Conhecemos muitas cidades famosas da Europa, não deixamos de visitar nem um museu ou ponto turístico do nosso interesse e ficamos hospedados em hotéis bem ok, nada luxuoso mas com um certo conforto para um casal (o que incluía quarto privativo com banheiro e café da manhã garantido). Isso para não falar que voamos pela Europa pagando passagens que custaram 1 centavo de euro! J-U-R-O!!! A partir daí ajudamos alguns amigos a planejarem viagens similares e foi em uma dessas ajudinhas que uma amiga minha me sugeriu criar um blog de viagens.
Depois daquela viagem, nós literalmente rodamos o Brasil fazendo concurso público e passeando nas horas vagas (até o momento, só nos falta pisar no Maranhão, Roraima e Amapá para fechar o Brasil). Depois voltaram as viagens internacionais, dessa vez para Argentina em fevereiro de 2012 e para o Uruguai em novembro de 2012. No carnaval de 2013 viajamos novamente para a Argentina e depois para o Chile e no feriado da semana santa daquele mesmo ano fomos conhecer as Cataratas do Iguaçu, com um pulinho no Paraguai e na Argentina novamente!
Até que no dia 27 de junho de 2013 me lembrei da sugestão da minha amiga e resolvi perguntar à minha irmã mais nova como fazia para criar um blog, pois eu realmente não fazia ideia do que precisava. Ela me ajudou criar uma conta no blogspot, uma plataforma gratuita e muito fácil de mexer para quem não tem familiaridade com essa área.
Naquele mesmo dia decidi que escreveria sobre Montevidéu, capital do Uruguai. Preparei um textinho bem simples sobre aquela viagem e postei. Foi tão prazeroso reviver tudo novamente através das minha palavras! Compartilhei o post com meia dúzia de amigos e já fiquei ansiosa para escrever o próximo, pois aquele exercício de escrever sobre aquela viagem não só me trazia boas lembranças como também era uma oportunidade de deixar tudo registrado para a posteridade. Durante minha infância passei anos escrevendo em diários e a criação do blog era um resgate daquela prática de passar para o papel o que acontecia na minha vida, só que dessa vez tudo que eu escrevia estava público para quem quisesse ler.
E foi de uma forma totalmente despretenciosa que surgiu o Projeto 101 Países, com o objetivo de registrar as nossas viagens e de ajudar os amigos a viajarem sem ter que vender um rim. O que não imaginávamos era que esse blog fosse ter o alcance que teve. Chegou um momento que esse site começou a receber tráfego vindo de milhares de pessoas, que chegaram aqui para ler as nossas postagens, muitas passaram a nos seguir em redes sociais e que até dinheiro eu comecei a ganhar por aqui!
Caso queiram nos seguir nas redes sociais, seguem os nossos links:
Falo, sem sombras de dúvidas, que isso aqui foi a melhor coisa que fiz na minha vida (depois dos meus filhos). Me sinto tão orgulhosa de ter criado um blog sem nenhum conhecimento prévio, de ter conseguido ter um retorno financeiro com ele e de ter conhecido tanta gente especial através dele. Agradeço de coração a cada um que nos acompanhou, que mandou mensagem, que compartilhou publicações e que fez com que o Projeto 101 Países se mantivesse vivo.
De 2013 pra cá passamos por 57 países, repetindo alguns destinos mais de uma vez, tivemos 2 filhos, perdemos 2 dos nossos 4 gatinhos, adotamos mais um gatinho, nos mudamos para o Norte do Brasil, voltamos para o Sul, passamos por uma pandemia, Fabrício aprendeu a fazer desenhos realistas, nos mudamos para o Canadá, iniciei uma nova faculdade (estou estudando programação por aqui ) e já temos nova mudança planejada para breve!
Muita coisa mudou, mas a nossa paixão por viagens continua intensa e não vemos a hora de partirmos para a próxima aventura!
Segue abaixo um resuminho de quantos países cada integrante do Projeto 101 Países visitou:
Gabi: 61 países | Fabrício: 61 países | Projetinho: 19 países | Projetinha: 2 países
Aqui você pode ver algumas das nossas retrospectivas de viagens:
Organize sua viagem com a gente:
Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor SEGURO para as suas necessidades - utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: p101p ao final da contratação.
Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!
Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em mais de 165 países! Você recebe o seu chip do omeuchip em casa e viaja conectado.
Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.
Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em diversos países – evite filas!
Aqui você encontra passagens aéreas com as melhores taifas. Garanta já a sua!
Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?
Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente
Longa vida ao Projeto 101 países!
Muito obrigada! Para todos nós 😉
De nada. 😉
Gabi
Parabens pelo projeto, acompanho há muito tempo.
Voçe escreve muito bem. Torço que concluam esse projeto para iniciar outro(193 países rsrs. Eu estou nesse)
Newton Losi
Muito obrigada pela mensagem! Sim, o nosso plano é visitar os 193, mas se não conseguirmos, que pela menos a gente chegue ao número 101 hehe
Boa sorte nas suas aventuras 😉
Abraços