Visto para o Sri Lanka

Como tirar o visto para o Sri Lanka – Electronic Travel Authorization (ETA)

Tem vontade de conhecer o Sri Lanka e não sabe nem como começar a programar a viagem? É importante que saiba que os brasileiros e os portugueses que desejam visitar o país precisam de uma Autorização Eletrônica de Viagem – Electronic Travel Authorization – ETA; uma espécie de visto para o Sri Lanka.

Sem essa autorização em mãos, não conseguimos nem embarcar para o Sri Lanka. Mas pode ficar tranquilo(a), pois é bem simples solicitá-la.

Passo a passo para tirar o visto para o Sri Lanka

Embora seja um processo simples e rápido, recomendo que solicite a sua autorização pelo menos uma semana antes da viagem.

Quando tiramos as nossas autorizações, não demorou nem 24 horas para recebermos as cartas de aprovação, mas, como “seguro morreu de velho”, é sempre bom resolver essa parte burocrática com um pouco de antecedência.

#1 Solicitando a ETA

Para solicitar a ETA é necessário entrar no site oficial do Departamento de Imigração do Sri Lanka.

No site oficial, escolha cada uma das opções que listaremos na seqüência:

  • Clique em “Apply“;
  • Leia os termos e condições e clique em “I agree“;
  • No lado esquerdo da página escolha: Tourist ETA – Apply for an individual;
  • Complete o formulário (em inglês) com as suas informações pessoais;
  • Confirme os seus dados – muita atenção com o nome, número do passaporte e datas de expedição e validade do documento.
#2 Pagamento

O pagamento da ETA poderá ser efetuado apenas com cartões de crédito Visa, Mastercard ou American Express.

A autorização custa U$35 por pessoa.

O site utiliza os códigos de segurança MasterCard SecureCode e Verified by Visa. Fiz procedimento para tirar 3 vistos, e tive problema no pagamento de um deles porque tanto o código de segurança do MasterCard quanto o do Visa não funcionavam.

Após aproximadamente 10 tentativas (é verdade, tentei tanto que já sabia todos os dados de cabeça) finalmente consegui finalizar a última solicitação.

#3 Recebimento da carta de aprovação

No mesmo instante em que enviei a solicitação, recebi um email confirmando o envio do meu pedido. Aproximadamente 10 minutos depois, recebi a carta de aprovação por email!

Não imaginava que seria tão rápido!

Confirmação de solicitação de ETA Sri Lanka

O primeiro email que recebi, confirmando a solicitação da ETA

Carta de aprovação ETA Sri Lanka

A carta de aprovação da ETA

⚠️Atenção: não esqueça de imprimir a carta de aprovação que você receberá por email. Sem ela, podem lhe impedir de embarcar para o Sri Lanka.

#4 Outras informações importantes sobre o visto para o Sri Lanka
  • A autorização tem um prazo de aproximadamente 6 meses para ser utilizada;
  • O solicitante poderá ficar no Sri Lanka com a ETA por um prazo de até 30 dias a partir da data de chegada ao país;
  • É proibido utilizar a ETA se a viagem for a negócios, estudos, participação em ONGs, trabalho com jornalismo ou encontro com partidos políticos;
  • Se as informações contidas na solicitações estiverem incorretas, será cobrado novamente U$35 para atualizar os dados;
  • Os mesmos documentos utilizados para solicitar a autorização devem estar com você no momento em que estiver entrando no Sri Lanka. Caso entre com documento diverso, terá que pagar novamente U$35 para atualizar a ETA;
  • Tenha em mãos a passagem de avião de volta e dinheiro que comprove conseguir se manter no Sri Lanka durante a sua viagem.
#5 Imigração no Sri Lanka

Partimos de Bangkok, Tailândia, e no balcão da companhia aérea – Sri Lankan Airlines – solicitaram a carta de aprovação – ETA.

Entramos e saímos do país por Colombo, a maior cidade do Sri Lanka.

Na chegada, verificaram os nossos passaportes, colaram um adesivo (que é o visto) e carimbaram a entrada. Não me perguntaram absolutamente nada.

Na saída do país, apenas carimbaram os passaportes sem nenhuma pergunta.

⚠️Atenção: o aeroporto de Colombo é caótico. Passamos por umas 3 inspeções de segurança dentro dele e pegamos uma fila imensa e bagunçada na imigração. Chegue com antecedência para não perder o voo!

Leia também:

Organize sua viagem com a gente:

 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor seguro para as suas necessidades – utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: PROJETO1015 ao final da contratação.

Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em até 140 países! Você recebe o seu chip da Easysim4u em casa e viaja conectado.

Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em mais de 20 países – evite filas e ganhe descontos!

Faça uma cotação de moeda estrangeira, encontre as melhores taxas de câmbio e compre euro, dólar, libra e outras moedas estrangeiras aqui.

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente

8 Comentários

  1. Katia

    Olá,
    Vou tirar o visto com uma amiga, podemos fazer a entrevista juntas?

  2. Juliana

    Ótimo post. Realmente o aeroporto de Colombo não é dos melhores, mas eles estavam reformando a pista (de janeiro a abril, salvo engano), o q agravou a situacao, pq o aeroporto ficava fechado de 8.30 as 16.30. Com a concentração dos voos no período da tarde/noite, complicou. Nos fomos na mesma época q vcs, e como havíamos recebido um e-mail da cia aérea sobre a obra, chegamos cedo e não houve problemas e nem filas. Agora… o trânsito em Colombo é péssimo, levamos 1.40 de taxi até o aeroporto.

    • Trânsito louco, hein?
      Essa situação do aeroporto de Colombo precisa melhorar. Não recebemos email da cia área, mas não tivemos problemas por chegarmos cedo.
      Mesmo assim estava um caos rs

  3. Adooooro esses posts detalhados assim!! hehehe
    Não vejo a hora de chegar por lá!
    Ansiosa pelos próximos posts tb!

Trackbacks for this post

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados * *

Translate »