Bratislava é a capital da Eslováquia, país situado na Europa e que faz fronteira com a Polônia, República Tcheca, Áustria, Hungria e Ucrânia.
Entre 1918 e 1992 esse país eslavo, junto com a atual República Tcheca, formaram a Tchacoslováquia. A partir de 1 de janeiro de 1993 o país tornou-se independente e passou a se chamar República Eslovaca ou Eslováquia. Isso quer dizer que a Tchecoslováquia não existe há mais de 20 anos!
Por causa de sua localização, é muito fácil conhecer a Eslováquia, e a sua capital fica a 3 horas de trem de Budapeste ou 1 hora de Viena. Como Bratislava é pequena, é possível até mesmo fazer um bate e volta de Viena, já que a viagem é rápida e as passagens de trem não são caras.
O país adotou o euro como moeda, o que facilita bastante a vida dos turistas! Passear por lá é relativamente barato, principalmente se compararmos a outras capitais europeias. Nunca assisti ao filme “Eurotrip”, mas amigos contaram como é mais ou menos o enredo e perguntaram se Bratislava tinha alguma semelhança com aquilo. Bem, se o filme for do jeito que me contaram, a cidade não tem nada a ver com o que a comédia americana tenta retratar. A cidade até tem um custo de vida baixo, mas nada comparado ao que me disseram que se passava no filme rss
Mas onde fica a Eslováquia?
O país está localizado na parte da Europa conhecida como o Leste Europeu, composta por países que foram dominados pelos soviéticos. Como dissemos no início, a Eslováquia faz fronteira com: Ucrânia, Polônia, República Tcheca, Áustria e Hungria. Por isso, é um local de fácil acesso para os turistas que passam por essa parte do continente.
Chegamos a Bratislava em um dia muito nublado de inverno, aqueles dias que quando estamos em casa preferimos ficar debaixo das cobertas assistindo a um filme. Mas o tempo feio não me deixaria no hotel de forma alguma, afinal, eu só tinha aquele dia para conhecer a cidade, e férias, para gente, não combinam com descanso!
O centro histórico da cidade – conhecido como Staré Mesto – é o coração da capital eslovaca e, apesar de pequeno, é o lugar com a maior densidade populacional da capital. No local há muitas lojas, bares, restaurantes, construções medievais, igrejas e artistas de rua. Bratislava é um grande exemplo de que “tamanho não é documento!”. Veja alguns dos principais pontos da cidade:
#Grasalkovičov palác – Palácio presidencial
Também conhecido como Prezidentský palác, é a residência do presidente da Eslováquia. Construído em 1760, esse edifício ao estilo rococó está localizado na maior praça de Bratislava – Hodžovo námestie – que fica bem no centro da cidade.
Não é possível visitar o interior do palácio, apenas o seu parque, que tem a entrada gratuita. Passamos pelo local no caminho para a estação de trem e paramos apenas para observá-lo, mas não tivemos tempo de andar no parque.
O palácio está localizado entre a estação de trem e o centro histórico, podendo ir a pé para os principais pontos turísiticos da cidade.
Horários do parque: Abril e maio: 10:00 – 20:00 Junho a setembro: 08:00 – 22:00 Outubro a março: 10:00 – 19:00
#Bratislavský hrad – Castelo de Bratislava
Um dos maiores símbolos da cidade, essa construção de formato retangular e construída no século X fica no alto de uma colina, de onde se tem uma bela vista da cidade e do rio Danúbio.
No século XVI, Bratislava se tornou a cidade oficial da coroação dos reis húngaros e o castelo passou a ser residência do rei. Já em 1811, o castelo foi destruído por um incêndio, ficando em ruínas. Somente em 1956 iniciaram a sua reconstrução, que acabou em 1968.
Infelizmente não conseguimos visitá-lo por dentro, simplesmente porque não encontramos o local para comprar os ingressos. Demos uma espiada na porta, mas não vimos ninguém por lá e não havia nem uma placa informando onde era a bilheteria. Talvez estivesse fechado…
O castelo é tão grande que, para conseguir uma foto do prédio inteiro, é preciso estar em algum local muito distante, de preferência na outra margem do rio.
#Katedrála svätého Martina – Catedral de São Martinho
Local de coroação do Reino da Hungria entre 1563 e 1830, essa construção do século XII é uma das igrejas mais antigas da capital.
Ela está localizada próxima ao Castelo de Bratislava e o caminho entre essas duas construções é interessante, já que a arquitetura da cidade é bem diferente para os turistas brasileiros e a segurança também é de primeira, como na maior parte da Europa!
É possível visitar a cripta da igreja que está aberta a visitantes nos seguintes horários:
Segunda a sábado 09:00 às 17:00 Domingos das 13:30 às 16:0
#Michalská brána – Porta de Miguel
Bratislava era rodeada de fortificações medievais e hoje em dia essa é única porta medieval preservada da cidade e um dos poucos resquícios de construções dessa época.
Essa construção foi erguida aproximadamente em 1300 e abriga em sua torre o museu de fortificação medieval e de armas.
É considerado um dos grandes cartões postais da cidade e é impossível passear pelo centro de Bratislava sem passar pela famosa e histórica porta. Observe na foto que há várias lojinhas e restaurantes ao redor da porta, pois essa é a parte mais central da cidade, ou seja, mais turístico que isso é impossível!
#Nový most – Nova ponte
Originalmente conhecida como ponte da resistência nacional eslovaca, essa ponte teve seu nome modificado em 1993, quando passou a se chamar ponte nova.
Essa ponte que atravessa o rio Danúbio abriga um luxuoso restaurante e por causa do formato de um disco voador foi apelidado de “UFO”. Do alto da torre é possível ter uma vista privilegiada da cidade e pode ter acesso ao local tanto quem vai ao restaurante quanto visitantes.
Para ter acesso ao deck e poder contemplar a vista da cidade é cobrada uma entrada, que na época da nossa visita custava 6,64 €. A visitação pode ser feita nos seguintes dias e horários:
Domingo a sexta: 10:00 às 22:00 Sábado: 11:00 às 22:00
O restaurante funciona todos os dias das 12:00 às 23:00.
#Slovenské národné divadlo – Teatro Nacional da Eslováquia
Esse prédio ao estilo renascentista foi construído em 1886 e hoje é um dos lindos prédios que fazem de Bratislava uma cidade tão agradável.
Este prédio é o antigo teatro profissional que contém o conjunto de opera, ballet e drama. O teatro nacional está localizado a poucos metros do rio Danúbio e, como tudo na cidade, é bem pertinho das outras atrações.
Passamos pelo local rapidamente de dia e de noite e não chegamos a entrar no teatro, mas pelo menos tiramos algumas fotos desse edifício tão bonito.
#Estátuas de Bratislava
Andar pelas ruas da capital eslovaca é se deparar com estátuas e ter que fazer fila para tirar fotos com elas. Isso mesmo! As estátuas de Bratislava são famosíssimas e os turistas adoram!
Bem próximo ao castelo de Bratislava, há uma estátua de uma mulher e vários pássaros ao seu lado e outros em seus ombros. Acho que deu para perceber que o único dia que passamos na cidade estava bem nublado e não vimos muitas pessoas nas ruas. Acredito que no verão a paisagem seja bem diferente e bem mais animada.
Não havia uma alma viva perto dessa estátua e, diferentemente de outras, não precisamos nem esperar para conseguir uma foto ao seu lado.
Você pode se bater com um personagem conhecido do século XX chamado Schöne Náci, que andava pelas ruas da cidade falando gracinhas para as mulheres. Essa é uma das estátuas disputadas e, por estar localizada no centrinho histórico, pode ser que você precise entrar na fila para tirar uma foto dele!
Tenha também muito cuidado para não tropeçar na cabeça de Cumil, um trabalhador saindo do bueiro. Dizem que ele é apenas um homem comum que gosta das saias das moças.
Tanto a estátua de Schöne Náci quanto a de Cumil ficam na Rybarská Brána.
Outra figura famosa é a estátua de soldado de uma tropa napoleônica, que está com os braços debruçados em um banco na praça principal da cidade – Hlavné námestie. Essa é uma das estátuas mais famosas de Bratislava e tivemos dificuldade em encontrá-la porque no local havia uma feira de Natal com várias barraquinhas. Infelizmente a estátua estava escondida atrás de uma das barracas e não conseguimos tirar uma foto muito boa dela.
Na Poštová ulica, há uma estátua de bronze que representa duas mulheres, uma sentada em cima de um skate e outra na caixa de correspondências. O legal é que a própria estátua funciona como caixa dos correios!
Uma outra estátua conhecida é a de um paparazzo, que ficava com a máquina nas mãos em uma esquina da cidade. Estivemos nessa esquina e infelizmente a estátua não estava lá. Não sei se a tiraram para fazer alguma reforma ou se a trocaram de local.
Ficamos hospedados no Ibis Bratislava Centrum e adoramos a localização do hotel!
Organize sua viagem com a gente:
Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor SEGURO para as suas necessidades - utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: p101p ao final da contratação.
Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!
Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em mais de 165 países! Você recebe o seu chip do omeuchip em casa e viaja conectado.
Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.
Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em diversos países – evite filas!
Aqui você encontra passagens aéreas com as melhores taifas. Garanta já a sua!
Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?
Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente
Ai, que cidade fofa!!! Quero muito conhecer!!!
É uma fofurinha mesmo 😉
EU e meu marido estávamos em dúvida sobre ir à Bratislava, mas você me animou. Amei todas as dicas e fotos. Vamos a Eslovênia, Hungria, Croácia, Eslováquia e terminar a viagem em Viena. Muito obrigada.
Estou indo no fim do mes. Acompanhei sua viagem pelo snap e agora adorando as postagens. Vc escreve mto bem explicadinho, adoro !!!! Boas viagens rsrs
Que legal! Vai conhecer outros países do leste além da Eslováquia?
Obrigada pela mensagem 😉
Vale muito a pena, até mesmo para passar um dia!
Poxa, não temos foto dando beijo em Bratislava 🙁
Prometo que não faltará mais viagem sem foto com beijo (a não ser que o local não permita carinho em público rss)
Beijos
Quase fui esse ano. Eu acompanhei meu marido em um trabalho em…..ESQUECI O NOME AGORA..RS! …Bom, o lugar era próximo, porem acabou que nao deu certo, pois tivemos que fazer outra coisa. Mas agora com esse post lindo, Bratislava não me escapa.
Ah, sabe o que falta nos post? Um foto de beijo, pois em cada lugar um beijo, não é mesmo?
Beijos
Olá Eduardo!
Eu fiz a viagem ao contrário da sua. Primeiro fomos a Budapeste, depois Bratislava, Viena e Praga. Vou seguir o meu roteiro e em breve escreverei sobre Viena e Praga.
Boa viagem!
Abraços
Gabi, estou gostando das suas dicas pois este mês estarei indo, com minha esposa, de Trem saindo de Praga ficando um dia em Bratislava, e depois Budapeste.