O Aeroporto de Hong Kong (HKG) está localizado em Chek Lap Kok, uma ilha ao norte de Lantau, que abriga, em toda sua extensão, apenas o aeroporto. Embora o país seja composto por mais de 200 ilhas, pela península de Kowloon e pelos novos territórios, o circuito turístico é dividido basicamente entre 2 ilhas (Lantau e Hong Kong Island) e Kowloon. Se Hong Kong é o seu próximo destino, provavelmente você ficará hospedado em Hong Kong Island ou em Kowloon.
Os trajetos aeroporto-centro-aeroporto podem ser feitos de táxi, metrô ou ônibus (o mais econômico de todos). Nas duas oportunidades que visitamos Hong Kong, utilizamos meios de transportes diferenciados e vamos contar nossa experiência sobre cada um.
O primeiro deles foi o MTR – Airport Express, que é o trem que sai do aeroporto e chega ao centro de Hong Kong em pouco menos de meia hora. Este trem opera com uma frequência de 12 minutos. Certamente, é a forma mais prática e rápida de chegar a Hong Kong Island, mas também é uma opção cara.
Os valores das passagens variam de acordo com o tipo de viagem: se somente de ida (single journey) ou de ida e volta (round trip) e também de acordo com a estação desejada (Tsing Yi Station, Kowloon Station e Hong Kong Station).
Optamos por comprar o bilhete de ida e volta, já que retornaríamos ao aeroporto 3 dias depois e esse passe sairia mais barato do que se comprados dois bilhetes únicos separados. A nossa estação era Hong Kong Station, pois ficamos hospedados em Hong Kong Island.
Chegando a Hong Kong Station, pegamos o ônibus que leva a diferentes hotéis da ilha e que nos deixou na porta de onde ficamos hospedados. Este ônibus é integrado com o MTR e não precisamos pagar nada a mais para utilizá-lo.
Horários dos trens que saem do aeroporto:
- Primeiro: 05:54
- Último: 00:48
Horários dos trens que vão ao aeroporto:
De Hong Kong Island:
- Primeiro: 05:50
- Último: 00:48
De Kowloon:
- Primeiro: 05:53
- Último: 00:52
De Tsing Yi:
- Primeiro: 06:00
- Último: 00:59
Um mês depois, voltamos a Hong Kong, dessa vez vindos de ferry de Macau. Para ir de Hong Kong Island ao aeroporto, pretendíamos pegar novamente o trem, mas descobrimos que havia um ônibus, que fazia o mesmo trajeto e que era muito mais viável financeiramente.
Há várias linhas que saem do aeroporto para diversas partes da cidade (Lantau, Hong Kong Island e Kowloon) e os que saem das ilhas para o aeroporto. Como estávamos hospedados em Hong Kong Island, pegamos o ônibus A22 a poucos metros do hotel.
Os valores das passagens também variam de acordo com o local para onde você deseja ir e são absurdamente mais baratos que os passes de metrô para o aeroporto. Para se ter uma ideia, o bilhete de metrô de Hong Kong Island para o aeroporto custa HK$ 100, enquanto o passe de ônibus que faz o mesmo trajeto sai por HK$ 39. Caso você opte por pegar o ônibus, tenha o valor certo da passagem em dinheiro, pois só aceitam o valor exato.
A única desvantagem do ônibus em relação ao trem é que o percurso até o aeroporto demora mais (aproximadamente 20 minutos a mais que se feito de trem). Mesmo assim, a economia é tão grande que vale a pena sacrificar alguns minutos a mais para pegar o ônibus.
Os horários dos ônibus variam também de acordo com o ponto, mas operam, em média, a partir de 05:30 da manhã até aproximadamente 22:30 e há ônibus que funcionam durante a madrugada
Para saber informações sobre horários e valores atualizados, acesse o site oficial.
Veja também:
➡️Hong Kong Island: a principal ilha de Hong Kong
➡️Hong Kong: a ilha de Lantau e o Grande Buda
➡️ Hong Kong: passeio turístico por Kowloon
➡️ Como viajar entre Hong Kong e Macau
➡️ Air Asia: a low cost mais famosa da Ásia
Organize sua viagem com a gente:
Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor SEGURO para as suas necessidades - utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: p101p ao final da contratação.
Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!
Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em mais de 165 países! Você recebe o seu chip do omeuchip em casa e viaja conectado.
Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.
Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em diversos países – evite filas!
Aqui você encontra passagens aéreas com as melhores taifas. Garanta já a sua!
Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?
Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente
Boa tarde, sempre leio suas dicas, são ótimas, muito boas. Você poderia me passar seu roteiro da China `por favor. Vou em abril de 2017, de 06 a 27 de abril, são 20 dias. Obrigado
Olá! Tudo bem?
Só fomos a Hong Kong.
Aqui minhas dicas:
– Hong Kong Island: https://projeto101paises.com.br/2015/03/hong-kong-island-principal-ilha-de-hong.html
– Lantau Island: https://projeto101paises.com.br/2015/04/hong-kong-ilha-de-lantau-e-o-grande-buda.html
– Kowloon: https://projeto101paises.com.br/2016/04/hong-kong-passeio-turistico-por-kowloon.html
Estou à disposição!
Abraços