Voando do Brasil para Europa pela Iberia

A nossa última viagem de 2015 foi para Europa, onde pretendíamos conhecer os países Bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia). Após muita pesquisa, decidimos comprar pela Iberia, que era a companhia que tinha as passagens aéreas mais baratas. Essa era a segunda vez que viajávamos para a Europa pela empresa, que, por ser espanhola, sempre faz uma parada em Madri na chegada e outra na saída do continente.

Embora o nosso destino final fosse Roma, passamos pela imigração apenas em Madri, pois a Itália, assim como a Espanha, é signatária do Acordo de Schengen, que é um acordo de livre circulação entre vários países europeus.

⚠️O seguro viagem, com cobertura mínima de 30 mil euros, é obrigatório para entrar na Europa.

O Acordo estabelece também a obrigatoriedade de seguro viagem que garanta assistência médica, com cobertura mínima de 30 mil euros, para os turistas que estão viajando para o continente europeu.

Se é o seu caso, aproveite para contratar seu seguro agora! Faça uma cotação online e escolha o melhor seguro para as suas necessidades.

Compramos as passagens no site da Iberia 5 meses antes da viagem e havia a possibilidade de parcelar o valor em até 10x sem juros. Como o destino mais barato era Roma, compramos os trechos: Rio – Roma e Roma – Rio, ambos com conexão em Madri. A única diferença que notei em relação à última vez que havíamos comprado no site da empresa foi que, desta vez, para marcar os assentos, a empresa estava cobrando R$ 45,00 por passageiro, por trecho.

No dia da viagem, fizemos o check in pela internet e nos dirigimos ao balcão da empresa para trocar a tarjeta de embarque e despacharmos as malas (decidimos despachar as malas, mesmo pequenas, porque faríamos conexão em Madri e queríamos aproveitar para passear. Como o guarda-volumes do aeroporto é caro, saiu mas em conta deixar para pegar as malas em Roma). Cada passageiro poderia despachar duas malas de até 32kg e embarcar com uma mala pequena de mão.

Check in Iberia

Check in da Iberia no Aeroporto do Galeão (Rio de Janeiro)

A aeronave  que fez o trecho Rio – Madri era antiga e sem entretenimento de bordo (igual à que viajamos pela empresa em 2013). A configuração era 2 – 4 – 2 (dois assentos em cada janela e 4 assentos no meio).

Passamos quase 10 horas (do Rio até Madri) sem ter uma telinha na sua frente onde você pode assistir ao filme que quiser, ouvir música, jogar ou ver o mapa. A boa notícia é que a Iberia está atualizando a sua frota! Esperamos que na próxima viagem a gente já saia do Brasil nas aeronaves novas 😉

Iberia Voo Rio Madri

Aeronave antiga que nos levou até Madri

O jantar foi servido algumas horas após a decolagem e tinha duas opções: carne ou massa, que vinham acompanhadas de salada, sobremesa e uma bebida (suco, refrigerante, cerveja, vinho ou água). Eu escolhi a massa e Fabrício escolheu a carne.

Pouco antes de chegarmos a Madri (já de manhã) foi servido o café da manhã: frutas, sanduíche, um pão doce, suco, leite. café ou chá.

Refeicao Iberia Rio Madri

Jantar no alto e café da manhã na parte de baixo

Chegamos cedinho em Madri, passamos pela imigração e, como nosso voo para Roma sairia de noite, resolvemos passear um pouco pela cidade, rever alguns locais que gostamos e visitar outros que ainda não conhecíamos.

A aeronave para Roma era parecida com as aeronaves que fazem voos domésticos aqui no Brasil, com a configuração 3 – 3 e serviço de bordo pago.

Na volta, pegamos novamente um voo de Roma para Madri e a aeronave era bem parecida com a primeira que tinha feito o trajeto até Roma.

Já a aeronave de Madri para o Rio de Janeiro era completamente diferente da que nos levou para a Europa! Agora viajaríamos em uma aeronave novinha, com telinhas individuais de entretenimento de bordo (algo que deveria ser obrigatório em qualquer voo de longa distância).

Iberia Voo Madri Rio

A gente entra pela classe executiva, mas segue para a realidade da econômica rs

Voo Iberia Madri Rio

Telas que fazem a diferença

Algumas horas depois da decolagem, serviram o almoço, que dessa vez só teve uma opção: massa. Na verdade, o comissário nem perguntou, já serviu o que tinha e pronto.

Para acompanhar: salada, pão, sobremesa e uma bebida. Na chegada ao Brasil serviram croissant, um doce, iogurte e uma bebida.

Comida Iberia

A única opção para jantar

Lanche Iberia Madri Rio

O lanche da chegada ao Brasil

Fora o avião antigo da ida, não vi muita diferença em viajar pela Iberia ou pelas outras empresas europeias que conhecemos.

A aeronave da volta com entretenimento de bordo era boa e a comida é razoável, nada diferente das outras empresas  aéreas.

Gostamos de viajar pela Iberia e voltaremos a voar por ela se os valores das passagens estiverem mais baixos que nas outras cias.

Leia também:

Saiba como é a imigração na Europa

Como ir do aeroporto de Madri ao centro

Roteiro de um dia em Madri 

Viaje para a Europa com um chip de internet ilimitada

Por que é necessário contratar um seguro viagem?

Como ir dos aeroportos de Roma ao centro

Roteiro de uma tarde em Roma

Novas regras para despachar as bagagens em voos nacionais e internacionais

Organize sua viagem com a gente:

🏢 Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

🏥 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor seguro para as suas necessidades.

📱Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em até 140 países! Você recebe o seu chip da Easysim4u em casa e viaja conectado.

🎟Compre ingressos para passeios e atrações turísticas na Espanha e em muitos outros países – evite filas e ganhe descontos!

🚘 Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

💵 Faça uma cotação de moeda estrangeira, encontre as melhores taxas de câmbio e compre euro, dólar, libra e outras moedas estrangeiras aqui.

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente 😉

Organize sua viagem com a gente:

 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor seguro para as suas necessidades – utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: PROJETO1015 ao final da contratação.

Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em até 140 países! Você recebe o seu chip da Easysim4u em casa e viaja conectado.

Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em mais de 20 países – evite filas e ganhe descontos!

Faça uma cotação de moeda estrangeira, encontre as melhores taxas de câmbio e compre euro, dólar, libra e outras moedas estrangeiras aqui.

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente

16 Comentários

  1. Gabriela

    Ola Gabi estou indo para Europa madri e depois Itália, mas estou levando só o voucher de madri pois meu namorado é italiano e vou ficar com ele, e acabei esquecendo a carta de hospedagem vc acha que vai ser tranquilo?? Dinheiro eles pedem para mostrar pq chegarei sozinha!! Mas estou levando cartão internacional!! Bjos obrigadoooo

  2. Joao Luiz

    Como foi a experiência na imigração em Madrid ? Estava vendo exatamente o roteiro que você fez (paises bálticos), mas sempre os vôos com menor preço são via Madri.

    • Olá, João! Já passei pelo aeroporto de Madri diversas vezes e a imigração costuma ser tranquila por lá, pelo menos comigo tem sido nos últimos 4 anos. Eu sempre pego as passagens mais baratas também e é por isso que acabo passando por Madri várias vezes rs
      Abraços

  3. Juliana

    Olá!
    Gostaria de uma ajuda! Vou pra Europa mês que vem e minha imigração será em Madrid pela Ibéria. Estou com medo da imigração. Nunca fiz uma viagem pro exterior, logo, meu passaporte está em branco, acabei de tirar. Vou fazer uma viagem barata, ficar hospedada em hostel, mochilão mesmo. Eu e meu marido não vamos gastas 130 euros por dia juntos (que é o que pedem pra comprovar, né?). Será que eles aceitam a fatura do catão internacional com o limite, tipo a que chega pelos Correios? Alem disso, pode ser o Visa com validade internacional? Ou precisa ser o VTM? Obrigada.

    • Olá! Tudo bem?
      Não precisa levar a fatura do cartão. Se eles perguntarem, você mostra o cartão e avisa qual é o limite (não precisa ser o VTM). Pelo que você falou, está levando dinheiro suficiente + cartão. Só falta o seguro viagem (me avise se precisar de ajuda).
      Pode ficar tranquila quanto ao fato de ser a primeira viagem e ser no estilo mochilão. Esse tipo de viajante é muito comum na Europa e os agentes da imigração já está acostumado.
      Boa sorte 😉
      Beijos

      • Juliana

        Obrigada, Gabriela!
        Mais uma perguntinha: Na hora de comprar a passagem, eu preenchi apenas o meu primeiro e último nome : Juliana Silva, no voucher saiu SILVA, JULIANA. Mas tenho um nome do meio: Juliana Vieira da Silva (assim está no meu passaporte). Acha que terei problemas na hora de fazer check-in ou imigração? Será que preciso ligar na empresa para trocar o nome do bilhete?

  4. Viajei uma vez com a Iberia, de Atenas para Lisboa (também com conexão em Madrid) e não fiquei muito satisfeita. Senti falta da simpatia e os aviões não eram os mais agradáveis. A comida também era paga. E sim, viagem de longo curso sem entretenimento… Uau, deve ser bem difícil! Eu só vou voltar a voar com a Iberia se os preços forem MESMO mais baixos.

    • Fomos a Atenas pela Aegean e achei a empresa muito boa! Acredito que ela não tenha rotas em Portugal 🙁
      Sobre a Iberia, assim que renovarem a frota ficará muito bom, pois teremos entretenimento de bordo em todos os voos entre Brasil e Europa!

  5. Ui! Viagem internacional sem entretenimento a bordo é dificil! Tomara que renovem a frota logo! 😉 Adorei seu post!

Trackbacks for this post

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados * *

Translate »