Como é fazer mergulho em Punta Cana

O primeiro mergulho a gente nunca esquece!

Para nós, a experiência de mergulhar pela primeira vez foi a descoberta de uma nova forma de curtir uma viagem à praia.

Tudo começou quando estávamos no nosso hotel e vimos um quiosque com propaganda de mergulho. Paramos para ver mais detalhes e o atendente disse que poderíamos mergulhar no dia seguinte de manhã.

 Veja onde se hospedar em Punta Cana

No dia e hora combinados, pagamos pelo serviço (um valor um tanto que salgado e bem menor para quem já tem o certificado internacional de mergulho, que não é o nosso caso) e fomos levados em um barco até uma outra parte da praia.

Traslado do nosso hotel até a aula de mergulho

Até que chegamos a uma espécie de escritório da empresa que tem uma estrutura de barraca de praia e que fica em frente a outro hotel na Playa Bávaro. Há aproximadamente quatro salas, dentre as quais tivemos acessos a uma com equipamentos de mergulhos e outra para fazermos o curso.

Sala onde acontecem os cursos de mergulho

Uma pessoa que nos recebeu entregou uma série de formulários em inglês e espanhol e pediu para que os preenchêssemos. Eram perguntas básicas como idade, se a pessoa já passou por alguma cirurgia, faz uso de medicamentos ou sofre de alguma doença.

Após essa etapa, o instrutor nos levou para o lado de fora da sala e, mostrando uns cartazes, começou a explicar alguns símbolos do mergulho, algo que demorou aproximadamente 5 minutos. Depois, pegamos os pés de pato e fomos até a piscina do hotel para aprendermos usar os cilindros.

Aprendemos regras básicas de como respirar usando somente a boca, o que fazer caso entre água nos óculos ou na boca, como ver a quantidade de oxigênio no cilindro, como diminuir os efeitos da pressão e os sinais a serem feitos debaixo d’água. Essa aula demorou 20 minutos e foi uma explicação bem básica mesmo, sem muitos detalhes. Havia um outro casal conosco que nos disse que eles assistiram a um vídeo com muitas informações sobre mergulho e que o vídeo era muito importante.

Concluímos que a aula de 5 minutos com os cartazes deve ter sido um grande resumo do vídeo importante que não assistimos, porque eles queriam aproveitar as quatro pessoas para fazerem o mergulho naquele momento e não deixariam o outro casal esperando por muito tempo.

Equipamentos em mãos, seguimos em um barco para o mergulho no mar!

Ansiosos para mergulhar pela primeira vez!

Assim que o barco parou, nos jogamos no mar e seguimos uma corda para descer até o fundo. Descemos, no total, 10 metros e seguimos sempre o nosso instrutor.

Iniciando o mergulho

O mais interessante foi que, ainda na piscina, eu estava um pouco nervosa com o uso do cilindro e cheguei a duvidar se iria conseguir seguir o mergulho na água após tão pouco preparo. Só que quando caímos na água, parece que entrei em outro mundo e me esqueci completamente de qualquer medo. A sensação era a melhor possível!

Segui todos os passos de como trabalhar com a pressão utilizando o nariz para não sentir incômodos nos ouvidos e realmente não senti nem um pouco de dor.

Naquela altura, a minha grande preocupação era tirar fotos e filmar. Agora imagine que aquela era a primeira vez que eu mergulhava com cilindro e também a primeira vez que manuseei a câmera GoPro debaixo d’água. Com o cilindro, não tive problema algum, já com a GoPro…. Não, a máquina não apresentou problemas, o problema era quem estava do outro lado que não sabia se olhava para a beleza do lugar ou se mudava as inúmeras funções da câmera.

Vida marinha do Mar do Caribe

Eu me preocupei tanto em filmar, que foram poucas as fotos tiradas nessa aventura. Vimos estrela do mar, corais, peixes e até ouriço do mar.

O instrutor colocou o ouriço do mar em nossas mãos para mostrar que ele ficava grudado

O sinal OK para mostrar que tá tudo bem!

Calculamos que o mergulho durou em torno de 30 minutos e só subimos porque não tinha jeito. A vontade mesmo era de ficar muito mais tempo por lá! Fiz um vídeo beeeem amador (aí que vocês poderão perceber a minha intimidade com a GoPro) dos momentos finais do mergulho. Estávamos indo em direção à corda para subir novamente no barco e ir embora.

Temos consciência de que deveríamos ter recebido mais instruções e assistido ao vídeo. O nosso instrutor foi impaciente durante a aula na piscina e isso contribuiu para a insegurança inicial em achar que seria difícil mergulhar. Para ser sincera, a empresa nos prestou um serviço bem amador.

Voltando com aquele gostinho de quero mais!

Mas todos os poucos minutos que passamos mergulhando valeram cada centavo. A sensação é algo inexplicável e só quem mergulha sabe a liberdade que é. Tanto que já pretendemos mergulhar em uma próxima viagem para lugar com praia!

Fizemos o mergulho com a empresa Scuba Quatic.

Organize sua viagem com a gente:

🏢 Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

🏥 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor seguro para as suas necessidades.

📱Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em até 140 países! Você recebe o seu chip da Easysim4u em casa e viaja conectado.

🚘 Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

💵 Faça uma cotação de moeda estrangeira, encontre as melhores taxas de câmbio e compre euro, dólar, libra e outras moedas estrangeiras aqui.

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente 😉

4 Comentários

  1. So para informar que agora existe uma operadora de mergulho Luso-Brasileira em Punta Cana:

    Pelicanosport

    Existem sempre instrutores que falam portugues.

    Saudaçoes subaquaticas,

    Javier

  2. É o tipo de experiência que acho que todo mundo deve ter uma vez na vida. Dudu, já estamos pensando em futuros destinos para mergulhar, acredita?? Foi muito, muito BOM!!!
    Obrigada pelo comentário!
    Bjão

  3. Que massa Gabi!!Experiência bacana heim? Nunca fiz mergulho, tenho muita vontade. Lindas fotos e belo Post. Abçs… 🙂

Trackbacks for this post

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados * *

Translate »