Viagem de trem de Paris a Bruxelas: rápida e barata

Viagem de trem de Paris a Bruxelas: rápida e barata

Resolvemos conhecer Bruxelas de última hora, depois que soubemos da facilidade de chegar à cidade partindo de Paris. Há uma boa variedade de horários de saídas de trens que fazem esse trecho com preços acessíveis (a tarifa mais baixa que encontramos foi de 39€) e a viagem dura 1 hora e 20 minutos.

Os trens partem em Paris da Gare du Nord (Paris Nord), que é uma estação imensa, sendo considerada a estação de trem mais movimentada da Europa e a terceira mais movimentada do mundo. Dentro da Gare du Nord há lojas, banheiros, restaurantes e guarda volumes, e de lá saem várias linhas de metrô e de trens RER, que circulam pela região metropolitana da capital.

⚠️O seguro viagem, com cobertura mínima de 30 mil euros, é obrigatório para entrar na Europa.

Para um bate e volta, uma boa opção é guardar as malas no guarda volumes que fica na estação (o lugar é um pouco escondido). Para quem está entrando pelo portão principal de frente para a Place Napoléon III, siga pela esquerda por dentro da estação até avistar escadas. O guarda volumes estará logo após as descida das escadas, do lado direito. No local é a própria pessoa quem guarda as malas e por isso as bagagens passam pelo raio x.

O interessante desse guarda volumes especificamente é que a pessoa não paga pela número de malas, e sim pelo armário. Alugamos um armário no qual couberam 4 volumes e pagamos 9 euros pela utilização por 24 horas. Entrando no lugar só é preciso colocar as malas e trancar o armário, utilizando moedas. Assim que o armário é fechado, sai da máquina um papel com o código para abri-lo na volta.

Recibo do guarda volumes que é emitido automaticamente pelo armário

Recibo do guarda volumes que é emitido automaticamente pelo armário

Da Gare du Nord saem trens para várias partes da França e da Europa e as empresas que operam na estação são:

Eurostar

Thalys

TGV

Há telões espalhados na estação indicando as chegadas e partidas, então só é preciso ficar atento ao horário do seu trem porque eles começam o embarque mais ou menos 10 a 15 minutos antes da partida.

Viajamos nos trens da empresa Thalys, partindo de Paris Nord, com destino à estação Bruxelles Midi. Compramos as passagens quando ainda estávamos no Brasil através do site da empresa e decidimos pela compra sem emissão de bilhete (Ticketless), pois a tarifa é mais em conta. Assim que é feito o pagamento, o cliente recebe uma confirmação por e mail com o bilhete pronto para imprimir.

O bilhete da passagem indica o número do vagão e da poltrona e deve ser levado impresso, com o código legível. Guarde-o até o fim da viagem pois durante o trajeto passarão fiscais com máquinas que irão ler o código impresso.

Esse foi o email que recebi da empresa (passagem de volta para Paris)

O nosso trem era confortável, com mesa na frente da poltrona, mas sem entretenimento a bordo pois o wifi só funcionava para os clientes que compraram a tarifa Comfort 1 (não foi o nosso caso). Como o tempo de viagem é relativamente curto, compensou pagar pela tarifa mais baixa.

O nosso ponto de parada em Bruxelas foi a estação Bruxelles Midi, que é também o ponto final de quem chega à cidade. Essa estação é também ampla, porém bem menor e mais limpa que a Paris Nord, e há várias lojas bem legais, restaurantes e lanchonetes, dentre eles Subway e Starbucks. Até o hotel onde nos hospedamos (Pullman Brussels Midi), que era de excelente qualidade, era conectado à estação, de forma que uma das portas de saída do hotel era dentro da própria estação.

Assim como em Paris, os horários e plataformas são facilmente encontrados nos televisores espalhados pelo local, podendo ser identificados até mesmo pelas pessoas que não falam francês, flamengo ou inglês. Em caso de atraso, a informação aparece nas telas com a previsão de chegada.

Pelo tempo de viagem e valores, é um ótimo custo benefício fazer um bate e volta ou dormir pelo menos uma noite em Bruxelas, ainda mais se levarmos em conta que por pouco tempo e dinheiro podemos conhecer um pouquinho de um novo país.

Leia também:

TOP 15 atrações imperdíveis em Paris

Como se locomover em Paris por 1, 2, 3 ou 5 dias

Paris: 5 lugares para sair um pouco do roteiro comum

Dica de apart-hotel em Paris 

Como é o réveillon em Paris?

Bruxelas: o que fazer em um ou dois dias

Organize sua viagem com a gente:

 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor SEGURO para as suas necessidades  - utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: PROJETO101PAISES ao final da contratação.

Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em mais de 165 países! Você recebe o seu chip do omeuchip em casa e viaja conectado.

Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em diversos países – evite filas!

✈️ Compre aqui as suas passagens aéreas e consiga as melhores tarifas e condições de pagamento!

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente

Ama animais, viagens e gastronomia, sempre tentando conciliar suas três paixões. Andou por mais de 60 países e está sempre programando a próxima viagem. O destino? Depende das promoções de passagens aéreas!

58 Comentários

  1. Ola, eu estarei em Amsterdam/Paris no final do ano e pretendo passar para conhecer Bruxelas rapidamente durante 1 dia, voce sabe informar se os maleiros automaticos que se encontram dentro da estacao bruxelles-midi estara funcionando normalmente nessa epoca de natal/ano novo e se apresentam algum tipo de super lotacao nesse local?

  2. Bom dia,
    Gostaria de tirar uma dúvida.
    Mais ou menos quanto tempo de antecedência é bom para comprar os tickets de trem? Eu e meu marido iremos no final de dezembro para Europa.
    Obrigada desde ja

  3. Bom dia! Parabéns pelo blog. Tenho uma pergunta, ao comprar a passagem do thalys paris-bruxelas preenchi meu sobrenome errado, coloquei o do meu noivo nolugar do meu sobrenome. Sabe se ao embarcar é feita conferência do ticket e passaporte? Ou conferem apenas o ticket? Obrigada.

    • Olá! Tudo bem?
      Eu não me lembro, mas acho que eles só olharam as passagens.
      Já procurou saber se a Thalys tem suporte online? Talvez eles consertem esse detalhe.
      Torcendo para que dê tudo certo!
      Beijos

  4. Olá, Gabriela.

    Veja se consegue me ajudar. Estou tentando comrpar o bilhete de Paris – Bruxelas pelo site da Thalys e me pede o número de um cartão de viajante.

    The number of your frequent traveller programme (Thalys TheCard) is not correct. Please check the number of your frequent traveller card.
    You have entered multiple identical FTP numbers. Only unique numbers can be applied to multiple travellers

    Você sabe o que é?

  5. Oi Gabriela, tudo bem? Parabéns pelo blog. Sabe dizer se tem um prazo limite para utilização desse guarda volumes em gare du nord? Sairemos de Paris para passar 4 dias pela Belgica e depois voltaremos pra Paris. A idéia seria partir pra Belgica sem malas…

  6. Oi Gabriela! Primeiramente, parabéns pelo Blog, conteúdo nota 1000!
    Gostaria de saber quantos dias vocês ficaram em Bruxelas. Estou indo pra Paris em Julho e queria saber se vale a pena o bate-e-volta. Obrigado!

    • Olá, Matheus! Tudo bem?
      Passamos 2 dias inteiros em Bruxelas e um dia em Bruges. O bate e volta é cansativo, mas dá para fazer. Se puder, durma pelo menos uma noite em Bruxelas.
      Muito obrigada pela mensagem!
      Abraços

  7. Boa tarde,
    Farei uma viagem a Paris em junho próximo de apenas 5 dias.Gostaria de saber se vale a pena reservar um dia para um bate e volta até Bruxelas.
    Adorei o blog.
    Bj Celly

    • Boa tardem Marcelly! Tudo bem?
      Eu acho 5 dias meio apertado para fazer Paris e ainda ir a Bruxelas. Mas claro que tudo depende do seu estilo de viagem. Se você gosta de história e de visitar museus, eu não indicaria. Paris é uma cidade linda e cheia de atrações interessantes para conhecer.
      Beijos

  8. Oi.
    Gostei muito das suas dicas, foram muito úteis.
    Já li em vários blogs de viagem que ficar hospedado próximo às estações de trem não é muito bom por conta do ambiente.O que voce acha disso? Em Bruxelas voce ficou hospedada no Hotel Pullman Brussels Midi, hotel conectado à estação de trem Bruxelles Midi.! A principio ia ficar neste hotel, mas acabei mudando de idéia.
    obrigada. Lu

    • Olá, Lu! Nós não tivemoa nenhum problema em ficarmos hospedados do lado da estação de trem. Achei bem tranquilo. Isso foi em 2013 e não sei como anda a situação na Bélgica atualmente. Esse hotel onde nos hospedamos eram muito bom. Recomendo!

  9. Estou amando este Blog!!!
    Estou muito animada, planejando minha viagem, e o blog está ajudando muito! Informações claras, muitos detalhes, dicas ótimas. Eu, como principiante, estou orientando-me por suas informações. Parabéns!

  10. Olá Gabriela, preciso de uma ajuda, estou no site da thalys (entrei pelo link daqui), e lá pede o nº do celular, mas não abre o prefixo +55 do Brasil, então não consigo cadastrar o meu celular. Como você fez? Se eu optar por DIGITAL HOMEPRINT, resolve o problema??? consigo mesmo imprimir ao final da compra? Meu medo é se for desta forma não ter depois como comprovar que fiz a compra. Por favor me ajude, as passagens estão se esgotando. Bjs. Vera

  11. Oi Gabriela, tudo bem?
    Queria saber a respeito das malas… vi que vocês deixaram no guarda volumes pq era bate e volta, mas eu vou de Bruxelas para Paris só ida.
    Queria saber se o tamanho/peso das malas é o mesmo que o permitido nos aviões. Obrigada!

  12. Olá Gabriela. Você lembra quanto tempo perdeu no guarda volumes da Gare du Nord? Sei que as malas precisam passar pelo RX. A questão do tempo é importante por causa do tempo da nossa conexão. Obrigado.

  13. Olá! Estou com um problema: comprei passagem pela Thalys trecho Amsterdam-Paris, porém na hora de colocar o meu nome, confiei no preenchimento automático e meu primeiro nome ficou como “Mar” ao invés de “Mariana”. Mandei uma mensagem no site da empresa, porém eles não respondem! E não falo inglês fluente para ligar no telefone de contato deles. Você acha que vou ter algum tipo de problema se embarcar com o bilhete com o primeiro nome errado??

    • Olá, Mariana!
      Quando embarcamos com os nosso bilhetes, ninguém pediu documento para conferir. Se o seu bilhete for o ticketless será mais fácil ainda, pois você já tem que ir com o bilhete impresso e provavelmente só vão pedi-lo para poder conferir outros dados, mas não o nome. Pelo menos é o que eu acho com base na viagem que fizemos.
      Abs

    • Olá Mariana,
      Tudo bem?

      Estou com uma situação parecida com a sua. Comprei a passagem pela Thalys de Paris-Bruxelas e notei que a grafia de um nome veio errado. O que você fez? Teve algum problema?

      Obrigada

  14. Olá! Estarei em Bruxelas com a minha esposa em meados de setembro. Pensamos em viajar até Paris e estou com duvida se o melhor será ir de trem ou alugar um carro. No percurso entre as 2 cidades, há pontos de interesse para irmos visitando a região no caso de optarmos por carro?

    • Olá, Carlos! Tudo bem?
      Nunca fomos de carro de Paris a Bruxelas, mas há uma cidade que queremos muito conhecer chamada Lille. Veja no google imagens para ver se te interessa!
      A viagem de trem é bem rápida e não dá para aproveitar a paisagem. Se tiverem essa oportunidade de ir de carro, acho que será bem legal 😉
      Se puder, passe aqui depois da viagem para contar como foi!
      Abraços

  15. Comprei 04 tickets pelos site SNCF(FRANÇA) para viajar de Bruxelas a Amsterdan (combio e sem assento marcado) na data 22 de outrubro. Na hora da confirmação pelo site só optei por retirar os bilhetes na França. Não me enviara por email!!
    Okay, e eu estarei em Paris de 15 a 20 de outubro ,portanto alguns dias antes de chegar em Bruxelas. Quero saber se o procediemento esta certo e se posso retirar meus tickets em Paris alguns dias antes da viagem mesmo sendo de Bruxelas a Amsterdan?

    • Olá, Marcelo. Tudo bem?
      Acredito que você deveria ter recebido algum email de confirmação da compra. Eu recomendo que você entre em contato com a SNCF nas redes sociais (eles respondem rápido no twitter) para saber sobre a situação do seu ticket. Já aconteceu de eu comprar, não receber o email e ter que entrar em contato com eles para me mandarem o ticket.

  16. Olá, Alana!! Muito obrigada pelo elogio ao blog 🙂
    Você pode comprar o bilhete de trem no site da Thalys (mas só há informações em inglês). É possível também comprar no site do RailEurope.
    Não sei se há um horário melhor, mas você já pode começar a fazer uma cotação dos valores e monitorar para ver se não baixam.
    Saindo de Orly, ele pode pegar o trem para Bruxelas na Gare du Nord (é super fácil!). Como eu sou precavida, sempre prefiro comprar as passagens com antecedência para não correr o risco de não conseguir na hora.
    Quando forem em dezembro, vocês terão que responder algumas perguntas na imigração. Geralmente são perguntas do tipo: onde irão se hospedar e por quanto tempo ficarão na Europa (se vão ficar na casa de alguém é ótimo que tenham uma carta convite). Se os seus filhos forem menores, aproveite para deixar uma autorização do pai para eles viajarem com você, pois menores de 18 anos não podem sair do Brasil sem a autorização do pai E da mãe. Quando eu era menor de 18 anos eu precisei de autorização de meu pai (que mora em Portugal) até para fazer passaporte, mesmo tendo ido com minha mãe na Polícia Federal. Antes de seu esposo viajar, veja tudo o que é necessário para embarcar menores (você pode ter essas informações no Juizado de menores e na Polícia Federal).
    Abraços e boa sorte!

  17. Ola Gabriela parabens pelo otimo blog e super dicas!!!! Meu marido vai para Bruxelas dia 21 de julho e chegara la as 12:30 como faço para comprar o bilhete do trem?!! Pode ser nesses sites q vc indicou aqui?!! E como vc me orienta a comprar tipo o horario melhor?!!! E é facil pra ele sair do aeroporto de Orly para pegar o trem para bruxellas?!!! Eu e meus dois filhos iremos em Dezembro!!! Ah e gostaria de saber se chegando no aeroporto eles param a pessoa para fazer perguntas na alfandega?!! Meu esposo esta indo com uma carta convite q o primo dele enviou a ele!!!! Desculpe tantas perguntas se puder me responder ficarei muito feliz e agradecida bj

  18. Olá. Não tem trem regional que faz este percurso a um custo mais baixo e sem necessidade de reservas, assim como Amsterdam-Bruxelas ?

  19. Não sei te responder, mas a estação bruxelles midi já é bem próxima ao centro. Fiquei hospedada em um hotel colado nessa estação.

  20. Oi, sabe dizer se no trecho Londres-Bruxelas Midi (Não falo da all belgium stations) pela eurostar posso pegar qualquer trem para a estacao central de graça?

  21. Olá Mauro! Tudo bem?
    Faz um friozinho legal em Bruxelas nessa época. Sugiro que leve roupas de inverno (principalmente um casacão). Não é nada insuportável, mas com esse clima louco, é sempre bom estar prevenido! Aqui no blog tem um post: Arrumando as malas – inverno. Espero que seja útil!
    Abraços e obrigada!

  22. Olá Gabi!
    Gostei bastante do Blog. Parabéns!
    Estarei em Bruxelas em dezembro de 2014.
    Que tipo de frio devo esperar… brabo, suportável ou normal…e qual tipo de roupa adequada para passear pela rua.

  23. Muito obrigada, Omar!
    Estive em Marrakech há muitos anos e adorei a cidade. Pretendo voltar ao Marrocos assim que puder e entrarei em contato com vocês quando for! Abraços

  24. "Grande artigo e óptimo blog! Deixe aproveitar este seu espaço de comentários para apresentar Viagens em Marrocos.
    Somos uma equipa de especialistas em turismo por todo Marrocos. Planeamos viagens de sonho em Marrocos, passando por deserto, cidades, montanhas e oásis de uma beleza incrível.
    O nosso site é http://www.viagens-em-marrocos.com, e aí pode ver mais detalhes e ideias.
    Se estás a pensar em Marrocos, vem experimentar um dos nossos veículos 4×4 e conhecer os segredos mais escondidos.
    Obrigado.
    Omar"

  25. Voltem mesmo porque estive em Paris sem meu esposo e, quando voltei com ele, a cidade estava muito mais bonita!!!
    Bruxelas é uma graça e vale a pena conhecer!