Mergulho em Koh Tao

Como é fazer mergulho em Koh Tao – Tailândia

Conhecer as ilhas tailandesas é um sonho de muitas pessoas. E quando você consegue aliar uma viagem de férias com mergulho nas águas quentes e mornas da Tailândia? Se você pretende se aventurar nas melhores praias do país, não tenha dúvida que fazer mergulho em Koh Tao é uma das melhores opções!

Situada na província de Surat Thani, Koh Tao é uma das ilhas banhadas pelo Golfo da Tailândia que está entre as favoritas dos mergulhadores, seja pela vasta oferta de cursos de mergulhos, pelos baixos preços ou pela diversidade da vida marinha encontrada por lá.

vida marinha no mergulho em Koh Tao

Vida marinha em Koh Tao – foto cedida pela Davy Jone’s Locker Diving

Mergulhar em Koh Tao foi, pra gente, aquela experiência inesquecível, onde tivemos a oportunidade de ver diferentes espécies de peixes e corais que nunca havíamos visto antes!

Escolha da escola de mergulho em Koh Tao

Com diversas ofertas de escolas de mergulho na ilha, é muito importante que você encontre uma que lhe passe confiança antes de mergulhar.

Procure escolas que tenham instrutores qualificados com certificados emitidos pela Associação Profissional de Instrutores de Mergulho – Professional Association of Diving Instructors (PADI).

Em Koh Tao, há tantas escolas de mergulho que parece que tem uma em cada esquina.

Como prezamos pela nossa segurança, pesquisamos bastante sobre as escolas de mergulho, lemos as avaliações de pessoas nas redes sociais e escolhemos a Davy Jones’ Locker Diving (DJL Diving), um centro de mergulho PADI 5 estrelas.

Sem dúvida que foi uma decisão super acertada, pois não somos mergulhadores profissionais e tudo o que procuramos é um mergulho seguro com instrutores altamente qualificados que façam com aquele momento seja agradável.

Foi o caso dos nossos instrutores na DJL Diving, que tinham os certificados de mestres de instrutores de mergulho – Master Scuba Diver Level.

DJL Diving Koh Tao

A Davy Jone’s Locker fica em Sairee Beach

Instrutores bem qualificados fazem toda a diferença, tanto no treinamento, quanto na parte prática do mergulho, passando confiança aos mergulhadores sem experiência, como a gente.

Digo isso porque a minha primeira experiência mergulhando foi em Punta Cana e, quando comparo com as aulas e preparação dos instrutores em Koh Tao, vejo uma diferença enorme de qualificação da DJL Diving.

⚠️Dica: não recomendo que faça mergulho em um escola que não tenha instrutores certificados com o PADI e que não ofereçam aula teórica e prática na piscina antes de ir para o mar.

Conheço pessoas que fizeram mergulho com aula teórica e prática e mesmo assim não conseguiram mergulhar quando chegaram ao mar por medo!

Como foi mergulhar com a DJL Diving

Se você é iniciante e não tem o certificado PADI, é necessário responder a um questionário sobre a sua saúde. Algumas condições podem proibir a pessoa de praticar o mergulho: como gravidez, epilepsia, infecção crônica do ouvido, enfisema, hemofilia, claustrofobia, depressão, doenças no coração e doenças associadas ao uso de drogas e álcool.

Questionário medico para mergulho

Questionário médico que devemos preencher antes da aula teórica

Após a avaliação, sendo considerado apto, os alunos farão a aula teórica e depois a aula prática na piscina. Somente após a aula na piscina é que poderão ir ao mar.

#1 Aula teórica

A aula teórica é de grande importância para qualquer pessoa que não tem prática com mergulho.

É nessa aula que aprendemos como a pressão debaixo d’água afeta o nosso corpo, como equalizar os ouvidos e as vias respiratórias, e que devemos manter a nossa respiração continuamente, ou seja, NUNCA segurar a respiração enquanto estiver mergulhando.

Aula teórica de mergulho em Koh Tao

A aula teórica é fundamental para dar todo o suporte durante o mergulho

Aprendemos também os sinais a serem utilizados durante o mergulho, para que você consiga se comunicar com o seu instrutor sempre que necessário quando estiverem debaixo d’água.

#2 Aula prática na piscina

Essa aula é essencial para qualquer pessoa que vai mergulhar pela primeira vez! Nas duas ocasiões que mergulhamos, tivemos a aula na piscina e sempre achei que era algo de praxe nas escolas de mergulho.

No dia que fizemos essa aula, eu fiz alguns vídeos no Stories, da nossa conta do Instagram, e expliquei que estávamos fazendo o curso para depois mergulharmos no mar. Uma das nossas seguidoras me enviou uma mensagem dizendo que ela havia mergulhado em Fernando de Noronha e que não tinha tido aula nenhuma antes (nem teórica, nem na piscina) – disse que jogaram ela no mar, explicaram rapidamente os sinais e pronto.

Na primeira vez que mergulhei, em Punta Cana, a aula teórica e prática na piscina foram tão rápidas que eu achei um absurdo e não fui mergulhar me sentindo 100% segura. Imagine então o que é nem ter essas aulas. Depois dessa experiência em Koh Tao foi que pudemos fazer uma comparação e entender o que é uma escola de mergulho séria, que se preocupa com a segurança do aluno.

Piscina para curso de mergulho

A piscina onde aprendemos a usar os equipamentos de mergulho

É na piscina onde o aluno aprende a respirar usando o cilindro, a limpar a máscara, a monitorar a quantidade de oxigênio no cilindro, a usar os pés de pato e a manter os braços sempre ao lado ou na frente do corpo (isso para evitar que o mergulhador bata em algum coral). Aprendemos também o que fazer caso o regulador saia da boca durante o mergulho.

#3 Mergulho nas águas cristalinas de Koh Tao

Chegou o momento mais esperado! Após aprendermos o que é necessário para mergulhar com segurança, finalmente poderemos ter aquela experiência inesquecível que é mergulhar.

Entramos em um barquinho em Sairee Beach e de lá fomos até outro barco maior onde estão todos os equipamentos para o mergulho. Como eram vários grupos para diferentes tipos de mergulhos, cada um foi caindo no mar junto com o seu instrutor. Éramos 3 alunos e fomos ao mar com dois instrutores super gente fina que fizeram toda a diferença!

Com uma visibilidade muito boa e uma riqueza da vida marinha como em poucos lugares no mundo, não é a toa que Koh Tao é um dos lugares favoritos dos mergulhadores que vão à Tailândia.

Aqueles que têm sorte, conseguem ver alguma tartaruga ou tubarão-baleia!!! Mas os que não têm, mesmo assim ficarão fascinados com a variedade de peixes e corais.

Mergulho no mar de Koh Tao

Tubarão-baleia acima e diversos tipos de peixes abaixo – fotos cedidas pela DJL Diving

Vida marinha em Koh Tao

Tudo isso você pode ver mergulhando em Koh Tao! (fotos cedidas pela DJL Diving)

Para quem nunca mergulhou, pode até bater aquele “pingo” de medo antes de cair no mar, mas, ao passo que vamos vendo a beleza debaixo da água, esquecemos as nossas inseguranças e nos divertimos bastante!

Como já treinamos antes dentro da piscina, tudo que devemos fazer é lembrar o que aprendemos nas aulas: respirar normalmente – sem prender a respiração -, equalizar os ouvidos na descida, seguir o instrutor sem tocar em nada dentro do mar e se divertir!

Mergulho em Koh Tao

Experiência maravilhosa!

O que achamos do mergulho em Koh Tao

Embora não tenhamos vários mergulhos para comparar, esse mergulho em Koh Tao foi a melhor experiência que tivemos. O lugar é  realmente INCRÍVEL!!!

Tanto a qualificação que recebemos quanto a atenção dos nossos instrutores, aliado à beleza de tudo que conseguimos ver no fundo do mar fizeram dessa experiência inesquecível.

Mergulho em Koh Tao DJL Diving

Adoramos mergulhar!

Instrutores de mergulho DJL Diving

Com os nossos instrutores após o mergulho

Decidimos fazer um comparativo entre a nossa primeira experiência (no Caribe) a que tivemos com a DJL Diving (em Koh Tao):

Aula teórica

Aula prática na piscina

Segurança

Consciência ambiental

Escola de mergulho no Caribe

Aula teórica com vídeo

Aula explicando como usar respirador e como limpar as máscaras

Deixam mergulhar com a GoPro

O instrutor pegou um ouriço do mar e colocou nas nossas mãos

DJL Diving

Aula teórica com instrutor

Aula explicando como usar respirador e como limpar as máscaras

Não deixam mergulhar com a GoPro – razões de segurança

Fomos orientados a não tocar em nada no fundo do mar

Outras informações sobre o nosso mergulho em Koh Tao:

  • Os nossos instrutores eram australianos e as aulas foram em inglês;
  • Fizemos o Discover Scuba Diving – para iniciantes;
  • Profundidade máxima do mergulho – 12 metros;
  • Aula teórica começa de manhã e o mergulho é de tarde;
  • Valores em março de 2017: 2.000 baht (aproximadamente R$184);
  • Opção de mergulho adicional na mesma tarde por 1.000 baht (aproximadamente R$92);
  • Quem quiser fazer o PADI Open Water Course depois dessa experiência, terá um desconto de 1.000 baht (serão necessários +3/4 dias).

Endereço: 14/102 Moo 2, Sairee Beach, 84360, Ban Koh Tao

Para maiores informações sobre os mergulhos e valores, acesse o site oficial da Davy Jones’ Locker Diving.

*Agradecemos ao Davy Jones’ Locker Diving pela parceria e ressaltamos que as informações aqui presentes são livres e retratam as nossas experiências.

Leia outros posts nossos sobre a Tailândia:

Organize sua viagem com a gente:

 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor seguro para as suas necessidades – utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: PROJETO1015 ao final da contratação.

Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em até 140 países! Você recebe o seu chip da Easysim4u em casa e viaja conectado.

Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em mais de 20 países – evite filas e ganhe descontos!

Faça uma cotação de moeda estrangeira, encontre as melhores taxas de câmbio e compre euro, dólar, libra e outras moedas estrangeiras aqui.

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente

11 Comentários

  1. Sem dúvida que uma boa escola com instrutores qualificados faz toda a diferença! Ainda não tive uma experiência de mergulho, mas é uma das coisas que quero muito fazer. Deve ser incrível ver tão de perto esse mundo que existe no fundo do mar 🙂

  2. Uau! Que experiência incrível! Sö babando aqui…

  3. Teresa Loureiro

    Muito bom Gabriela.
    Obrigada pelas valiosas dicas!
    Vossa fã.
    Abraços
    Teresa

Trackbacks for this post

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados * *

Translate »