Como é voar pela Alitalia

A Alitalia é a maior companhia aérea da Itália, que oferece voos diários do Brasil para a Europa. Há voos diretos dos aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e do Galeão, no Rio de Janeiro, para o aeroporto de Fiumicino, em Roma.

Como a empresa é italiana, saindo do Brasil, o seu primeiro destino será, obrigatoriamente, a Itália, mas isso não quer dizer que você não possa comprar as passagens para qualquer outro destino no continente. Nós, por exemplo, compramos as nossas passagens do Rio de Janeiro para Genebra, na Suíça, e só fizemos a conexão em Roma.

Vale lembrar que passamos pela imigração apenas em Roma, pois a Suíça, assim como a Itália, é signatária do Acordo de Schengen, que é um acordo de livre circulação entre vários países europeus.

⚠️O seguro viagem, com cobertura mínima de 30 mil euros, é obrigatório para entrar na Europa.

O Acordo estabelece também a obrigatoriedade de seguro viagem que garanta assistência médica, com cobertura mínima de 30 mil euros, para os turistas que estão viajando para o continente europeu.

Fizemos os seguintes trechos com a Alitalia:

– Rio de Janeiro – Roma

– Roma – Genebra

– Genebra – Roma

– Roma – Rio

Não tivemos problemas com atraso nem com bagagem em nenhum desses voos.

No embarque no Rio de Janeiro, os passageiros deverão fazer o check in nas máquinas que ficam próximas ao balcão de despacho de malas e depois deverão despachar as malas. Deu algum problema na nossa reserva que impediu o check in dessa forma e tivemos que fazer tudo no balcão da empresa.

Maquinas Check in Alitalia

Máquinas para fazer check in no aeroporto do Galeão

Check in Alitalia Galeao

Balcões para despachar malas no aeroporto do Galeão

As aeronaves eram novas, na configuração 2 – 4 – 2 (dois assentos em cada janela e quatro assentos no meio da aeronave). Em todos os assentos havia um travesseiro pequeno e uma manta. Na frente de cada poltrona,  havia um tela de entretenimento de bordo, com jogos, músicas, filmes e um mapa interativo mostrando a rota do voo. Essas telas de entretenimento são essenciais para voos longos, pois, além de ajudarem a passar o tempo, possuem duas saídas usb para carregar eletrônicos!

Um detalhe que adoramos nessa aeronave especificamente foi o local para colocar a cabeça, pois há uma espécie de almofada ajustável que, por ser flexível, dá mais conforto na cabeça e pescoço. Veja na foto abaixo a parte vermelha e amarela da poltrona.

Aviao Alitalia Galeao Roma

Interior da aeronave que nos levou do Rio a Roma

Nosso voo partiu de tarde e, após algumas horas, foi servido o jantar com duas opções de comida: carne ou massa. Cada um pediu uma opção diferente e ambas vinham acompanhadas de um pratinho de salada e um de frutas, além de pão, torrada e manteiga. Para beber, havia sucos, refrigerantes e bebidas alcoólicas como vinho e cerveja.

Jantar Alitalia Brasil Italia

Opção 1: carne com legumes

Jantar Alitalia Rio Roma

Opção 2: massa

O voo durou toda a noite e só chegamos na Europa no dia seguinte de manhã. Poucas horas antes da chegada, serviram o café da manhã. Foram servidos um pão doce, pão de leite, manteiga, geleia, frios, frutas, iogurte, suco, café, chá e leite.

Cafe da Manha Alitalia Rio Roma

O café da manhã

Chegamos a Roma no Aeroporto Leonardo da Vinci, conhecido como Fiumicino (FCO), o mais movimentado do país. Como estávamos em conexão, seguimos as placas para os passageiros em trânsito, passamos pelo pequeno balcão de imigração, que por sinal foi mega rápido, e procuramos o portão de embarque do voo para Genebra.

Aguardamos algumas horas para o próximo voo e aproveitamos o wifi gratuito disponível para os passeiros, mas que infelizmente era limitado em 1 hora.

A aeronave para Genebra era bem menor, com a configuração 2 – 2. Serviram um pacotinho com biscoito (como os da GOL) e uma bebida.

Alitalia Roma Genebra

Voo de Roma a Genebra

Na volta, o voo de Genebra para Roma foi em uma aeronave parecida com essa acima e com o mesmo serviço de bordo.

Voltamos para o Brasil em uma aeronave com a mesma configuração da primeira (2 – 4 – 2), mas que não era tão nova quanto a aeronave da ida. Havia também tela de entretenimento de bordo com a mesma programação que tinha no voo de ida para a Itália.

Voo Alitalia Roma Rio

Aeronave da Itália para o Brasil: assentos, telas de entretenimento de bordo, controle da tela e por do sol chegando no Brasil

Embarcamos de noite e foi servido o jantar algumas horas depois da decolagem (esquecemos de tirar foto do rango, mas não era muito diferente do que comemos no voo de ida). De manhã, poucas horas antes de chegarmos ao Brasil, serviram o café da manhã que também foi bem parecido com o do outro voo.

Cafe da Manha Alitalia Roma Rio

Café da manhã poucas horas antes de aterrissar no Brasil

Não temos frescura nenhuma para escolher a companhia aérea antes de viajar, pois vamos com aquela que tiver o valor mais baixo e, neste caso, foi a Alitalia. A classe econômica é sem muito conforto, assim como em tantas outras empresas que já viajamos para Europa. Não vi muita diferença entre a Alitalia e as companhias áreas portuguesas e espanholas, por exemplo. O atendimento do comissário de bordo europeu é seco e sem muito sorriso, mas percebi que isso é geral pelos lados de lá.

Gostamos da Alitalia e viajaremos pela empresa novamente caso as passagens estejam com as tarifas mas acessíveis!

Veja também:

Saiba como é a imigração na Europa

Uma tarde em Roma

Como ir dos aeroportos de Roma ao centro

O que ver em Milão

Nápoles, a cidade que desperta sentimentos opostos

Pompeia: a cidade devastada pelo vulcão

Organize sua viagem com a gente:

🏥 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor seguro para as suas necessidades – utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: PROJETO1015 ao final da contratação.

🏢 Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

📱Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em até 140 países! Você recebe o seu chip da Easysim4u em casa e viaja conectado.

🚘 Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

💵 Faça uma cotação de moeda estrangeira, encontre as melhores taxas de câmbio e compre euro, dólar, libra e outras moedas estrangeiras aqui.

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente 😉

Organize sua viagem com a gente:

 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor seguro para as suas necessidades – utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: PROJETO1015 ao final da contratação.

Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em até 140 países! Você recebe o seu chip da Easysim4u em casa e viaja conectado.

Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em mais de 20 países – evite filas e ganhe descontos!

Faça uma cotação de moeda estrangeira, encontre as melhores taxas de câmbio e compre euro, dólar, libra e outras moedas estrangeiras aqui.

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente

21 Comentários

  1. Eliane

    Adorei o seu blog… me deixou mais tranquila… eu soube que a aeronave era muito desconfortável. Vou comprar meu seguro por aqui para dar uma força para manter o site no ar…

  2. Margareth d Avila

    Olá Gabriela. Pelo seu relato e de outros site a cia aérea , está no nível médio das concorrentes [Tam, Tap…] ,tratando de cabine econômica. Sempre ouvi falar mal da cia, que fiquei com receio, vou arriscar para Janeiro 2017 caso consiga uma tarifa boa.

  3. Henrique

    Bom dia Gabriela, tudo bem.

    Em Fevereiro estou indo com a Alitalia para Roma, com conexão Milão.
    Para a conexão a bagagem vai diretamente para Milão ou vocês precisaram realizar um novo despacho em Roma ?

  4. Danielle Rocha

    Olá Gabi! Tudo bem?
    É verdade que os assentos próximos a janela possuem uma caixa impossibilidade o passageiro de esticar as pernas?
    Comprei um voo Rio x Roma e reservei os assentos próximos a janela.

  5. Vanessa

    Olá,Gabriela! Vou pela primeira vez à Europa passar 11 dias na Itália em janeiro, na casa do meu namorado,com voo direto,já contratei o seguro saúde,ele fará carta-convite ,e pretendo levar 800 euros.O que preciso mais para passar pela imigração? A imigração de Roma é rigorosa? Preciso me vacinar contra febre amarela? Quero dicas! Obrigada!

    • Olá, Vanessa! Pelo que você me falou, está levando tudo o que precisa. A imigração em Roma não foi rigorosa comigo (não me deram bom dia, não olharam na minha cara e carimbaram meu passaporte). Mas claro que essa foi a minha experiência e não posso afirmar, com base nisso, que a imigração é tranquila. Cada caso é um caso.
      Não é obrigatório ter a vacina de febre amarela para a Europa, mas recomendo a todos que moram no Brasil que se vacinem para evitar problemas futuros em outros países.
      Boa viagem!

  6. Quando fizeram essa viagem? Estive em Roma Fiumicino em Abril, numa conexão para ir de Lisboa a Pisa (e volta), e o Wifi era gratuito para todo o sempre 🙂 Tinha uma espera de 3 horas e fiquei sempre na internet eheh

    O meu voo Roma – Pisa e Pisa – Roma também foi feito pela Alitalia e também gostei do serviço. Só não gostei que não pudesse fazer check-in online na volta… Quem tem voos de conexão no mesmo dia e que sejam operados por outras companhias, excepto Air France, KLM, airberlin, Etihad ou Delta Air Lines, têm de ir ao balcão mesmo… O meu voo de Roma – Lisboa era pela TAP, por isso lá fui eu para a fila do check-in em Pisa para fazer o trecho Pisa – Roma.

    • Essa viagem foi em outubro de 2015, mas em dezembro voltamos novamente ao FCO.
      Pelo menos, até janeiro de 2016 não conseguíamos usar o wifi por mais de 1 hora. Vejo no seu relato que não está mais assim, né?
      Que bom!!

Trackbacks for this post

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados * *

Translate »