Santa Catarina: Páscoa em Blumenau e Pomerode

O feriado da Semana Santa, muitas vezes, é um bom motivo para fazer uma viagem, já que muitas pessoas conseguem tirar uma folguinha para um feriadão prolongado e nada melhor do que usar esses dias livre para descansar e conhecer lugares diferentes.

E foi em um feriadão como esse que fomos parar em Blumenau e Pomerode, duas cidades no interior do estado de Santa Catarina, que sabem festejar a Páscoa de uma forma muito diferente do que estávamos acostumados!

Essas duas cidades fazem parte da região de Santa Catarina conhecida como o Vale Europeu, resquício de uma forte colonização dos imigrantes alemães no século XIX.

Então já deu para perceber que vem algo diferente por aí, né?

#1 BLUMENAU

Fomos a Blumenau pela primeira vez em dezembro de 2010 e gostamos bastante da cidade e da decoração especialmente feita para a época do Natal. Retornamos em abril de 2015 e, dessa vez, vimos uma Blumenau diferente, com lojas vendendo diversos artigos onde o tema central era a Páscoa. Vimos paninhos de prato, guirlandas e outros objetos decorados de coelhos e cenouras.

As comemorações de Blumenau se concentram na Vila Germânica (a mesma que é palco da Oktoberfest – todos os anos, no mês de outubro). É em um enorme galpão onde ocorre a Osterdorf, palavra que vem do alemão e significa “Vila da Páscoa”.

Todas as lojas ao longo da Vila Germânica são decoradas para a época. Na vila, é montada uma árvore de Páscoa (já ouviu falar?) e uma casa do coelho (muito parecida com a casa do Papai Noel). No grande galpão, artesãos vendem seus trabalhos que foram confeccionados especialmente para a data.

Árvore de Páscoa na Vila de Páscoa Blumenau

A árvore de Páscoa da Vila Germânica – em Blumenau

Blumenau Páscoa na Vila Germânica

Lojas decoradas da Vila Germânica

Vila Germânica Blumenau Páscoa

Mais decoração pela Vila Germânica

Observamos que há oficinas de pintura para os visitantes na Osterdorf, principalmente para as crianças, que têm a oportunidade de pintar as cascas dos ovos e, assim, criar um ovo de Páscoa personalizado. Entretanto, vimos  também muitos adultos se divertindo com a brincadeira!

Esse tipo de atividade é uma herança da cultura alemã, tão predominante na cidade. A pintura nas cascas dos ovos é uma tradição europeia, de origem católica, que tem registros do século XII, quando a igreja começou a abençoar os ovos, que simbolizavam a ressurreição de Cristo.

Decoração Osterdorf

E na Vila Germânica tudo fica assim!

Vilinha de Páscoa Blumenai

A Casa do Coelho

Decoração de Páscoa na Vila Germânica Blumenau

Mais decoração com o personagem principal da Páscoa!

Apesar de várias lojinhas do centro da cidade também estarem arrumadas para o evento, é na Osterdorf que  a festa realmente acontece. E lá na Vila Germânica você encontrará boas opções de restaurantes típicos da culinária alemã e poderá saborear os famosos chopps da região.

Falando em restaurante, indicamos o Alemão Batata Choperia, que serve umas batatas quentes maravilhosas e com valores bastante razoáveis!

#2 POMERODE

É uma cidade que faz parte da microrregião de Blumenau, tão pertinho que você mal sabe quando sai de uma e entra em outra. Pela sua proximidade, parece até que é um bairro de Blumenau.

Conhecida como a “cidade mais alemã do Brasil”, Pomerode é famosa pela sua Osterbaum, a maior árvore de Páscoa do mundo (pelo menos foi considerada no ano que visitamos o local, em 2015)!!! Com aproximadamente 15 metros de altura, ela é feita de milhares de ovos de plástico colorido (em 2015 eram 80 mil cascas e, em 2016, já são 120 mil!).

Mas antes de chegar à famosa árvore, fizemos uma parada na entrada da cidade, que tem um pórtico na arquitetura alemã, onde encontramos muitas informações turísticas sobre a região.

Esse ponto de parada inicial já é uma atração em si para quem nunca teve o contato com a arquitetura do Vale Europeu, pois é muito bem conservado e com uma decoração tão bonitinha, que atrai de cara os olhares dos turistas.

Além de ser um pequeno centro de informações turísticas, o pórtico abriga também uma  loja de artesanato local, com uma grande variedade de produtos e comidas!

Bela chegada a Pomerode!

Loja em Pomerode

Artesanato local que enche os olhos dos turistas!

Pomerode é uma cidade bem pequena, com uma população de pouco mais de 30 mil habitantes, onde os pomeranos ainda mantêm bem forte as raízes germânicas, seja no artesanato, no idioma ou na culinária. É por causa da tradição trazidas dos colonizadores dessa terra que a Páscoa é uma data tão importante na região.

Todos os anos acontece a Osterfest, a festa da Páscoa, que tem como objetivo central buscar a interação da comunidade com a preservação dessa data. Diversos eventos acontecem no local, como bandas tradicionais e oficinas de pinturas de casquinhas de ovos e cestinhas.

Assim como em Blumenau, há também um grande galpão destinado à venda dos artigos confeccionados pelos locais.

Osterfest Pomerode

A entrada da Osterfest

Maior Árvore de Páscoa do Mundo

A maior árvore de Páscoa do mundo!

Marcamos presença na 7ª Osterfest! 

Bazar Osterfest Blumenau

O galpão para expositores

Foi um passeio muito legal, que marcou a nossa despedida de Santa Catarina (estado onde moramos durante 3 anos) e que nos mostrou uma forma diferente de celebrar a Páscoa. O difícil é sair de lá sem algumas sacolas de compras e uns quilinhos a mais!

Depois dessa viagem, percebemos que a Páscoa, diferentemente da nossa terra, não se resume a apenas ovo de chocolate e um almoço de domingo em família (com direito a bacalhau), e sim uma data em que a comunidade realmente se reúne e consegue fazer uma festa bonita na cidade!

E você? Já visitou Blumenau e Pomerode nesta época?

O que achou?

Organize sua viagem com a gente:

🏢 Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

🏥 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor seguro para as suas necessidades.

📱Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em até 140 países! Você recebe o seu chip da Easysim4u em casa e viaja conectado.

🚘 Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

💵 Faça uma cotação de moeda estrangeira, encontre as melhores taxas de câmbio e compre euro, dólar, libra e outras moedas estrangeiras aqui.

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente 😉

Organize sua viagem com a gente:

 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor seguro para as suas necessidades – utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: PROJETO1015 ao final da contratação.

Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em até 140 países! Você recebe o seu chip da Easysim4u em casa e viaja conectado.

Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em mais de 20 países – evite filas e ganhe descontos!

Faça uma cotação de moeda estrangeira, encontre as melhores taxas de câmbio e compre euro, dólar, libra e outras moedas estrangeiras aqui.

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente

5 Comentários

  1. Devem ser dois locais bem interessantes e diferentes. As casas fazem mesmo parecer que se está na Alemanha!

Trackbacks for this post

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados * *

Translate »