Brasília: a capital do meu país

Inaugurada em 1960 pelo presidente Juscelino Kubitschek, a capital do Brasil é Patrimônio Mundial da Unesco por causa de seu projeto arquitetônico e urbanístico, graças a Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, responsáveis pelo projeto da nossa capital.

Apesar de ser a sede do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário Federal, Brasília é turística justamente por causa de sua arquitetura diferente de qualquer outra cidade do Brasil, com avenidas organizadas, as famosas “tesourinhas” (interconexão entre os eixos da cidade) e prédios esteticamente interessantes. Sem falar que a cidade foi projetada no formato de um avião, no qual o eixo monumental que liga a cidade leste-oeste é o seu corpo, e o eixo rodoviário são as asas norte e sul.

Vamos conhecer os principais pontos turísticos da nossa capital?

Na Praça dos Três Poderes é onde estão situados os três edifícios monumentais que representam os três poderes da República: Executivo, Legislativo e Judiciário.

O Palácio do Planalto é a sede do Executivo do país, edifício onde está situado o gabinete dos Presidentes da República desde 1960.

Chegamos bem na hora da cerimônia de arriação da bandeira

Todos os dias, os guardas, com suas vestes típicas, cumprem um ritual solene de hasteamento da bandeira às 08:00 e arriação às 18:00.

Na Praça dos Três Poderes também está situada a escultura conhecida como “Os candangos“, que é símbolo da cidade e representa as pessoas que migraram de outros estados para a construção de Brasília.

“Os candangos”

O Supremo Tribunal Federal representa a mais alta instância do Judiciário brasileiro. O prédio segue o estilo arquitetônico do Palácio do Planalto e na frente há uma escultura denominada “A Justiça“, representando uma mulher de olhos vendados com uma espada na mão.

A venda nos olhos significa a imparcialidade da justiça (sabe aquela frase famosa: “a justiça é cega”?) ,isso quer dizer que a justiça trata todos sem qualquer distinção. A espada significa força e coragem para aplicar o direito.

Monumento “A Justiça” e o prédio do STF ao fundo

É possível visitar o STF e assistir às sessões nos seguintes horários:

Sessões Plenárias: quartas e quintas das 14:00 às 18:00
Sessões de Turmas: terças das 14:00 às 18:00

Visitas às instalações: é necessário o agendamento prévio

Segundas, terças e sextas: das 10:30 às 12:00 e das 14:00 às 18:00 (não é permitido traje esportivo)

Finais de semanas e feriados: das 10:00 às 15:30 (não há exigência de traje formal)

Representando o Poder Legislativo, o prédio do Congresso  Nacional é o maior cartão postal de Brasília. A obra de Oscar Niemeyer abriga a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. De um lado, há duas cúpulas que representam as duas Casas Legislativas, e de outro, dois prédios verticais.

Esse lado está voltado para a Praça dos Três Poderes

Para quem gosta de brincar com fotografia, é possível tirar várias fotos segurando as cúpulas ou tocando nos prédios.

No eixo monumental estão a Esplanada dos Ministérios, a Praça dos Três Poderes e também a Torre de TV de Brasília. O mais legal é que do alto da torre há um mirante panorâmico de onde se tem uma excelente vista da cidade!

Vista do mirante da torre: destaque para as “tesourinhas” e o prédio do Congresso Nacional no final

Há ainda uma feirinha de artesanato bem próxima à torre. Lá você encontra quase de tudo: desde artigos em couro, cerâmica, bijuterias e até praça de alimentação.

No centro da Esplanada dos Ministérios podemos ver outro cartão postal da cidade – a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, conhecida como Catedral de Brasília. Esse projeto do arquiteto Oscar Niemeyer foi o primeiro monumento a ser criado na cidade e é bem diferente dos formatos de igreja que costumamos ver. Vejam como ela é interessante:

São várias colunas de concreto que dão um formato único à construção
O teto por dentro e os anjos flutuantes

Ainda no Eixo Monumental podemos visitar o Memorial JK, que conta a história de vida do Presidente da República Juscelino Kubitschek, com um acervo composto de documentos e objetos pessoais do falecido presidente, além de ser local onde estão depositados os seus restos mortais.

O monumento em homenagem a JK
O último carro de JK
Quando estávamos deixando o memorial pudemos contemplar um lindo pôr-do-sol

<

O memorial é aberto à visitação nos seguintes horários:

Terça a domingo: 09:00 às 18:00

Quartas: 09:00 às 17:00

Valor: R$ 10,00

Formado pelas águas represadas do Rio Paranoá, o lago artificial conhecido como Lago Paranoá foi criado para aumentar a umidade da cidade. O clima em Brasília é muito seco, tão seco que não é difícil ter sangramento no nariz e ficar com a pele seca quando visitamos a cidade. A vantagem é para quem sofre com cabelo inchado por causa da umidade, pois o clima de Brasília é uma maravilha para as madeixas!

Próximo ao lago, há diversos bares e restaurantes legais, além de um amplo espaço para caminhada nas margens do rio. Há também pessoas praticando esportes aquáticos nas águas do Paranoá.

Às margens do lago Paranoá está localizada a residência oficial da Presidente da República, conhecida como o Palácio da Alvorada, que também é um dos pontos turísticos da capital federal. Na frente há um fosso onde as pessoas jogam moedas e fazem pedidos.<

Quase todos os presidentes moraram aí desde a criação da capital

Os guardas que ficam na entrada usam roupas especiais, e tanto os do Palácio do Planalto, quanto os que ficam no Palácio da Alvorada, fazem parte do Batalhão da Guarda Presidencial, que é uma unidade do exército brasileiro responsável pela guarda dos Presidentes da República.

O guarda na frente do Palácio da Alvorada

O Palácio da Alvorada está aberto para visitação pública todas as quartas, das 15:00 às17:30.

Em Brasília também se come muito bem. Visitei alguns restaurantes muito bons e fiz questão de ir ao restaurante Mangai. Eu já falei dele no post sobre Natal-RN, pois esse restaurante tem unidades em Brasília, Natal e João Pessoa. A variedade é muito grande e a qualidade é de primeira! Recomendo!!!!

E você? Já conhece a capital do Brasil?

Organize sua viagem com a gente:

🏢 Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

🏥 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor seguro para as suas necessidades.

📱Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em até 140 países! Você recebe o seu chip da Easysim4u em casa e viaja conectado.

🚘 Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

💵 Faça uma cotação de moeda estrangeira, encontre as melhores taxas de câmbio e compre euro, dólar, libra e outras moedas estrangeiras aqui.

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente 😉

Organize sua viagem com a gente:

 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor seguro para as suas necessidades – utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: PROJETO1015 ao final da contratação.

Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em até 140 países! Você recebe o seu chip da Easysim4u em casa e viaja conectado.

Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em mais de 20 países – evite filas e ganhe descontos!

Faça uma cotação de moeda estrangeira, encontre as melhores taxas de câmbio e compre euro, dólar, libra e outras moedas estrangeiras aqui.

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente

6 Comentários

  1. Gabriela Moniz

    Vá mesmo porque vale a pena 🙂
    Bjs

  2. Caroll Moniz

    Gabi já passei algumas vezes por ela mais nunca visitei, tenho amigos e parentes que moram lá mas um dia ainda vou visitar!!!!

  3. Gabriela Moniz

    É uma cidade interessante!

  4. Gabriela Moniz

    Obrigada Dudu!
    😉

  5. Dudu Afora

    Muito bacana o Post Gabi!! Fotos lindas..abçs.. 🙂

  6. Ainda não! Mas quero conhecer logo!

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados * *

Translate »