Como chegar ao Salar de Uyuni?

Situado no interior da Bolívia, o Salar de Uyuni é o maior deserto de sal do mundo, um lugar inóspito e de acesso um pouco complicado.

Há várias de formas de chegar ao local tanto para quem está no Chile, quanto na própria Bolívia, seja de avião, carro ou ônibus.

Fizemos trajetos que envolveram avião + van + ônibus, pagando tarifas baixas em troca de viagens longas e sem conforto. Se valeu a pena? Bem, se temos histórias de aventuras para contar na vida, essa viagem é responsável por mais da metade!

Se seu objetivo é chegar ao Salar de Uyuni gastando o mínimo possível, este post foi feito para você!

Vamos separar cada trecho e explicar como foi o nosso roteiro:

#1 Avião de São Paulo (GRU) para Santa Cruz de la Sierra (VVI)

Com promoção de trechos por 8.000 milhas Smiles, não pensamos nem duas vezes antes de tirar as passagens de milhas de São Paulo para Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, pela GOL. Em um voo relativamente rápido, em menos de 3 horas já estávamos em terras bolivianas.

Aproveitamos para passar o dia conhecendo a cidade, mas não conseguimos aproveitar muito porque algumas atrações estavam fechadas em virtude das festas do carnaval.

Veja o trajeto no mapa:

Informações úteis sobre a chegada a Santa Cruz:

– A imigração boliviana costuma verificar todas as malas, inclusive as bolsas de mão;

– A cotação da casa de câmbio do aeroporto é péssima. Mas como é necessário ter alguns bolivianos para pegar ônibus ou táxi, troque apenas o necessário;

– Táxis do aeroporto ao centro custam entre 50 e 70bs (pagamos 60bs);

#2 Avião de Santa Cruz de la Sierra a Sucre

O segundo trecho foi feito pela Boliviana de Aviación, uma companhia aérea estatal que oferece passagens aéreas internas a preços atrativos.

Compramos as passagens de ida e volta para Sucre, com uma escala em Cochabamba.

– Tempo de voo de Santa Cruz a Cochabamba: 45 minutos;

– Tempo de voo de Cochabamba a Sucre: 30 minutos;

– Valor da passagem de ida e volta por pessoa na época da nossa viagem: R$ 442,55 (R$221,27 cada trecho);

#3 Van de Sucre a Potosí

Aí que a aventura começa de verdade!

Assim que chegamos a Sucre, pegamos uma táxi que nos levou até o local onde se pegam as vans para Potosí. Não se trata de um terminal rodoviário, mas uma garagem de onde saem diversas vans lotadas. Não há cintos de segurança e os passageiros vão apertados mesmo, sem nenhum conforto. Para se ter uma ideia, na frente da van, além do motorista e do passageiro, viajou também uma criança deitada nos pés do passageiro. Ou seja, qualquer espaço do carro era aproveitado!

Passamos horas espremidos dentro da van, tendo ainda que encarar a trilha sonora do motorista recheada de músicas típicas bolivianas. Para completar, o motorista corria tanto naquela estrada sinuosa, que nem as curvas ele fazia direito. Dá um certo medinho, mas confesso que foi uma viagem com muita emoção e que eu faria novamente. Analisando bem, aqueles motoristas fazem o mesmo trajeto tantas vezes em um dia que eles já conhecem cada centímetro da estrada.

A volta de Potosí a Sucre foi ainda mais emocionante, pois não encontramos nenhum ônibus para Sucre e tivemos que ir até a antiga rodoviária para encontrar alguma van que fizesse o trajeto. Depois de muito procurar, encontramos uma que estava saindo lotada!!! Sabe como foi a viagem? Fomos nós dois na frente com o motorista (apesar de só poder ir um passageiro na frente). Como só havia um cinto de segurança para o passageiro, Fabrício usou o cinto para poder segurar seu corpo ao carro, já que ele estava do lado da porta (que poderia abrir a qualquer momento) e eu fui quase batendo coxa com o motorista e me segurando em Fau. Essa sim foi uma viagem emocionante!

– Valor do táxi do aeroporto de Sucre até o local da van: 30bs

– Valor da passagem da van de Sucre até Potosí: 30bs

– Tempo de viagem de Sucre a Potosí: 2 horas e 30 minutos

– Atenção: Postosí está situada a 4000 metros acima do nível do mar. Assim que desci da van senti imediatamente os efeitos da altitude (tontura e falta de ar). Vá com muita calma nessa hora;

– Valor da passagem de volta de Potosí a Sucre de van: 50bs

#5 Ônibus de Potosí a Uyuni 

Chegando a Potosí, basta correr para encontrar vaga no primeiro ônibus que sai para Uyuni. As passagens são vendidas ali mesmo, nas mãos das vendedoras que ficam em pé na frente do ônibus. Você entrega o dinheiro e eles te entregam a passagem. Entre o mais rápido possível para garantir que vai sentado em uma poltrona (vimos pessoas viajando sentadas no corredor).

Se você fizer esse caminho de volta, sugiro que compre as passagens para Potosí no dia anterior. Deixamos para comprar as nossas passagens no dia da viagem e não conseguimos viajar de manhã porque os ônibus estavam lotados.

– Valor da passagem de ônibus de Potosí a Uyuni: 30bs;

– Tempo de viagem: 5 horas (aproximadamente);

– Não há banheiro no ônibus e o tempo de viagem é longo. Por isso, sugiro utilizar o sanitário que fica em um posto de gasolina na frente dessa “rodoviária” em Potosí;

– Valor da passagem de volta de Uyuni para Potosí: 35bs

Do lado esquerdo, o ônibus que pegamos de Uyuni a Potosí e do lado direito o local onde compramos as passagens do ônibus

Do lado esquerdo, o ônibus que pegamos de Uyuni a Potosí e, do lado direito, o local onde compramos as passagens do ônibus

Preferimos deixar os valores em bolivianos por causa das constantes mudanças cambiais. Para fazer a conversão e ver qual a cotação do dia, clique aqui. Vale lembrar que os valores foram da época da nossa viagem e podem ter sofrido alterações.

Quer saber mais como foi essa grande aventura? Então assista ao vídeo abaixo (aproveite para inscrever-se no nosso cabal do YouTube e dar uma curtida no vídeo):

Organize sua viagem com a gente:

🏢 Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

🏥 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor seguro para as suas necessidades.

📱Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em até 140 países! Você recebe o seu chip da Easysim4u em casa e viaja conectado.

🚘 Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

💵 Faça uma cotação de moeda estrangeira, encontre as melhores taxas de câmbio e compre euro, dólar, libra e outras moedas estrangeiras aqui.

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente 😉

9 Comentários

  1. Minha viagem para Uyuni foi tão cheia de perrengues que eu poderia escrever um livro sobre a experiência. Na ida, fui de ônibus local de La Paz até Uyuni (quase congelei durante a madrugada) e na volta os bolivianos resolveram bloquear todas as estradas do país. Perdi o ônibus turístico, então tive que encarar outra aventura – de Uyuni para Potosí e depois Potosí – La Paz. Até traficante sentou do meu lado. hahaha
    É o que falo pra todo mundo: é só perrengue, mas foi um dos lugares mais lindos que já vi na vida. Quero muito voltar, mas na próxima farei uma viagem com um pouco mais de conforto. rs
    Ótimo post!

  2. As viagens com histórias para contar são sempre as melhores! Aguento bem com falta de conforto, por isso acho que também faria um pouco como vocês. Quero muito visitar esse salar! Quando for à América do Sul, não me escapa 😉

  3. PAULO DA SILVA FERREIRA

    Olá caríssimos,
    Esse projeto de 101 países, é sempre saindo de SP e voltando?
    Att

  4. PAULO DA SILVA FERREIRA

    D++

Trackbacks for this post

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados * *

Translate »