Cuiabá e Chapada dos Guimarães

Cuiabá é a capital do Mato Grosso, estado situado na região centro-oeste do Brasil, fazendo divisa com os estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Goiás, Rondônia e Mato Grosso do Sul, fazendo fronteira também com a Bolívia.

Para quem vai à cidade de avião, a chegada será no Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon, situado no município de Várzea Grande, a poucos minutos do centro de Cuiabá, e a corrida de táxi até o centro da cidade custa entre 30 e 50 reais, a depender da distância.

A capital do Mato Grosso é uma cidade com mais de meio milhão de habitantes, que tem registros históricos do século XVII, quando os bandeirantes passaram por lá.

Quando falo de Cuiabá para alguém sempre vem aquela pergunta: “A cidade é quente, né?”. Quem nunca esteve lá sabe dessa fama e até o Skank tem uma música com um trecho assim: “É como não sentir calor em Cuiabá…”.

A verdade é que em Cuiabá faz muito calor, mas faz frio também! Já vi os termômetros marcarem 40 graus durante o dia e 8 durante a noite. Vi ruas alagadas, placas de trânsito caídas e parte de teto de shopping desabar por causa da chuva. Mas também já vi dias lindos após as tempestades e a natureza no centro da cidade mostrando que tudo se transforma.

Chuva em Cuiaba

Noite de muita chuva

Não parecia que havia chovido tanto na noite anterior

Não parecia que havia chovido tanto na noite anterior

A capital do Mato Grosso é uma cidade grande, como qualquer outra capital brasileira, com shoppings e muitos bares e restaurantes, mas sem muitas atrações turísticas.

Um lugar interessante para se conhecer na cidade é o Parque Mãe Bonifácia, um grande parque urbano, com espaço para caminhadas, prática de esportes e trilhas. É uma boa opção para quem gosta da natureza, pois poderá ter contato com a vegetação e animais típicos do cerrado.

Parque em Cuiaba

Parque Mãe Bonifácia

Coreto Parque Mãe Bonifácia

Coreto no Parque Mãe Bonifácia

Trilha pelo parque

Trilha pelo parque

Apesar de pouco turística, Cuiabá é uma porta de entrada para lugares maravilhosos como o Pantanal e a Chapada dos Guimarães.

A Chapada dos Guimarães faz parte da Rota do Sonho, uma triangulação geométrica entre localidades da América do Sul que se sincronizam através de signos místicos e culturais. Essa rota foi criada pelo artista visual Daniel Pellegrim e fazem parte dessa invenção lugares como a Chapada dos Veadeiros e Machu Picchu.

Como forma de implementar o turismo no cerrado de Mato Grosso, foi criada uma sub-rota denominada W55 e assim divulgar os atrativos turísticos dessa região.

Rota do Sonho

Toda a simbologia da Rota do Sonho

Mapa Rota w55

Mapa da sub-rota W55

A Chapada dos Guimarães é um município do estado do Mato Grosso, situado a aproximadamente 70km da capital, e onde está localizado o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, uma unidade de conservação brasileira com a vegetação típica do serrado, trilhas, cachoeiras e lagoas.

A divisa entre Cuiabá e a Chapada é marcada pelo local chamado de Portão do Inferno, parte da estrada que passa por um canyon de mais de 50 metros de altura e de onde podemos vislumbrar a natureza. Durante todo o caminho até o centro da cidade podemos ter vistas incríveis e por isso é impossível não parar várias vezes para fotografar a paisagem.

Portão do inferno Chapada dos Guimarães

Portão do Inferno

Na chapada dos guimarães

O centro da cidade é bem legal, com muitas lojas, hotéis, restaurantes e feira de artesanato local. Uma das grandes atrações do parque é o véu da noiva, uma queda d’água de 86 metros de altura e que é a coisa mais linda. Infelizmente, as fotos que tirei próxima ao véu da noiva são da época da máquina de filme!

Estive na Chapada dos Guimarães em duas ocasiões diferentes (ambas para passar o dia) e é um passeio imperdível para quem vai a Cuiabá. Gostaria de ter passado mais tempo e ter dormido na cidade, mas sempre há um próxima vez e estou esperando por ela!

Para finalizar, encontrei um site bem legal com dicas sobre a Chapada: de como chegar, pacotes turísticos, fotos e dicas para os viajantes:
http://www.chapadadosguimaraes.com.br/dicasdeviagem.htm

Aproveite para começar a programar a viagem!

Organize sua viagem com a gente:

🏢 Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

🏥 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor seguro para as suas necessidades.

📱Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em até 140 países! Você recebe o seu chip da Easysim4u em casa e viaja conectado.

🚘 Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

💵 Faça uma cotação de moeda estrangeira, encontre as melhores taxas de câmbio e compre euro, dólar, libra e outras moedas estrangeiras aqui.

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente 😉

4 Comentários

  1. Vale a pena conhecer a Chapada dos Guimarães! Cuiabá, só de passagem mesmo rs
    bjs

  2. Ainda estão na listinha!! 🙂

  3. Eu também senti muito calor em Cuiabá!!
    Só não esperava pegar aquele frio rss

  4. Agora Gaby, Cuiabá é a cidade mais quente que eu conheci!!!!! A Chapada não um clima super agradável, mas Cuiabá é o caldeirão do inferno em termo de calor!!!!

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados * *

Translate »