O Aeroporto de Zurique (ZRH) é o maior da Suíça e está entre os 10 maiores aeroportos de toda a Europa. Possui dois terminais: o A, para voos europeus e o B, para voos de outros continentes. Como estávamos chegando do Irã, desembarcamos no terminal B e passamos pela imigração, que foi bem tranquila e com poucas perguntas.
Diferentemente de Genebra, onde o transporte do aeroporto ao centro é gratuito, em Zurique se paga para fazer o mesmo tipo de trajeto.
⚠️O seguro viagem, com cobertura mínima de 30 mil euros, é obrigatório para entrar na Europa.
Passada a imigração, fomos direto para as maquininhas que vendem as passagens de trem, situadas no próprio terminal B (todas têm menu em alemão, inglês, francês e italiano). A estação de trem também está localizada dentro do aeroporto, o que facilita bastante a locomoção de transporte público para quem chega à cidade.
Como o valor da passagem depende da zona onde o passageiro irá saltar, preferimos pedir ajuda a um funcionário da SBB (empresa de trem do país) que falava inglês e nos ajudou rapidamente na escolha das passagens.
O trecho que faríamos seria da estação Zürich Flughafen (aeroporto) até Zürich HB, que é a estação central da cidade.
É possível pagar pelos passes com cartão de crédito/débito ou em dinheiro (franco ou euro). Embora a moeda da Suíça seja o franco suíço (CHF), usamos o euro em vários locais da cidade (máquinas de trem, lojas, restaurantes, etc.), mas sempre recebemos o troco na moeda local. Ou seja, se você só tem euro em mãos, poderá inserir a nota na máquina da SBB para comprar sua passagem tranquilamente, mas seu troco será em franco.
Compradas as passagens, você tem o prazo de 1 hora para usá-las (não sei se é o mesmo prazo para todas as estações). Apesar de não entender alemão, dá para ver que há um registro de horário nos nossos bilhetes (15:20). Como estávamos dentro do vagão às 14:32, acredito que prazo máximo que poderíamos permanecer ali era até às 15:20, ou seja, devemos ter comprados as passagens às 14:20.
O trem que pegamos tinha como estação final Herrliberg-F, mas havia várias paradas no caminho, inclusive a da nossa estação, a Zürich HB.
Nem preciso dizer que os vagões são impecavelmente limpos e modernos, com mapa das estações e registro das paradas em uma tela. Assim, até quem não compreende alemão ou inglês consegue entender quais serão as próximas estações e a que horas exata o trem parará em cada uma. Brasileiros provavelmente ficarão impressionados com a precisão dos horários dos trens na Suíça!
Como são vagões que partem do aeroporto, há espaços para deixarmos as malas, mas nada muito grande (uma mala por passageiro).
Pelo fato do aeroporto estar localizado a 12km do centro de Zurique, o trajeto até o centro não dura muito tempo, talvez uns 10 minutinhos.
Para maiores informações sobre valores e horários dos trens, acesse o site oficial da SBB.
Quem também escreveu sobre a chegada pelo aeroporto de Zurique:
Pelo Mundo Blog
Organize sua viagem com a gente:
Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor SEGURO para as suas necessidades - utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: p101p ao final da contratação.
Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!
Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em mais de 165 países! Você recebe o seu chip do omeuchip em casa e viaja conectado.
Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.
Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em diversos países – evite filas!
Aqui você encontra passagens aéreas com as melhores taifas. Garanta já a sua!
Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?
Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente
Boa noite Gabriela!
Gostei muito do seu blog e gostaria de uma orientação, quando eu chegar em zurique, como faço para ir para o 25 hours hotel Zurich West? No mesmo aeroporto tem trem que me deixa proximo desse hotel?
e para ir a Berna, qual trem devo pegar?
Muito grata!
Moro em Brasilia-DF
Olá! Tudo bem? Eu não sei onde está localizado o hotel 25 hours Zurich West. O ideal é verificar no site do hotel qual a estação mais próxima.
Para ir a Berna, sugiro ir até a um dos guichês da estação para saber qual o trem certinho.
Boa viagem 😉
Grande ajuda. Respondeu a tudo aquilo que eu precisava saber. Obrigado pelo bom trabalho.
Fico feliz em saber que esse post foi útil, Fernando.
Obrigada pela mensagem 😉
Zurique é bem cosmopolita, adorei a cidade, a universidade, a comida e a cordialidade de todos, sempre que pedi informações! Taí uma cidade que quero voltar! Obrigada pelas dicas Gabi e Fabrício!
Verdade! É uma cidade quase perfeita 😉
Também queremos voltar!
Beijos