Vinícola da Serra em Pinheiro Preto

Vinícola da Serra: uma vinícola familiar em Pinheiro Preto, Santa Catarina

Localizada em Pinheiro Preto, Santa Catarina, a Vinícola da Serra tem algo que me agrada muito e que me fez visitar o local três vezes – qualidade com simplicidade. É uma vinícola familiar e, desde a plantação das uvas até o engarrafamento do vinho, tudo é feito pela família com a ajuda de poucos funcionários.

Pra fazer uma visita guiada é necessário fazer agendamento prévio através do site da empresa ou por telefone.

A vinícola está situada na conhecida Rota da Amizade, que abriga também os municípios de Fraiburgo, Joaçaba, Piratuba, Treze Tílias e Videira.

Durante o passeio, a guia explica todo o processo de produção dos vinhos, que vai desde a plantação e colheita das uvas até a fabricação da bebida, engarrafamento, rotulagem e distribuição.

Por causa das condições climáticas do local, são produzidas uvas americanas, que foram as que mais se adaptaram ao lugar. As uvas merlot e cabernet sauvignon são importadas, mas todo o processo de fabricação dos vinhos mais finos é feito também no local.

No começo da visita, podemos conhecer o lugar onde começa o primeiro processo, que é a separação da uva da casca e caroço, que é feita nesses recipientes inox, local também onde ocorre a fermentação.

Preparo do vinho vinícola da serra

Os vinhos feitos com as uvas merlot e cabernet sauvignon ficam nos barris de madeira, que darão o toque do gosto da madeira comum aos vinhos finos.

Barris de vinho

 Mais adiante é feita uma visita no túnel do tempo, que conta a história da família de seus antepassados, com quadros. É um ambiente calmo, onde os vinhos ficam descansando em uma temperatura baixa que se mantém a mesma durante todo o ano.

Visita guiada vinícola da serra

Depois somos levados a conhecer as salas de envase e rotulagem. Tudo é feito na Vinícola da Serra, desde a plantação, colheita, produção, engarrafamento e distribuição.

Fabricação de vinho na vinícola da serra

Somos então apresentados aos produtos vendidos na vinícola, que não se resume só a vinhos, mas também suco de uva, grapa, licores, geleias e doces, tudo produzido no local.

Produtos da Vinícola da Serra

Quando já estamos com água na boca, chega um dos momentos mais esperados: a degustação. Podemos experimentar todas as bebidas, doces e queijo (nunca volto para casa sem esse queijo!).

Já estive em visitas guiadas com duas pessoas da família, Suzana e Fernanda, irmãs proprietárias do local, e ambas as visitas foram de excelente qualidade. Por serem donas do estabelecimento, elas detêm pleno conhecimento de tudo que se passa na vinícola e nos passam com muita propriedade todo o processo, que vai desde a plantação da uva até o consumo dos produtos.

Visita guiada na vinícola da serra

Eu e Suzana, uma das proprietárias da vinícola

Após a degustação, os visitantes podem aproveitar e comprar qualquer produto degustado, assim como produtos de beleza que são feitos com extrato das uvas, chocolates, maçã desidratada, barrinhas para capuccino, dentre outros.

Endereço: Bairro Linha Boa Esperança, Pinheiro Preto-SC

Para informações sobre valores e horários para visitar a Vinícola da Serra, acesse o site oficial.

Leia também:

Treze Tílias: a cidade mais austríaca do Brasil

Páscoa em Blumenau e Pomerode

Carnaval de Joaçaba: o maior do sul do Brasil

Organize sua viagem com a gente:

 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor seguro para as suas necessidades – utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: PROJETO1015 ao final da contratação.

Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em até 140 países! Você recebe o seu chip da Easysim4u em casa e viaja conectado.

Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em mais de 20 países – evite filas e ganhe descontos!

Faça uma cotação de moeda estrangeira, encontre as melhores taxas de câmbio e compre euro, dólar, libra e outras moedas estrangeiras aqui.

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente

Trackbacks for this post

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados * *

Translate »