Viagem de trem de Zurique a Genebra

Genebra e Zurique são as cidades mais visitadas da Suíça e, apesar de situadas dentro de um pequeno país, estão a uma distância de aproximadamente 280km. Viajar entre esses dois locais é muito fácil, pois há trens diários e em diferentes horários fazendo o trajeto. O problema é a grana!

Sem brincadeira, esse foi o trem mais caro que pegamos em toda nossa história de viagens na Europa! Pra começar, não há ônibus que liguem as duas cidades e as únicas opções terrestres (que não são nada baratas) são trem ou alugar um carro.

⚠️O seguro viagem, com cobertura mínima de 30 mil euros, é obrigatório para entrar na Europa.

Mas caro quanto? Na época em que viajamos (outubro de 2015), pesquisamos bastante e percebemos que o valor era fixo (87 francos por pessoa). Saliento que o franco e o euro estavam mais ou menos o mesmo valor. No dia da compra das passagens na estação, passei o cartão de crédito e havia uma mensagem na máquina perguntando se queria pagar em francos ou em real. Na curiosidade de saber quanto aquilo sairia no meu cartão de crédito, cliquei em “reais”. Resultado: duas passagens de ida de Zurique para Genebra saíram “apenas” R$ 718,00!!!! Tudo bem que a nossa moeda anda desvalorizada, mas lembro que em todas as viagens de trem nunca pagamos mais de 40 euros por pessoa para viajar entre dois países! Veja aqui o post sobre a nossa viagem de trem de Paris a Bruxelas.

Não quero dizer que não existam passagens mais caras que essa. Pelo contrário, os trens internacionais costumam ter passagens bem salgadas, mas como pode uma viagem dentro do mesmo país sair tão cara? Não que não existam passagens a preços exorbitantes como esses nos países europeus, mas a diferença é que há tarifas diferentes para o mesmo trecho em outros países, enquanto na Suíça o valor é único.

 Veja várias opções de hotéis para a sua viagem

 Faça a cotação de seguro viagem para a Europa: parcele em até 6x sem juros nos cartões

Passada essa fase do susto, vamos contar aqui como foi bem simples fazer a viagem, apesar de até hoje lembrarmos de como doeu no bolso.

Os tickets podem ser comprados tanto no site oficial dos trens da Suíça (veja aqui) quanto diretamente na estação. Se você optar pela compra na internet, não caia na pegadinha da tarifa reduzida. Lembro que, quando pesquisei, vi um valor bem abaixo, apenas 43,50 francos! Toda animada, comecei o processo de compra quando descobri que aquela era a tarifa reduzida e que o valor para mim era 87 mesmo. Por isso, verifiquei os horários e decidi comprar na própria estação (naquela esperança de ter uma outra opção de trem com “trocentas” conexões e 10 horas de viagem com um valor acessível). Não tem jeito, na Suíça tudo é caro mesmo, menos a água, que você pode beber da torneira. Como Fabrício costuma dizer, lá a gente deve pagar até para levar um tapa na cara!

Agora falando da parte boa: no país tudo é de uma organização tão monstra, que dificilmente haverá surpresas. Você compra a passagem, eles já explicam direitinho qual a plataforma e tudo o que você deve fazer. O nosso trem tinha uma conexão e a pessoa da venda falou:

“Vocês vão chegar a Biel às 12:13 na plataforma 5 e terão que pegar o trem das 12:19 em direção a Genebra na plataforma 4. Vocês chegarão a Genebra às 13:43.”

Pode parecer bobagem, mas os horários foram exatamente aqueles, de uma precisão suíça! Tudo bem que não é novidade que na Europa os sistemas de transporte público em geral são bem organizadinhos e pontuais, mas na Suíça me impressionou ainda mais.

Trem SBB CFF FFS

Trens impecáveis em um país impecável!

Um detalhe: se você viajar de trem na Europa, esteja sempre atento(a) ao vagão que você deve ficar, pois há classes (primeira e segunda) e se lhe pegarem na primeira classe com a passagem para a segunda, vai rolar uma multinha. Nem preciso falar que as nossas passagens nada caras eram na segundona, né?

Não sei qual a diferença, mas não consigo encontrar justificativas que me convençam a pagar mais ainda para ir na primeira classe, que eu só conseguiria ir vendendo um rim.

Os trens são limpos e em perfeitas condições e há mesinhas, tomadas, locais para pendurar casacos e malas, e banheiros. A viagem entre as duas cidades dura 2 horas e 39 minutos e recomendamos que fique com os bilhetes em um local de fácil acesso, pois os fiscais vão passar para conferir as passagens. Se a pessoa não estiver com as passagens, levará uma multa daquelas! Minha amiga que mora no país disse que os fiscais têm até máquina de cartão para aplicar a multa.

Interior do nosso vagão

Trem na Suíça

Há lugares para malas tanto em cima das poltronas quanto em um lugar especial (ideal para as malas maiores), tomadas e gancho para pendurar casacos e luzes que indicam se o banheiro está livre ou ocupado

Claro que durante o trajeto pudemos ver paisagens lindas, principalmente naquela época, que era outono e as folhas secas das árvores ficam com uma coloração maravilhosa entre amarelo e laranja! E quando não estávamos apreciando a vegetação, víamos o lago ou a arquitetura das casas. A viagem já vale a pena só pelo visual.

Pra gente, a viagem de trem pela Europa é a mais interessante, mas, ao contrário do que muitas pessoas sempre nos perguntam, está entre as mais caras. A vantagem sobre a viagem de avião é não ter que chegar com muita antecedência para embarcar, não correr o risco da bagagem não chegar ou chegar com algum problema e ter mais espaço, já que as poltronas nos trens são mais confortáveis e dificilmente irá alguém ao seu lado. Gostamos muito!

E você? Já viajou de trem pela Suíça?

O que achou da viagem?

Organize sua viagem com a gente:

 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor seguro para as suas necessidades – utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: PROJETO1015 ao final da contratação.

Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em até 140 países! Você recebe o seu chip da Easysim4u em casa e viaja conectado.

Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em mais de 20 países – evite filas e ganhe descontos!

Faça uma cotação de moeda estrangeira, encontre as melhores taxas de câmbio e compre euro, dólar, libra e outras moedas estrangeiras aqui.

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente

12 Comentários

  1. Eu adoro viajar de trem pela Europa. Aqui na França, comprando com antecedência vc até acha mais barato, mas tem muitos destinos que fica mais barato ir para os países vizinhos do que viajar dentro do próprio país… Um beijão

  2. Nossa, doeu no bolso agora heim!
    Pensei em ir de Frankfurt para Genebra e de lá para alguma cidade da França para não pagar essa passagem duas vezes.
    Também fui quente nessa passagem de 43,50, mas depois vi que é só para quem tem o cartão de desconto.
    Valeu!

  3. Patricia

    Para quem mora aqui na Suiça e viaja bastante de trem, vale a pena pagar um cartãozinho de “meia”, assim sempre pagamos meia passagem, e vale muito à pena!

  4. CAROLL MONIZ

    Adorei!!!!! Muito confortável me pareceu, a se aqui no Brasil fosse assim!!!!!!!! Sonho distante esse. Tem ode comprar lanches? Fiquei curiosa!

  5. Katielly costa

    Ahh que lindo, também quero. Todos os cantinhos daí são lindos né? Tô louca pra conhecer também!!

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados * *

Translate »