Passaporte de bebês e crianças

Passaporte de bebês e crianças: documentação, autorizações e validade

Vai viajar para fora do Brasil com o filho pequeno e precisa tirar o documento de viagem? O processo para tirar o passaporte de bebês e crianças é praticamente o mesmo que o de pessoas maiores de idade, com algumas diferenças.

O nosso Projetinho tirou o primeiro passaporte quando tinha apenas 3 meses e vamos explicar abaixo como é o processo para solicitar esse documento de viagem.

Veja aqui o passo a passo para tirar o passaporte de maiores de 18 anos.

→ Documentação necessária para tirar o passaporte de bebês e crianças

Para menores de 12 anos, basta apresentar a certidão de nascimento original (não aceitam cópias, mesmo que autenticadas).

Já os maiores de 12 anos, deverão apresentar o documento de identidade original.

⚠️Atenção: é necessário incluir o CPF de um genitor ou responsável legal do menor. Mesmo o nosso filho tendo CPF, tive que incluir o número do meu documento no formulário.

⚠️Atenção: se a criança for menor de 3 anos, será necessário apresentar uma foto 5×7 recente, colorida, sem data e com fundo branco. Na foto, a face da criança não pode ser coberta com nenhum acessório.

Se esse não for o primeiro passaporte do menor, devera também ser apresentado o passaporte anterior, estando válido ou não.

→ Autorização de expedição de passaporte e autorização de viagem internacional

Essa parte é MUITO importante, pois o menor de 18 anos precisa de autorização do pai e da mãe para ter passaporte. Se um dos dois não autorizar, não tem como tirar o documento.

No passaporte do menor poderá ou não ter uma autorização de viagem internacional. Existem três modelos de formulários:

A escolha do modelo depende do tipo de relacionamento que os pais do menor mantém. No nosso caso, escolhemos o primeiro modelo, pois assim o nosso Projetinho poderá viajar com um dos dois sem a necessidade de autorização do outro.

 Validade do passaporte para menores de 18 anos

A validade do passaporte varia de acordo com a idade da criança (infelizmente o valor é o mesmo para todos):

IDADE VALIDADE 
0 a 1 ano incompleto 1 ano
1 ano completo a 2 anos incompletos 2 anos
2 anos completos a 3 anos incompletos 3 anos
3 anos completos a 4 anos incompletos 4 anos
4 anos completos a 18 anos incompletos 5 anos
18 anos completos ou mais 10 anos
 Requerimento do passaporte e pagamento da Guia de Recolhimento da União – GRU

Para tirar o passaporte, é necessário entrar no site da Polícia Federal com a documentação necessária e solicitá-lo online. Basta preencher o formulário com todos os dados da criança.

Após o preenchimento do formulário, você deverá imprimir e pagar a Guia de Recolhimento da União – GRU.

Cada passaporte tem atualmente o custo de R$257,25.

Se necessário, você poderá reemitir a GRU na própria página da Polícia Federal.

Agendamento do atendimento

O agendamento do atendimento no posto da Polícia Federal escolhido só poderá ser feito após o pagamento e compensação da GRU, que pode demorar entre 24 e 72 horas.

É possível efetuar o agendamento para até 6 pessoas em horários próximos, com uma diferença de 15 minutos entre cada atendimento.

Caso esteja impossibilitado de comparecer ao posto da Polícia Federal no dia escolhido, é possível reagendar o atendimento através do site.

Comparecimento ao posto da Polícia Federal

Após agendar o atendimento no posto da Polícia Federal escolhido, reúna toda a documentação necessária (todos os documentos originais), além do comprovante de pagamento, e compareça no dia e local marcados com 15 minutos de antecedência.

Os pais deverão comparecer ao posto da Polícia Federal com o menor e, caso um dos dois não possa estar presente, será necessário apresentar uma procuração com firma reconhecida.

Os pais deverão apresentar documento de identificação original e em bom estado de conservação.

Retirada do passaporte de bebês e crianças

Após receber o e-mail informando que o passaporte está pronto, é necessário o comparecimento do menor acompanhado de um dos pais no mesmo posto da Polícia Federal.

Os passaportes requeridos deverão ser retirados no prazo de 90 dias, sob pena de cancelamento.

Em caso de dúvidas, você poderá acessar a página da Polícia Federal ou entrar em contato através do e-mail [email protected] ou pelo telefone 194.

Leia também:
Organize sua viagem com a gente:

 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor seguro para as suas necessidades – utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: PROJETO1015 ao final da contratação.

Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em até 140 países! Você recebe o seu chip da Easysim4u em casa e viaja conectado.

Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em mais de 20 países – evite filas e ganhe descontos!

Faça uma cotação de moeda estrangeira, encontre as melhores taxas de câmbio e compre euro, dólar, libra e outras moedas estrangeiras aqui.

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente

1 Comentário

  1. Guilherme

    Na pgina de requerimento do pssaporte da PF, nao aparece nenhuma opção de escolha de autorização de viagem. Como faz pra ter isso no passaporte se o site nao oferece estas opçoes?!

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados * *