São Paulo é um cidade pulsante, aquele lugar que sempre tem algo para fazer, a qualquer dia e hora, 365 dias por ano. A maior cidade do país é feita de misturas de brasileiros e imigrantes e que fazem dela essa grande metrópole mundial.
Gosto de passear em São Paulo e tenho a sensação de que as horas passam mais rápido na cidade, de que nunca teremos tempo de visitar tudo e, na verdade, eu nunca consegui visitar todos os lugares que gostaria de conhecer. São tantas coisas para ver ao mesmo tempo que até me esqueço da câmera e me perco na imensidão de informações de Sampa.
#Catedral da Sé
A Catedral Metropolitana de São Paulo está localizada na Praça da Sé, centro da capital paulista. A catedral foi construída entre 1598 e 1612, mas, devido à má conservação, ela foi destruída e em seu lugar foi construída a atual, entre 1912 e 1954.
Essa catedral gótica passou por obras de restauro nos anos seguintes e é a mais importante da cidade, sendo um dos pontos turísticos de São Paulo.
Estação de metrô: Liberdade
#Museu da Língua Portuguesa
Localizado na Estação da Luz, esse museu é dedicado à valorização e disseminação do nosso idioma e conta com uma grande exposição sobre as origens, história e evolução da língua portuguesa como elemento fundamental da nossa formação cultural.
⚠️Atenção: o museu está fechado desde o incêndio ocorrido em dezembro de 2015.
#Theatro Municipal
Inaugurado em 1911, esse prédio, de arquitetura inspirada na Ópera de Paris, foi um grande marco para a cidade, pois a partir de então São Paulo passou a fazer parte do circuito internacional de grandes espetáculos.
Nos palcos do teatro passaram muitos famosos como Enrico Caruso, Maria Callas e Ella Fitzgerald e foi cenário da Semana de Arte Moderna de 1922, movimento modernista de grande importância para a história, arte e literatura brasileiras.
Há visitas guiadas gratuitas no seguintes horários:
Terça a sexta: 11:00, 15:00 e 17:00
Sábado: 11:00, 12:00, 14:00 e 15:00
Estação de metrô: Anhangabaú
#Avenida Paulista
Um dos principais dentros financeiros da capital, a Av. Paulista é onde se concentram prédios altos, e por isso é conhecida como “espigão paulista”. Mas essa avenida não é somente centro de negócios. Há teatros, cinemas, centros culturais, museus, restaurantes, shopping e muita movimentação no local!
As calçadas da paulista são bem largas e por isso é super tranquilo andar por lá, mesmo nos dias de maior movimento. O acesso dessa avenida até outros pontos da cidade é fácil, já que há estações de metrô dos dois lados.
Estações de metrô: Brigadeiro; Trianon-Masp; Consolação
#Parque do Ibirapuera
Esse parque metropolitano é símbolo da cidade de São Paulo e conta com lagos, monumento, museus, restaurante, lanchonetes e setor de achados e perdidos.
Estive no parque há alguns anos, quando fui visitar uma exposição sobre o corpo humano, e passei horas na fila. Como era final de semana, o parque estava cheio e havia um grupo de skatistas fazendo manobras em uma parte coberta perto do local da exposição.
Recentemente, li relatos de pessoas que foram roubadas ou tiveram objetos furtados no local, ou seja, é é importante ficar sempre atento aos objetos pessoais.
O parque do Ibirapuera está aberto todos os dias das 05:00 até meia noite.
#Mercado Municipal
Inaugurado em 1933, esse centro de abastecimento e entretenimento é parada obrigatória de quem faz turismo em São Paulo. Há uma grande variedade de frutas, verduras, carnes, pescados, queijos, especiarias, produtos culinários de outros países e restaurantes.
O sanduíche de mortadela e o pastel de bacalhau são muito famosos no mercado, mas há também outros tipos de comidas como nordestina, árabe e japonesa, por exemplo.
Na última vez que estive no mercado municipal, pude matar saudade do suco de cajá (que não existe aqui em Santa Catarina) e demorei alguns minutos para decidir onde almoçar porque os restaurantes estavam lotados!
O mercado é de fácil acesso e funciona de segunda a sábado das 05:00 às 16:00.
Estação de metrô: São Bento; Luz
#Rua 25 de Março
Essa rua é o lugar onde você encontra quase tudo em São Paulo. São lojas e barracas por toda sua extensão, que é até difícil caminhar por alguns lugares. Ela é considerada o maior centro comercial da América Latina e por isso é muito frequentada por quem gosta de comprar e por lojistas de várias partes do Brasil.
Particularmente, não sou fã da 25 de Março e só voltaria para comprar algo muito específico que seja difícil de encontrar em outros lugares. A superpopulação nessa área e a qualidade dos produtos (muita falsificação) não me animam nem um pouco em passar por lá, mas isso é minha opinião e não quer dizer que você não goste. Vale a pena visitar uma vez na vida, nem que seja para matar a curiosidade!
Estação de metrô: São Bento
#Instituto Butantan
Um dos maiores centros de pesquisa biomédica do mundo, o Instituto Butantan é reponsável por mais da metade das vacinas e soros utilizados no Brasil. O instituto está localizado em um parque e os visitantes podem visitar seus três museus: histórico, biológico e de microbiologia, além de exposições ao ar livre.
Fabrício queria muito conhecer o Instituto Butantan, principalmente para ver os animais peçonhentos, e por isso estivemos no local em fevereiro de 2014. O passeio foi um pouco decepcionante pela falta de conservação do lugar.
Valores e horário de funcionamento.
Estação de metrô: Butantã
#Culinária
São Paulo é conhecida pela grande oferta de bares, restaurantes e lanchonetes dos mais variados sabores e preços. É a cidade brasileira onde se encontra a maior variedade de culinária estrangeira, podendo apreciar sabores de quase todos os continentes.
Como uma apaixonada por massas, aproveitei um pouco da oferta de cantinas italianas e experimentei pratos de duas casas famosas entre paulistanos e turistas: Lellis Trattoria e Famiglia Mancini.
Em ambos, a comida é muito boa e a quantidade serve bem duas pessoas, mas a massa que comi no Lellis foi inesquecível.
É recomendável chegar cedo aos dois restaurantes, pois costumam ter fila na porta até tarde da noite. Os valores dos pratos são altos nos dois locais, mas vale a pena pela qualidade da comida.
Indicamos também o Terraço Itália e o S Simplesmente.
#Locomoção
São Paulo é uma cidade bem servida de metrô (pelo menos em vários pontos turísticos) e a locomação é rápida por esse meio de transporte. Em vários lugares da cidade é possível caminhar com relativa tranquilidade, mas lembre-se que uma metrópole como Sampa merece sempre muita atenção!
#Acomodação
Já ficamos hospedados em diferentes hotéis em São Paulo e recomendamos:
Organize sua viagem com a gente:
Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor SEGURO para as suas necessidades - utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: p101p ao final da contratação.
Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!
Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em mais de 165 países! Você recebe o seu chip do omeuchip em casa e viaja conectado.
Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.
Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em diversos países – evite filas!
Aqui você encontra passagens aéreas com as melhores taifas. Garanta já a sua!
Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?
Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente
Ainda quero conhecer muita coisa em Sampa. Preciso voltar mais vezes 😉
Então quer dizer que houve transmissão de pensamento sobre o post de hoje?? rsss
Acredita que nunca fui na pinacoteca??? Tenho uma listinha de coisas para fazer em Sampa!!
bjs
Faltou a Sala São Paulo, um local de concertos magnífico, porém com a cracolândia ao redor
Também andei escrevendo sobre São Paulo hoje. Dai vi seu post, corri para ler e de cara já encontrei uma divida que possuo comigo em relação a Sampa: o Theatro Municipal! Acredita que ele entra e sai de minha agenda e sempre acaba ficando para uma próxima oportunidade? Parece encantado – o é efetivamente!! Abraços, querida!