
Vai fazer turismo em Lárnaca e gostaria de obter mais informações sobre as suas principais atrações turísticas?
Aqui você encontrará dicas valiosas não só sobre o turismo em Lárnaca, mas também informações importantes sobre o Chipre, um pequeno país insular localizado no Mar Mediterrâneo e que faz parte da Europa.
Abaixo você saberá mais sobre moedas, idiomas, fuso horário, tomadas e visto para o país, além de informações sobre quantidades de dia para visitar o país e como se locomover dentro da ilha.
Fique por dentro de dicas úteis sobre o turismo em Lárnaca, onde a cidade está localizada, e qual a melhor época para visitá-la.

Lárnaca, Chipre
Informações úteis sobre o Chipre
MOEDAS
O Chipre adota o euro como moeda, no entanto, ao atravessar para o lado turco da ilha, a moeda será a lira turca.
IDIOMAS
Os idiomas oficiais do país são o grego e turco, que sofreram alterações ao longo dos anos e foram surgindo variações desses dois idiomas como o grego cipriota e o turco cipriota.
PLUGS DAS TOMADAS
Os plugs de tomadas do Chipre são do tipo G, que são aqueles que possuem um pino achatado vertical na parte de cima e dois pinos achatados na horizontal na parte de baixo. Esse modelo de tomada é encontrado, além do Chipre, também no Reino Unido, na Irlanda, em Malta, em Singapura, na Malásia e em Hong Kong.
FUSO HORÁRIO
UTC +2
UTC +3 no horário de verão
Isso quer dizer que o horário no país é normalmente 5 horas a mais que o horário de Brasília durante a maior parte do ano e 6 horas a mais durante o horário de verão.
VISTO DE TURISMO
Brasileiros não precisam de visto para visitar o Chipre, pois o país faz parte da União Europeia e, assim sendo, podemos visitar o a comunidade europeia por um período máximo de 90 dias em uma mesma viagem.
O mais curioso é que o Chipre não assinou o Tratado de Schengen, que é o acordo de livre circulação de pessoas dentro da União Europeia. Por isso, ao entrar no Chipre, passamos pelo controle de imigração e recebemos o carimbo do país em nossos passaportes.
Quanto tempo preciso para visitar o Chipre
A quantidade de tempo necessária para visitar o Chipre vai depender da quantidade de locais que você deseja visitar.
Nós passamos 5 dias no país e visitamos os seguintes locais:
- Paphos – 2 dias
- Lárnaca – 2 dias
- Nicósia – 1 dia
Gostaríamos ainda de ter visitado Limassol e Agia Napa, mas a quantidade de dias que tínhamos disponíveis para visitar o país não permitia que esticássemos a viagem até esses locais.
Outro lugar que nos despertou uma grande curiosidade em conhecer é Varosha, mas parte dela é proibida de visitar.
Como se locomover pelo Chipre
O Chipre é um país pequeno e as formas mais fáceis de se locomover são de carro ou ônibus.
Chegamos ao Chipre de avião, por Paphos, rodamos o país de ônibus e pagamos passagens baratas entre uma cidade e outra. Lárnaca foi a última cidade que conhecemos, partindo de avião rumo à Turquia.
Caso você deseje ter mais autonomia, poderá alugar um carro para viajar dentro do Chipre, lembrando que por lá o trânsito é na mão inglesa.
++ Faça aqui uma cotação de ALUGUEL DE CARRO e encontre as locadoras com valores mais acessíveis ++
Onde Lárnaca está localizada?
Situada na costa sudeste da ilha de Chipre, Lárnaca é a terceira maior cidade do país.
Com seu litoral de cerca de 25km, é rodeada de belas praias banhadas pelas águas claras do Mediterrâneo.
Qual a melhor época para conhecer Lárnaca
O Chipre possui um clima mediterrâneo ao longo da costa, com invernos amenos e chuvosos e verões quentes e ensolarados.
Veja abaixo a temperatura média em Lárnaca mês a mês:
A nossa viagem ao Chipre ocorreu no mês de outubro e as temperaturas estavam super agradáveis. Durante o dia fazia calor e fomos à praia todos os dias. No final da tarde, a temperatura ficava mais amena, mas não fez frio dia nenhum enquanto estivemos por lá.
Por ser uma cidade costeira, a melhor época para visitar Lárnaca e poder aproveitar suas praias é de maio a outubro.
Onde se hospedar em Lárnaca
Lárnaca não é uma cidade tão grande e é muito fácil se locomover dentro dela de ônibus. Nós ficamos hospedados em um apartamento muito bem localizado e com um ótimo custo-benefício, mas que não está mais disponível para hospedagem atualmente.
Se possível, indicamos que fique hospedado na mesma região em que ficamos, que é na orla da Baía de Lárnaca – Larnaca Bay.
++ Veja aqui as opções de HOSPEDAGENS EM LÁRNACA ++
Turismo em Lárnaca: o que fazer na cidade
Lárnaca é uma cidade muito agradável para se caminhar e é possível visitar vários locais interessantes andando. Para ir a locais mais distantes, utilizamos o transporte público, que nos serviu muito bem.
Vamos compartilhar aqui um pouco do que conhecemos durante a nossa visita de 2 dias à cidade.
Veja no mapa abaixo algumas das atrações turísticas mais visitadas de Lárnaca:
1- Castelo Medieval
Não se sabe ao certo a data precisa em que o Castelo Medieval de Lárnaca – Larnaka Medieval Castle – foi construído e há discussões se a fortificação teria sido erguida nos século XIV ou no século XVII, durante a ocupação otomana na região.
O que se sabe é que, após o período otomano, os britânicos transformaram o castelo em prisão onde havia, inclusive, execuções.

O castelo visto do Pier da Baía de Lárnaca
Atualmente o castelo abriga um pequeno museu com uma coleção de antiguidades da época bizantina, utensílios de cozinha, armas, cerâmicas e pinturas, acervo esse que datam dos século XVI ao XIX.
A visita ao castelo dura em torno de 40 minutos a 1 hora e o valor da entrada é bem baratinho, apenas €2.50.
Além de termos acesso ao seu pequeno acervo, temos uma vista super legal ao andar pelas suas muralhas!
Horários de funcionamento:
Inverno (16/09 a 15/4)
- Segunda a sexta: 8h às 17h
- Sábados e domingos: 9h30min às 17h
Verão (16/4 a 15/9)
- Segunda a sexta: 8h às 19h30min
- Sábados e domingos: 9h30min às 19h30min
Para informações atualizadas sobre horários de funcionamento e valor do ingresso, acesse o site oficial do departamento de antiguidades do Chipre.
2- Skala: o antigo quarteirão Turco
Após a invasão turca no Chipre do Norte, na década de 70, o antigo quarteirão turco, conhecido como Skala, foi abandonado e ficou muito tempo em ruínas.
Tempos depois, vários artesãos mudaram suas oficinas de cerâmica para a região, dando uma rejuvenescida no bairro.
Vale a pena caminhar pelo bairro e ver a arquitetura diferente formada por casa de dois andares em meio a ruas estreitas.
3- Igreja de São Lázaro
Essa igreja grega ortodoxa data do final do século IX, conhecida como Agios Lazaros, é uma construção muito diferente para os brasileiros, já que igrejas ortodoxas não são comuns no Brasil.
A igreja está localizada sobre o túmulo de São Lázaro que, segundo a história, após ter sido ressuscitado por Jesus, chegou ao Chipre e foi ordenado bispo pelos apóstolos Paulo e Barnabé, tendo vivido na cidade por três décadas.
O santo é muito reverenciado na cidade e todos os anos é realizada uma procissão em sua homenagem alguns dias antes da Páscoa.
Feita toda de pedra a construção é um belo exemplo da arquitetura bizantina no Chipre. Embora a igreja tivesse sido construída por um imperador bizantino no século IX, ela passou por uma restauração muito tempo depois, no século XVII.
Por dentro, ela é muito bonita e bem diferente do que estamos acostumados, além de ser toda de pedra, o seu interior é adornado com muitos objetos dourados.
A igreja e o museu estão abertos todos os dias das 7h30min às 17h30min e a entrada é gratuita. Para maiores informações, visite o site oficial do departamento de antiguidades do Chipre.
4 – Athenon
O que achamos mais legal da cidade foi andar pela sua orla, em especial a Athenon, que é a avenida costaneira, que começa no castelo e vai até a marina.
Ficamos sabendo que de maio a setembro as praias estão lotadas. A nossa viagem foi no mês de outubro e ainda tinha uma boa movimetação por lá, especialmente de turistas russos.
A praia super famosa e que fica ao longo dessa avenida é a Finikoudes Beach. A areia da praia é escura, mas a água é cristalina!

A orla em Finikoudes Beach
Há muitas cadeiras e guarda-sóis para os turistas alugarem, mas não alugamos e nem chegamos a ver valores, pois o nosso objetivo era mesmo ficar na água.

Sorria para a foto e disfarça que está sentindo frio
Por falar em águas, elas não são tão mornas quanto as do litoral do nordeste brasileiro, mas a beleza é tamanha, que é irresistível não molhar pelo menos os pés.
Os russos, acostumados com o frio, eram os que mais passavam tempo nadando nesse marzão lindo e nós, baianos que somos, sentindo aquele friozinho que deixa o corpo todo arrepiado!
Brincadeiras à parte, ainda ano mês de outubro dá para aproveitar bem as praias, pois o choque que sentimos com a temperatura da água é antes do primeiro mergulho. Depois fica bem tranquilo 😉

Que mar é esse? ❤️
5 – Europe Square
Já no finalzinho da Athenon (para quem começa a andar a partir do castelo) está localizada a Europe Square, uma praça famosa que costuma ser local de muitos eventos culturais e esportivos na cidade.
Nela podemos ver os primeiros edifícios coloniais durante a administração britânica no século XIX, que hoje abrigam a Galeria de Arte Municipal, o Museu Histórico de Arquivos e o Museu de Lárnaca.

O edifício da Larnaca Municipal Art Gallery ao fundo

A fonte moderna da Europe Square
É uma praça bem cuidadinha e que estará no meio do caminho para quem anda na orla da cidade. Se o calor tiver intenso, ainda dá para se refrescar com um pouco da água da fonte.
O que achamos da cidade
Os dias que passamos em Lárnaca foram extremamente agradáveis e serviram para descansarmos um pouco após tantas andanças pelos sítios arqueológicos de Paphos.
Diferentemente de outras cidades por onde passamos no país, Lárnaca tem uma vibe bem tranquila e as praias tornaram-se os grandes atrativos da cidade.
Curtimos tanto os nossos dias por lá que até chegamos a colocar Lárnaca dentre os destinos que gostaríamos de morar quando nos aposentarmos 😉

E esse pôr do sol?
Leia também:
Organize sua viagem com a gente:
Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor seguro para as suas necessidades – utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: PROJETO1015 ao final da contratação.
Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!
Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em mais de 165 países! Você recebe o seu chip do omeuchip em casa e viaja conectado.
Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.
Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em diversos países – evite filas!
✈️ Compre aqui as suas passagens aéreas e consiga as melhores tarifas e condições de pagamento!
Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?
Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente
Deixe um comentário