Montevidéu, capital do Uruguai é uma cidade antiga e, se comprada a Buenos Aires, é menor e mais simples, mas mesmo assim não deixa de ser interessante.
Se a cidade está no seu roteiro de viagem, não deixe de ver dicas úteis que preparamos para você:
Índice
O que fazer em Montevidéu? Dicas de turismo na capital do Uruguai
Dica nº 1: Caminhada pelo centro histórico
O centro histórico de Montevidéu, conhecido como Ciudad Vieja, é a parte mais antiga da cidade, construída em 1724.
Dentre as atrações desta parte da cidade, está o Mercado del Puerto, que funciona como uma espécie de mercado central com vários restaurantes. O cheiro de carne assada que exala do mercado é indescritível e a vontade de comer churrasco só aumenta. Outra coisa que nos chamou a atenção foi a presença dos gatos, que por sinal amamos!
Durante a noite, voltamos ao Mercado del Puerto para jantar e experimentamos uma carne deliciosa no restaurante El Paleque.
Outros pontos turísticos visitados nesta parte da cidade são a Praça da Independência, a Puerta de la Cidadela, Plaza Constitución e Catedral Metropolitana de Montevidéu.
Para terminar a tarde com chave de ouro, avistei a sorveteria Freddo, que eu já tinha conhecido em Buenos Aires, e lógico que não poderia deixar de tomar o famoso sorvete de doce de leite.
É possível caminhar porto todo o centro histórico com relativa tranquilidade. Entretanto, é necessário ficar atento quando estiver andando perto da região dos portos, já que por lá fui avisada por um transeunte uruguaio que tomasse cuidado com a nossa câmera. Depois desse aviso tomamos cuidado redobrado, mas não vimos ninguém “suspeito” por onde andamos, e o passeio transcorreu na maior tranquilidade.
Dica nº 2: Visita guiada ao Teatro Solis
O grande ponto turístico da cidade é o famoso Teatro Solis, uma beleza arquitetônica na qual é possível fazer visitar guiadas para conhecer todas as salas. Existem visitas em inglês, espanhol e português. A entrada custou $20 pesos uruguaios, sendo gratuita toda quarta-feira.
Como o atendente da bilheteria notou que somos brasileiros, tratou de nos colocar num grupo com cerca de 30 brasileiros e uma guia que falava português.
Infelizmente, o começo de nossa visita não foi nada agradável justamente por causa de nossos compatriotas nada educados. Em uma das salas eles fazem uma apresentação contando a história da imigração no Uruguai, e foi aí que começou a inconveniência dos brasileiros falando alto e passando na nossa frente para tirar fotos. Tinha até uma senhora que parecia que estava fazendo parte da apresentação de tão perto que estava dos atores, totalmente sem noção.
Do outro lado da sala tinha um pequeno grupo de estrangeiros, mais ou menos 8 pessoas, com um guia em inglês. Foi aí que decidimos perguntar ao guia se poderíamos fazer parte do grupo já que falamos inglês e estávamos, àquela altura, muito irritados com tamanha falta de educação dos brasileiros. A partir daí as visitas às salas foram ficando mais agradáveis e finalmente pudemos curtir nosso passeio.
Uma visita guiada ao Teatro Solis é indispensável para quem visita Montevidéu. Além de ser o grande ponto turístico da cidade, tem uma arquitetura linda de teatro europeu. A visita, como dito acima, não é cara e dura cerca de 40 minutos.
Se você fala outro idioma, como espanhol e inglês, sugiro que, assim como a gente, vá para o outro grupo, caso ele esteja menor. Assim você conseguirá aproveitar muito mais!
Dica nº 3: Alugar um carro
Após o passeio no centro histórico de Montevidéu, alugamos um carro e foi nesse momento que descobrimos outra Montevidéu, moderna, rica e badalada.
🚗Faça uma cotação de aluguel de carro aqui e pague sem IOF
Por toda a orla de Montevidéu a partir do nosso hotel, da Rambla República Argentina até o bairro de Pocitos, é possível ver edifícios modernos e calçadas lotadas de gente correndo, andando com cachorros, sentadas conversando e bebendo algo parecido com o chimarrão. Nessa hora eu tive a certeza de que toda calma do centro histórico tinha ficado para trás e Montevidéu era uma cidade viva.
Mas o principal motivo de termos alugado o carro foi para fazer o bate e volta até Punta del Este, passeio que recomendamos bastante!
Dica nº 4: Visitar outros pontos turísticos da cidade
No primeiro dia de viagem, enquanto ainda estávamos sem carro, aproveitamos para visitar os pontos turísticos mais centrais, como os que ficam na Ciudad Vieja e o Teatro Solis. Nos dias seguintes, aproveitamos a comodidade para conhecer os locais mais afastados.
Dentre os locais que conhecemos em Montevidéu estão:
Avenida 18 de Julio: uma das principais avenidas da cidade, que começa na Plaza da Independencia e se estende até o Obelisco a los Constituyentes. São quase 5 km de avenida, com muitas lojas, restaurantes e casas de câmbio. Nesta avenida, você passará pela Fuente de los Candados, que é uma fonte onde as pessoas colocaram cadeados e que por isso ganhou a fama.
Intendencia de Montevideo: a prefeitura da cidade, localizada na Avenida 18 de Julio. O ponto alto do local é a vista panorâmica do 22 andar. Embora a subida seja gratuita, é necessário pedir os ingressos para subir no mirante.
Feira de Tristán Narvaja: acontece somente aos domingos e lá você encontrará, como em todas as feiras, frutas e verduras. Mas você acha que parou por aí? Que nada! O alto dessa feirinha são as antiguidades, com diversos objetos do tempo dos bufas, como os discos de vinil, por exemplo. É uma feira popular e cheia de quinquilharias, mas que recomendamos para os que gostam de ver algo diferente. O local funciona todos os domingos, das 9:00 às 15:00 ou 16:00.
Endereço: Rua Dr. Tristán Narvaja
Parque Rodó: um parque bem legal que fica no bairro que tem o mesmo nome. É um lugar super agradável para passear e ver tipos diferentes de árvores. Aos domingos, o local fica mais cheios de locais.
Las Ramblas: é a parte da orla de Montevidéu, um local com calçadão muito bem conservado nas margens do Rio de la Plata, que se encontra com o oceano Atlântico. As partes mais visitadas são na área entre Picotos e Punta Carreras, os bairros que mais gostamos em Montevidéu.
Palácio Legislativo: é um lindo edifício onde está situado o parlamento do país. É possível fazer uma visita guiada, de segunda a sexta, às 10:30 e às 15:oo. Valor: 3 dólares. Para informações atualizadas, acesse o site oficial da atração.
Pocitos: É um bairro super legal e movimentadíssimo no verão, quando os uruguaios lotam as areais da Playa de Pocitos. Vale muito a pena fazer uma caminhada por lá e ver a galera tomando mate e andando com seus cachorros.
Tá vendo como tem um monte de coisas para fazer em Montevidéu? E olhe que ainda tem mais: nós que não conseguimos visitar tudo!
Dica nº 5: Experimentar o doce de leite uruguaio
Para terminar, não poderia deixar de citar uma das coisas que faz o Uruguai tão famoso, que é o maravilhoso doce de leite. A variedade de doce de leite encontrada no mercado é grande, mas experimentar o da marca Lapataia , é ter o prazer de experimentar a maravilha em doce de leite. Minha mala voltou lotada tanto de potes de doces de leite quanto de barrinhas de doce de leite, que são as melhores do mundo!
Antes de ir para Montevidéu, li em vários posts na internet para tomar cuidado com a compra de doce de leite, já que a alfândega aqui no Brasil já havia apreendido doce de leite de outras pessoas. Mesmo assim arrisquei e, para a minha felicidade, não fui parada, fazendo com que familiares e amigos tivessem o prazer de experimentar o melhor doce de leite do mundo.
Outras informações
Ficamos hospedados no Hotel Ibis Montevideo, situado em um local super agradável (em frente à orla da cidade). quartos padrão bom café da manhã e atendimento.
Uma leitora do nosso blog esteve na cidade em setembro de 2015 e nos informou que o melhor local para fazer o câmbio do real para o peso uruguaio é no Shopping Punta Carretas. Para mais informações sobre câmbio, clique aqui.
Organize sua viagem com a gente:
Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor SEGURO para as suas necessidades - utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: p101p ao final da contratação.
Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!
Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em mais de 165 países! Você recebe o seu chip do omeuchip em casa e viaja conectado.
Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.
Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em diversos países – evite filas!
Aqui você encontra passagens aéreas com as melhores taifas. Garanta já a sua!
Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?
Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente
Olá!!! Estou imaginando o que seria uma cruzeiro animal hahaha
Essa época é altíssima estação, com o verão pipocando!!! Temos posts sobre Buenos Aires e Punta, se precisar. E qualquer dúvida pode mandar mensagens 😉
bjs
Oi Gabi. Em JAN/2015 vamos fazer novamente um cruzeiro pra Argentina e Uruguai (o último foi ANIMAL….rsrs) e esse passa um dia em Montevidéu. Aproveitei pra passar por aqui e ver o que vcs fizeram por lá. Vamos tb a Buenos Aires e Punta, tb 1 dia em cada lugar. 😀
Vocês também vão a Punta? Vale muito a pena conhecer!
Boa viagem e aproveitem bastante 😉
Bjo
Tamo indo la em agosto, obrigado pelas dicas!
Obrigada! Espero realmente poder ajudar.
Bela iniciativa meu bebê!! Assim os amantes de viagem sofrem menos com as pegadinhas e se divertem mais já sabendo o que vale a pena visitar!!! Avante e sempre na estrada!!!