Manaus é a capital do estado do Amazonas, maior cidade da região amazônica e principal centro financeiro e econômico do norte do país. Como a maioria das capitais do Brasil, é uma cidade muito grande, com atrações turísticas distantes, o que dificulta a locomoção por transporte público. Por isto, recomendamos o aluguel de carro, não só pela praticidade, mas também para fugir um pouco do calor.
Esta capital histórica está localizada no centro da Floresta Amazônica, a maior floresta tropical do mundo. Além das paisagens típicas da região, há uma rica arquitetura do final do século XIX e início do século XX, fruto do ciclo da borracha, um período de imensa importância para a economia brasileira, que teve grande impacto também em outras capitais do norte do Brasil.
E é nesse contexto que encontramos o teatro mais bonito do país – o Teatro Amazonas! Inaugurado em 1896, é símbolo de período de glória do ciclo da borracha, com uma fachada belíssima e uma cúpula com as cores da bandeira do Brasil. Ao seu redor, foram utilizadas borrachas nos paralelepípedos evitando, dessa forma, que o barulho dos carros e carroças interferissem nas apresentações realizadas no teatro.
Seu interior impressiona mais ainda, com o salão de espetáculos de cair o queixo, até mesmo de quem já visitou teatros mundo afora. Fizemos uma visita guiada, ESSENCIAL para que entendêssemos cada detalhe do local, com uma guia muito preparado e que entendia de arte e história.
O salão de espetáculos tem uma acústica tão boa, que dispensa amplificadores nas apresentações e, disse o guia, que segundo Pavarotti, a acústica do Teatro Amazonas está entre as melhores do mundo, comparando-a com outros teatros europeus, como a Ópera Garnier, em Paris.
Dentro do salão de espetáculos, há um teto lindamente pintado, destacando-se as cores azul e dourada, onde as partes douradas lembram os pés da Torre Eiffel. Dentre as pinturas, o guia nos explicou toda a simbologia que envolve o drama e a comédia.
Continuamos a visita pelas dependências do teatro, onde tivemos acesso aos corredores com pinturas pelas paredes e bustos de personalidades esculpidos; vimos as primeiras cadeiras utilizadas na época de sua inauguração; uma sala com instrumentos musicais; o lindíssimo salão nobre; e um camarim cenográfico, reconstituído como os camarins de antigamente.
O teatro está localizado no centro da cidade, no largo de São Sebastião, local rodeado de restaurantes, onde os turistas podem experimentar tanto os quitutes regionais, como fazer um lanche simples ou comer uma pizza. De frente para esse largo vemos a Igreja de São Sebastião, com sua arquitetura gótica e neoclássica do século XIX, imitando as igrejas europeias.
Ainda no centro, visitamos o Museu Paço da Liberdade, edifício que também marca a presença da arquitetura neoclássica na cidade e que expõe obras de arte de artistas amazonenses, além de outras exposições temporárias. Fizemos uma visita guiada dentro do prédio e vimos uma escavação onde descobriram urnas funerárias e fragmentos de cerâmica do período pré-colonial.
Após andarmos pelas salas, subimos em um terraço com vista para os casarões antigos da cidade, com arquitetura típica do século passado. O prédio onde está instalado o museu encontra-se totalmente revitalizado, no entanto, essa não é a realidade das outras casas ao seu redor e da praça que fica na sua frente, que ainda carecem de cuidados.
Andando pelo centro, você verá também o Relógio Municipal de Manaus, construção importada da Suíça e instalada na segunda década do século passado. Apesar de histórica, percebemos que, infelizmente, o local encontra-se abandonado, com pichações em suas colunas. Como havia tapumes na praça ao seu redor, ficou a expectativa de que possa estar totalmente recuperado em breve.
Próximo ao porto, passamos pelo Mercado Municipal Adolpho Lisboa, construído no século XIX às margens do Rio Negro. Separado em duas partes (uma dentro do edifício antigo e outra dentro de uma estrutura de ferro), o mercado abriga artesanato local e diversos tipos de comida regional. Se quiser levar algo de lembrança para os amigos, sugiro os salames doces, feitos de doce de cupuaçu com castanha. São baratos e deliciosos!
Recomendamos muito a visita a esse mercado, principalmente pela excelente estrutura, com quiosque de informações turísticas que disponibilizam gratuitamente guias e revistas para os turistas.
Para um fim de tarde, recomendamos um passeio pela charmosa orla da Ponta Negra, uma praia fluvial banhada pelo Rio Negro, localizada a mais de 10km do centro, onde se concentram modernos prédios de luxo que contrastam com outras partes da cidade. É um local agradável para caminhada e prática de esportes, como ciclismo e patinação, além do vôlei de praia e futebol na areia.
Passamos um bom tempo andando ao longo da orla e aproveitamos que era final de tarde para apreciar um belíssimo pôr do sol amazônico!
A culinária amazônica é riquíssima e os cafés da manhã manauaras (manauara refere-se ao nativo de Manaus) são super famosos! Por indicação de nossa amiga Sheila, fomos conhecer o Café Regional Priscila, uma casa tradicional que serve comidas típicas do café da manhã local.
O café da manhã do norte nos lembrou muito o do nordeste, pois ambos servem tapioca, banana da terra frita, cuscuz, bolo de aipim, pamonha, mingaus, dentre outros. Por outro lado, há sabores que só encontramos nessa região do país como: suco de taperebá, x-caboquinho (sanduíche recheado de tucumã), tapioca com recheio de castanha, dentre muitas outras comidas que só vimos por lá!
Assim que entramos, recebemos uma comanda em papel com todo o cardápio. Marcamos tudo que queríamos comer e entregamos ao garçom. No final, pagamos no caixa e apresentamos o comprovante de pagamento na saída.
A comida é bem servida, o atendimento é rápido e os preços são razoáveis. Para quem não sabe, não há acesso rodoviário dos grandes centros brasileiros até Manaus, o que torna o custo de vida alto na capital do Amazonas.
Além dos passeios dentro da cidade, ainda tivemos a oportunidade de fazer um passeio de barco pelos rios da Amazônia, que durou um dia inteirinho. Foi, sem dúvida, essencial para fechamos com chave de ouro a visita a Manaus! De tão legal, será tema de um post exclusivo, onde contaremos todos os detalhes 😉
Se você gosta de conhecer shoppings, há o famoso Manauara Shopping, decorado especialmente com elementos da Floresta Amazônica, dando ênfase à flora, fauna e cultura amazonense. Além da decoração prestigiado o artesanato regional, há uma árvore na parte central do shopping.
E esses foram os lugares que conseguimos conhecer em um dia e meio (lembrando que tiramos mais um dia para o passeio de barco). A cidade é grande e cheia de locais para visitar. Não conseguimos conhecer, por exemplo, a Arena Amazônia, que só vimos por fora, e a Zona Franca de Manaus. É bom que sempre temos um motivo para voltar, né?
E você? Já esteve em Manaus?
Como foi a sua experiência?
Organize sua viagem com a gente:
Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor SEGURO para as suas necessidades - utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: p101p ao final da contratação.
Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!
Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em mais de 165 países! Você recebe o seu chip do omeuchip em casa e viaja conectado.
Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.
Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em diversos países – evite filas!
Aqui você encontra passagens aéreas com as melhores taifas. Garanta já a sua!
Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?
Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente
Preciso muito ir pra Manaus pq já morei lá quando era bebê de colo então não lembro de nada!!! hahahaha Ainda mais que ultimamente virei a louca dos teatros! Só esse ano já visitei 3!
Sério que você morou lá? Que massa!
O teatro é imperdível. Você vai adorar!
Beijos
Eu morei em Macapá e pude conhecer bastante bem o norte, as infelizmente não cheguei a conhecer Manaus. Adoraria. E isso porquê eu amo visitar teatros e o Amazonas está desde sempre no meu imaginário. Adorei saber que eles têm visitas guiadas, isso encanta o visitante. 🙂 adorei o post.
Muito legal o post, Gabi! Manaus é muito pitoresca mesmo e todos falam muito bem dos seus temperos!
Não sabia que a orla da Praia de Ponta Negra era tão legal, curti bastante o calçadão! 😉
Obrigada, Gabi!
Manaus é uma cidade bem única e a praia da Ponta Negra é bem interessante 😉
Amei o post!
Estamos loucos para conhecer Manaus e a Amazônia.
Esse ano qual saiu, mas no fim deu tudo errado. Torcendo para conseguirmos ir em 2017.
Beijos
É um passeio MUITO interessante que recomendo a todos!
Torcendo para que consigam em 2017!
Vocês vão adorar 🙂
Eu conheço o Amazonas em Outubro de 2017,fiquei hospedada bem pertinho do Teatro Amazonas,por sinal e lindo demais.Conheci vários pontos turisticos ,mais o que eu mais gostei foi a viagem pelo Rio Negro ,tomei banho com os botos,conheci uma tribo indígena,contemplei o encontro do Rio negro com o Rio Solimões lindo de mais.E fui conhecer as cachoeiras de presidente Figueiredo foi lindo demais
Louca para conhecer as cachoeiras de Presidente Figueiredo!! Vi cada foto linda de lá 😉
Eu tenho uma vontade enorme de conhecer Manaus. Sempre babo nas fotos do Theatro.
Manaus surpreendeu em vários aspectos, principalmente aquele teatro maravilhoso 😉