Vai conhecer Madri e não sabe qual a forma mais econômica de ir do aeroporto de Barajas ao centro? Vai fazer uma conexão longa em Madri e gostaria de passear pela cidade? Sabia que é fácil e barato fazer esse deslocamento ? E o melhor: sem precisar pagar fortunas com táxi.
Já estivemos juntos duas vezes na cidade e sempre utilizamos o metrô para sair e chegar no Aeroporto Adolfo Suárez, Madrid-Barajas (MAD), localizado a 12 km do centro de Madri.
⚠️O seguro viagem, com cobertura mínima de 30 mil euros, é obrigatório para entrar na Europa.
Índice
Como ir do aeroporto de Madri ao centro?
Em uma das vezes que fomos a Madri, chegamos em um voo direto vindo do Rio de Janeiro. Embora o nosso destino final fosse Roma, escolhemos, de propósito, um voo com uma conexão longa (com duração de 9 horas), justamente para passear novamente na capital da Espanha, afinal, já estava mais que na hora de escrever sobre a cidade aqui no Projeto 101 Países, concordam?
Com o tempo curto para fazer tudo que queríamos, baixamos o aplicativo do mapa do metrô de Madri antes da viagem e estudamos as rotas, para assim otimizar nosso tempo e perder o mínimo possível com deslocamentos. Há quatros terminais no Aeroporto de Madri (T1, T2, T3 e T4), todos interligados com a linha 8. Aproveite para acessar o mapa do metrô. O aplicativo dirá qual a rota mais rápida, com tempo estimado e o número de trocas de linhas necessário.
Para comprar os bilhetes de metrô é bem simples: tudo é feito na máquina, podendo pagar em dinheiro ou cartão de crédito. Como tínhamos apenas notas de 100 euros, tivemos que comprar alguma coisa em uma loja antes de comprar as passagens, já que as máquinas só aceitam notas de no máximo 50 euros.
A tarjeta multi
⚠️ATENÇÃO: no final de 2017, o sistema de transporte público de Madri introduziu a “tarjeta multi”, um cartão magnético obrigatório para quem deseja utilizar o transporte público na capital da Espanha.
O cartão é obtido nas máquinas de vendas de bilhetes de metrô pelo custo de €2,50 e deve ser carregado com valores que sejam suficientes para cobrir as viagens que a pessoa deseja fazer na cidade.
Para quem vai utilizar muito o transporte público, é interessante carregar o cartão com o bilhete “metrobus 10 viajes” (custa €12,20 – valor em 2020) e assim não precisa carregar o cartão cada vez que for utilizá-lo.
A tarjeta multi pode ser utilizada por mais de uma pessoa na mesma viagem. Ou seja, se você for viajar acompanhado(a), basta adquirir apenas um cartão e carregá-lo com saldo suficiente para mais de uma pessoa. Lembrando que para cada pessoa que passe pela catraca do metrô, é necessário passar o cartão na máquina para debitar o saldo.
A tarjeta para turista
O bilhete turístico é um cartão pessoal que fazer viagens ilimitadas utilizando os serviços regulares de transporte de passageiros que operam dentro da zona escolhida. O bilhete é vendido para 1, 2, 3, 5 ou 7 dias.
O cartão será válido a partir do seu primeiro uso e para os dias consecutivos do calendário incluído no ticket selecionado (não necessariamente o dia da compra do cartão). O seu período de validade abrangerá os serviços noturnos até às 5 da manhã do último dia da vigência.
Comprando as passagens e o suplemento aeropuerto
Para saber o valor da passagem é necessário colocar a estação final, pois os valores variam a depender da zona onde você deseja saltar (por isso recomendamos que você saiba em qual estação desembarcará). Clique aqui para ver valores atualizados dos tickets de acordo com as zonas.
Além do valor normal do bilhete, quem está ou vai para o aeroporto deve pagar um suplemento no valor de 3 euros (valor em jan/2020). No nosso caso, cada passageiro pagou o total de 5 euros pelo bilhete de ida.
Como o nosso objetivo era ir para o centro turístico da cidade, escolhemos saltar na estação Gran Vía. Veja como fizemos e aproveite para se familiarizar com as cores das linhas:
- Pegamos o metrô no terminal T4 do aeroporto, linha 8, em direção à estação Nuevos Ministérios (tempo: 20 minutos)
- Saltamos na estação Nuevos Ministérios e pegamos a linha 10 em direção a Puerta del Sur e saltamos na estação Tribunal (tempo: 13 minutos)
- Pegamos a linha 1 em direção a Valdecarros e saltamos na estação Gran Vía (tempo: 11 minutos)
O trajeto da volta demorou aproximadamente o mesmo tempo do da ida, por isso, calculamos para chegarmos com pelo menos uma hora de antecedência da partida para Roma, já que nosso check in estava feito e as malas já haviam sido despachadas.
Obs: viajamos com malas pequenas que não precisavam ser despachadas, mas como o guarda-volumes do aeroporto de Madri é caro (pagaríamos 10 euros para deixar cada malinha, ou seja, 20 euros no total), decidimos pegar as malas apenas no nosso destino final (Roma).
Se for fazer apenas conexão na cidade, para sua segurança, calcule uma hora para ir do aeroporto ao centro e mais uma hora para o retorno (valor de ida e volta para um passageiro: 10 euros).
Resumindo:
Valor do bilhete único: de 4,50 a 6 euros
Horário de funcionamento: todos os dias das 6:00 à 1:30 da manhã
Tempo médio do percurso até o centro: 45 minutos
Translado de/para aeroporto de Madri
Outra opção é contratar um traslado tanto do aeroporto para o seu hotel em Madri, quanto o inverso. É uma opção super prática e cômoda, que pode sair super em conta a depender de quantas pessoas estiverem viajando juntas.
++ Veja aqui traslado para 4 pessoas por pouco mais de 40 euros
Sabia que também é possível fazer esse trajeto de ônibus? Nós não fizemos, mas o blog Tauromaquia contou como funciona o Exprés Aeroporto, que opera 24 horas, todos os dias do ano.
Leia também:
- Roteiro de um dia em Madri
- Toledo: uma cidade medieval
- Voando do Brasil para Europa pela Iberia
- Viaje para a Europa com um chip de internet ilimitada
- Dicas para passar pela imigração na Europa
- Entenda porque é necessário contratar um seguro viagem para a Europa
- Novas regras para despachar as bagagens em voos nacionais e internacionais
Organize sua viagem com a gente:
Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor SEGURO para as suas necessidades - utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: p101p ao final da contratação.
Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!
Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em mais de 165 países! Você recebe o seu chip do omeuchip em casa e viaja conectado.
Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.
Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em diversos países – evite filas!
Aqui você encontra passagens aéreas com as melhores taifas. Garanta já a sua!
Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?
Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente
suas dicas ajudou muito , e o mais importante sempre atualizados .
Obrigada pelo seu feedback 😉
suas dicas ajudou muito , e o mais importante sempre atualizados . top
Brigaduuuu pela indicação do Turomaquia 🙂
😉 😉
Já existe duas vezes nesse aeroporto, mas com conexões de cerca de 2 horas. Infelizmente não dava tempo para ir ao centro da cidade e voltar. Talvez numa próxima, ter o metro já ali é muito bom 🙂
O metrô dentro do aeroporto facilita tudo, né? Só aconselho passear no centro de Madri em caso de conexão se esta for superior a 5 horas.
Uma boa opção para quem está de passagem e tem disponibilidade de horário para visitar algum local turístico. Saber opções de locomoção é um trunfo para quem viaja!!!! Adorei.
E ter o metrô dentro do aeroporto é a melhor coisa do mundo!