E cá estamos nós, mais uma vez viajando por esse mundão!!! Nas duas últimas viagens que fizemos (Egito/Dubai, em dezembro de 2018 e janeiro de 2019, e África do Sul/Suazilândia, em fevereiro/março de 2019), não conseguimos manter a tradição em fazer o nosso diário de viagem. Mas, dessa vez, finalmente conseguimos voltar a escrever um pouco durante a nossa viagem.
Estamos no Líbano no momento e ADORANDO o país!! Superou muito as minhas expectativas!
O nosso roteiro de viagem inclui 10 dias no Líbano, 10 dias na Jordânia e um em Adis Abeba, capital da Etiópia.
A nossa decisão em conhecer o Líbano nesse ano se deu por conta de uma promoção de passagens aéreas pela Ethiopian Airlines, companhia aérea pela qual estamos viajando pela terceira vez, coincidindo com o fato de o Líbano já estar em nosso radar há um tempo. Passagens compradas para o Líbano, decidimos então incluir mais um país e estudamos várias possibilidades. No final, a Jordânia saiu o melhor custo-benefício.
Chegamos a Beirute há 6 dias e exploramos bastante a cidade. Agora estamos viajando em um ritmo mais devagar pelo fato de estarmos com um bebê de 1 ano e meio e sabemos que, para a viagem ser boa para a gente, tem que ser boa também para ele. Esse foi um dos motivos também em termos escolhido viajar por apenas esses dois países durante os 20 dias de viagem pelo Oriente Médio.
No final, percebemos que essa foi a decisão mais acertada, pois o Líbano, apesar de pequeno, é um país superinteressante e cheio de atrativos turísticos para visitar.
Em Beirute, nós visitamos as seguintes atrações:
- Zaitunay Bay: a marina de Beirute, um lugar super aprazível
- Beirut Souks: uma espécie de shopping super chique e bem diferente dos souks que estamos acostumados a ver nos países árabes
- Place Etoile: uma praça muito bem conservada, localizada em uma área belíssima da cidade
- Roman Baths: ruínas dos banhos romanos que eu considero um local indispensável para quem visita Beirute
- Cardo and Decumanus Crossing: mais ruínas romanas, com colunas que lembram filmes épicos
- Saint Georges Maronite Cathedral: uma catedral maronita super bonita e que está bem próxima das ruínas romanas
- Mohammad Al-Amin Mosque: uma mesquita LINDA, localizada ao lado da igreja acima
- Martyrs’ Square: uma praça histórica que homenageia os executados durante o regime otomano
- Beit Beirut: um casarão que foi utilizado por snipers durante a guerra civil libanesa e que ainda preserva as marcas de balas por suas paredes
- Corniche: a linda orla de Beirute
- Raouche Rocks: duas rochas no meio do mar, de onde se tem uma vista super bonita, principalmente durante o pôr do sol
- Museu arqueológico da Universidade Americana de Beirute: onde tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história da região, principalmente da época dos fenícios
- Hamra: uma rua muito famosa na cidade, cheia de lojas, cafés e restaurantes
- City Center: o maior shopping de Beirute
Após explorarmos a capital do Líbano, alugamos um carro e fomos percorrer o interior do país.
Visitamos a Gruta de Jeita que, na nossa opinião, foi uma das atrações mais incríveis que vimos até agora nessa viagem. Trata-se de uma gruta enorme, cheia de estalactites e estalagmites, abrigando uma das estalactites mais altas do mundo, que mede 8,2 metros. É um lugar impressionante!!!
Não temos fotos do local para mostrar aqui, pois é proibido entrar na gruta com qualquer tipo de câmera, mas se você pesquisar no google, verá a belezura que é esse lugar!!!!
Depois fomos a Harissa, onde está localizada a estátua da Virgem Maria, e onde andamos de teleférico e tivemos uma vista muito legal! Para quem não sabe, há muitos cristãos no Líbano e, viajando pelo interior do país, conseguimos ver claramente a diferença entre as cidades de maioria cristã e as de maioria muçulmana.
Após a visita a Harissa, seguimos viagem em direção a Byblos, considerada por alguns pesquisadores como a cidade mais antiga do mundo, povoada durante o período neolítico e depois uma importante cidade portuária fenícia. Lá visitamos a sua cidadela e vimos diversas ruínas romanas.
Sem dúvida que uma visita a Byblos é imperdível para quem visita o Líbano!
De Byblos, passamos por Batroun, uma cidade que tem como a grande atração o Phoenician Wall, um antigo paredão natural que foi reforçado pelos fenícios com pedras, sendo usado para se protegerem das tempestades e invasores que chegavam pelo mar.
Outro lugar que conhecemos, mais a leste e já montanha acima, em Bsharri, chama-se Cedros de Deus, uma floresta de cedros, que são as árvores símbolo do país e que está estampada na bandeira do Líbano.
Conhecemos também as maravilhosas ruínas romanas de Baalbek, antiga cidade fenícia localizada no Vale do Beca (outro local IMPERDÍVEL!!!!).
Passamos pelo sítio arqueológico de Anjar, visitamos o Moussa Castle e o Beiteddine Palace em Deir El Qamar e hoje passemos por Sidon, onde conhecemos as ruínas do Sidon Castle e andamos pelas ruelas de pedras e labirintos no meio da cidade. AMEI!!!!
Ainda teremos mais 3 dias no Líbano e depois partiremos para a Jordânia!!! Na Jordânia, nós nos programamos para conhecer a capital Amman, passar um dia tomando banho no Mar Morto, visitar o deserto Wadi Rum, Petra e muito mais!!!
Ah, e de brinde, passaremos um dia inteirinho em Adis Abeba, a capital da Etiópia, cidade que conhecemos anos atrás e que agora voltaremos com o nosso Projetinho!
Acompanhe a nossa viagem em tempo real através das redes sociais:
Facebook: Projeto 101 Países
Instagram: @projeto101paises
Twitter: @p101paises
Leia também:
- Como tomar banho no Mar Morto
- Como é viajar para o Egito com um bebê
- Roteiro de 10 dias no Egito
- O que fazer em Dubai gastando pouco
- Roteiro de 9 dias pela África do Sul
- Como é fazer um safari por conta própria
- 2 dias na Suazilândia: o que fazer
- 26 horas em Adis Abeba, a capital da Etiópia
Organize sua viagem com a gente:
Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor SEGURO para as suas necessidades - utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: p101p ao final da contratação.
Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!
Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em mais de 165 países! Você recebe o seu chip do omeuchip em casa e viaja conectado.
Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.
Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em diversos países – evite filas!
Aqui você encontra passagens aéreas com as melhores taifas. Garanta já a sua!
Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?
Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente
Tenho em minha turma uma pessoa de família libanesa e estamos pensando em fazer um roteiro para lá.
Adoramos seu roteiro, porém, também estamos querendo fazer a Terra Santa, ou eja, ir para a Jordânia e Israel.
Como a relação diplomática com estes países são conturbadas, é possível utilizar as fronteiras terrestres para entrar e sair de um país para o outro sem problemas?
Grato
Olá, tudo bem?
Não é possível fazer trajeto entre Líbano e Israel nem por terra nem de avião diretamente. Os dois países não têm relações. Para você ter uma ideia, uma vez voamos por empresa aérea do Líbano e a rota mais rápida passava por cima de Israel. O avião deu uma volta porque não pode voar pelo espaço aéreo israelense. Ou seja, de Israel para Líbano ou Líbano para Israel só dá pra ir partindo de outro país.
Gosto de viajar , da história , da arquitetura e gosto muita de diversão e programas participativo
Olá, Monique! Tudo bem?
Sua mensagem ficou no meio de muitas que recebi e acabei esquecendo de responder na época.
O Líbano é um prato cheio para quem ama história 😉
Abraços