Como tirar o eTA para o Canadá

Como tirar o eTA para o Canadá

Sabia que alguns brasileiros podem visitar o Canadá sem a necessidade de tirar um visto canadense? Desde que preencham os requisitos, brasileiros podem entrar no país da Maple Leaf utilizando uma autorização eletrônica de viagem, conhecida como eTA (Electronic Travel Authorization).

Veja aqui tudo o que você precisa para tirar seu eTA para o Canadá, com um passo a passo para que você possa requerer a sua autorização eletrônica de viagem agora mesmo!

1. O que é eTA para o Canadá

A autorização eletrônica de viagem permite que alguns estrangeiros entrem no Canadá sem portar um visto de turismo canadense.

Desde que atendido todos os requisitos, esses estrangeiros estão isentos do visto canadense e podem requerer o eTA de forma totalmente eletrônica e com um custo muito baixo.

2. Quem é qualificado para o eTA

São elegíveis para tirar o eTA os brasileiros que:

  • OU possuem visto americano válido
  • OU tiveram visto canadense nos últimos 10 anos 
  • E entrem no Canadá por via aérea

⚠️ Há várias nacionalidades isentas de visto e que poderão aplicar para o eTA (incluindo vários países europeus). Brasileiros com dupla nacionalidade que não tiverem visto americano ou canadense nos últimos 10 anos, podem verificar se a outra nacionalidade está qualificada para o eTA.

Aqui você pode verificar se é elegível para o visto ou eTA para o Canadá.

Além de preencher um dos requisitos de vistos, os estrangeiros isentos de visto canadense devem entrar no canadá, necessariamente, por via aérea. Ou seja, não é possível entrar no Canadá usando o eTA pela primeira vez de carro, trem, ônibus ou de navio.

3. Valor do eTA

Enquanto o visto de turismo canadense custa mais de C$200, o eTA tem o custo de apenas C$7.

O pagamento é efetuado com cartão de crédito ou débito habilitado para uso no exterior, e é feito após preencher todos os dados da solicitação da autorização.

4. Validade do eTA

O eTA está vinculado eletronicamente ao passaporte do requerente e terá a validade de até 5 anos ou até o vencimento do passaporte (o que ocorrer primeiro).

Importante salientar que no caso das pessoas que vão aplicar para o eTA por terem visto americano, este precisa estar válido no momento em que o viajante solicita o eTA, pouco importando se o o visto está prestes a vencer.

Uma vez concedido o eTA, essa autorização está atrelada ao seu passaporte, não importando se seu visto americano já passou da validade durante o período em que o eTA está vigente.

5. É possível entrar no Canadá por via terrestre com o eTA?

Como dito acima, a primeira entrada no país tem que ser, necessariamente, de avião.

Inclusive, quando recebemos o aprovação do eTA por e-mail, vem escrita a seguinte frase: “You are now authorized to travel to Canada by air ” (“Agora você está autorizado a viajar para o Canadá por via aérea”).

Não encontrei nenhuma informação oficial sobre a entrada de brasileiros por via terrestre portando eTA, mas sei que, após fazer a primeira entrada no Canadá por via aérea usando o eTA, os brasileiros podem sair do país e reentrar por terra dentro do período de 6 meses ou pelo prazo que o oficial deu para a permanência no país.

É comum ver brasileiros que vão ao Canadá de avião e depois viajam para os EUA de carro, ônibus ou trem e retornam ao país por terra.

Já viajei por terra entre Canadá e Estados Unidos, mas utilizando o visto canadense, portanto, não tenho como relatar experiência fazendo a entrada em solo canadense com eTA por via terrestre.

6. Como tirar o eTA

O procedimento para tirar o eTA para o Canadá é todo eletrônico e o formulário pode ser preenchido em inglês ou francês. Caso você não seja familiarizado com nenhum dos dois idiomas, vamos deixar aqui o passo a passo de como tirar o eTA:

Instruções gerais para solicitar um eTA para o Canadá

Instruções gerais para solicitar o eTA

Clique aqui para acessar o site oficial do Governo do Canadá e solicitar seu eTA

A primeira pergunta é se você está fazendo a solicitação em nome de outra pessoa. Se for uma autorização pra você mesmo, selecione no. Caso esteja aplicando para um filho menor de idade, selecione yes.

A segunda pergunta é sobre o documento que o viajante utilizará para solicitar o eTA, que na grande maioria dos casos é o passaporte comum.

Depois você deverá colocar qual o país que emitiu seu passaporte, se você é residente permanente legal nos EUA, a nacionalidade que consta no seu passaporte, se você está viajando para o Canadá por via aérea (imprescindível marcar yes) e se nos últimos 10 anos você teve visto canadense.

Para quem vai entrar no Canadá por possuir visto americano, deverá inserir o número do visto duas vezes, que é o que está em vermelho no seu visto, bem como a data em que esse visto expira.

Onde encontrar o número do visto americano

Onde encontrar o número do visto americano

No caso das pessoas que tiveram o visto canadense nos últimos 10 anos, podem perguntar qual o número do UCI (unique client identifier). Esse número é composto por uma sequência de 8 dígitos e encontra-se do lado direito mais abaixo no visto canadense.

UCI visto canadense

UCI destacado de vermelho

Em seguida, as informações pessoais, como número de passaporte (que deve ser digitado nos dois campos, não podendo copiar e colar), sobrenome e nome como estão no passaporte.

Data de nascimento, gênero, país de nascimento, cidade de nascimento, data em que o passaporte foi expedido e data em que o passaporte expira.

Caso tenha outra nacionalidade, há um campo para inserir. Após isso, perguntam se você já aplicou ou obteve visto, eTA ou permissão para visitar, morar, trabalhar ou estudar no Canadá.

Na parte de contato pedem apenas o endereço de e-mail, que também deve ser digitado duas vezes, sem poder copiar e colar.

Em seguida, aparecem os campos para inserir o endereço residencial do solicitante, que começa com número do apartamento (se aplicável), número da casa ou do prédio, nome da rua, cidade, país e estado.

Nos campos sobre a viagem, pergunta se o aplicante sabe quando viajará para o Canadá. Caso tenha data, deverá informar dia e horário que o voo parte.

Na parte de background questions, que é muito importante, perguntam:

  • se a pessoa já teve visto, permissão ou entrada negados, se foi ordenado a deixar o Canadá ou qualquer outro país;
  • se foi condenado ou preso por algum crime em algum país;
  • se nos últimos 2 anos foi diagnosticado com tuberculose ou esteve em contato com uma pessoa com a doença;
  • se a pessoa tem algumas das condições listadas (sífilis não tratada, vícios em drogas ou álcool não tratados, condição mental com psicose não tratada ou nenhuma das opções acima).

Perguntam também sobre a profissão do aplicante,  nome do empregador e há quanto tempo trabalha.

Ao final, devemos aceitar os termos e escrever o nome exatamente como consta no passaporte.

Próximo passo é prosseguir com o pagamento do eTA:

Resumo da taxa para o eTA

Resumo da taxa para o eTA

campo para pagamento do eTA

Campo para preencher com as informações do cartão de crédito/débito

Confirmação do pagamento do eTA

Confirmação do pagamento do eTA

Em poucos minutos chegará um email com o status do eTA (esperamos que seja aprovado!). Não é obrigatório ter esse papel em mãos para viajar, porém eu costumo imprimir ou ter esse e-mail de fácil acesso para o caso precise ter meu número do eTA.

email com aprovação do eTA

E-mail que recebi com a aprovação do meu eTA

Clique aqui para checar o status do seu eTA.

7. Todas as nossas dicas

Dicas para planejar a viagem ao Canadá

Dicas de turismo nas cidades canadenses

MONTREAL

QUEBEC CITY

OTTAWA

TORONTO

NIAGARA FALLS

Como viajar entre o Canadá e os Estados Unidos

Nossas experiências morando no Canadá

Organize sua viagem com a gente:

 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor SEGURO para as suas necessidades  - utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: p101p ao final da contratação.

Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em mais de 165 países! Você recebe o seu chip do omeuchip em casa e viaja conectado.

Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em diversos países – evite filas!

Aqui você encontra passagens aéreas com as melhores taifas. Garanta já a sua!

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente

Ama animais, viagens e gastronomia, sempre tentando conciliar suas três paixões. Andou por mais de 60 países e está sempre programando a próxima viagem. O destino? Depende das promoções de passagens aéreas!

Deixe um comentário