Islas Marietas e Playa Escondida: um pedaço do paraíso no Pacífico mexicano

Islas Marietas e Playa Escondida: um pedaço do paraíso no Pacífico mexicano

As Islas Marietas são um conjunto de ilhas pequenas formadas há milhares de anos pela atividade vulcânica no Oceano Pacífico, a alguns quilômetros da costa de Puerto Vallarta, cidade mexicana de onde partimos para conhecer esse pedacinho do paraíso.

As ilhas, inabitadas, são parte do Parque Nacional Islas Marietas, preservado pelo governo mexicano por causa das suas ricas populações de vida marinha, o que tornam um destino turístico muito procurado. 

Rochas das Islas Marietas

Formações rochosas das Islas Marietas

Como fazer um passeio pelas Islas Marietas?

Para conhecer as Islas Marietas é necessário contratar o passeio com alguma agência em Puerto Vallarta, pois as ilhas são área de proteção ambiental e estão distantes da costa.

Quando contactamos a agência indicada por amigos, a Vallarta Adventures, escolhemos o tour chamado Marietas Eco Discovery, que tinha o custo aproximado de U$45 por pessoa e incluía café da manhã, open bar, snorkel, kayak e paddle. Esse passeio tinha 6 horas de duração e nos parecia ser uma ótima opção.

Para os passeios, a empresa recomenda que cada pessoa leve sua própria toalha, roupa de banho, protetor solar e dinheiro para pagamento de taxas extras e compra de lembrancinhas.

Os turistas podem optar por diversos tipos de passeios para conhecer as ilhas, mas, para conhecer a Playa Escondida (Hidden Beach), é preciso fazer um tour específico, além de preencher alguns requisitos exigidos para esse tour.

Hidden Beach

Playa Escondida, a atração mais procurada das Islas Marietas

Como sabíamos que a visita à Playa Escondida não era feita durante todo o ano, resolvemos entrar em contato com a agência para saber se teríamos acesso à tão sonhada praia, afinal, esse era o maior motivo de termos ido até Puerto Vallarta. Foi neste contato que descobrimos que estavam fazendo os passeios para a praia, mas o tipo de passeio era outro.

Neste momento, a empresa avisou que a excursão que leva até a Hidden Beach seria a Island Discovery e não a que havíamos contratado. Na época, o site da empresa era muito confuso, sem informação precisa. No entanto, atualmente os passeios são bem explicados e estão mais caros do que na época da nossa viagem.

Para a nossa sorte, ainda havia disponibilidade para a Island Discovery e conseguimos fazer a reserva para o tão sonhado passeio!

⚠️Para garantir disponibilidade, contrate o tour com antecedência e se assegure que aquele passeio que está contratando realmente vai até a Playa Escondida.

Requisitos para fazer o tour que leva à Playa Escondida

Caso você decida contratar o passeio específico que leva até a praia escondida, é preciso saber se o seu perfil se encaixa nas exigências da empresa:

  • Idade mínima de 12 anos;
  • Saber nadar muito bem;
  • Não estar grávida;
  • Não ter problemas respiratórios, diabetes, problemas de pressão alta ou baixa, problemas de visão ou audição, epilepsia ou outra condição especial que impacte no desempenho físico;
  • Não estar sob efeito de álcool ou droga.

Para entrar na Playa Escondida, todas as pessoas deverão usar capacetes e coletes salva-vidas e o uso do protetor solar neste momento não é permitido.

Como é o passeio para as Islas Marietas?

O passeio que contratamos começava de manhã cedo, às 7:30, e tivemos que comparecer com 30 minutos de antecedência ao Porto Marítimo de Puerto Vallarta, onde pagamos uma taxa de 25 pesos mexicanos (por pessoa) para entrarmos no porto.

Ficamos alguns minutos sentados até sermos chamados para nos dirigirmos até o balcão da empresa dentro do porto para fazermos check in. Neste momento, efetuamos o pagamento no valor de 85 pesos mexicanos (por pessoa) referente à taxa de conservação das Islas Marietas. Recebemos um bilhete para o embarque e duas pulseiras que deveríamos usar durante todo o passeio.

⚠️No momento do check in foi pedido para que apresentássemos um documento com foto (passaporte) e o  cartão de crédito que foi utilizado para a compra do passeio.

Depois de feito o check in, aguardamos alguns minutos no restaurante do porto até a chamada para o nosso passeio (há vários grupos para tours diferentes). Ainda nesse local, há algumas opções de comida para o café da manhã e lojinhas vendendo lembrancinhas e objetos para uso na água, como capa para celular impermeável, máscara de mergulho, dentre outros.

Porto Marítimo de Puerto Vallarta

O nosso barco no porto

A Playa Escondida

O barco, com capacidade para 14 pessoas além dos guias, sai direto do porto em direção à Playa Escondida, que é a primeira atração a ser visitada.

O acesso à Playa Escondida, limitado a 140 pessoas por dia, está sujeito a condições climáticas e a autorização para a entrada na praia só será dada pela capitania dos portos no momento em que o barco chegar ao local.

Passeio pelas Islas Marietas

Começando o passeio!

Antes de pular no mar para entrar na praia, além de vestir o colete salva-vidas, todos recebem um capacete e as seguintes instruções:

  • Neste momento, o uso de protetor solar é proibido;
  • Não podemos encostar nos corais;
  • Todos os pertences levados até a praia são de inteira responsabilidade de seus proprietários. Caso algum equipamento caia no fundo do mar, não será possível recuperá-lo.

Perguntamos se poderíamos levar a nossa GoPro e o guia não proibiu, mas fez de tudo para nos desencorajar, dizendo que, se a câmera caísse na água, ninguém poderia buscá-la e que a empresa tinha um fotógrafo justamente para que as pessoas pudessem ter uma lembrança do passeio. Sem sabermos da qualidade do fotógrafo e do valor do serviço, decidimos arriscar e acabamos levando a nossa câmera bem amarrada no braço.

Após a autorização do guia, pulamos na água e começamos a nadar até chegar à areia da praia. O percurso é cansativo, principalmente por causa da correnteza que puxa de volta para a direção do barco. Por este motivo é que a pessoa que opta por esse tour deve ter boas habilidades de natação. Não é fácil não!!!

Os turistas podem ficar na praia durante aproximadamente 20 minutos. O local é uma pequena margem de areia dentro de uma caverna que, pelo que ficamos sabendo, foi alvo de testes com bombas feitos pelo governo mexicano no início do século XX.

Islas Maristas Playa Escondida

A cratera da Playa Escondida

Playa Escondida Maristas Island

Aquela luz lá atrás foi por onde passamos nadando para chegarmos até a praia

O que faz esse local ser um destino muito almejado para quem visita as Islas Marietas é justamente toda essa dificuldade de acesso, o que torna a praia “exclusiva”. Aliado a isso, a beleza natural ao seu redor é fantástica!

⚠️Se tiver a possibilidade de levar a sua própria máquina fotográfica (a prova d’água), leve, mas tenha certeza de que vai conseguir carregá-la durante o caminho a nado. Não achamos as fotografias do fotógrafo de alta qualidade e eram bem caras (em torno de U$100).

Outros locais visitados

Após a visita à Playa Escondida, continuamos o passeio por outra parte da ilha, onde vimos diferentes espécies de aves, inclusive uma que tinha as patas azuis. Essas aves utilizam o local como área de alimentação e reprodução.

Aves nas Islas Marietas

Aves que habitam as Islas Marietas

Ave de pata azul nas Islas Marietas

As aves das patas azuis

Depois, passeamos por outras ilhas que fazem parte do Parque Nacional Islas Marietas e passamos algum tempo fazendo snorkel para vermos a variedade de corais e peixes.

Mergulho nas Islas Marietas

Local onde fizemos mergulho com snorkel

Voltando para a costa, quando pensávamos que o passeio estava chegando ao fim, tivemos uma surpresa maravilhosa: a presença de baleias!

O barco teve o motor desligado e ficamos um bom tempo aguardando uma baleia aparecer. Cada vez que uma aparecia, a galera do barco ia ao delírio!!! Infelizmente não conseguimos tirar foto delas, mas no vídeo abaixo é possível ver a filmagem que fizemos.

O que achamos do passeio?

O passeio é caro, o tour específico para a Playa Escondida é mais curto que os outros, mas ter a oportunidade de chegar até aquele lá foi uma aventura inesquecível.

Esse é o tipo de atividade ideal para pessoas com espírito aventureiro e que gostem da natureza, além de saber nadar muito bem, pois o trajeto até a Playa Escondida é feito sem auxílio, dependendo apenas de você.

Sem dúvida que valeu cada centavo!

Passeio de barco Islas Marietas

Outras informações importantes sobre o nosso tour pelas as Islas Marietas

  • Há lanche e água mineral no barco;
  • Os guias falam em inglês e em espanhol;
  • Todo o passeio tem uma duração aproximada de 3 horas e meia;
  • O barco anda em altíssima velocidade e enjôos podem ser potencializados;
  • A temperatura da água do mar é agradável (a água não é muito fria);
  • A nossa viagem foi realizada no mês de fevereiro.

Leia também:
Organize sua viagem com a gente:

 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor SEGURO para as suas necessidades  - utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: p101p ao final da contratação.

Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em mais de 165 países! Você recebe o seu chip do omeuchip em casa e viaja conectado.

Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em diversos países – evite filas!

✈️ Compre aqui as suas passagens aéreas e consiga as melhores tarifas e condições de pagamento!

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente

Ama animais, viagens e gastronomia, sempre tentando conciliar suas três paixões. Andou por mais de 60 países e está sempre programando a próxima viagem. O destino? Depende das promoções de passagens aéreas!

Deixe um comentário