Lituânia: experimentando a comida típica em Vilnius

Lituânia: experimentando a comida típica em Vilnius

Uma viagem a Vilnius, capital da Lituânia, não poderia ficar sem uma aventura gastronômica pelos sabores da sua culinária típica, afinal, as dietas sempre estão fora dos roteiros de viagens, rs!

Depois de experimentarmos a comida típica da Estônia e da Letônia, era vez de fechar a viagem pelos Bálticos com chave de ouro – e foi assim que paramos para jantar em um restaurante bastante recomendado na cidade.

Último dia do ano, bastante frio na rua, e a dúvida era onde comer. Decidimos então fazer a última refeição de 2015 no famoso restaurante, chamado Forto Dvaras, localizado no centro histórico de Vilnius.

restaurante-forto-dvaras-vilnius

A entrada do Forto Dvaras

Do lado de dentro do estabelecimento tinha até fila de espera, mas não aguardamos mais que 5 minutos para sermos levados até a nossa mesa no subsolo.

A decoração do restaurante é muito interessante, com paredes de tijolinhos pequenos adornadas de desenhos engraçados – lembram as tabernas medievais. O clima do lugar é bem agradável e aconchegante.

Quando descemos as escadas parecia que estávamos entrando em uma caverna!

lituania-restaurante-dvaras

Descemos as escadas para chegarmos à nossa mesa

restaurante-dvaras

Um dos salões

A decoração original do local chega a distrair a nossa atenção, de tal forma que nem me recordo se demoraram para nos atender.

O menu era bem variado, com diversas opções que incluíam saladas, sopas, pratos com carne vermelha, frango ou peixe, além de comida vegetariana e pratos típicos da culinária lituana.

menu-dvaras-vilnius

Alguns itens do menu

restaurant-forto-dvaras

Aguardando a comida!

vilnius-restaurante-dvaras

Idem!

Para a entrada, pedimos um Dvaro grybienė duonos kubilėlyje, que é a sopa de cogumelo servida dentro de um pão escuro. A sopa é muito saborosa, mas o pão é bem seco. Imagino até que a consistência do pão ajude a servir de abrigo para a sopa. De qualquer forma, a sopa estava ótima e ainda ajudou a esquentar o corpo!

sopa-de-cogumelo-no-pao

A sopa de cogumelos dentro do pão

Depois da sopa, pedimos os anéis de cebola, que eram servidos com um molho de maionese, mas achamos a porção muito pequena e nem eram tão maravilhosas que valesse pedir em uma outra oportunidade.

onion-rings-dvaras-vilnius

Os anéis de cebola

Claro que não poderíamos deixar pedir algo realmente típico! Pedimos uma sugestão à pessoa que estava nos atendendo, que recomendou os famosos dumplings; uma massa com recheio de carne. Por cima, havia sour cream e bacon em cubo.

Os dumplings lembravam um pouco tanto o pierogi que comemos na Polônia, quanto o halušky, que experimentamos na Eslováquia.

pratos-dvaras

Servidos?

dumplins-dvaras-vilnius

Os dumplings – típicos da culinária lituana

Para falar a verdade, achamos essa massa um pouco sem graça, faltando sal e tempero. De qualquer forma, valeu muito a experiência! Não é dos lugares mais baratos para comer, mas recomendo.

O restaurante dispõe de wifi gratuito para os clientes (funciona bem) e aceita cartões de crédito.

Não me recordo o valor exato da conta, mas toda essa comida, duas cocas e os 10% nos custou um pouco mais que 20 euros para o casal. Ah, aquela sopa de pão custa 3,50 euros!

Endereço: Pillies g. 16, Vilnius, Lituânia

Organize sua viagem com a gente:

 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor SEGURO para as suas necessidades  - utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: PROJETO101PAISES ao final da contratação.

Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em mais de 165 países! Você recebe o seu chip do omeuchip em casa e viaja conectado.

Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em diversos países – evite filas!

✈️ Compre aqui as suas passagens aéreas e consiga as melhores tarifas e condições de pagamento!

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente

Ama animais, viagens e gastronomia, sempre tentando conciliar suas três paixões. Andou por mais de 60 países e está sempre programando a próxima viagem. O destino? Depende das promoções de passagens aéreas!

7 Comentários

  1. No verão de 2015 estive na Lithuania por 25 dias. Foi inesquecível, conheci lugares belíssimos e pessoas amáveis e respeitosas por onde passei. Desembarquei na Letônia, em outro momento estive por lá em visita a familiares de minha nora. Minha referência foi Panevezys onde fiquei hospedada e participei de um de um casamento à moda lituana que durou um dia, de lá fomos à Estônia (ainda sinto o cheiro de canela que exalava dos cafés e lojas) de carro; no caminho paramos numa das praias do mar Báltico, mesmo no verão o vento é frio. Fizemos a travessia de navio para a Suécia durante a noite – super divertido e passamos o dia em Estocolmo. Na volta à Lithuania, ficamos em Vilnius, onde amigos nos levaram a conhecer esta belíssima cidade. Fizemos trilhas, ouvimos /vimos a fonte “dançar” ao som de músicas que eram ouvidas em todo parque, visitamos a parte histórica. Entrtanto, após ver o belíssimo relato de vocês sobre o inverno em Vilnius, me despertou a vontade de passar as festas de fim de ano com meu filho e sua família lituana.

    • Olá, Lenôra! Que belo relato!
      Tenho muita vontade de voltar à Lituânia na primavera/verão para ter uma outra impressão do país. O inverno nos Bálticos é rigoroso, mas com paisagens lindíssimas.
      Muito obrigada pela mensagem e volte sempre que quiser 😉
      Beijos