Dicas de restaurantes em Riga

Riga, capital da Letônia, é a maior capital das províncias bálticas e uma cidade turisticamente interessante, com o centro histórico de uma arquitetura muito bonita, além de toda a história que vem desde a Idade Média, passando pelo Império Russo e as invasões nazista e soviética.

➔ Veja aqui algumas dicas de turismo em Riga

Durante os dois dias que passamos na cidade, dentre as experiências gastronômicas que tivemos, dois locais nos chamaram a atenção: o restaurante medieval Rozengrals e o café Riga Black Magic. São locais totalmente diferentes, com menus bem diversificados e que recomendamos!

#Rozengrals

É um restaurante temático, ambientando em um salão com decoração medieval, onde todos os atendentes estão vestidos com roupas da Idade Média e a comida servida também segue o cardápio medieval. Já tínhamos frequentado outros restaurantes medievais em Tallinn, capital da Estônia e achamos tão interessante a experiência que resolvemos conhecer o de Riga.

A viagem no tempo começa logo na entrada, com aquele portão de madeira característico e uma pessoa vestida a caráter nos convidando para entrar. Descemos as escadas e seguimos pelo salão de pedra iluminado com velas.

Medieval Restaurant Riga

Entrada do Rozengrals: onde já entramos no clima!

Ruzengrals Restaurante Medieval

Balcão decorado da época

Ruzengrals Restaurante Medieval Riga

Um dos salões com decoração rústica

O cardápio era atrativo, não só pelas opções como também pelo cuidado com que ele foi elaborado, com cores vibrantes, letras de época e um cordão para segurá-lo. São oferecidos sopas, saladas, pratos vegetarianos, peixes, carnes, além de sobremesas e bebidas diversas. Lógico que a culinária segue a proposta do local e não encontraremos, por exemplo, refrigerantes.

Menu Ruzengrals Restaurante Medieval

O cardápio temático

Ruzengrals Medieval Restaurant

São tantas as opções que nem sabemos o que pedir!

Após fazermos a escolha dos pratos, nos serviram pães com ervas que estavam dentro de um saquinho feito de tecido parecendo com aniagem. Eram pães rústicos, mais pesados, e que estavam saborosos. Para entrada, Fabrício escolheu uma sopa de frango apimentada, chamada Spicy soup with chicane giblets e eu pedi a clássica French Onion Soup, que é a sopa de cebola francesa. Ambas foram servidas em potes antigos, com um fogareiro para deixar a comida aquecida. Em cada pote havia uma concha de madeira pendurada para a gente mesmo se servir.

Pão do restaurante medieval em Riga

Pães rústicos

French Onion Soupe Ruzengrals

A sopa de cebola francesa, que veio com um pão de massa folhada

Não imaginávamos, mas as sopas foram tão bem servidas que acabou sobrando pouco espaço para comida. Por isso, decidimos dividir uma salada com roast beef (Jacques de Molay’s favorite salad), tomate seco, folhas e pedaços de queijo parmesão. Tanto as sopas quanto a salada estavam ótimas!

Salada Ruzengrals Restaurante Medieval

Saladinha sucesso!

Para beber, as opções são bebidas que existiam na Idade Média, logo, há vinhos de vários tipos, cervejas, champagne, licores, cafés e diferentes tipos de suco, dentre os quais escolhemos o red currant (suco de groselha). Para sobremesa, escolhemos o Strawberry sorbet, que é o sorvete de morango.

Juice Medieval Restaurant

Suco diferente e gostoso!

Sobremesa Ruzengrals Restaurante Medieval

A sobremesa também estava ótima!

Os valores das porções são bem razoáveis e de tudo que pedimos apenas a salada era mais cara. As sopas, por exemplo, custavam 3,90 euros e a quantidade era muito boa! Clique aqui e veja o menu completo (em inglês) no site oficial do restaurante com valores atualizados.

Gostamos muito da experiência jantando no Rozengrals e indicamos o local, nem que seja para tomar uma sopinha! Afinal, o restaurante está localizado no centro histórico da cidade e você provavelmente passará por lá.

Endereço: Rozena 1, Rīga.

#Riga Black Magic

O outro local que indicamos é o lindo café Black Magic, também situado no centro histórico de Riga, que é ambientado no século XVIII e é baseado na história de Abraham Kunze, um farmacêutico que criou o famoso Bálsamo Negro de Riga (Riga Black Balsam), um licor de ervas tradicionais da Letônia que originariamente levava 24 tipos de ervas diferentes. O interior do café é LINDO e lembra uma farmácia antiga.

A grande especialidade deles, além do licor, eram os chocolates, e o balcão estava repleto de variados doces feitos de chocolates. O mobiliário e a decoração seguem o padrão de 3 séculos atrás e todos os atendentes estavam com trajes típicos da época.

Riga Black Magic Café

A entrada do lindo Riga Black Magic!

Riga Black Magic

O balcão com doces de encher os olhos!

Riga Black Magic Inside

No sentido horário: o balcão visto da entrada e uma atendente de roupa de época lá no fundo; as várias garrafas do Riga Black Balsam; a decoração com objetos de farmacêutico e mesas no salão principal

Inside Riga Black Magic

Decoração interna

Riga Black Magic Latvia

A moça do balcão com roupa e cabelo de época e eu estava louca para tomar um chocolate quente naquela noite fria!

Cada um pediu o famoso chocolate quente (Riga Black Magic Hot Chocolate), eu escolhi o cheesecake e Fabrício resolveu pedir uma trufa de chocolate (Truffles Black Magic), que segundo a pessoa que nos atendeu era a especialidade da casa. O cheesecake era bem pequeno e não achei nada de maravilhoso, mas a trufa, segundo Fabrício, apesar de pequena, era magnífica! Ele até hoje diz que aquele doce era “dos deuses” rss. E olhe que ele nunca foi fã de trufas.

Torta Riga Black Magic

O cheesecake: mais caro que gostoso

Doce Riga Black Magic

Segundo Fabrício essa é a melhor trufa do mundo!

O chocolate quente era totalmente diferente de tudo que já experimentamos. Foi servido um copo com leite e um palito com um chocolate para mergulhar no leite. O chocolate se dissolvia todo e se misturava ao leite formando o chocolate quente. Era bom, mas também não foi um chocolate quente inesquecível.

Chocolate quente Riga Black Magic

Riga Black Magic Hot Chocolate

Achamos o local muito caro, pois somando os dois chocolates, a trufa, o cheesecake e a gorjeta, a conta saiu por 15 euros. E achamos caro, principalmente, porque os doces eram muito pequenos. Não é um lugar para encher a barriga, mas vale a experiência de conhecer um café temático e por isso ele está na nossa lista de lugares que recomendamos na cidade. Se o seu orçamento estiver apertado, sugerimos que entre para experimentar a pequena trufa, já que ela sai por 1,80 euros.

Clique aqui para acessar o menu (em inglês) no site oficial do local e ver os valores atualizados.

Endereço: Kalku 10, Riga.

Organize sua viagem com a gente:

🏢 Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

🏥 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor seguro para as suas necessidades.

📱Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em até 140 países! Você recebe o seu chip da Easysim4u em casa e viaja conectado.

🚘 Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

💵 Faça uma cotação de moeda estrangeira, encontre as melhores taxas de câmbio e compre euro, dólar, libra e outras moedas estrangeiras aqui.

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente 😉

Organize sua viagem com a gente:

 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor seguro para as suas necessidades – utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: PROJETO1015 ao final da contratação.

Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em até 140 países! Você recebe o seu chip da Easysim4u em casa e viaja conectado.

Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em mais de 20 países – evite filas e ganhe descontos!

Faça uma cotação de moeda estrangeira, encontre as melhores taxas de câmbio e compre euro, dólar, libra e outras moedas estrangeiras aqui.

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente

5 Comentários

  1. Que legal! Esse primeiro lugar tá parecendo uma taverna medieval que abriu essa semana aqui em Campinas! rs

Trackbacks for this post

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados * *

Translate »