Onde comer em Tallinn – Estônia

Onde comer em Tallinn – Estônia

Vai a Tallinn e gostaria de ter uma experiência gastronômica típica? Aqui você encontrará dicas de onde comer em Tallinn e viajar no tempo até a época da Idade Média!

Tallinn é conhecida pelas suas muralhas medievais, que lhe renderam o título de cidade medieval mais bem preservada do mundo! A arquitetura e a rica cultura da capital da Estônia encantam os visitantes, mas a sua gastronomia também é algo para ser levado a sério. Foi lá onde experimentamos, pela primeira vez, a milenar culinária medieval que acabou se tornando uma atração à parte.

Listamos aqui dois restaurantes e um café onde tivemos diferentes experiências, todos testados e aprovados por nós!

Onde comer em Tallinn?

# III Draakon

Situado no coração de Tallinn, o III Draakon é um dos restaurantes mais visitados pelos turistas que vão à capital da Estônia. Como o restaurante fica no prédio da prefeitura, bem na principal praça da cidade, certamente será um local por onde todos passarão.

Em uma tarde fria de inverno, estávamos doidos para tomar uma sopa para nos aquecermos e resolvemos entrar por aquela portinha para ver o que tinha de bom.

O ambiente escuro e com o ar totalmente medieval, com uma decoração que nos remete diretamente à Idade Média, a começar pela ausência de luz elétrica aparente, pois toda a iluminação era à base de velas, e as mobílias, que  seguiam o mesmo padrão, nos levando imediatamente a um filme de época!

A moça que nos atendeu (aquela da foto lá em cima) estava vestida a caráter e, quando pedimos uma sopa, ela pegou a concha, abriu o caldeirão, colocou as sopas nas vasilhas e disse em inglês: “two money“, que significa “dois dinheiro”, ou seja, não menciona euros, pois não existiam na Idade Média.

III Draakon

A decoração interna do lado esquerdo e a entrada do restaurante no lado direito

Ambiente medieval iluminado por velas

Ambiente medieval iluminado por velas

Para completar, ela disse que a sopa era de rena. Não somos muito adeptos a comer carne, ainda mais de animais que não são comuns pra gente, mas estávamos ali para experimentar a tão famosa sopa medieval e abrimos uma exceção.

Pra falar a verdade, parecia mais uma sopa de verdura e o sabor não foi nada incrível. Mas a experiência de estar naquele ambiente tão exótico e ter a chance de provar o sabor da comida medieval valeu muito a pena!

E a parte mais interessante ainda estava por vir! Como na Idade Média as pessoas tomavam as sopas diretamente da vasilha, não seria diferente no III Draakon. Colher pra quê?

III Draakon Tallinn Soup

Vai uma sopa medieval?

III Draakon Soup

Mas tem que beber diretamente da vasilha!

O restaurante está localizado na Raekoja Plats, a praça da prefeitura. É só olhar para a parte de baixo do prédio onde fica a torre da prefeitura que o encontrará.

Além do ambiente combinar com a cara da cidade, os valores são ótimos! Não vimos nenhum item do cardápio por mais de 3 euros. As sopas custaram 2 euros cada.

Acesse o site do restaurante clicando aqui.

# Olde Hansa

O segundo restaurante medieval que visitamos em Tallinn foi o Olde Hansa, um local que também segue o padrão de decoração da época, com funcionários vestidos a caráter e um variado cardápio medieval, com direito a banquete e tudo!

Tallinn Olde Hansa

Vendedores de quitutes típicos para os que estão de passagem pelo centro histórico da cidade

O local é muito amplo, com três ambientes distribuídos em dois andares, mais uma lojinha de lembranças e uma barraquinha que vende castanhas na porta do restaurante.

Olde Hansa

A fachada do restaurante e o ambiente interno iluminado por velas

O menu, bem variado, serve desde entradas, pratos principais e sobremesas até os fartos banquetes que servem caças como ursos, javalis, renas e outros. Não participamos do banquete, não só porque não nos animamos em comer o que estava sendo oferecido, mas também porque é tão caro que a nossa conta poderia chegar perto dos 100 euros e aí teríamos que lavar os pratos, rsss.

O cardápio é de papel antigo, com desenhos medievais, e as folhas são conectadas por uma corda. Não há nenhum tipo de refrigerante ou alguma comida que não pudesse existir na Idade Média. Tudo foi feito realmente para fazer com que o cliente viaje no tempo!

Menu Olde Hansa

O cardápio temático e o suco de blackcurrant (cassis)

Fabrício pediu uma salada com carnes defumadas (salad with smoked meats) e eu pedi uma sopa de cogumelos (Earl’s forest mushroom soup) que veio acompanhada de uma pão e um creme à base de creme de leite fresco e nozes.  Pedimos ainda o suco de cassis (blackcurrant) e o pudim de rosas (Velvety Rose pudding savoury) para a sobremesa. Todas as nossas escolhas foram acertadas!

Meat Salad Old Hansa

Salada de carne defumada

Mushroom Soup

Sopa de cogumelos e o pão com creme de acompanhamento

Rosepudding Olde Hansa

A nossa sobremesa foi o pudim de rosas que tinha gosto de rosas de verdade!

O atendimento dos funcionários foi excelente desde a nossa chegada até a saída. Todos foram muito prestativos e simpáticos! Vestidos de roupas medievais, eles também eram a atração do restaurante.

A simpática garçonete que nos atendeu

A simpática garçonete que nos atendeu

A senhora que trabalha na porta do restaurante recebendo os clientes

A senhora que trabalha na porta do restaurante recebendo os clientes

Localizado no centro histórico de Tallinn (Old Town), é bem fácil encontrá-lo durante as andanças pela cidade! Ah, apesar de todo o ar medieval, o restaurante aceita cartão de crédito e os valores dos pratos à la carte são razoáveis para o que o local oferece.

Acesse o site oficial do Olde Hansa clicando aqui e veja o cardápio completo com os valores.

# Maiasmokk Café

Para finalizar a aventura gastronômica, indicamos o Maiasmokk Café, que é o café mais antigo da Estônia, em funcionamento desde 1864!!!!

Como o café está localizado no pequenino centro de Tallinn, passamos por lá por acaso, sem saber que era um lugar histórico. Nós adoramos conhecer cafés diferentes e resolvemos entrar para fazer um lanche.

Maiasmokk Cafe

A entrada do café

Inside Maiasmokk Cafe

Detalhes da decoração interna

Havia uma fila grande e poucas pessoas para atender. Quando chegou a nossa vez, algumas das opções tinham acabado e escolhemos o Christmas Cake (bolo de Natal), um capuccino para Fabrício e eu pedi um chocolate quente.

Sweets at Maiasmokk Cafe

Os disputados doces do café e o espaço interno

Maiasmokk Cafe Tallinn

Nossos pedidos!

O bolo era gostoso e as bebidas eram apenas boas. O charme do local e a sua história de mais de 150 anos que fazem valer a visita! Bem verdade que a especialidade da casa são os marzipans, que nem chegamos a experimentar porque não gostamos de marzipan.

Para mais informações sobre o Maismokk Café, acesse o site oficial clicando aqui.

Podemos dizer que nossa experiência gastronômica na Estônia foi sensacional, não só por termos sido apresentados a novos sabores, mas também pela viagem no tempo que esses locais nos proporcionaram. Se for conhecer Tallinn não deixe de conhecer pelo menos um desses locais. Você não irá se arrepender!

Leia também:

O que ver em Tallinn: dicas de turismo na capital da Estônia

Dica de hotel em Tallinn 

Viajando de ônibus entre a Estônia, Letônia e Lituânia 

Organize sua viagem com a gente:

 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor SEGURO para as suas necessidades  - utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: p101p ao final da contratação.

Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em mais de 165 países! Você recebe o seu chip do omeuchip em casa e viaja conectado.

Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em diversos países – evite filas!

✈️ Compre aqui as suas passagens aéreas e consiga as melhores tarifas e condições de pagamento!

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente

Ama animais, viagens e gastronomia, sempre tentando conciliar suas três paixões. Andou por mais de 60 países e está sempre programando a próxima viagem. O destino? Depende das promoções de passagens aéreas!

8 Comentários

  1. Adorei conhecer um pouco, através da experiência de vocês. Ajuda a quebrar paradigmas e estimular a visita a lugares diferentes.

  2. Adorei esse post, fiquei com água na boca e mesmo vc dizendo que a sopa de carne de rena tinha gosto de legumes adoraria experimentar!!!!! Fiquei encantada com os cafés deito por baristas essa arte me encanta muito. Algum dia irei fazer esse passeio e saborear essas delicias !!!! Muito encantada mesmo!!!!!!!