Turismo em Praga: veja o que visitar na capital da República Tcheca

Turismo em Praga: veja o que visitar na capital da República Tcheca

Praga ou Praha em tcheco, é a capital da República Tcheca, país localizado no Leste Europeu. A moeda local é a coroa tcheca (CZK), sendo que 1 euro equivale a aproximadamente 27 CZK (valor atualizado em março de 2017). Praga é uma cidade muito bonita e por isso muitos afirmam que é a “Paris do Leste Europeu”.

Para ser sincera, eu não conheço nenhuma cidade feia na Europa e acho até complicado dizer qual é a mais bonita depois de Paris, mas posso confirmar que Praga é LINDA!

Há várias coisas para se fazer na cidade e 3 ou 4 dias são suficientes para conhecer os principais pontos turísticos.

⚠️O seguro viagem, com cobertura mínima de 30 mil euros, é obrigatório para entrar na Europa.

Começamos nosso passeio pela Václavské náměstí conhecida como Wenceslas Square, uma das principais praças da cidade, centro comercial e cultural da parte nova da cidade – Nové Město.  A praça fica entre duas ruas e o seu calçadão é bastante extenso. De um lado da praça está localizado o Národní muzeum, que é o Museu Nacional de Praga.

Museu Nacional de Praga

O Museu Nacional de Praga

Nos dois lados da praça há uma infinidade de lojas e restaurantes e o caminho conecta a nova cidade até a cidade antiga – Staré Město. Como fomos uma semana antes do Natal, essa praça estava cheia de barracas que vendem comidas típicas natalinas, além da iluminação e a árvore de Natal.

🎟Compre ingressos para atrações turísticas em Praga – evite filas!

Wenceslas Square

Estátua na Praça Wenceslas; detalhes do edifício onde fica o museu e a feira do Natal no calçadão que fica no meio da praça

Continuamos a caminhada, até passarmos pela Prašná brána, que é uma das torres originais do século XIII que servia de porta de entrada da cidade velha, que era rodeada por muralhas medievais. Essa torre medieval ao estilo gótico é um dos símbolos de Praga. A torre foi utilizada para abrigar pólvora no século XVII e por isso ela também é conhecida como torre/porta de pólvora.

Prasna brana Praga

A Prašná brána vista de vários ângulos

A torre está aberta para visitação todos os dias nos seguintes horários:

Novembro a fevereiro – 10:00 às 18:00 Março e outubro – 10:00 às 20:00 Abril a setembro – 10:00 às 22:00

Claro que também teríamos que passar pela Ponte Carlos  – Karlův most – é a ponte mais antiga da cidade, construída no século XIV a pedido do rei Carlos IV. A famosa ponte passa por cima do rio Moldava e liga a cidade velha à região de Malá Strana, onde fica o castelo de Praga. Essa ponte é uma verdadeira obra de arte de um lado ao outro.

Nas duas extremidades da Ponte Carlos há torres belíssimas que tornam a entrada da ponte algo majestoso, parecendo cena de filme antigo!

Ao longo da ponte há diversas estátuas, em sua maioria ao estilo barroco, que fazem do local uma atração imperdível! Em algumas estátuas há partes de cores diferentes que são justamente onde os turistas tocam e fazem pedidos.

Chegamos tarde no primeiro dia, mas não deixaríamos de vê-la durante a noite!

Chegamos tarde no primeiro dia, mas não deixaríamos de vê-la durante a noite!

Caro que voltamos durante o dia!

Claro que voltamos durante o dia!

Ponte Carlos Praga monumentos

Estátuas de santos que ficam nos dois lados da ponte e o tanto de gente que passa por lá!

Outro ponto turístico muito visitado é o Staroměstský orloj, um relógio astronômico medieval localizado na praça da cidade velha junto à prefeitura de Praga. Instalado no século XV, o relógio funciona até hoje, tocando de hora em hora. Nesse momento é impossível não ficar parado olhando para as imagens dos 12 apóstolos que passam pelas janelas.

O Relógio Astronômico de Praga, uma das grandes atrações da cidade!

O Relógio Astronômico de Praga, uma das grandes atrações da cidade!

Veja como é a apresentação que acontece a cada hora e a multidão reunida para ver o relógio tocar:

Subindo na torre da prefeitura se tem uma vista panorâmica de Praga e em cada direção há um ponto turístico da cidade. É possível subir pelo elevador ou a pé e a subida é puxada. Preferimos não esperar pelo elevador e fomos testar nossa resistência física, que por sinal continua ótima! Confira o que vimos de lá de cima:

Castelo de Praga visto da Torre do Relogio

Vista do Castelo de Praga

Igreja de São Nicolas

Igreja de São Nicolas

Vista do alto da torre do relógio, placa explicativa e, do lado direito,

Vista do alto da torre do relógio, placa explicativa e, do lado direito, a igreja de Nossa Senhora de Týn

A praça da cidade velha é aquele lugar para passar várias vezes durante a estadia na cidade, principalmente durante o final do ano, quando há uma feira grande de Natal. A igreja de São Nicolau, a igreja de Nossa Senhora de Týn e o Palácio de Kinských também embelezam a praça.

Soubemos que em Praga havia uma rua considerada a mais estreita da cidade, chamada Nejužší pražská ulicka. Quando chegamos lá, descobrimos que não se tratava propriamente de uma rua, mas um caminho que acaba em um restaurante.

A entrada, o caminho estreito e o final, com direito a semáforo e tudo!

A entrada, o caminho estreito e o final, com direito a semáforo e tudo!

Há semáforos dos dois lados e realmente só passa uma pessoa por vez, mas os semáforos são apenas para fazer do lugar uma atração turística e não vimos tanta utilidade.

Ainda no distrito do castelo – Hradčany – há a Pražská Loreta, igreja de Nossa Senhora do Loreto, construção do século XVII  e o castelo de Praga.

igreja de Nossa Senhora do Loreto

Igreja Nossa Senhora do Loreto

O Castelo de Praga – Pražský hrad – é a residência oficial do presidente e foi fundado aproximadamente nos anos de 880 e nos seus entornos há palácios e igrejas de vários estilos arquitetônicos. Segundo o Guinness Book, esse é o maior complexo de castelo do mundo, envolvendo uma área de 70.000 m².

Chegamos na hora da troca da guarda!

Chegamos na hora da troca da guarda!

Dentre os edifícios que formam o complexo, destaca-se a catedral de São Vito – Katedrála svatého Víta – que é a maior e mais importante catedral da República Tcheca. É uma catedral gótica belíssima e que merece, e muito, uma visita!

Catedral Sao Vito Praga

A catedral vista por fora e por dentro

Interior Catedral Sao Vito

O altar – lindo, né?

O Castelo de Praga está aberto todos os dias nos seguintes horários:

1 de abril a 30 de outubro – 05:00 às 00:00 1 de novembro a 31 de março – 06:00 às 23:00

Durante nossa estadia em Praga, visitamos dois museus que consideramos bem diferentes de outros que conhecemos. Visitamos o Museum středověkých mučicích nástrojů, que é o Museu da Tortura Medieval e vimos mais de 60 instrumentos de tortura utilizados na Europa durante a Idade Média.

Museu da Tortura Medieval Praga

Alguns dos instrumentos de tortura

Dentre vários instrumento, há lanças que serviam para empalamento, cadeira de interrogatório, machados, camas de torturas, machados, gaiola de ferro e guilhotina. Por incrível que pareça, a guilhotina foi utilizada na França pela útltima vez em 1977, ou seja, não tão medieval assim. E para a surpresa de todos, a criação da guilhotina pelo médico francês Guillotin, foi considerada um marco na humanização das penas, pois provocava uma morte rápida e sem dor.

O local está aberto todos os dias, das 10:00 às 22:00.

Já o Museu do Comunismo foca em uma história um pouco mais recente que a medieval: a época em que a então Tchecoslováquia foi ocupada pelos Soviéticos. Há objetos que mostram o dia a dia da época, a ideologia comunista, o tipo de propaganda, a polícia secreta e as atrocidades cometidas pelo regime, fazendo uma evolução do sonho comunista até a realidade dolorosa de quem viveu e sofreu durante esse regime opressor.

Dentre o acervo do museu, estátua de figuras como Lenin e Marx

No acervo do museu, estátuas de figuras como Lenin e Marx

Tivemos um pouco de dificuldade em localizar o museu por falta de placas e muitas pessoas não sabiam onde ele estava localizado. A entrada fica bem escondida dentro de uma espécie de galeria perto de um cassino.

Conhecemos ainda o Muzeum Miniatur, que o museu de miniatura, onde os visitantes precisam de microscópios para poder ver o acervo. São várias figuras super bem feitas, como por exemplo, vários camelos que ficam dentro do buraco de uma agulha. É isso mesmo!!! Enquanto umas pessoas têm dificuldade em colocar a linha na agulha, tem gente que consegue realizar uma verdadeira obra de arte no pequeno espaço!

Museu de miniatura Praga

A entrada do museu e peças do acervo, que só podemos ver através de microscópio

O museu está aberto todos os dias, das 09:00 às 17:00 e a entrada custa 100 CZK (valor atualizado em abril de 2016).

Endereço: Strahovské nádvoří 11, Praha 1.

Do museu de miniaturas, fomos andando sem compromisso e apreciando aa linda arquitetura de Praga. Passamos por diversas lojas de lembrancinhas, que já eram grandes atrações só pelas suas fachadas. Duvido que o turista brasileiro passe por elas e não pare para olhar!

Rua em Praga

Não são bonitas?

Subindo a rua Úvoz, chegaremos a um local onde há um mirante, de onde as pessoas têm uma vista panorâmica de Praga. Esse local faz parte do complexo Petřín, uma montanha

Ruas de Praga

Subindo a Úvoz

Petrin Hill Praga

Chegamos ao mirante!

Petrin Praga

Vista do mirante

Em Praga encontrei aquele doce que havia comido na Hungria e tinha adorado. Essa massa que parece o pretzel se chama Kürtőskalács em húngaro.

Algumas pessoas também me falaram que uma das melhores cervejas do mundo era da República Tcheca e a Pilsner é típica da região. Não gosto de cerveja, mas resolvi experimentar a mais famosa do país.

Acredito que eu não seja a pessoa mais indicada para falar da qualidade da cerveja porque realmente eu não entendo nada, mas preciso dizer que não consegui beber a caneca inteira. Talvez ainda experimente cerveja em outros lugares, mas realmente não é minha bebida favorita. Se você é apreciador da bebida, peça a pilsner original e faça um teste!

Na praça da cidade velha, comemos uns biscoitinhos doces feitos na hora que são baratos e gostosos. A massa parece com a de taboca (uma espécie de “biscoito” conhecido na Bahia) e há opções de recheio de chocolate, avelã e outros.

Comidas em Praga

Engordando em Praga!

Por fim, procuramos o Café Imperial, conhecido como um dos dez cafés mais bonitos do mundo! O interior do café é realmente deslumbrante e impressiona.
Pedimos uma sopa de cebola – French Onion Soup – que estava muito saborosa, porém, por causa da quantidade, acabou ficando enjoativa e foi difícil bebê-la até o final. Fabrício, se queixando do alto valor cobrado pela sopa, bebeu até o final mesmo achando enjoativa. Depois de não ter estômago para comer mais nada, finalizamos com uma torta de frutas vermelhas que também não era nada especial.

Ou seja, o lugar é muito bonito, mas não fomos tão felizes na escolha dos pratos. O atendimento é bem normal e o preço é um pouco salgado. Valeu a pena a ida somente pela beleza do local.

Achamos Praga uma cidade muito bonita e com uma culinária parecida com a de outros países que visitamos no Leste Europeu. Como a cidade é relativamente pequena, é possível conhecer boa parte a pé e o metrô é de fácil utilização. Também não tivemos problemas em encontrar pessoas que falassem inglês e em todos os pontos turísticos há informações em inglês.

Durante nossa estadia, ficamos hospedados no Hotel Ibis Praha Wenceslas Square e gostamos do hotel.

Você já esteve em Praga?

Conte aqui o que fez de diferente na cidade!

Organize sua viagem com a gente:

 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor SEGURO para as suas necessidades  - utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: p101p ao final da contratação.

Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em mais de 165 países! Você recebe o seu chip do omeuchip em casa e viaja conectado.

Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em diversos países – evite filas!

✈️ Compre aqui as suas passagens aéreas e consiga as melhores tarifas e condições de pagamento!

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente

Ama animais, viagens e gastronomia, sempre tentando conciliar suas três paixões. Andou por mais de 60 países e está sempre programando a próxima viagem. O destino? Depende das promoções de passagens aéreas!

20 Comentários

  1. Gostei muito de Praga. Visitei duas vezes quando morava na Alemanha. a comida eh boa e barata(também gostei muito do doce Húngaro que você falou),hospedagem eh barato e o metro também. Também fiz o roteiro Viena Praga de Ônibus. A única coisa que eu não gostei de Praga foi o atendimento. Dos 13 países da Europa que visitei, foi o único pais em que todas as pessoas que me atenderam foram extremamente grossas, chegando ao ponto de garçons quase xingarem porque o meu grupo demorou pra fazer o pedido. De qualquer modo , eu voltaria

  2. Olá Gabriela estou adorando seus post. Vou para Berlim em Março e de lá vou para Viena de avião e gostaria de ir a praga de ônibus, será que há necessidade de eu comprar a passagem de ônibus antecipadamente ou sempre tem horário? Grata desde já!

    • Olá, Francieli!
      Nós compramos as passagens de ônibus na hora, mas não recomendo que faça isso se você tiver com seu roteiro fechado e hotel pago, pois pode correr o risco de não encontrar passagem para aquele dia.
      Você também poderá fazer essa viagem de trem. Só não fomos de trem porque a passagem comprada de última hora estava muito cara.
      Abraços!

  3. Olá, Gabriela,

    Sou eu de novo, a Ana Paula. 🙂 Queria saber quanto em coroas tchecas devo comprar para ficar dois dias em Praga. Se possível, gostaria de saber o mesmo sobre florins em Budapeste (2 dias).

    Obrigada!

    • Olá, Ana! tudo bem?
      Nós sempre fazem um cálculo médio de 50 euros por dia (para gastos de locomoção, museus e alimentação) nas capitais europeias mais caras. Como Budapeste e Praga são mais baratas, talvez você gaste um pouco menos. Claro que tudo depende muito do estilo de viagem de cada um 🙂
      Uma dica é que você conheça o New York Café em Budapeste (colocamos a dica no post sobre a cidade), pois o local é LINDO!!! Nem que a visita seja para conhecê-lo por dentro (e olhe que não é tão caro quanto parece!).
      Use o aplicativo XE para fazer a conversão do euro para essas moedas antes de fazer a troca (no seu caso, seria uma média de 200 euros dividido entre coroas tchecas e florins).
      Estamos aqui para o que precisar 😉
      Beijos

  4. Essa igreja deve ser interessante, hein?? Só conheço de fotos!!
    Também estive em um Outlet com várias lojas de grandes marcas, mas lembro que fui lá para comprar uma mala, que por sinal não encontrei 🙁
    No mais, achei a cidade lindinha e a parte que mais gostei foi a praça da cidade velha 🙂

  5. Fui em Praga e aproveitei para ir à Fabrica da Pilsen e em Bone Chapel – Kutna Hora onde tem a famosa igreja de ossos humanos. Visitamos o Castelo de Praga, somente a parte extena, a interna não era aberta para visitas, mas foi lindo!!! Ficamos 3 dias somente! Ah fui no Outlet da Diesel também!!!